Reconstrução 3D da Catedral da Sé Primacial do Brasil - A jóia perdida! - Page 10 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 5 votes, 5.00 average.
Old July 10th, 2013, 05:44 AM   #181
Peixoto
Registered User

Peixoto's Avatar

Quote:
Originally Posted by Farol da Barra View Post
^

Só tenho a dizer isso:

Quote:
Originally Posted by Bombexx View Post
Belo trabalho.Parabéns!

Qual o programa utilizado?
Obrigado, Bombexx!

Utilizei Sketchup + VRay.

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Muito bom Peixoto. Superposição perfeita. Mesmo descaracterizada, se estivesse pintada e bem conservada, ainda seria um belo prédio. O estado a que chegou, em 1933, pouco antes da demolição total, coberta de limo, semi arruinada, horrivel, e que as fotos registram, foi proposital, pra justificar a demolição. Só sugiro que vc ponha a data da versão primeira, íntegra, qdo foi finalmente terminada, em ~ 1750. Logo após começaram a serie de eventos que levaram a progressiva demolição das torres e frontispício, resultando nessa última versão.
Minino... eu revivi todo o processo de descaracterização enquanto modificava o modelo aqui, o que reforçou ainda mais a precisão do modelo da fachada de 1750. Enquanto o fazia, percebi que a demolição do frontispício de pedra deve ter deixado a frente da igreja aberta, sem paredes, por algum tempo. Tanto que chegou a ser retratada nessa imagem:

Prospecto de Manuel Rodrigues Teixeira, 1786

http://www.bahia-turismo.com/salvado...pecto-1786.htm

Quote:
Originally Posted by aleochi View Post
Esse é um dos melhores threads do SSC Brasil. O trabalho feito pelo Peixoto com a colaboração do Soteropolis1 foi único e digno de prêmio!!

Se todo esse conjunto do Comercio estivesse de pé não teria pra NENHUMA outra cidade do Brasil ao nível de importância arquitetônica.

Parabéns! (de novo rsrs)
Muito obrigado, aleochi! A colaboração do Soteropolis1 foi inestimável. Fundamental para a construção desse modelo.

Se a Salvador do Século XVIII tivesse sido preservada hoje seria uma das cidades mais incríveis do mundo.

Quote:
Originally Posted by bernardodurco View Post

Meus parabéns, incrível trabalho de reconstrução mesmo com pouca informação, ficou perfeito, sem dúvida nenhuma um dos melhores threads do SSC, infelizmente histórias semelhantes foram compartilhadas também no Rio de Janeiro, em troca do progresso, algumas aceitáveis, outras injustificáveis.
Muito obrigado, bernardo! A destruição do centro antigo do Rio serviu de inspiração para a destruição do centro de Salvador. Infelizmente...

aleochi liked this post
Peixoto no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old July 10th, 2013, 05:58 AM   #182
Farol da Barra
Registered User

Farol da Barra's Avatar

Likes (Received): 11472

Isso não é um tópico, isso é uma obra-prima!!
Não prendam os pássaros nas gaiolas,não os privem de sua liberdade, pois eles foram feitos para percorrer grandes distâncias, cantar nos galhos das árvores e não para satisfazer nosso egoísmo de cantar apenas pra gente! (FAROL DA BARRA)

aleochi liked this post
Farol da Barra no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2013, 07:28 AM   #183
Mr. Viégas
Registered User

Mr. Viégas's Avatar

Likes (Received): 184

Parabéns pelo trabalho, realmente incrível, imagino como deve ter sido dificil de fazer este trabalho, deve ter tido uma pesquisa histórica fantástica. Gostaria de saber quais programas vcs usaram. E estou até pensando em fazer algo assim, mas sinceramente não sei por onde começar.
Mr. Viégas no está en línea   Reply With Quote
Old July 10th, 2013, 03:46 PM   #184
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 742

Quote:
Originally Posted by Peixoto View Post

Obrigado, Bombexx!

Utilizei Sketchup + VRay.

Minino... eu revivi todo o processo de descaracterização enquanto modificava o modelo aqui, o que reforçou ainda mais a precisão do modelo da fachada de 1750. Enquanto o fazia, percebi que a demolição do frontispício de pedra deve ter deixado a frente da igreja aberta, sem paredes, por algum tempo. Tanto que chegou a ser retratada nessa imagem:

Prospecto de Manuel Rodrigues Teixeira, 1786

http://www.bahia-turismo.com/salvado...pecto-1786.htm

Muito obrigado, aleochi! A colaboração do Soteropolis1 foi inestimável. Fundamental para a construção desse modelo.

Se a Salvador do Século XVIII tivesse sido preservada hoje seria uma das cidades mais incríveis do mundo.

Muito obrigado, bernardo! A destruição do centro antigo do Rio serviu de inspiração para a destruição do centro de Salvador. Infelizmente...
Que olho! Parabens! Já conhecia esse desenho mas nunca tinha notado que a fachada tinha aquela parte preta! Bingo! Estava aberta! Pra ver como as coisas sempre demoraram por aqui! A fachada deve ter ficado anos aberta, com o interior se deteriorando, inclusive o forro em madeira que foi o primeiro a ter pintura ilusionista no Brasil, similar aquele da Conceição da Praia, e feita por um pintor italiano, Baccicio, o mesmo que pintou alguns quadros na igreja dos jesuitas (hoje catedral), logo depois que a técnica foi criada na Italia. A parede, que fizeram depois, tem janelas com o topo em arco, típicas do século 19.
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2013, 04:25 AM   #185
Peixoto
Registered User

Peixoto's Avatar

Quote:
Originally Posted by Farol da Barra View Post
Isso não é um tópico, isso é uma obra-prima!!
Até o momento, essa recriação é sim a minha obra prima.

Quote:
Originally Posted by Mr. Viégas View Post

Parabéns pelo trabalho, realmente incrível, imagino como deve ter sido dificil de fazer este trabalho, deve ter tido uma pesquisa histórica fantástica. Gostaria de saber quais programas vcs usaram. E estou até pensando em fazer algo assim, mas sinceramente não sei por onde começar.
Muito obrigado, Mr. Viégas! Entre pesquisas e modelagem todo o trabalho durou cerca de 4 meses. Utilizei Sketchup + VRay + Photoshop.

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Que olho! Parabens! Já conhecia esse desenho mas nunca tinha notado que a fachada tinha aquela parte preta! Bingo! Estava aberta! Pra ver como as coisas sempre demoraram por aqui! A fachada deve ter ficado anos aberta, com o interior se deteriorando, inclusive o forro em madeira que foi o primeiro a ter pintura ilusionista no Brasil, similar aquele da Conceição da Praia, e feita por um pintor italiano, Baccicio, o mesmo que pintou alguns quadros na igreja dos jesuitas (hoje catedral), logo depois que a técnica foi criada na Italia. A parede, que fizeram depois, tem janelas com o topo em arco, típicas do século 19.
Rapaz... acho que já podemos escrever um livro sobre toda a história da Sé.

Fico imaginando as chuvas de trovoada que vem do oeste com ventania entrando por essa abertura e molhando todo o interior.
Old October 25th, 2014, 05:39 PM   #186
ObservadorBA
Registered User

ObservadorBA's Avatar

Likes (Received): 1083

Documentário Sobre a Antiga Sé Primacial do Brasil
http://tecciencia.ufba.br/sobre-a-se-primacial-da-bahia

Peixoto liked this post
ObservadorBA no está en línea   Reply With Quote
Old March 20th, 2015, 12:57 AM   #187
Peixoto
Registered User

Peixoto's Avatar

Pessoas... esse trabalho ganhou proporções além do que eu imaginava. Hoje concedi uma entrevista pro Ricardo Ishmael a respeito dessa reconstituição da Sé. Eles estão fazendo uma reportagem em comemoração pelo aniversário da cidade e vão abordar sobre as transformações que a cidade sofreu ao longo dos séculos e querem mostrar minha reconstituição da Sé. Pensei em tanta coisa pra falar que na hora de resumir ficou uma desgraça... mas enfim. É morto de vergonha que eu convido a todos pra assistirem. Irá ao ar na próxima quinta-feira, 26, no Jornal da Manhã.
Old September 27th, 2016, 11:08 PM   #188
LucasLeal
Registered User

Likes (Received): 0

Iuri, você pensa em fazer uma reconstrução do interior dela também?
LucasLeal no está en línea   Reply With Quote
Old September 28th, 2016, 08:01 AM   #189
Peixoto
Registered User

Peixoto's Avatar

Quote:
Originally Posted by LucasLeal View Post
Iuri, você pensa em fazer uma reconstrução do interior dela também?
Olá Lucas. Por enquanto não penso em fazê-la tão cedo. Mas não está descartada.
Old July 14th, 2017, 07:22 AM   #190
GTorres
Registered User

Likes (Received): 12

Peixoto, por algum motivo, as fotos da reconstrução não abrem mais.
GTorres no está en línea   Reply With Quote
Old July 15th, 2017, 07:40 AM   #191
Peixoto
Registered User

Peixoto's Avatar

O problema está no site de hospedagem, o Photobucket. Quando tiver um tempinho faço o upload novamente em outro site.

Chateado por que todos os meus threads tem as fotos hospedadas no Photobucket e sumiram todas. Será que volta?
Old July 17th, 2019, 04:42 PM   #192
lusorod
LUSOROD

lusorod's Avatar

Likes (Received): 1780

nossa que trabalho magnífico eu estou chocado! COmo isso foi destruído e porquê? Meu deus que absurdo!

((((((((((MUITO AMOR NA SUA ALMA))))))))))))))))

Peixoto liked this post
lusorod no está en línea   Reply With Quote
Old July 17th, 2019, 04:49 PM   #193
lusorod
LUSOROD

lusorod's Avatar

Quote:
Originally Posted by Peixoto View Post
Oww Deco! Brigadão!

Eu posto tão pouco por aí que criar uma assinatura com meus threads é perda de tempo. hehehe

PS.: Ainda não fomos à Cosme de Farias caçar vestígios da Catedral...

O livro "Memória da Sé" de Fernando Rocha Peres faz uma abordagem bastante ampla sobre essa era da "demolição avassaladora", citando inúmeros exemplos do Rio de Janeiro e como Salvador quis copiar...

Eu ainda não me acho capacitado pra isso, tipo, apresentar essa reconstrução como um projeto. Não estudo arquitetura, nem nunca fiz curso de desenho algum... nem ao menos arte estudei... ahsiauhsisauhasia. Enfim, essa reconstrução foi mais uma maneira de satisfazer o meu desejo de visualizar a fachada original dessa catedral, e mostrá-la como uma possível, ou mais próxima imagem da fachada perdida, porque não há registros fotográficos (acho que não haviam fotos em 1750 hehehe), nem telas em detalhes dessa época, apenas alguns esboços.

Mas não parei por aí. Continuo pesquisando sobre ela e já descobri novos detalhes que poderão ser alterados numa segunda versão, quem sabe...

Obrigado lusorod!
nossa na verdade eu já tinha perguntado a você sobre esse trabalho! kkkkk para vc ver. Vi 2 vezes e me choquei 2 vezes!
Ao contrário de alguns foristas eu acho que deveriam sim reconstruir esta Igreja. Há 3 edifícios que acho que deveriam ser reconstruídos. O Teatro São José, o antigo mercado modelo e este! Meu deus. Isso é uma coisa que sempre achei estranha em Salvador, a maioria dos prédios dão de costas para a baía. Esse era um dos poucos prédios grandiosos que realmente causavam um impacto positivo no skyline da cidade antiga! Fantástico. Esse edifício faria uma diferença enorme no frontispício da cidade.

Peixoto liked this post
Old July 17th, 2019, 04:54 PM   #194
lusorod
LUSOROD

lusorod's Avatar

Eu ainda não me conformo......qual o motivo de demolirem esta Igreja? Eu estou revoltado. QUanta burrice PQP!

Peixoto liked this post
Old July 17th, 2019, 08:50 PM   #195
Peixoto
Registered User

Peixoto's Avatar

Rindo muito por você ter se chocado duas vezes, lusorod. kkkkkkkkkk

É... há muita gente a favor da reconstrução, mas acredito que a grande maioria da população seria contra. Até aqui entre os foristas há divisão de opiniões. No decorrer do thread surgiram várias ideias de usos desde um templo católico mantendo todos os ornamentos interiores, até um galpão oco para servir a exposições e como portal de entrada do Centro histórico. Enfim, espero que ao menos um dia o estado manifeste interesse em elaborar algum projeto.

E quanto ao seu questionamento, não sei bem se foi uma pergunta retórica, mas respondendo assim mesmo, ela foi demolida sob o argumento de encontrar-se semi-arruinada no início do Século XX e apresentar-se como um obstáculo ao novo modelo de urbanização da época. Na primeira página há um resumo de sua história.

Obrigado pelos comentários. Um abraço!

Lucas B liked this post
Old July 17th, 2019, 09:03 PM   #196
Deco
Soteropolitano

Deco's Avatar

Likes (Received): 2583

Quote:
Originally Posted by lusorod View Post
Eu ainda não me conformo......qual o motivo de demolirem esta Igreja? Eu estou revoltado. QUanta burrice PQP!
"modernização" pra algo que, por nossa política, perdeu valor 40 anos depois: construção de linha de bonde (de linha de bonde).
Anos depois, foi tudo destruído novamente para construir pontos de ônibus.
PONTOS de ônibus.

Fonte: http://salvadorhistoriacidadebaixa.b...a-da-se-3.html
Deco no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
brasil, salvador

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules