Porto - Hospital de São João - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Porto > Imagens

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old December 18th, 2008, 08:16 PM   #1
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Likes (Received): 45

Porto - Hospital de São João

O Centro Hospitalar de São João MHM (sigla: CHSJ) é um hospital universitário da cidade do Porto, associado à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A 3 de Agosto de 1984 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Mérito

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hospit...%A3o_Jo%C3%A3o

http://portal-chsj.min-saude.pt/

Porto, 16 Dez (Lusa) - O Hospital de São João (HSJ), Porto, foi hoje considerado a melhor das 22 unidades hospitalares universitárias da Península Ibérica em praticamente todos os indicadores clínicos, segundo um estudo comparativo da auditora Iasist.

A complexidade dos doentes tratados, a eficiência e a qualidade integram os indicadores avaliados, numa comparação que envolveu, de entre o grupo dos 22 hospitais, os seis melhores em cada um desses mesmos indicadores.

"Os mapas do estudo qualificam os resultados clínicos do HSJ como melhores do que a média dos seis melhores hospitais da Península Ibérica em praticamente todos os indicadores", salienta um comunicado do HSJ.

Assinala ainda que o maior hospital do Norte de Portugal é que trata os doentes mais complexos de todas as unidades avaliadas, "sendo o nível de complexidade 10 por cento acima do grupo de comparação".

Apesar disto, as taxas de mortalidade e readmissões do HSJ "são significativamente melhores que o padrão", afirma o texto.

No que concerne aos indicadores de eficiência, o HSJ demonstra este ano uma evolução mais favorável do que em 2007, "em particular na gestão dos tempos de internamento".

O estudo revelou "um significativo aumento global da actividade [do HSJ], bons indicadores de mortalidade, um crescimento substancial da actividade cirúrgica em ambulatório e taxas de readmissões mais baixas do que a média dos hospitais em análise".

A nota de imprensa explica que o estudo analisou 22 hospitais universitários da Península, 21 dos quais espanhóis, com cerca de mil camas, uma média de 35.000 altas/ano e um elevado nível de diferenciação.

JGJ.

Lusa/fim

Last edited by Barragon; March 8th, 2018 at 10:11 PM.
Daniel_Portugal no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old December 18th, 2008, 08:22 PM   #2
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Likes (Received): 674

desculpa estragar-te a alegria danny.. mas essa notícia não corresponde exactamente à verdade..

O São João não é o único Hospital Universitário do país.. no entanto foi o único hospital português analisado..
Old December 18th, 2008, 08:27 PM   #3
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

entao... eu li a notícia. sei perfeitamente disso.

do mesmo modo, imagino que terem escolhido apenas este em portugal, foi por o considerarem o melhor portugues. nao sei...

so tres coisas: pegaram em 22 bons hospitais ibericos, decidiram para portugal apenas escolher o sao joao, e dos 22, ele ganhou. 3 razoes para ficar mais que contente!
Advertisement

Old December 18th, 2008, 08:33 PM   #4
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Quote:
Originally Posted by Daniel_Portugal View Post
entao... eu li a notícia. sei perfeitamente disso.
sabes então também que o título da notícia seria "São João é o melhor de 22 hospitais universitários da Península" e não "Hospital São João | Melhor H.Universitário da Península"

link para a notícia

Quote:
do mesmo modo, imagino que terem escolhido apenas este em portugal, foi por o considerarem o melhor portugues. nao sei...
pois.. isso já és tu a especular..

de qq forma é motivo para ficar contente só alertei para que não foram analisados todos os hospitais universitários da península, nada mais..
Old December 18th, 2008, 09:39 PM   #5
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

daniel por favor. se quisesse omitir fosse o que fosse, no corpo do thread teria moldado as coisas a meu bel-prazer. Se não o fiz, não venhas com coisas de que estou a ser sensacionalista ou assim.

Além de que, o título do jornal era precisamente esse. (o que pus no thread).

E que não haja equívocos numa coisa: eles não iriam escolher 22 hospitalzecos quaisquer, para proceder ao estudo. se seleccionaram 22 hospitais para proceder à avaliação "de qual seria o melhor", é porque estes são realmente muito bons. Conclusão: não é 100% vinculativo que o HSJ seja o melhor absoluto da península, mas as probabilidades de o ser são muito altas.

um caso onde pudesse acontecer algo semelhante seria: "tokyo é a maior cidade das 50 cidades estudadas"... e no título dizer "tokyo é a maior cidade do mundo". o facto de só terem estudado 50, e tokyo ser a maior dessas 50, não quer dizer que de facto, não seja a maior do mundo (e é).
Old December 18th, 2008, 09:44 PM   #6
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

o que não quer dizer que seja..

eu não disse que tinhas deturpado nem moldado nada.. o texto está na integra igual ao do link que coloquei.. e sei que não foste tu que o escreveste..

agora, verdade é que essa notícia é sim sensacionalista, pois está-se a concluir algo para o qual não se tem dados..

é o mesmo que fazerem um ranking apenas entre as duas universidades x e y e depois dizerem que a universidade x é a melhor do país..
Old December 18th, 2008, 10:03 PM   #7
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1070

Seria interesante saber que hospitais fora analisados em espanha. A única informação que temos é que serão de dimensão similar em número de camas, 1000...
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old December 18th, 2008, 10:29 PM   #8
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

eles aparentemente têm aqui uma lista do top 20.. mas é preciso estar registado para aceder..

Quote:
E que não haja equívocos numa coisa: eles não iriam escolher 22 hospitalzecos quaisquer, para proceder ao estudo. se seleccionaram 22 hospitais para proceder à avaliação "de qual seria o melhor", é porque estes são realmente muito bons. Conclusão: não é 100% vinculativo que o HSJ seja o melhor absoluto da península, mas as probabilidades de o ser são muito altas.
para que não haja equívocos: A inclusão da unidade de saúde portuguesa neste trabalho surgiu por iniciativa do próprio HSJ, que considerou ter indicadores "à altura" dos hospitais espanhóis e enviou voluntariamente os seus dados para a IASIST
fonte

e o metalist marcou.. ainda dá para 9-1?
Old December 18th, 2008, 10:56 PM   #9
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

curti! achou-se à altura de competir com os espanhóis... meteu-se ao barulho, sozinho... e ganhou!

ganda pinta
Old December 18th, 2008, 11:40 PM   #10
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

o que significa que afinal se calhar nem estamos assim "tão mal" face aos nossos vizinhos.. pena é que não existam comparações a nível nacional, para saber se é uma excepção ou algo generalizado..
Old December 19th, 2008, 12:00 AM   #11
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

acredito que haja outros nacionais bastante bons.

mas obviamente que o hsj eh uma referencia. um dos melhores do país.
Old December 20th, 2008, 03:37 PM   #12
Francisco[prt]
to dream is not a sin

Francisco[prt]'s Avatar

Likes (Received): 0

O único ranking de hospitais portugueses que vi até hoje veio na revista Sábado, julgo que no ano passado, e o HSJ vinha em 1º, seguido do Sta. Maria, e depois não me lembro mais outro ranking que vi também, numa notícia do JN já faz algum tempo, era o nº de artigos publicados pelos próprios hospitais (não confundir com faculdades que estão incorporadas nos hospitais) e o HSJ tb vinha em 1º, também seguido do Sta. Maria
Francisco[prt] no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2008, 01:27 AM   #13
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Likes (Received): 33

…se o S. João é dos melhores…imaginem os piores…

É a própria vida que tem de mudar…

Crónicas de Coimbra,…país profundo…
O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2008, 01:54 AM   #14
Telmo_Maia_Portugal
Registered User

Telmo_Maia_Portugal's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by O Prof Godin View Post
…se o S. João é dos melhores…imaginem os piores…
nÃO DEVES conhecer o S joao de certeza sobretudo depois das renovaçoes e de estarem a acrescentar edificios.

Nao e por acaso q e a universidade com melhor media de medicina do pais e n te esqueças que no porto existem duas escolas de medicina.
Telmo_Maia_Portugal no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2008, 02:24 AM   #15
Rui_P
Registered User

Rui_P's Avatar

Likes (Received): 17

As novas faculdades de Medicina e de Ciências da Nutrição vão finalmente avançar. Serão no terreno do HSJ e serão moderníssimas, finalmente a fazer jus ao nome do curso!
Rui_P no está en línea   Reply With Quote
Old January 23rd, 2009, 03:51 PM   #16
Andre_Filipe
On The Horizon

Andre_Filipe's Avatar

Likes (Received): 8898

Faculdade de Medicina atrai jovens do secundário

Estavam impressionados pela dimensão do hospital, pelo ar moderno das instalações, pela organização. No final de uma visita ao Centro de Simulação Biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Francisca Lobão, de 16 anos, reconheceu a sua surpresa.

"Não imaginava que o Hospital de S. João fosse tão grande. Fiquei surpreendida com a organização da Urgência Pediátrica e com os médicos. A visita só foi reforçar a minha convicção em seguir Medicina", referiu a aluna.

Integrada no Dia Aberto da FMUP/Hospital de S. João, a iniciativa juntou cerca de 300 estudantes do Ensino Secundário de escolas públicas e privadas dos distritos do Porto e de Lisboa.

Luís Silva, de 15 anos, aluno da Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, em Espinho, tem poucas dúvidas sobre a especialidade a seguir: "Neurociurgia. Sempre gostei e o que tenho lido na Internet agrada-me. As minhas médias são boas e esta visita ajudou-me a decidir. O hospital parece-me muito bom, embora muito maior do que esperava".

Elisabete Loureiro, responsável pela inciativa, que já vai na quinta edição, salientou ser esta "uma forma de dar a conhecer a realidade da faculdade e do hospital a quem se sente atraído pela Medicina".
Andre_Filipe no está en línea   Reply With Quote
Old January 23rd, 2009, 11:10 PM   #17
Império-CostaAzul
Pexito na Alma

Império-CostaAzul's Avatar

Likes (Received): 168

Sem duvidas que a universidade do Porto tem-se completado em termos de cursos, é muito bom também para o HSJ que beneficia com esta mão de obra qualificada. Acho que é um polo importante para a cidade e mesmo para o pais. Também me agrada o facto de uma universidade portuguesa estar entre as melhores da europa.

&

๑۩۞۩๑ Sesimbra ๑۩۞۩๑
Vila Pexita, Terra de Mar

"Entre muralhas, defesa lusitana, surge um oásis chamado Costa Azul, nenhum caminho até hoje conhecido nos levará a tão estimado Paraíso, só aqui a natureza toma forma, assim bem na Arrábida, no Oceano, no Sado, formas cheias de vida, uma árvore, um roaz, uma gaivota. Aqui o Homem sempre sorriu ao futuro, numa união de terra, rio, serra e mar."
Império-CostaAzul no está en línea   Reply With Quote
Old January 23rd, 2009, 11:27 PM   #18
Rui_P
Registered User

Rui_P's Avatar

Likes (Received): 17

Quote:
Originally Posted by Império-CostaAzul View Post
Sem duvidas que a universidade do Porto tem-se completado em termos de cursos, é muito bom também para o HSJ que beneficia com esta mão de obra qualificada. Acho que é um polo importante para a cidade e mesmo para o pais. Também me agrada o facto de uma universidade portuguesa estar entre as melhores da europa.
Vais a ver... ainda há gente que fala mal! O projecto do novo reitor é estar entre as 100 melhores da Europa em 2010. Esta-se a trabalhar bem nesse sentido.

Resta dizer que, a nível de instalações, estando já a decorrer as obras da Faculdade de Farmácia e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, faltará apenas a obra da nova Faculdade de Medicina e Faculdade de Nutrição para dotar a UP de instalações totalmente modernas, capazes de fornecer todos os meios para o desenvolvimento do trabalho universitário.
Rui_P no está en línea   Reply With Quote
Old January 24th, 2009, 12:19 AM   #19
Francisco[prt]
to dream is not a sin

Francisco[prt]'s Avatar

Likes (Received): 0

Posso desde já adiantar que a produção científica da UP subiu de cerca de 7500 para cerca 9500 artigos , de 2007 para 2008. Cerca de 27%. Impressionante, tendo em conta que já é a que produz mais. Naturalmente, o rácio artigos/docentes subiu, já que julgo que o nº de docentos até diminuiu (isto numa universidade onde este rácio é ingrato, já que quanto maior a universidade, maior nº de professores que não fazem quase investigação nenhuma, piorando o rácio relativamente àquelas universidades que, tendo poucos docentes, todos a fazem).
Francisco[prt] no está en línea   Reply With Quote
Old January 24th, 2009, 06:19 PM   #20
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Muito bem! A macrocefalia da UP é gigante... e só de pensar que esta é apenas uma parte da representação científica da AMP...
Advertisement

Reply

Tags
hospital, porto, são joão

Thread Tools

Posting Rules