Porto - Lordelo do Ouro e Massarelos - Page 6 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Porto > Imagens

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old April 4th, 2007, 05:51 PM   #101
Pelha
Registered User

Pelha's Avatar

Likes (Received): 145

Ao que parece algumas pessoas deste fórum não sabem lidar com opiniões discordantes as suas, aprendam a respeitar opiniões contrárias já é um bom começo, mas na mente iluminada de alguns os meus comentários limitam-se a achincalhar a cidade do Porto, enfim com intervenções dessas passo eu bem… Daniel, só é Porto aquilo que te interessa, aquilo que não te interessa é um oasis negativo, fazes-me rir, a zona da campanhã é igual ou pior que este local que o Herrmando nos mostrou, na cidade do Porto a paisagem rural é uma constante, ninguém disse que isso terá que ser necessariamente mau, eu apenas não gosto, opiniões, assim como também não gosto do uso generalizado do granito, é feio, é pobre, é triste. Eu apenas limito-me a dar a minha opinião quer gostem quer não!
Pelha no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old April 4th, 2007, 05:53 PM   #102
tugavalenciano
Registered User

Likes (Received): 16

Gosto + do Porto urbanizado...esse ta degradado....
tugavalenciano no está en línea   Reply With Quote
Old April 4th, 2007, 05:54 PM   #103
tugavalenciano
Registered User

Likes (Received): 16

tugavalenciano no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old April 4th, 2007, 06:00 PM   #104
serial_man
Lisboa, a CAPITAL!

serial_man's Avatar

Likes (Received): 8

Quando vi algumas destas fotos pensei que fosse a aldeia dos meus avós na Beira Baixa, depois reparei no título e vi que era no Porto
serial_man no está en línea   Reply With Quote
Old April 4th, 2007, 06:06 PM   #105
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Likes (Received): 33

Quote:
Originally Posted by Herrmando View Post
Também aproveitei para dar uma volta numa zona que é uma autêntica ilha de tranquilidade no Porto. Que é uma cidade com contrastes mto interessantes, o que contribui para ser uma cidade tão especial

Não percebo porque ficaram tão abespinhados… Eu morei aqui nesta residência de estudantes durante 6 meses (hoje parcialmente transformada em restaurante bar). Era a residência da Cruz Vermelha (se não estou em erro), dirigida por um capitão do exército…catita…e tinha umas vistas soberbas.

Quanto ao velho caminho rural eu achava-o encantador…fi-lo algumas vezes para ir para a Boavista, embora já não me lembro onde é que ele saía, pois ainda não existia o Pólo Universitário…É a zona da Agustina Bessa Luís…

É a própria vida que tem de mudar…

Crónicas de Coimbra,…país profundo…
O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote
Old April 4th, 2007, 06:10 PM   #106
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Já me esquecia - Obrigado pelas fotos Herrmando…

Old April 4th, 2007, 06:14 PM   #107
Pelha
Registered User

Pelha's Avatar

Likes (Received): 145

Quote:
Originally Posted by serial_man View Post
Quando vi algumas destas fotos pensei que fosse a aldeia dos meus avós na Beira Baixa, depois reparei no título e vi que era no Porto
Calma lá, aquilo é apenas um minúsculo oásis negativo no meio da mega metrópole portuense, jamais poderemos generalizar!
Pelha no está en línea   Reply With Quote
Old April 4th, 2007, 06:17 PM   #108
serial_man
Lisboa, a CAPITAL!

serial_man's Avatar

Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by Pelha View Post
Calma lá, aquilo é apenas um minúsculo oásis negativo no meio da mega metrópole portuense, jamais poderemos generalizar!
E completamente fora-de-mão! Nem de passagem fica! Só se fores lá completamente de propósito!
serial_man no está en línea   Reply With Quote
Old April 4th, 2007, 07:00 PM   #109
Portvscalem
a revolta da francesinha

Portvscalem's Avatar

Likes (Received): 101

o porto tem alguma ruralidade...aliás todo o grande porto..o que é mais um argumento para tudo ser uma só cidade...alguma é bota para baixo...mas este não é o caso, claramente.....existem zonas que é demolir e abrir amplas avenidas, e densificar, e construir em altura...nas escarpas do douro não se mexe....são encantadoras....fora para os lados orientais, onde a ruralidade é se calhar excessiva, e se poderia urbanizar algo, aliás porque na zona oriental a cidade carece de ligações cota alta/cota baixa....
mas bem eu um dia numa bela voltinha por chelas, descobri tb a aldeia dos avós ( os meus moram no porto)...mas efectivamente não é um oásis....campanhã, e gondomar ( para mim é a mesma coisa um e outro a nível urbanístico) é um mix, urbano-rural horrível.....
mas bem, senhores lisboetas, desde que vi na tvi, que um funcionário da camara de odivelas roubou ovelhas ao pobre pastor, que pronto....
Portvscalem no está en línea   Reply With Quote
Old April 4th, 2007, 07:49 PM   #110
Reflex
Uma dúzia de anos disto..

Reflex's Avatar

Likes (Received): 823

Acho que não era de Odivelas!!
Old April 4th, 2007, 08:40 PM   #111
mynuster
12 Years of SSC!

mynuster's Avatar

Likes (Received): 424

Old April 4th, 2007, 09:25 PM   #112
Herrmando
Registered User

Likes (Received): 848

Quote:
Originally Posted by O Prof Godin View Post
Não percebo porque ficaram tão abespinhados… Eu morei aqui nesta residência de estudantes durante 6 meses (hoje parcialmente transformada em restaurante bar). Era a residência da Cruz Vermelha (se não estou em erro), dirigida por um capitão do exército…catita…e tinha umas vistas soberbas.

Quanto ao velho caminho rural eu achava-o encantador…fi-lo algumas vezes para ir para a Boavista, embora já não me lembro onde é que ele saía, pois ainda não existia o Pólo Universitário…É a zona da Agustina Bessa Luís…
Tb n entendo o porquê... É das zonas mais bonitas do Porto, quando tiver tempo dou uma volta maior por aquela zona pode ser que algumas pessoas mudem de opinião
De nada prof!

P.S.- Hj ou amanhã eu coloco um thread mais do agrado do Daniel
Herrmando está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 4th, 2007, 09:52 PM   #113
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Likes (Received): 674

engraçado como eu fiz mais ou menos o mesmo caminho (desde a ribeira até à foz sempre pela marginal) e tu, fazendo o caminho "uns metros acima" parece logo uma cidade diferente
as fotos estão fixes, não conhecia os edificios da faculdade de letras, fazem lembrar as construções da alice no país das maravilhas :P
Old April 4th, 2007, 10:22 PM   #114
Herrmando
Registered User

É verdade, essa é que é a magia do lugar, no meio da cidade uma zona completamente rural, com quintas lindíssimas.
Old April 4th, 2007, 10:24 PM   #115
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Quote:
Originally Posted by Portvscalem View Post
o porto tem alguma ruralidade...aliás todo o grande porto..
Eu tenho duas opiniões que não vão agradar nem a deus, nem ao diabo…sejam lá eles quem forem…
O Porto era, é, e será uma sociedade eminentemente rural, assim como toda a sua zona geográfica. O seu pensamento, o seus comportamentos, a sua maneira de pensar…são, em muitos aspectos, muito mais rurais do que esta pobre e pequena cidade onde habito que se chama Coimbra…
Aliás, e perdoar-me-ão os fanáticos do Porto, eu sempre pensei que o Porto não é mais do que uma “grande aldeia”.
Grande, de facto, com zonas claramente urbanas, mas na sua generalidade uma zona de gente com um pensamento rural, granítico, marcado profundamente pelos seus “arrabaldes” urbanos, pese o non sence, profundamente rurais…

Lisboa é a capital do que dantes se chamava dos “parolos”. Gente oriunda de todo o lado do país são hoje lisboetas de gena, que na sua maioria nem sequer tem uma geração enquanto residentes, mas que sabe que habita o top 10 tuga…

Em termos de povo, a diferença não é muita. Em termos de mentalidades Lisboa é Lisboa, porque procede à aculturação dos emigrantes, integrando-os (coisa que o Porto não faz, antes pelo contrario), e dando-lhes a ilusão de serem, de algum modo, lisboetas…Lembrem-se sempre que Lisboa é a capital dos tugas…e os tugas…são tugas…

Old April 4th, 2007, 10:30 PM   #116
mynuster
12 Years of SSC!

mynuster's Avatar

Likes (Received): 424

belo discurso
Old April 4th, 2007, 10:32 PM   #117
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Likes (Received): 45

Quote:
Originally Posted by Pelha View Post

como vês é minusculo eh um recanto na escarpa, ao lado dos jardins do palácio de cristal

Quote:
Originally Posted by serial_man View Post
E completamente fora-de-mão! Nem de passagem fica! Só se fores lá completamente de propósito!
a mesma imagem pra ti. como vês fica fora de mão. quem quer ir da boavista pra baixa vai pela julio dinis. quem quer ir do campo alegre pra baixa vai pela rua do campo alegre. alem disso essas ruelas nao vao dar a lado nenhum. sao simples passagens completamente rurais esmagadas entre o douro, os jardins do palacio de cristal, e a cidade. eh de facto um oasis no verdadeiro sentido da palavra. algo diferente ali no meio. até pode ser considerado mágico de certa forma, ja que eh completamente diferente da realidade do Porto. mas voces lisboetas frustrados têm sempre que meter o dedo na ferida o mais engraçado eh que em lisboa ha cenarios identicos ou vao dizer que nao ha? secalhar até piores, e em proporçoes bem maiores eh k de facto esta zona eh mesmo pekenininha como se pode constatar nesta imagem de satelite

Old April 4th, 2007, 10:33 PM   #118
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Likes (Received): 674

Quote:
Aliás, e perdoar-me-ão os fanáticos do Porto, eu sempre pensei que o Porto não é mais do que uma “grande aldeia”.
eu tenho mais a noção que coimbra é uma grande aldeia e o porto um conjunto de muitas, muitas aldeias
Old April 4th, 2007, 10:38 PM   #119
Herrmando
Registered User

Quote:
Eu tenho duas opiniões que não vão agradar nem a deus, nem ao diabo…sejam lá eles quem forem…
O Porto era, é, e será uma sociedade eminentemente rural, assim como toda a sua zona geográfica. O seu pensamento, o seus comportamentos, a sua maneira de pensar…são, em muitos aspectos, muito mais rurais do que esta pobre e pequena cidade onde habito que se chama Coimbra…
Grande, de facto, com zonas claramente urbanas, mas na sua generalidade uma zona de gente com um pensamento rural, granítico, marcado profundamente pelos seus “arrabaldes” urbanos, pese o non sence, profundamente rurais…

Lisboa é a capital do que dantes se chamava dos “parolos”. Gente oriunda de todo o lado do país são hoje lisboetas de gena, que na sua maioria nem sequer tem uma geração enquanto residentes, mas que sabe que habita o top 10 tuga…

Em termos de povo, a diferença não é muita. Em termos de mentalidades Lisboa é Lisboa, porque procede à aculturação dos emigrantes, integrando-os (coisa que o Porto não faz, antes pelo contrario), e dando-lhes a ilusão de serem, de algum modo, lisboetas…Lembrem-se sempre que Lisboa é a capital dos tugas…e os tugas…são tugas…
De algum modo concordo. De resto o Porto só é uma "grande" cidade há pouco tempo, veja-se o caso de a foz velha ainda há não mto tempo ser uma "vila" fora da cidade. Note-se também as quintas que ainda proliferam nas zonas mais afastadas do centro histórico, como Campanhã, Lordelo, etc... E ainda o facto de o Porto estar mto ligado à ruralidade do Douro Interior devido ao vinho.
De outra forma, discordo, uma vez que hoje em dia, tal como Lx, uma grande parte da população do grande porto não tem origens de cá, e a dimensão e dinâmica da área metropolitana, a universidade, já criou uma ou duas gerações com pensamento e vivência urbana.
Já a aculturação dos emigrantes, lamento, mas n vejo de que forma Lx integra melhor os seus emigras... Aliás, nesse aspecto, acho que o Porto consegue ser melhor.
Old April 4th, 2007, 10:39 PM   #120
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Likes (Received): 45

Quote:

nada a ver :P o porto nao tem imigrantes? vem aki à senhora da hora que eu levo-te a comunidades de indianos, marroquinos e chineses o porto tem resmas de imigrantes provenientes de varios países do mundo e de todas as regioes de portugal.

pensamos de forma rural? nota-se. foi a pensar de forma rural que nos tornamos numa cidade rica, autosuficiente, diversificada e grande como ela é hoje em dia foi a pensar de forma rural que hoje em dia temos tudo o que ha pra ter, que temos um grande acesso ao mais variado tipo de espetaculos, eventos, concertos, concursos, etc. foi a pensar de forma rural que nos tornamos a cidade da ciencia, com grandes trunfos na medicina, ciencia, tecnologia e inovação. desculpa lá mas nao posso concordar minimamente com o que dizes o porto eh extremamente urbano, quer na cidade propriamente dita, quer nas pessoas, que exigem no seu geral o mais alto padrao de exigencia no que toca a diversão, cultura, etc. nem sei pra que foste citar coimbra como comparaçao ao porto... nao vou dizer nada sobre coimbra até porque nao respondo da mesma moeda a nao ser aos lisboetas, mas de facto dizer que os coimbricenses pensam de forma mais urbana que nós... só podes estar tolo! ehehee
Advertisement

Reply

Tags
campo alegre, cristal, douro, jardim botânico, leite, lordelo do ouro, massarelos, ouro, palacete, pinto, porto, rural, serralves

Thread Tools

Posting Rules