Canoinhas, o epicentro da Guerra do Contestado - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil

Brasil » Brasil Geral | Centro - Oeste | Nordeste | Norte | Sudeste | Sul | São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old November 13th, 2018, 08:45 PM   #1
EmyJaraguá
Emy não...Emerson

EmyJaraguá's Avatar

Likes (Received): 6816

Canoinhas, o epicentro da Guerra do Contestado

CANOINHAS - SC

Área: 1 140,395 km²
População: 54 319 hab. estimativa IBGE/2018
Densidade: 47,63 hab./km²
Altitude: 839 m
IDH-M: 0,757 elevado PNUD/2010
PIB: R$ 818 501,708 mil IBGE/2008
PIB per capita: R$ 15 043,77 IBGE/2008

Canoinhas foi fundada em 1888 como Santa Cruz de Canoinhas. Tornou-se distrito em 6 de dezembro de 1902 e, separada de Curitibanos em 12 de setembro de 1911, foi o centro da Guerra do Contestado entre 1912 e 1916. Por volta de 1930, um ramal ferroviário, implantado para uni-la ao distrito de Marcílio Dias, integrou a cidade à estrada de ferro São Paulo-Rio Grande do Sul e ao porto de São Francisco do Sul, provocando uma grande revolução na economia local.
A variedade étnica vem desde o início da história do município, que atraiu imigrantes alemães, poloneses, italianos e ucranianos por causa da erva-mate, no início do século passado.
A economia do município está principalmente relacionada ao agronegócio. A madeira já foi a principal atividade econômica do município até os anos 1970. Sem estradas asfaltadas na época, Canoinhas encontrava-se ilhada dos demais centros econômicos, principalmente em períodos de chuvas.
Com a pavimentação da rodovia BR-280, houve uma expansão considerável na sua economia, em fins dos anos 1980, advinda daí a instalação da Universidade do Contestado, fator que tornou a cidade um polo educacional.
O cultivo da llex paraguariensis também é considerado um destaque econômico da região, sendo que Canoinhas continua no posto de capital catarinense da erva-mate, segundo a pesquisa de Produção da Extração Vegetal e Silvicutura (PEVS) de 2014, com um rendimento médio de 9.000 quilogramas por hectare.

Guerra do Contestado

A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes dos poderes estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.[
Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população hipossuficiente, numa região em que a presença do poder público era pífia, o embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa.
A região fronteiriça entre os estados do Paraná e Santa Catarina recebeu o nome de Contestado devido ao fato de os agricultores terem contestado a doação que o governo brasileiro fez aos madeireiros e à Southern Brazil Lumber & Colonization Company. Como foi uma região de muitos conflitos, ficou conhecida como Contestado, por ser uma região de disputas de limites entre os dois estados brasileiros.

Fonte1
Fonte2
EmyJaraguá no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old November 13th, 2018, 08:46 PM   #2
EmyJaraguá
Emy não...Emerson

EmyJaraguá's Avatar

Canoinhas, o epicentro da Guerra do Contestado

“As coisas das quais nos ocupamos, na fotografia, estão em constante desaparecimento, e, uma vez desaparecidas, não dispomos de qualquer recurso capaz de fazê-las retornar. Não podemos revelar e copiar uma lembrança.”Henry Cartier-Bresson.
É assim que vejo esta feliz iniciativa da Fátima Santos ao constituir esta página destinada a registrar e eternizar seus infindáveis olhares de Canoinhas, proporcionando a todos uma viagem pela cidade e pelos seus melhores recantos. Fernando Tokarski

Créditos:
Blog Canoinhas Imagens
Blog Distrito de Marcílio Dias

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47.

48.

49.

50.

51.

52.

53.

54.

55.

56.

57.

58.

59.

60.

61.

62.

63.

64.

65.

66.

67.

68.

69.

70.

71.

72.

73.

74.

75.

76.

77.

78.
Old November 13th, 2018, 08:48 PM   #3
EmyJaraguá
Emy não...Emerson

EmyJaraguá's Avatar

Bônus: Distrito de Marcílio Dias

Ao virar a página.

Last edited by EmyJaraguá; November 16th, 2018 at 05:32 PM.
Sponsored Links
Advertisement

Old November 13th, 2018, 10:53 PM   #4
Rio atrato
Registered User

Rio atrato's Avatar

Likes (Received): 78986

Que LINDA Canoinhas.

A primeira vez que ouvi falar da cidade foi num thread sobre a neve de 2013, que atingiu várias cidades catarinenses.

É mais linda do que pensava.

Amo esses casarões de madeira, típicos dos imigrantes de SC, PR e RS.

Tinham que preservá-los e tombá-los, ao máximo...

é uma pena ver as cidades do interior catarinense detonando seus casarões de imigrantes para construir blocões CtrlC+CtrlV aos montes...

Que Canoinhas não siga o (mau) exemplo de Blumenau, Joinville ou Jaraguá do Sul.

EmyJaraguá liked this post
Rio atrato no está en línea   Reply With Quote
Old November 13th, 2018, 11:42 PM   #5
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 48416

Bem legais as fotos, acho que é o thread mais completo de Canoinhas que já passou por aqui.

A cidade tem os seus "momentos", com várias ruas e casarões charmosos. Segue o padrão mais horizontal e populacionalmente estagnada dessa região.

Quote:
Originally Posted by Rio atrato View Post
Que LINDA Canoinhas.

A primeira vez que ouvi falar da cidade foi num thread sobre a neve de 2013, que atingiu várias cidades catarinenses.

é uma pena ver as cidades do interior catarinense detonando seus casarões de imigrantes para construir blocões CtrlC+CtrlV aos montes...

Que Canoinhas não siga o (mau) exemplo de Blumenau, Joinville ou Jaraguá do Sul.
Mafra é outra cidade nesse estilo. Tem o mesmo porte de Canoinhas, mas me parece mais dinâmica (é conurbada com Rio Negro-PR).

As duas não devem seguir o caminho da baixada pois estão populacionalmente estagnadas na casa dos 55 mil habitantes. É uma realidade bem diferente das cidades que você citou que apresentaram crescimento explosivo nos últimos 10-20-30 anos.

A joia do Planalto Norte é São Bento do Sul, uma das cidades mais bonitas de SC. Mas lá a colonização predominante foi a germânica, enquanto em Canoinhas teve uma mistura maior e grande força dos eslavos.

What a person is for himself, what abides with him in his loneliness and isolation, and what no one can give or take away from him, this is obviously more essential for him than everything that he possesses or what he may be in the eyes of others.

Arthur Schopenhauer

Geoce, EmyJaraguá liked this post
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old November 13th, 2018, 11:53 PM   #6
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 48416

A cidade em 2013:

http://canoinhasimagens.blogspot.com/2013/07/

Moisés

Lembrando que a cidade está a apenas 839 metros acima do nível do mar.

What a person is for himself, what abides with him in his loneliness and isolation, and what no one can give or take away from him, this is obviously more essential for him than everything that he possesses or what he may be in the eyes of others.

Arthur Schopenhauer
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old November 14th, 2018, 12:28 AM   #7
Geoce
Geoce

Geoce's Avatar

Likes (Received): 2871

Confesso que não acho Canoinhas lá mto atraente. Continua me passando essa sensação de cidade estagnada.

Mas confesso que a sua seleção de fotos, Emerson, deu uma outra cara à cidade, mais charmosa.

É uma verdade que, mesmo não sendo um primor de desenvolvimento, a cidade tem apresentado boas melhoras (notadamente última década) e, cedo ou tarde, isso se reflete na agradabilidade das ruas. A cidade é bem "loteada" e não apresenta problemas urbanos que demandem mta grana. A melhora do poder aquisitivo da população por si só vai deixando Canoinhas cada vez melhor.

Geoce no está en línea   Reply With Quote
Old November 14th, 2018, 02:09 AM   #8
Alexcnhs
Planalto norte.

Alexcnhs's Avatar

Likes (Received): 98

Boa seleção Emerson, esse hobby da Fátima Santos com a fotografia, rende bonitos álbuns, se todas as cidades tivessem pessoas engajadas assim, teríamos threads bem bacanas, e a cidade tem pontos de vista bem interessantes, uma relativa sensação de organização urbana, até devido a pouca expansão econômica, enfim é uma cidade bem sossegada, e acolhedora.
Alexcnhs no está en línea   Reply With Quote
Old November 14th, 2018, 02:17 AM   #9
Pietrin
Deu pra ti

Pietrin's Avatar

Likes (Received): 5448

Acho engraçado que o pessoal do fórum de SC não tenha muita afinidade com o Planalto Norte de SC. Eu acho que, junto com a região lindeira a esta no Paraná, é uma das regiões mais únicas, interessantes e charmosas do Sul.

Canoinhas é linda e tem um patrimônio histórico formidável, assim como Mafra, Rio Negro e (Porto) União (da Vitória). A colonização eslava predomina e marcou características peculiares nesta área. São um charme essas ruas de pedras claras, as casas com esses detalhes em madeira no beiral do telhado e a presença marcante de igrejas ucranianas e mosteiros (Rio Negro tem um ainda mais bonitos que o de Canoinhas).

De forma geral, a região está estagnada mesmo. Falta dinamismo econômico e agregação de valor, a madeira e a erva-mate geram pouca renda, então a população opta por se mudar em busca de oportunidades (já não é a realidade de São Bento, já mais próxima do dinamismo industrial de Jaraguá do Sul, e São Mateus do Sul e região, orbitando na PETROSIX e na indústria da porcelana). A região morreu após o fim da ferrovia. No entanto, talvez isso ajude a preservar este charme tão característico.

Quanto a ser o epicentro do Contestado, não sei se diria isso. Apesar da gigante serraria da Lumber ter se localizado em terras de Canoinhas (hoje Três Barras), acho que Porto União e Caçador sofreram mais diretamente com o conflito.

Obrigado por mostrar essa cidade pela qual nutro grande carinho, e aguardo ansioso pelas fotos de Marcílio Dias, com seu patrimônio rico dos tempos áureos do Ramal de São Francisco..

EmyJaraguá, FG-BR, Kahars, Ice Climber liked this post
Pietrin no está en línea   Reply With Quote
Old November 14th, 2018, 03:10 AM   #10
EmyJaraguá
Emy não...Emerson

EmyJaraguá's Avatar

Quote:
Que LINDA Canoinhas.

Eu acho que já deve estar seguindo o mau exemplo, na legenda dessas fotos está "Adeus Velho Casarão":

Old November 14th, 2018, 12:29 PM   #11
Rio atrato
Registered User

Rio atrato's Avatar

Likes (Received): 78986

Parece que é demolição mesmo... tem um cara desmontando o telhado em uma das fotos...

Que triste isso, cara.

Pra quê? Pra construir uma casa cafona com muro de blindex? Pra construir um bloquete bege de 4 andares? Pra construir um caixote comercial de dois andares?

Esse tipo de arquitetura em madeira a gente só vê aí em SC e no Paraná, não tem em mais nenhum lugar do Brasil.

Sei que a manutenção disso deve ser difícil, mas é um patrimônio precioso...

Rekarte liked this post
Rio atrato no está en línea   Reply With Quote
Old November 14th, 2018, 02:26 PM   #12
Déa_
Moderatriz ^.^

Déa_'s Avatar

Likes (Received): 11712

Ah, sou apaixonada pelas casinhas do interior dos estados do Sul..

E fiquei triste com o casarão...

Um belo thread, Emy!

Obrigada por compartilhar.

bjks

Posting Policy

Meus threads

Déa_ no está en línea   Reply With Quote
Old November 14th, 2018, 03:34 PM   #13
Jeptan
Mourão

Jeptan's Avatar

Likes (Received): 3190

Linda cidade. As cidades catarinenses são muito lindas.

Jeptan no está en línea   Reply With Quote
Old November 14th, 2018, 10:53 PM   #14
Ao no Sora
Registered User

Likes (Received): 2043

que cidade muito linda!!!

Ao no Sora no está en línea   Reply With Quote
Old November 15th, 2018, 12:54 AM   #15
dberg242
Santa Catarina

dberg242's Avatar

Likes (Received): 1907

Ótimo thread. Lindas fotos do cotidiano dessa cidade, ao ladinho de Tres Barras e a força da empresa WestRock/Rigesa de celulose/papel/embalagens que vai investir perto de 1 bilhão na região. Vai atrair mais e mais profissionais de SP e da região para integrar o time da empresa.

"Construa alto, mas construa com qualidade e bom gosto. Sem ferir os olhos de quem olha e sem ofuscar a natureza em volta."

dberg242 no está en línea   Reply With Quote
Old November 15th, 2018, 04:50 PM   #16
cassianoitu
Jesus is the way!

cassianoitu's Avatar

Likes (Received): 4224

Mais uma linda e desenvolvida cidade de SC....Parabéns pelas fotos!!

cassianoitu no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2018, 02:34 PM   #17
EmyJaraguá
Emy não...Emerson

EmyJaraguá's Avatar

Quote:
Originally Posted by Geoce View Post
Confesso que não acho Canoinhas lá mto atraente. Continua me passando essa sensação de cidade estagnada.

Mas confesso que a sua seleção de fotos, Emerson, deu uma outra cara à cidade, mais charmosa.

É uma verdade que, mesmo não sendo um primor de desenvolvimento, a cidade tem apresentado boas melhoras (notadamente última década) e, cedo ou tarde, isso se reflete na agradabilidade das ruas. A cidade é bem "loteada" e não apresenta problemas urbanos que demandem mta grana. A melhora do poder aquisitivo da população por si só vai deixando Canoinhas cada vez melhor.
Canoinhas só conheço por passagem quando vou até Porto União mas apesar de sua estagnação apresenta uma melhora no aspecto urbano já existente.
Quote:
Originally Posted by Alexcnhs View Post
Boa seleção Emerson, esse hobby da Fátima Santos com a fotografia, rende bonitos álbuns, se todas as cidades tivessem pessoas engajadas assim, teríamos threads bem bacanas, e a cidade tem pontos de vista bem interessantes, uma relativa sensação de organização urbana, até devido a pouca expansão econômica, enfim é uma cidade bem sossegada, e acolhedora.
O blog dela é bem recheado e atualizado diariamente, faço das suas palavras a minha.

Quote:
Originally Posted by Pietrin View Post
Acho engraçado que o pessoal do fórum de SC não tenha muita afinidade com o Planalto Norte de SC. Eu acho que, junto com a região lindeira a esta no Paraná, é uma das regiões mais únicas, interessantes e charmosas do Sul.

Canoinhas é linda e tem um patrimônio histórico formidável, assim como Mafra, Rio Negro e (Porto) União (da Vitória). A colonização eslava predomina e marcou características peculiares nesta área. São um charme essas ruas de pedras claras, as casas com esses detalhes em madeira no beiral do telhado e a presença marcante de igrejas ucranianas e mosteiros (Rio Negro tem um ainda mais bonitos que o de Canoinhas).

De forma geral, a região está estagnada mesmo. Falta dinamismo econômico e agregação de valor, a madeira e a erva-mate geram pouca renda, então a população opta por se mudar em busca de oportunidades (já não é a realidade de São Bento, já mais próxima do dinamismo industrial de Jaraguá do Sul, e São Mateus do Sul e região, orbitando na PETROSIX e na indústria da porcelana). A região morreu após o fim da ferrovia. No entanto, talvez isso ajude a preservar este charme tão característico.

Quanto a ser o epicentro do Contestado, não sei se diria isso. Apesar da gigante serraria da Lumber ter se localizado em terras de Canoinhas (hoje Três Barras), acho que Porto União e Caçador sofreram mais diretamente com o conflito.

Obrigado por mostrar essa cidade pela qual nutro grande carinho, e aguardo ansioso pelas fotos de Marcílio Dias, com seu patrimônio rico dos tempos áureos do Ramal de São Francisco..
Eu gosto muito dessa região e torço para que ela desenvolva sem perder suas características.

Na próxima página dou sequência com as fotos do Distrito de Marcílio Dias.

Quote:

Parece que é demolição mesmo... tem um cara desmontando o telhado em uma das fotos...

Que triste isso, cara.

Pra quê? Pra construir uma casa cafona com muro de blindex? Pra construir um bloquete bege de 4 andares? Pra construir um caixote comercial de dois andares?

Esse tipo de arquitetura em madeira a gente só vê aí em SC e no Paraná, não tem em mais nenhum lugar do Brasil.

Sei que a manutenção disso deve ser difícil, mas é um patrimônio precioso...
Infelizmente é uma cena que vai se repetindo com os anos, falta de manutenção leva a um caminho sem volta: a demolição.
Old November 16th, 2018, 02:43 PM   #18
EmyJaraguá
Emy não...Emerson

EmyJaraguá's Avatar

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Ah, sou apaixonada pelas casinhas do interior dos estados do Sul..

E fiquei triste com o casarão...

Um belo thread, Emy!

Obrigada por compartilhar.

bjks
Obrigada Déa, fico feliz em vê-la por aqui.
Essas casinhas são um charme, antigamente eu não prestava muita atenção e não dava muito valor, hoje em dia já vejo com outros olhos.

Quote:
Originally Posted by Jeptan View Post
Linda cidade. As cidades catarinenses são muito lindas.
Eu tenho muito orgulho de Santa Catarina, mesmo uma cidade estagnada e numa região pouco dinâmica se mostra 'atraente'.
Quote:
Originally Posted by Ao no Sora View Post
que cidade muito linda!!!

Quote:
Originally Posted by dberg242 View Post
Ótimo thread. Lindas fotos do cotidiano dessa cidade, ao ladinho de Tres Barras e a força da empresa WestRock/Rigesa de celulose/papel/embalagens que vai investir perto de 1 bilhão na região. Vai atrair mais e mais profissionais de SP e da região para integrar o time da empresa.
Torço muito pela região. Obrigado.
Quote:
Originally Posted by cassianoitu View Post
Mais uma linda e desenvolvida cidade de SC....Parabéns pelas fotos!!
Obrigado cassianoitu.
Old November 16th, 2018, 02:53 PM   #19
EmyJaraguá
Emy não...Emerson

EmyJaraguá's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
Bem legais as fotos, acho que é o thread mais completo de Canoinhas que já passou por aqui.

A cidade tem os seus "momentos", com várias ruas e casarões charmosos. Segue o padrão mais horizontal e populacionalmente estagnada dessa região.

Mafra é outra cidade nesse estilo. Tem o mesmo porte de Canoinhas, mas me parece mais dinâmica (é conurbada com Rio Negro-PR).

As duas não devem seguir o caminho da baixada pois estão populacionalmente estagnadas na casa dos 55 mil habitantes. É uma realidade bem diferente das cidades que você citou que apresentaram crescimento explosivo nos últimos 10-20-30 anos.

A joia do Planalto Norte é São Bento do Sul, uma das cidades mais bonitas de SC. Mas lá a colonização predominante foi a germânica, enquanto em Canoinhas teve uma mistura maior e grande força dos eslavos.
Tenho vontade de conhecer essa região de Mafra/Rio Negro, deve ter belos patrimônios preservados.
São Bento do Sul é linda demais, preserva muito de sua arquitetura e tem um centro agradável.

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
A cidade em 2013:

[...]

Lembrando que a cidade está a apenas 839 metros acima do nível do mar.
A cidade em 2013 ficou linda demais, eu pude conferir um pouco da neve ainda acumulada próximo à BR-280 quando estava de viagem para o sudoeste do Paraná.
Old November 16th, 2018, 03:21 PM   #20
Alexcnhs
Planalto norte.

Alexcnhs's Avatar

Likes (Received): 98

Sobre o casarão...
Era único, sim;
Raro, sim;
Porém, não recebia manutenção adequada, não tinha como ter uma viabilidade econômica também, ele era uma hotel até a década de 60, obviamente não tem como se manter um hotel de madeira, os padrões de hospedagem mudaram, aliás o hotel da última foto, a parte que abriga hóspedes é mais "nova" e de alvenaria. Então penso que como não tem como manter, única solução é realmente a demolição, na condição que estava deixava uma característica feia ao local, só espero que quando sair algo, saia algo decente.
Sobre outros aspectos comentados do município, na minha opnião oque segura o município é a agricultura, e alguns serviços, indústria é quase inexistente, e não vejo um panorama bom nem a longo prazo. somente na vizinha Três Barras, oque respinga algo em Canoinhas. Outro fator, mais ou menos 20% da população, reside na zona rural, é um índice altíssimo, e explica a baixa verticalização e densidade na zona urbana, até a baixa demanda por transporte coletivo.
Alexcnhs no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules