Picos de Europa - Espanha - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Outros Temas > Além-Fronteiras / Around The World

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old October 7th, 2009, 12:46 AM   #1
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Likes (Received): 1511

Picos de Europa - Espanha

Os Picos de Europa são um maciço montanhoso, localizado no norte de Espanha, pertencente à parte central da Cordilheira Cantábrica. Embora não muito extenso, a sua proximidade do mar faz com que seja pródigo em acidentes geográficos de grande interesse.

Esta formação calcária estende-se pelas Astúrias, Cantábria e Castela e Leão, destacando-se pelas suas altitudes, em muitos casos acima dos 2500 metros e pela proximidade a que estão do Mar Cantábrico, já que no seu ponto mais setentrional distanciam-se apenas 15 quilómetros da costa. Geograficamente, os Picos de Europa encontram-se na linha da Cordilheira Cantábrica sendo, no entanto, considerados como uma unidade independente desta, já que a sua formação aparenta ser mais recente. Ocupam uma superfície total de 64000 hectares, repartidos pelas três províncias.

Os Picos de Europa dividem-se em três grandes maciços: O Ocidental ou Cornión, o Central ou dos Urrieles, e o Oriental ou de Ándara.

As maiores altitudes encontram-se no Maciço Central, que é o mais agreste dos três, catorze dos seus cumes superam os 2600 metros de altitude, com Torrecerredo, de 2648 metros, como tecto destas montanhas e o terceiro mais alto da Península Ibérica, depois dos Pirenéus e da Serra Nevada. Outra montanha que se encontra neste maciço é o Naranjo de Bulnes ou Pico Urriellu, de grande importância histórica para o alpinismo espanhol. Foi conquistado pela primeira vez em 1905 por Pedro Pidal, Marquês de Villaviciosa e seu companheiro Gregorio Pérez DeMaría, natural de Caín de Valdeón.

No Maciço Ocidental, ou Cornión, assim designado pela forma de corno que proporciona a sua silhueta quando avistada do ocidente, destaca-se a Peña Santa que, com os seus 2596 metros de altitude, supera em 110 metros segundo o cume mais elevado deste Maciço, a Torre de Santa Maria ou Torre Santa de Enol. Por estas duas montanhas, Peña Santa e Torre Santa, este maciço é também conhecido como Maciço das Peñas Santas.

O Maciço Oriental, também referido como de Ándara, é o mais modesto dos três, quer em altitude - sendo o seu tecto estabelecido pela Morra de Lechugales, com 2444 metros de altitude - como em verticalidades.

Fonte: Adaptado de Picos de Europa

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Após a visita a León, o meu segundo dia em terras do norte de Espanha teve como destino revisitar, também, este belíssimo conjunto montanhoso. Boas estradas circundam todo o maciço montanhoso pelo que facilmente se consegue num dia dar toda a volta, com algumas incursões ao interior do sistema e ao Parque Nacional propriamente dito. Tendo Riaño como ponto de partida, situa-se a 98 km de León, este maravilhoso dia nos Picos somou mais 526 km ao conta-kilómetros do Bolinhas!

Preparados? Vamos lá então!

Percurso.

Desde León a Riaño, o percurso é praticamente plano. No entanto, à nossa frente está sempre bem visível a imponente Cordilheira Cantábrica.

Alguns quilómetros antes de Riaño, o terreno enruga-se e penetrando pelas montanhas a paisagem muda radicalmente. Foi aqui a primeira paragem, junto a um rio de águas cristalinas e a uma estrada romana.

Feita a primeira pausa, e primeiro descanso, estava na hora de seguir viagem.

Mais uns quilómetros e chega-se ao paredão da Barragem de Riaño de onde se têm umas vistas memoráveis!

Mais memoráveis ainda são quando avistamos o espelho de água da barragem, rodeado de impressionantes e belas formações rochosas! O branco do calcário torna-as ainda mais belas, parecendo que estão sempre cobertas de neve!

Ponte de Riaño.

Riaño.

E de volta à estrada...

Quase a chegar a Portilla de la Reina, a primeira entrada para o Parque Nacional.

Em Portilla de la Reina, deixa-se a N 621 e entra-se no coração das montanhas. Os grandes picos começam logo a avistar-se e o coração bate mais depressa...

Pelo meio das encostas escarpadas encontram-se, de vez em quando, bonitas pastagens e respectivos "pasteantes".

Ia um pouco à descoberta pois só sabia o que iria encontrar no fim do caminho. Assim, quando de repente me encontrei no Mirador de Pandetrave... morri!

Ali levei com os Picos mesmo no meio da cara! Simplesmente impressionante! Deste ponto situado a 1562 m de altura conseguem avistar-se os três maciços.

Não se vê disto todos os dias...

A partir dali é sempre a descer...

Até que ficamos frente-a-frente com o impressionante Vale de Valdeón.

A partir de Santa Marina de Valdeón, que se vê na foto anterior, a estrada passa a, literalmente, caminho de cabras. A custo e com muito muito cuidado se avança até Cordiñanes. A paisagem é deslumbrante.

Em Cordiñanes encontra-se o Mirador del Tombo, que era o meu destino. A vista que dele se obtém é mesmo de tombar para o lado!

É impossível não nos sentirmos insignificantes perante esta verdadeira demosntração do poder da Natureza.

Esgotados que estavam os aaaahhhs e outras expressões menos aconselhadas para o Mirador del Tombo, havia que partir, muito havia ainda para percorrer.

Retornando a Portilla de la Reina e de volta à N 621...

Passados pouco mais de 10 km, entra-se na Cantábria e toma-se um desvio à esquerda até outro miradouro; o de Llesba, a 1675 metros de altitude.

Mais uma vez, a breve subida de 2 km até ao topo havia de me proporcionar vistas espectaculares.

As brumas atlânticas de encontro às montanhas...

E, olhando para o lado do mar... surreal! Até custa a acreditar numa paisagem tão bela!

Dá vontade de ser vaca!

Andavam por lá uns malucos...

O local também é conhecido por outro nome; Mirador del Oso. E lá estava ele, como não podia deixar de ser!

Uma vaquinha feliz!

E mais uma para a despedida.

Desde Llesba até Potes, a estrada desce uns impressionantes 1300 metros em poucos quilómetros numa impressionante sucessão de curvas e contracurvas! Estava a ver que nunca mais chegava lá abaixo!

Depois de ver as montanhas pelo alto, chegado ao fundo do vale os pontos de vista mudam radicalmente.

Já perto de Potes, fui brindado com um panorama "babástico". Tive mesmo de encostar!

Em Potes, faz-se mais uma incursão ao interior do Parque Nacional, desta vez até Fuente Dé.

O caminho até lá é, como não podia deixar de ser, impressionante!

No fim da estrada fica Fuente Dé e o seu espectacular Circo. Uma verdadeira parede com 700 metros de altura! Belíssimo.

Não menos belo e impressionante é o teleférico que sobe até ao Mirador del Cable. A vista lá de cima, dizem, vale bem a pena mas, infelizmente, o meu medo das alturas foi mais forte e não consegui embarcar!

Estava cheio de gente!

O Bolinhas está por ali...

De regresso a Potes...

As nuvens sempre lá pelos píncaros...

E vista do centro de Potes. É uma cidade muito bonita mas tinha tanta gente que nem parei.

Após Potes, entra-se no Desfiladero de la Hermida, uma impressionante passagem escavada pelo Rio Deva no seu percurso até ao mar.

Aqui, cheirou-me a Salmão!

Em Panes despedi-me da N 621, que segue até Santander, e passei à AS 114 que segue ao longo do Rio Cares, já nas Astúrias. É, diga-se de passagem, uma estrada estupenda!

Aqui o tempo começou a mudar e as altas brumas atlânticas entraram definitivamente em cena...

Após a passagem pela povoação de Trescares, mais coisa menos coisa, estamos em plenas Gargantas del Cares. A paisagem de altas encostas escarpadas cobertas de luxuriante vegetação, o rio a correr furioso aos nossos pés e as névoas lá em cima é insuperável! Só nós e a Natureza, é de facto fantástico!

Quase não dá para acreditar mas, aqui encontra-se a maior concentração de Azinheiras do norte da Península Ibérica! Lá estavam elas, num local bem diferente daquele onde estamos habituados a vê-las.

Divino conduzir por uma estrada assim!

Um pouco mais à frente, em Las Arenas, mais uma incursão ao Parque Nacional, até Poncebos.

Rio Cares.

Este desfiladeiro apresenta das mais belas paisagens dos Picos.

Poncebos. É aqui que se encontra o funicular que rompendo a rocha nos leva até Bulnes, a única povoação dos Picos não acessível por estrada. Já lá tinha estado em 2003 pelo que desta vez não fui.

Reparem bem na cor da água!

Voltando a Las Arenas e de volta à AS 114, o ponto alto da viagem apenas a uns quilómetros à frente. Em Poo de Cabrales encontra-se o miradouro para o mais famoso, e belo, pico dos Picos de Europa: o Naranjo de Bulnes ou Pico Urriellu.

Com as nuvens que cobriam o céu estava receoso de ao fim de tantos quilómetros não ir conseguir ver o Naranjo. Mas acho que "lá em cima" alguém teve pena de mim e afastou as nuvens o suficiente só para eu o poder ver!

Não acham? Que sorte!

E que lindo! É mesmo de morte esta montanha, impossível não ficar ali meio tonto a olhar para ela!

Picture perfect!

Posto isto, já estava contentinho para o dia e estava na hora de começar a pensar a voltar a León, ainda tinha muito que andar. Segui em direcção a Cangas de Onís, já minha conhecida, parando antes no Santuário de Covadonga.

É o conjunto monumental mais visitado das Astúrias e é o lugar onde, em 722 DC, Cristãos Ibéricos venceram os Mouros na Batalha de Covadonga, sendo considerada essa vitória o início da reconquista cristã da península.

No local encontram-se a Santa Cueva que alberga a imagem da Virgem e a Basílica de Santa María la Real de Covadonga.

A Santa Cueva.

A Basílica, idealizada por Roberto Frassinelli e construída entre 1877 e 1901 pelo arquitecto Federico Aparici, de estilo neo-românico e construída integralmente em pedra calcária rosa.

No interior era proibido fotografar...

A Santa Cueva desde a esplanada da Basílica.

Vista geral da Basílica.

Fonte: Adaptado de Covadonga

E pronto, o dia estava a ficar carregado e escuro e ainda tinha um desfiladeiro para atravessar e uma montanha para subir! Toca a correr!

A parte terminal do percurso segue, após passagem por Cangas de Onís, ao longo do Rio Sella, pela N 625, e que atravessa o Desfiladero de los Beyos.

É mais um desfiladeiro de uma beleza avassaladora, infelizmente com muito poucos locais para parar, a estrada está praticamente escavada na encosta! E já estava escuro, já só queria sair dali o mais rápido possível!

Ainda assim, deu para um ou outro instantâneo.

Seguiu-se depois uma alucinante subida até ao Puerto del Pontón, já de novo em Castilla y León e de onde se abarca, em dias sem nuvens , o desfiladeiro.

Toda a encosta é revestida por um belíssimo faial que, tocado pela luz poente e pelas névoas que subiam do Atlântico, estava simplesmente deslumbrante.

Poucos quilómetros à frente, e 330 depois, estava de volta a Riaño onde anoitecia e com um céu já sem nuvens. Ao longe vêm-se as nuvens por cima do Desfiladeiro de los Beyos.

Faltavam agora mais 100 km até León!

Espero que tenham gostado e espero também não crashar nenhum PC!

pai nosso liked this post

Last edited by JohnnyMass; October 7th, 2009 at 01:02 AM.
JohnnyMass no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old October 7th, 2009, 03:43 AM   #2
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Likes (Received): 4990

Bem, ó jovem... deste-me aqui uma sensação de saudade... fui aos Picos de Europa quando tinha 9 anos, numa visita da escola... estive em León, Villablino (zona de León) e outras terras). Lembro-me muito bem dos desfiladeiros, dos cântaros com neve e de uma mina de ouro extinta que por lá há... e de num dos desfiladeiros haver uma ponte em que só podiam passar 6 de cada vez
Obrigado!!

já sei onde se inspiraram para a Vaca que ri
Old October 7th, 2009, 02:04 PM   #3
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 382

paisagem imponente sim sr, linda a vista do Naranjo de Bulnes o bolinhas não tem razões de queixa do dono, farta-se de passear
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old October 7th, 2009, 02:14 PM   #4
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15736

Que fantástico

Paisagens magníficas!!!

Grande passeio hem..

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old October 7th, 2009, 07:58 PM   #5
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Likes (Received): 241

Editar:

Lindoooooo!

Parabéns pelas melhores fotos do SSC!

Obrigado!

Last edited by Miguel_Arq; October 7th, 2009 at 08:47 PM.
Miguel_Arq no está en línea   Reply With Quote
Old October 7th, 2009, 08:42 PM   #6
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

São do Jonny, não minhas tenho ali uma foto ou outra que tirei em 1993, só se as digitalizar
Old October 7th, 2009, 08:44 PM   #7
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lino View Post
São do Jonny, não minhas tenho ali uma foto ou outra que tirei em 1993, só se as digitalizar
Old October 7th, 2009, 08:45 PM   #8
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Vou corrigir!
Old October 7th, 2009, 09:07 PM   #9
PortoNuts
Registered User

PortoNuts's Avatar

Likes (Received): 9394

Imagens que impõe respeito .

Paisagem natural lindíssima .
Old October 7th, 2009, 11:41 PM   #10
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1084

Com estas fotos voltou-me a vontade de passear pelos Picos da Europa. E afinal há coisas que ainda não conheço... Só me admiro como foi possível fazeres o percurso num único dia...

Pena que não tenhas ido aos lagos de Covadonga. São também soberbos. E a estrada para lá chegar...

Ah, claro está magníficas fotos!
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old October 8th, 2009, 12:35 AM   #11
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Foi sempre a abrir!

Aos lagos já tinha ido na minha anterior visita aos Picos. Ainda pensei ir mas quando cheguei a Soto de Cangas apercebi-me que agora já não é possível aceder aos lagos de carro. Tens de deixar o carro num dos vários parques de estacionamento disponíveis e apanhar um autocarro... como já era tarde já não deu para ir.
Old October 8th, 2009, 01:16 AM   #12
Viriatuus
Registered User

Quote:
Tens de deixar o carro num dos vários parques de estacionamento disponíveis e apanhar um autocarro..
Tens a certeza? É novidade para mim...
Old October 8th, 2009, 01:25 AM   #13
Fmars
Registered User

Fmars's Avatar

Likes (Received): 33

Ainda não fui aos Picos da Europa, mas já tenho viagem marcada para 28 de Novembro a 1 de Dezembro.
Pelo que as tuas fotos mostram, vai valer a pena.
Estão espectaculares.
Fmars no está en línea   Reply With Quote
Old October 8th, 2009, 01:56 AM   #14
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post

Tens a certeza? É novidade para mim...
Absoluta! Quando chegas ao santuário a estrada está fechada e guardada. Só passam os autocarros. É possível é que passado o verão voltem a abrir a estrada a automóveis mas isso só indo lá agora verificar.

Existem imensos sinais a avisar assim que entras em Soto e ao longo de todo o percurso até ao santuário. Existem alguns 6 parques ao longo do caminho.
Old October 8th, 2009, 01:59 AM   #15
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fmars View Post
Ainda não fui aos Picos da Europa, mas já tenho viagem marcada para 28 de Novembro a 1 de Dezembro.
Pelo que as tuas fotos mostram, vai valer a pena.
Estão espectaculares.
Nessa altura já vais, possivelmente, apanhar os picos nevados! vai valer a pena de certeza!
Old October 8th, 2009, 02:02 AM   #16
Viriatuus
Registered User

Nevados e com nevoeiro. Pode ser interessante do ponto de vista paisagístico mas as estradas vão estar bastante perigosas.

Da última vez que fui lá foi em Maio. Talvez por isso não houvesse impedimento de ir de carro aos lagos?
Old October 8th, 2009, 02:13 AM   #17
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

As estradas principais estarão certamente em condições, aquilo não é Portugal! Até porque são estradas importantes, fazem a ligação León-Santander e Santander-Oviedo.

Da primeira vez que fui também foi em Agosto e podia-se ir de carro, mas já foi há 6 anos. Julgo que será algo recente. Lembro-me que quando fui era quase impossível estacionar lá em cima tal o número de carros. Acho que é uma boa opção, afinal aquilo é um parque nacional e pelo que me pareceu os autocarros estão sempre a passar. Nesse mesmo ano fui ao Parque Nacional de Ordesa-Monte Perdido, nos Pirenéus e o acesso já era assim, só de autocarro.
Old October 8th, 2009, 04:06 AM   #18
emarques
Registered User

emarques's Avatar

Likes (Received): 170

Este teleférico é impressionante. Então quando se está lá em cima, na fila para descer, e o caminho para chegar ao ponto de embarque passa por um passadiço com piso de grelha "pendurado" acima do abismo... (Vê-se o varandim à esquerda do edifício)

Tenho algures umas imagens (vídeo) de uma vez que o circo estava enevoado (com o tecto de nuvens para aí a meio da encosta). Um bocado assustador ver as cabines desaparecerem no meio das nuvens, a malta que ia comigo cortou-se toda (e eu sozinho também não subi).

Compraste muita coisa, compras-te sempre tantas prendas?
emarques no está en línea   Reply With Quote
Old October 8th, 2009, 02:09 PM   #19
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Só pela inclinação da escarpa... quando eu fui, em 93, era Abril, penso eu, e ainda tinha neve nos picos...
Old October 8th, 2009, 02:22 PM   #20
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15736

Com neve nos picos é que deve ser fantástico

Tenho que ir lá também

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
asturias, cantabria, castilla y león, españa, espanha, europa, picos, spain

Thread Tools

Posting Rules