Canoinhas, o epicentro da Guerra do Contestado - Page 2 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil

Brasil » Brasil Geral | Centro - Oeste | Nordeste | Norte | Sudeste | Sul | São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old November 16th, 2018, 03:34 PM   #21
Kahars
Registered User

Kahars's Avatar

Likes (Received): 7759

Parabéns à fotógrafa e a você Emy, pela gentileza de trazer as fotos para cá.

Threads fotográficos tem de ser valorizados pois são a alma do SSC.

Canoinhas, como dito, não é uma cidade dinâmica, mas mesmo assim esbanja charme e é até bem organizada. Representa a contribuição do povo eslavo na nossa matriz cultural, ainda que não tão lembrados em meio aos germânicos e italianos, talvez pela própria estagnação da região.

Povo muito batalhador, espero bons ventos para a região.

EmyJaraguá, Rekarte liked this post
Kahars no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old November 16th, 2018, 05:26 PM   #22
EmyJaraguá
Emy não...Emerson

EmyJaraguá's Avatar

Likes (Received): 6846

BÔNUS:

Distrito de Marcílio Dias

Marcílio Dias é o povoado mais antigo de Canoinhas e localiza-se a seis quilômetros do centro da cidade.Foi colonizado por alemães e nele ainda nota-se a presença de arquitetura em madeira e no estilo enxaimel. Há ainda um casario de madeira com influência estadunidense, resultado da presença da Southern Brazil Lumber & Colonization Company.
É conhecido como a capital da manteiga, em função da produção de manteiga e derivados do leite por vários proprietários que possuem rebanhos bovinos da raça holandesa. Anualmente, em novembro, em Marcílio Dias ocorre a Festa da Manteiga.

79.

80.

81.

82.

83.

84.

85.

86.

87.

88.

89.

90.

91.

92.

93.

94.

95.

96.

97.

98.

99.

100.

101.

102.

103.

104.

105.

106.

FIM
EmyJaraguá no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2018, 05:49 PM   #23
Jdolci
JDolci

Jdolci's Avatar

Likes (Received): 85017

Belo thread!!

Sigo a linha do Pietrin que alega que os catarinenses subestimam demais o planalto Norte. E os Paranaense subestimam o Centro Sul do Estado ...
Já tentei convencer o caro forista Barriga verde disso.. mas ele ainda não acredita em mim. hahah

Tenho parentes em Mafra que tem negócios em Canoinhas e São Bento do Sul, então sempre que posso to por lá visitando e é uma região muito agradável de se morar.

Tem a pujança empreendedora do Estado mas com um pouco mais de calma e tranquilidade que já nao se encontra mais ao Sul, em Jaraguá, Blumenau, etc...

E o pessoal é bem hospitaleiro .. só em São Bento do Sul que por ter um sangue mais alemão sao mais enjoados.. hahahah

Quote:
Originally Posted by EmyJaraguá View Post
Tenho vontade de conhecer essa região de Mafra/Rio Negro, deve ter belos patrimônios preservados.
São Bento do Sul é linda demais, preserva muito de sua arquitetura e tem um centro agradável.

Vale a pena sim.
Mafra/Rio Negro tem uma simbiose bem interessante.
Mafra é maior, onde o comércio de concentra.. tem mais movimento, mais construções .. já Rio Negro é onde se encontra o patrimonio histórico, um casario antigo que nao tem do outro lado do rio.. Se gosta de patrimonio antigo, tem que ir pra Rio Negro não Mafra.
O Seminário, hoje Prefeitura de Rio Negro, é simplesmente lindo demais!

E por incrivel que pareça, mesmo sendo menor Rio Negro tem mais agito a noite, pessoal do PR é mais animado pra sair a noite, festas, etc.. a turma de Mafra é mais caseira e prefere programas familiares.

Mas como disse ambas se completam.

Geoce, Pietrin, EmyJaraguá liked this post
Jdolci no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old November 16th, 2018, 10:25 PM   #24
Pietrin
von Schwaben nach Baden

Pietrin's Avatar

Likes (Received): 5483

Espetaculares as fotos de Marcílio Dias, bah, sem palavras. Esse distrito é muito representativo da cultura e história locais e preserva um patrimônio (e mais ainda, uma homogeneidade) difíceis de se ver em nossa década. Esse distrito, pelo pouco que me lembro, é um pouco menos “eslavo” que a sede de Canoinhas e concentra mais imigrantes alemãos, era conhecido pelo frigorífico Olsen que ficava aí. São lindas as araucárias também, que abundam.

Que pena ver essa ferrovia há anos sem ver um mísero trem de carga. Muita riqueza de PR e SC já circularam por esta linha.

Quanto ao que o Jdolci escreveu, não sei dizer pois não conheço bem a região, mas lembro que Mafra era mesmo mais movimentada, enquanto Rio Negro era mais tranquila, mas com patrimônio histórico mais relevante (mesmo porque a cidade é consideravelmente mais antiga que Mafra, que surgiu em torno da ferrovia).

EmyJaraguá liked this post
Pietrin está en línea ahora   Reply With Quote
Old November 17th, 2018, 09:27 AM   #25
Rekarte
Registered User

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 48485

Adorei esse distrito de Marcilio Dias, se um dia eu for para essa região, tentarei passar por lá
Vlw pelas fotos, Emy!

Rekarte no está en línea   Reply With Quote
Old November 18th, 2018, 01:14 PM   #26
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 48421

Excelente o distrito de Marcílio Dias!

Adoro as colônia.

What a person is for himself, what abides with him in his loneliness and isolation, and what no one can give or take away from him, this is obviously more essential for him than everything that he possesses or what he may be in the eyes of others.

Arthur Schopenhauer

Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2018, 04:56 PM   #27
EmyJaraguá
Emy não...Emerson

EmyJaraguá's Avatar

Quote:
Originally Posted by Kahars View Post
Parabéns à fotógrafa e a você Emy, pela gentileza de trazer as fotos para cá.

Threads fotográficos tem de ser valorizados pois são a alma do SSC.

Canoinhas, como dito, não é uma cidade dinâmica, mas mesmo assim esbanja charme e é até bem organizada. Representa a contribuição do povo eslavo na nossa matriz cultural, ainda que não tão lembrados em meio aos germânicos e italianos, talvez pela própria estagnação da região.

Povo muito batalhador, espero bons ventos para a região.
Obrigado Kahars, realmente os threads fotográficos são a alma do SSC e devem ser mais valorizados.

Quote:
Originally Posted by Jdolci View Post
Belo thread!!

Sigo a linha do Pietrin que alega que os catarinenses subestimam demais o planalto Norte. E os Paranaense subestimam o Centro Sul do Estado ...
Já tentei convencer o caro forista Barriga verde disso.. mas ele ainda não acredita em mim. hahah

Tenho parentes em Mafra que tem negócios em Canoinhas e São Bento do Sul, então sempre que posso to por lá visitando e é uma região muito agradável de se morar.

Tem a pujança empreendedora do Estado mas com um pouco mais de calma e tranquilidade que já nao se encontra mais ao Sul, em Jaraguá, Blumenau, etc...

E o pessoal é bem hospitaleiro .. só em São Bento do Sul que por ter um sangue mais alemão sao mais enjoados.. hahahah

Vale a pena sim.
Mafra/Rio Negro tem uma simbiose bem interessante.
Mafra é maior, onde o comércio de concentra.. tem mais movimento, mais construções .. já Rio Negro é onde se encontra o patrimonio histórico, um casario antigo que nao tem do outro lado do rio.. Se gosta de patrimonio antigo, tem que ir pra Rio Negro não Mafra.
O Seminário, hoje Prefeitura de Rio Negro, é simplesmente lindo demais!

E por incrivel que pareça, mesmo sendo menor Rio Negro tem mais agito a noite, pessoal do PR é mais animado pra sair a noite, festas, etc.. a turma de Mafra é mais caseira e prefere programas familiares.

Mas como disse ambas se completam.
Então vou programar minha ida à Mafra para o ano que vem.
Sobre o Planalto Norte eu tenho uma boa imagem pelo menos no trecho que compreende a BR 280. Vindo de Curitiba pela 116 e seguindo pelo trecho alternativo que chega à São Bento do Sul (PR-419, PR-281 e PR-420) eu só não gostei do trecho paranaense, ao longo da Rodovia dos Móveis o aspecto já aparenta melhora e me agrada bastante.

Quote:
Originally Posted by Pietrin View Post
Espetaculares as fotos de Marcílio Dias, bah, sem palavras. Esse distrito é muito representativo da cultura e história locais e preserva um patrimônio (e mais ainda, uma homogeneidade) difíceis de se ver em nossa década. Esse distrito, pelo pouco que me lembro, é um pouco menos “eslavo” que a sede de Canoinhas e concentra mais imigrantes alemãos, era conhecido pelo frigorífico Olsen que ficava aí. São lindas as araucárias também, que abundam.

Que pena ver essa ferrovia há anos sem ver um mísero trem de carga. Muita riqueza de PR e SC já circularam por esta linha.

Quanto ao que o Jdolci escreveu, não sei dizer pois não conheço bem a região, mas lembro que Mafra era mesmo mais movimentada, enquanto Rio Negro era mais tranquila, mas com patrimônio histórico mais relevante (mesmo porque a cidade é consideravelmente mais antiga que Mafra, que surgiu em torno da ferrovia).
O distrito é lindo e tem muita história

Quote:
Originally Posted by Rekarte View Post
Adorei esse distrito de Marcilio Dias, se um dia eu for para essa região, tentarei passar por lá
Vlw pelas fotos, Emy!
Obrigado, vale a pena conhecer se estiver na região.

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
Excelente o distrito de Marcílio Dias!

Adoro as colônia.
Old December 5th, 2018, 07:16 PM   #28
EmyJaraguá
Emy não...Emerson

EmyJaraguá's Avatar

MAIS FOTOS!

107.

108.

109.

110.

111.

112.

113.

114.

115.

116.

117.

118.

119.

120.

121.

122.

123.

124.

125.

126.

127.

128.

129.

130.

131.

132.

133.

134.

135.

136.

137.

138.

139.

140.

141.

142.

143.

144.

145.

146.

*Foto antiga

147.

SEGUNDO BÔNUS :

Três Barras

Situada no Planalto Norte Catarinense e um dos principais municípios da Região do Contestado, Três Barras é conhecida pela diversidade étnica, cultural e turística.
A riqueza de seu Patrimônio Histórico e Cultural faz da cidade uma referência para pesquisadores, cineastas e historiadores de todo o País.
Atualmente com 19.046 habitantes, a cidade sobressai pelas belezas naturais e pelo modo simples e hospitaleiro do seu povo.
Três Barras está inserido no Roteiro Turístico - Caminhos do Contestado, composto por mais 11 municípios da região, sendo uma das principais cidades do roteiro devido o seu valor Histórico e Cultural.

148.

Prefeitura de Três Barras

149.

150.

151.

152.

153.

IRINEÓPOLIS

Situado às margens do Rio Iguaçu, o município de Irineópolis carrega em sua história as memórias da Guerra do Contestado. Entre as peculiaridades do município, está sua fundação, que se deu por via fluvial em 1885, quando a família de Caetano Valões formou um pequeno povoado que mais tarde se transformou na localidade de Valões. Em 1921 a localidade foi elevada à categoria de distrito de Porto União e em 22 de julho do mesmo ano conquistou sua emancipação política passando a se chamar Irineópolis. O nome é uma homenagem ao ex-governador do Estado Irineu Bornhausen, contudo, muitos moradores ainda preferem denominar o município de Valões.
Atualmente, com pouco mais de 10 mil habitantes o município tem na agricultura sua maior fonte de economia e renda. Forte produtor de tabaco, milho, soja e cebola, Irineópolis homenageia e reconhece o trabalho dos agricultores do município, por meio da tradicional Festa do Trator, que conta com o desfile de tratores e máquinas agrícolas, entre outras atrações.
A cidade foi projetada pela empresa Lumber, na época da Guerra do Contestado e possui ruas largas e alongadas que denotam traços de sua colonização rica em diversidade étnica e cultural. O município possui forte influência das culturas: polonesa, alemã, italiana e ucraniana e mantém vivas as tradições dos descendentes por meio da gastronomia, da música e da dança típica.
Município de divisa, Irineópolis faz fronteira com Estado Paraná pelo Rio Iguaçu que exibe em suas curvas uma beleza única que pode ser contemplada por quem faz a travessia pela balsa de tração manual preservada pelo município.

154.

155.

156.

157.

158.

159.

160.

...
Old December 5th, 2018, 07:29 PM   #29
Pudim_Caipira
Registered User

Pudim_Caipira's Avatar

Likes (Received): 1884

Maravilhosa a foto 75. As casas, as árvores e as cores. Muito bela cidade, como tantas outras desse estado. Parabens
Pudim_Caipira no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2018, 09:36 PM   #30
cassianoitu
Jesus is the way!

cassianoitu's Avatar

Likes (Received): 4224

Lindíssimos lugares!!

cassianoitu no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2018, 11:01 PM   #31
Geoce
Geoce

Geoce's Avatar

Likes (Received): 2882

Belíssimos registros, Emerson. Valeu por compartilhar.

Geoce no está en línea   Reply With Quote
Old December 6th, 2018, 03:57 AM   #32
Heinrich_sc
Registered User

Heinrich_sc's Avatar

Likes (Received): 635

Que espetáculo.... Tem um jeito único e bastante característico.

Heinrich_sc no está en línea   Reply With Quote
Old December 6th, 2018, 11:47 AM   #33
woody82
Registered User

woody82's Avatar

Likes (Received): 25410

Gostei demais da coletânea. Sou apaixonado por essa mistura cultural que é SC. O Planalto Norte ainda é turisticamente sub-aproveitado, considerando suas características únicas advindas da imigração polonesa e ucraniana.

Você defende a redução dos custos do Estado brasileiro e da carga tributária? Então conheça os princípios do Partido NOVO no site Oficial. Junte-se aos mais de 1 milhão de seguidores do NOVO no Facebook.

Pietrin liked this post
woody82 no está en línea   Reply With Quote
Old December 6th, 2018, 05:34 PM   #34
Rio atrato
Registered User

Rio atrato's Avatar

Likes (Received): 79162

Será que o casarão da foto 146 ainda está vivo?

Rio atrato no está en línea   Reply With Quote
Old December 12th, 2018, 11:24 PM   #35
[email protected]_Cwb
Guarapuava

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Likes (Received): 19339

Quote:
Originally Posted by Pietrin View Post
Acho engraçado que o pessoal do fórum de SC não tenha muita afinidade com o Planalto Norte de SC. Eu acho que, junto com a região lindeira a esta no Paraná, é uma das regiões mais únicas, interessantes e charmosas do Sul.
.
As vezes também tenho a impressão que o pessoal não simpatiza muito com o planalto norte. Eu adoro e por ter a sorte de conhecer quase que SC inteira gosto muito de cidades como Campo Alegre, São Bento do Sul, (linda!), Rio Negrinho, Mafra, Canoinhas, Caçador (meio oeste), Curitibanos (centro) e Lages, essa última então, puro charme serrano e comida maravilhosa! (e como lembra minha Guarapuava) TODAS merecem elogios rasgados pela organização, limpeza e porque não dizer, desenvolvimento, podem até ser menor expressivo que litoral, vale do Itajaí ou oeste mas são cidades excelentes.

Obrigado ao autor do thread e parabéns pela seleção, as fotos de casarões antigos ficaram 10!

EmyJaraguá, Joas liked this post

Last edited by [email protected]_Cwb; December 12th, 2018 at 11:34 PM.
P@ssageiro_Cwb no está en línea   Reply With Quote
Old December 26th, 2018, 12:38 PM   #36
Alexcnhs
Planalto norte.

Alexcnhs's Avatar

Likes (Received): 98

Quote:
Originally Posted by Rio atrato View Post
Sim, ainda existe, e é habitado.

Quote:
Originally Posted by [email protected]_Cwb View Post
As vezes também tenho a impressão que o pessoal não simpatiza muito com o planalto norte. Eu adoro e por ter a sorte de conhecer quase que SC inteira gosto muito de cidades como Campo Alegre, São Bento do Sul, (linda!), Rio Negrinho, Mafra, Canoinhas, Caçador (meio oeste), Curitibanos (centro) e Lages, essa última então, puro charme serrano e comida maravilhosa! (e como lembra minha Guarapuava) TODAS merecem elogios rasgados pela organização, limpeza e porque não dizer, desenvolvimento, podem até ser menor expressivo que litoral, vale do Itajaí ou oeste mas são cidades excelentes.

Obrigado ao autor do thread e parabéns pela seleção, as fotos de casarões antigos ficaram 10!
Com Campo Alegre e SBS o pessoal é mais simpático, mas pra não polemizar não vou falar o motivo. Dessas que citastes, a minha preferida é Lages, rica em história, cultura, relativamente grande, agitada, cheia de boas construções, e boas vistas. Espero fazer uma thread um dia.
Alexcnhs no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2019, 03:54 AM   #37
WestUnion
Registered User

WestUnion's Avatar

Likes (Received): 37

Linda Canoinhas, gosto muito das cidades do planalto norte catarinense, linda região.

WestUnion no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2019, 08:29 AM   #38
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 20249

Acho Canoinhas muito charmosa e ainda pouco explorada aqui. Essa regiao do Planalto Catarinense é urbanisticamente uma das melhores do Estado, apesar de estar estagnada.

Parabens!

CLUB ATHLETICO PARANAENSE

EmyJaraguá, Joas liked this post
Ice Climber está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 29th, 2019, 02:00 PM   #39
EmyJaraguá
Emy não...Emerson

EmyJaraguá's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pudim_Caipira View Post
Maravilhosa a foto 75. As casas, as árvores e as cores. Muito bela cidade, como tantas outras desse estado. Parabens
Obrigado Pudim_Caipira, a cidade é bem agradável.
Quote:
Originally Posted by cassianoitu View Post
Lindíssimos lugares!!
Sim.
Quote:
Originally Posted by Geoce View Post
Belíssimos registros, Emerson. Valeu por compartilhar.
Valeu Geoce por prestigiar.
Old January 29th, 2019, 02:04 PM   #40
EmyJaraguá
Emy não...Emerson

EmyJaraguá's Avatar

Quote:
Originally Posted by Heinrich_sc View Post
Que espetáculo.... Tem um jeito único e bastante característico.
Exatamente, é uma das minhas cidades preferidas do planalto.
Quote:
Originally Posted by woody82 View Post
Gostei demais da coletânea. Sou apaixonado por essa mistura cultural que é SC. O Planalto Norte ainda é turisticamente sub-aproveitado, considerando suas características únicas advindas da imigração polonesa e ucraniana.
Essa região deveria ser melhor aproveitada no turismo, tem seu charme.
Quote:
Originally Posted by Rio atrato View Post
Conforme já foi respondido, sim.
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules