STCP [2013] - Page 2 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Closed Thread

Thread Tools
Old January 5th, 2013, 07:56 PM   #21
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Likes (Received): 5014

Pois, mas é o facto de ainda os ter... e de ter cabines telefónicas vermelhas... o Porto tem muita influência britânica.
Advertisement

Old January 5th, 2013, 09:27 PM   #22
Hugoferreiraleite
Registered User

Hugoferreiraleite's Avatar

Likes (Received): 394

Quote:
Originally Posted by marciomaco View Post
Estendias o 701 até aos Sonhos. Mas depois tens de precaver a parte do 703 no Porto, pois é a única ligação de Ermesinde ao Porto. Nesse caso, manda-se o 702 para lá, fazendo um pequeno desvio pela estação de Ermesinde
Única ligação ao Porto???
Tens o 701, que liga Ermesinde ao Bolhão.

O 702 como vai para a Travagem eu nunca tinha pensado nele. Mas bem vistas as coisas, poderia ser a solução.
Depois da Travagem, viraria na rua Bartolomeu Dias, passaria debaixo da linha do Minho e seguiria até à rotunda, aqui seguiria pela rua Manuel Joaquim Fernandes dos Santos, passaria debaixo da linha do Douro aonde chegaria à rotunda 5 de Outubro, aonde seguiria para os Sonhos pelo caminho do 703.
O problema a meu ver poderá estar nas pontes, não sei se ambas permitem os DD e não sei se os articulados conseguem dar a volta nos Sonhos.

Quote:
A ideia parece boa. Pode sair do Soldado, seguir o 804 até ao metro em Fânzeres, depois seguir o 806 e continuar pelo teu trajecto.
Mas o ZM vai até à Cordoaria pelo centro histórico, como queres aproveitá-lo? Mais acabar com a ligação?
Andaria para trás e adiante, não teria vantagens.
A ideia era ia até à estação de Metro Fânzeres, mas devido à forma como está construída a avenida teria de ir quase à Venda Nova para inverter macha. Como o metro já liga à Boavista e liga em tempos imbatíveis para a STCP, mais vale esquecer.
Mas poderia perfeitamente ir até ao Soldado Desconhecido fazer interface com o 69.

A parte da ZM que sobe à Cordoaria desistia. A zona ribeirinha já tem o 500 e o elétrico para fazer esse trajeto.

Outra coisa a respeito desta linha, atualmente a STCP apenas leva à fronteira entre Porto/Gondomar a linha ZR, e eu penso que seja porque os autocarros normais não passam, visto a rua ser muito estreita.
Ou seja, poderíamos estar a falar de uma linha 807? que teria forçosamente de ser operada com sprinters.

Quote:
Originally Posted by pai nosso View Post
É por isso que já não há 55, 68 e 70!!!
Não há? Ainda hoje me cruzei com o 55 e com um 70...

Quote:
Era para ser o 55!! Oops!!
Tens a certeza? Mas ficaria com todo o percurso do 55?
Eu por acaso quando surgiu o 803, pensei que fosse para usar a única zona com potencial de passageiros da linha 55. Uma vez que todo o restante traçado ou está decalcado por outras linhas, ou está pelo metro.
E assim a STCP passava a oferecer um serviço diferente (Hosp. São João), à zona com mais validações do 55.

Quote:
Nota-se perfeitamente que o concelho de Gondomar é muito bem servido pela a STCP, basta imaginar os novos mapas da rede STCP.

Sim, porque tem-se que imaginar os mapas, porque em certas paragens de autocarro (ex-10, 55, 68, 69 e 70) esses mapas da rede STCP desapareceram todos!!
Mas aí o erro não está na STCP.
Deveria ser a Autoridade Metropolitana de Transportes que deveria colocar esses mapas, com as linhas dos diversos operadores.
Ou os TIP a rede Andante.

Não cabe à STCP colocar mapas da rede da Gondomarense. Já bastou andar a colocar paragens para esta.

Quote:
Suposições:

1) Já agora deixo uma questão, visto que parece que a STCP vai manter o passe rede geral (ainda bem!!), não parece que os utentes ao ter novamente a escolha entre tarifário STCP e tarifário andante vão escolher o tarifário STCP.

E não será que irá haver fuga de utentes do eixo Vale de Ferreiros-Bolhão para o 94, sobrelotando os veículos e encerrando assim a curto/médio prazo as linhas 69 e 70, e não será também que no eixo S. Roque da Lameira-Bolhão as linhas 800, 801 e 94 irão ficar sobrelotadas devido aos utentes terem agora apenas 3 linhas em vez de as 6 anteriores!!

2) com a futura (previsivelmente) alteração do fluxo de trânsito em S. Roque da Lameira, acham que os autocarros (no sentido periferia-Bolhão) irão continuar a ir pela a circunvalação ou passarão a ir directamente por S. Roque da Lameira)??
1- Depende. Como a maioria da população* necessita de um Z3 só o fará se forem lorpas. Porque fica mais caro um passe rede Geral STCP que um Z3 andante. Que dá para mais transportes nas zonas que lhes interessa.

*Claro que os reformados continuarão com o passe geral para passearem à vontade.

Passe Z3 36€, Z4 47€, ABC 46,80€.

Quote:
Originally Posted by Lino View Post
Pois, mas é o facto de ainda os ter... e de ter cabines telefónicas vermelhas... o Porto tem muita influência britânica.
Eh eh... Eu por acaso gosto.
E tenho pena da STCP não ter apostado mais nos DD (mas mais pequenos, iguais aos de Londres) ao invés dos articulados. Os DD pequenos/normais para percursos dentro do Porto em linhas com muitos passageiros seriam mais fáceis de manobrar.

Outra coisa que poderíamos fazer era por os carros a andarem pela esquerda. Só para meter nojo aos que vêm lá de baixo! Eh eh eh

Last edited by Hugoferreiraleite; January 6th, 2013 at 12:28 AM.
Hugoferreiraleite no está en línea  
Old January 5th, 2013, 09:53 PM   #23
51-51-HT
BANNED

Likes (Received): 52

Quote:
Originally Posted by Xico205 View Post
Já nos anos 60 tinha.
70,80 e 90.
51-51-HT no está en línea  
Old January 5th, 2013, 09:54 PM   #24
51-51-HT
BANNED

Quote:
aqui somo todos muito bristish, lá para baixo tem mais influências africanas e mulçumanas.
Old January 5th, 2013, 11:21 PM   #25
pai nosso
Registered User

pai nosso's Avatar

Likes (Received): 5723

Quote:
Originally Posted by Hugoferreiraleite View Post

1- Depende. Como a maioria da população* necessita de um Z3 só o fará se forem lorpas. Porque fica mais caro um passe rede Geral STCP que um Z3 andante. Que dá para mais transportes nas zonas que me interessam.

*Claro que os reformados continuarão com o passe geral para passearem à vontade.

Passe Z3 36€, Z4 47€, ABC 46,80€.

Agora a que disseste tudo!!

Na zona que te interessa, tudo o resto que se lixe, acho bem!!

Se quiseres ir à sede do concelho, dá um andante Z3 se tiveres escolhidas as zonas andante necessárias para a ligação à baixa do Porto????

Se quiseres ir ao Norteshopping/Parque da Cidade, dá um Z3 com as zonas escolhidas para a ligação à baixa do Porto????

Se quiseres ir à praia de Matosinhos (pelo o 61) que é o que muita gente faz na zona de Baguim, dá para ir com um Z3 andante (com as zonas andante necessárias para ir para a baixa)????

Se quiseres ir a Valongo, que é beira de Baguim, dá um Z3 com as zonas escolhidas para a ligação à baixa do Porto????

Já dá para perceber porquê é que o tarifário STCP é melhor, porque permite/permitia no momento de decisão uma maior disponibilidade de destinos e uma maior liberdade de escolha e a um preço mais acessível do que o tarifário Andante.

Enquanto que se ao fim de semana quiseres ir a algum lado fora nas zonas normais semanais, vais ter que ir carregar uma senha, ter em atenção quantas zonas que são, ter cuidado se são essas zonas, e ter cuidado de fazer o percurso inverso pela mesma carreira, porque senão corres o risco de ir por um outro trajecto e aparacer um fiscal e estás a cometer uma transgressão!!
pai nosso está en línea ahora  
Old January 6th, 2013, 12:14 AM   #26
Diogo Nuno
Registered User

Diogo Nuno's Avatar

Likes (Received): 111

Quote:
Já adiantei essa solução.
A questão é que de Ermesinde para baixo há muitos transportes, o mesmo não acontece na zona dos Sonhos. Ou seja, poderiam optar por essa solução (se bem que 706 mais 707 não dão tantos autocarros por hora como o 703, dão uma média de 40 a 50min de intervalo de passagem).

Outra solução era estender somente os 701 que acabam em Ermesinde e que consultando os horários não são assim tão poucos (contei 31, mas não existem em certos horários do dia).

Outra solução ainda era por uma sprinter a fazer o ZS (Zona Sonhos).

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Outra coisa que reparei faz tempo é que o ZM poderia se fundir com o ZR e estende-lo por Areias e Portelinha acima, junto com o 806 até a avenida da Carvalha, metro na estação Fânzeres, ou Soldado Desconhecido, passando a unir directamente Gondomar à Boavista (ligação que não existe), com o número 807. Sendo que também seria bom para a zona de Azevedo que atualmente tem ligações muito fracas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outra coisa ainda que linha seria a 802 que nunca surgiu?

Gosto da ideia para a ZS. Mas sim com a ligação Sonhos - Corim.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quanto à ideia para o ZR, apresentei uma parecida no Facebook dos STCP mas com algumas diferenças:
  • O ZR mantinha-se independente do ZM (pois vamos ser realistas: ia para a Cordoaria ou para a Boavista?)
  • O novo ZR deveria chegar à Carvalha e ir para Gondomar, terminando em Gondomar (escolas), onde terminava o 68. No inverso ia pela Secundária de Gondomar e a Junta de S.Cosme e seguia o 800 desde o Souto. Alternativamente, ao chegar a Carvalha, vai até a Fânzeres (Metro) onde segue pelo percuso da 68 até às escolas de Gondomar.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Apesar de 807 suar muito bem, mais inteligente era pegar na nova ZR e torna-la em 802. Esta linha estava reservada para o 55, assim como o 700 foi reservado para o 94.
Diogo Nuno no está en línea  
Old January 6th, 2013, 12:23 AM   #27
Diogo Nuno
Registered User

Diogo Nuno's Avatar

Quote:

O 702 como vai para a Travagem eu nunca tinha pensado nele. Mas bem vistas as coisas, poderia ser a solução.
Depois da Travagem, viraria na rua Bartolomeu Dias, passaria debaixo da linha do Minho e seguiria até à rotunda, aqui seguiria pela rua Manuel Joaquim Fernandes dos Santos, passaria debaixo da linha do Douro aonde chegaria à rotunda 5 de Outubro, aonde seguiria para os Sonhos pelo caminho do 703.
O problema a meu ver poderá estar nas pontes, não sei se ambas permitem os DD e não sei se os articulados conseguem dar a volta nos Sonhos.
Eu já vi articulados na 703 por isso, prossuponho que sim.
Old January 6th, 2013, 12:37 AM   #28
Hugoferreiraleite
Registered User

Quote:
Agora a que disseste tudo!!

Na zona que te interessa, tudo o resto que se lixe, acho bem!!

Se quiseres ir à sede do concelho, dá um andante Z3 se tiveres escolhidas as zonas andante necessárias para a ligação à baixa do Porto????

Se quiseres ir ao Norteshopping/Parque da Cidade, dá um Z3 com as zonas escolhidas para a ligação à baixa do Porto????

Se quiseres ir à praia de Matosinhos (pelo o 61) que é o que muita gente faz na zona de Baguim, dá para ir com um Z3 andante (com as zonas andante necessárias para ir para a baixa)????

Se quiseres ir a Valongo, que é beira de Baguim, dá um Z3 com as zonas escolhidas para a ligação à baixa do Porto????[
Obviamente foi um erro gramatical que passou. Está corrigido...

Pai Nosso, para o dia-a-dia fica mais barato um passe Andante. Para viagens excepcionais que são excepcionais, usasse as senhas. Mesmo assim fica mais barato, comprar um passe andante Z3, e comprar quatro ou seis Z3 para as viagens excepcionais...

Quote:
Já dá para perceber porquê é que o tarifário STCP é melhor, porque permite/permitia no momento de decisão uma maior disponibilidade de destinos e uma maior liberdade de escolha e a um preço mais acessível do que o tarifário Andante.
Vai ver o tarifário antes de despejar disparates no fórum.

Quote:
Enquanto que se ao fim de semana quiseres ir a algum lado fora nas zonas normais semanais, vais ter que ir carregar uma senha, ter em atenção quantas zonas que são, ter cuidado se são essas zonas, e ter cuidado de fazer o percurso inverso pela mesma carreira, porque senão corres o risco de ir por um outro trajecto e aparacer um fiscal e estás a cometer uma transgressão!!
Sim, é das coisas que mais provavelmente podem acontecer...
Também convém ter em atenção o fato de se poder apanhar com um asteróide na praia.

Quote:
Originally Posted by Diogo Nuno View Post
Gosto da ideia para a ZS. Mas sim com a ligação Sonhos - Corim.
Corim??? Porque carga d'agua?

Quote:
Quanto à ideia para o ZR, apresentei uma parecida no Facebook dos STCP mas com algumas diferenças:
  • O ZR mantinha-se independente do ZM (pois vamos ser realistas: ia para a Cordoaria ou para a Boavista?)
  • O novo ZR deveria chegar à Carvalha e ir para Gondomar, terminando em Gondomar (escolas), onde terminava o 68. No inverso ia pela Secundária de Gondomar e a Junta de S.Cosme e seguia o 800 desde o Souto. Alternativamente, ao chegar a Carvalha, vai até a Fânzeres (Metro) onde segue pelo percuso da 68 até às escolas de Gondomar.
O troço em Fânzeres pertence à Gondomarense não à STCP.

Quote:
Apesar de 807 suar muito bem, mais inteligente era pegar na nova ZR e torna-la em 802. Esta linha estava reservada para o 55, assim como o 700 foi reservado para o 94.
Sim sim... Tb dava, eu é que parti do principio que o 802 seria uma linha nova que surgiria aquando da implantação da totalidade da nova rede.

Quote:
Eu já vi articulados na 703 por isso, prossuponho que sim.
Tb estive a medir a praça, em Sonhos (no Google), aonde dá a volta o 703. E também conclui que dava.
Old January 6th, 2013, 05:06 AM   #29
51-51-HT
BANNED

digam o que disserem mas o rede geral da Stcp deita abaixo qualquer outro tipo de bilhete de transporte. Não temos que estar preocupado com zonas, se passamos a paragem limite, etc etc, é mais barato e abrange uma zona maior que qualquer titulo andante com preço igual ou inferior. Só quem for muito rico vai tirar zonas andante, eu cá por mim já não tiro passe À 12 anos , mas acabei de tira lo esta semana e tal como eu muitas pessoas estão a fazer o mesmo, incluindo os milhares de pessoas que até dia 31/12/2012 tiravam outro tipo de titulo do tarifario monomodal da Stcp.
Old January 6th, 2013, 08:06 AM   #30
Hugoferreiraleite
Registered User

Quote:
Originally Posted by 51-51-HT View Post
digam o que disserem mas o rede geral da Stcp deita abaixo qualquer outro tipo de bilhete de transporte. Não temos que estar preocupado com zonas, se passamos a paragem limite, etc etc, é mais barato e abrange uma zona maior que qualquer titulo andante com preço igual ou inferior. Só quem for muito rico vai tirar zonas andante, eu cá por mim já não tiro passe À 12 anos , mas acabei de tira lo esta semana e tal como eu muitas pessoas estão a fazer o mesmo, incluindo os milhares de pessoas que até dia 31/12/2012 tiravam outro tipo de titulo do tarifario monomodal da Stcp.
51-52-HT foca-te no que estás a dizer...
A grande maioria das pessoas não anda a passear pela rede. São pessoas que trabalham e usam o transporte para as deslocações diárias casa-trabalho. São pessoas que não andam preocupadas se passaram ou não a zona, porque entram e saem todos os dias na mesma paragem. Para estas pessoas fica (como regra geral) mais barato o andante que o passe rede geral. Com a grande benesse que o andante permite andar no metro e comboio, que serve de atalho nas deslocações em todos os concelhos do grande Porto, permitindo desta forma, viagens muito mais rápidas.

Agora claro que existe um nicho de mercado para os passes gerais, normalmente pessoas que tenham de usar muitas zonas andante, mas principalmente para os reformados que passam o dia passeando pela rede, e ainda para os curiosos e aficionados dos TP's que podem passear com maior flexibilidade.

E tempo é €...
Old January 6th, 2013, 02:50 PM   #31
51-51-HT
BANNED

uma fonte dentro da propria Stcp disse me que a emissão de passes rede geral quadriplicou desde a nova implementação de zonas andante. só isto diz tudo, não são só os reformados e demais afcionados que utilizam este passe.
Old January 6th, 2013, 05:02 PM   #32
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Likes (Received): 5014

Para mim deveria ser só um cartão e pronto. Há que simplificar e desenvolver a intermodalidade.
Old January 6th, 2013, 05:06 PM   #33
Diogo Nuno
Registered User

Diogo Nuno's Avatar

Quote:
Obviamente foi um erro gramatical que passou. Está corrigido...

Pai Nosso, para o dia-a-dia fica mais barato um passe Andante. Para viagens excepcionais que são excepcionais, usasse as senhas. Mesmo assim fica mais barato, comprar um passe andante Z3, e comprar quatro ou seis Z3 para as viagens excepcionais...:nuts:

Vai ver o tarifário antes de despejar disparates no fórum.

Sim, é das coisas que mais provavelmente podem acontecer...
Também convém ter em atenção o fato de se poder apanhar com um asteróide na praia. :nuts:

Corim??? Porque carga d'agua?

O troço em Fânzeres pertence à Gondomarense não à STCP.

Sim sim... Tb dava, eu é que parti do principio que o 802 seria uma linha nova que surgiria aquando da implantação da totalidade da nova rede.

Tb estive a medir a praça, em Sonhos (no Google), aonde dá a volta o 703. E também conclui que dava.
Para fazer transbordo com o 701 (Ermesinde), 702 e 705 (Alto da Maia) e o 704 no Corim, por isso tendo aí término.
Então vai por onde vão as outras pois ir a Fânzeres e voltar não faz sentido.
Old January 6th, 2013, 06:02 PM   #34
marciomaco
Peido Ninja!!!

marciomaco's Avatar

Likes (Received): 227

Quote:

1)

E não será que irá haver fuga de utentes do eixo Vale de Ferreiros-Bolhão para o 94, sobrelotando os veículos e encerrando assim a curto/médio prazo as linhas 69 e 70, e não será também que no eixo S. Roque da Lameira-Bolhão as linhas 800, 801 e 94 irão ficar sobrelotadas devido aos utentes terem agora apenas 3 linhas em vez de as 6 anteriores!!

2) com a futura (previsivelmente) alteração do fluxo de trânsito em S. Roque da Lameira, acham que os autocarros (no sentido periferia-Bolhão) irão continuar a ir pela a circunvalação ou passarão a ir directamente por S. Roque da Lameira)??
1) Isso haverá, claro, pois os outros agora não aceitam as assinaturas STCP.
2) Os autocarros deverão continuar a dar a volta por causa do transbordo na Circunvalação.
Old January 6th, 2013, 06:43 PM   #35
marciomaco
Peido Ninja!!!

marciomaco's Avatar

Quote:

Andaria para trás e adiante, não teria vantagens.
A ideia era ia até à estação de Metro Fânzeres, mas devido à forma como está construída a avenida teria de ir quase à Venda Nova para inverter macha. Como o metro já liga à Boavista e liga em tempos imbatíveis para a STCP, mais vale esquecer.
Mas poderia perfeitamente ir até ao Soldado Desconhecido fazer interface com o 69.

A parte da ZM que sobe à Cordoaria desistia. A zona ribeirinha já tem o 500 e o elétrico para fazer esse trajeto.
Eu queria dizer única ligação à Cordoaria xD

O 702 seria a alternativa, mas para a parte sul do 703, como já te expliquei. A norte, não alterava nada no 702.

E os recônditos do Centro Histórico? Ficam sem autocarro? O antigo ZH era melhor, mas não havendo outra hipótese, que se mantenha o ZM.
Old January 6th, 2013, 07:17 PM   #36
Xico205
Portugal

Xico205's Avatar

Likes (Received): 368

Quote:
Nesse caso Lisboa e Coimbra tambem têm influência britânica. Isso tudo já houve nestas 3 cidades.

Os actuais autocarros de dois pisos do Porto são iguais aos de Berlim e não aos ingleses.
Xico205 no está en línea  
Old January 6th, 2013, 08:59 PM   #37
CS-TNJ
Registered User

CS-TNJ's Avatar

Likes (Received): 13

CS-TNJ no está en línea  
Old January 6th, 2013, 10:03 PM   #38
Hugoferreiraleite
Registered User

Quote:
Originally Posted by 51-51-HT View Post
uma fonte dentro da propria Stcp disse me que a emissão de passes rede geral quadriplicou desde a nova implementação de zonas andante. só isto diz tudo, não são só os reformados e demais afcionados que utilizam este passe.
Isso não faz sentido...
Antes do Andante só havia passes rede geral STCP. Como podes criar um produto novo e quadruplicar a venda do antigo, e passar uma parte grande dos antigos para o Andante? Só se o número de passageiros STCP quintuplicou ou sextuplicou o que me parece irreal.

Provavelmente quererás dizer que quando a STCP começou a troca dos antigos passes por passes sem contato de validação obrigatória, a venda de passes na STCP subiu imenso. Claro nem era de esperar outra coisa...

Quote:
Para mim deveria ser só um cartão e pronto. Há que simplificar e desenvolver a intermodalidade.
Lino estamos aqui todos abertos a propostas que ajudem a melhorar e intermodalidade. Infelizmente o modelo do Andante é dos mais perfeitos que existe, além de ser tecnicamente tecnologia de ponta.

A mudar? Eu mudava as zonas. Não com o objetivo de diminuir ou aumentar as mesmas, mas no sentido de dar mais coerência à rede. E era simples, basta de adotassem um modelo de fronteiras fixas baseado em algo que toda a gente percebesse.
Por exemplo; Um concelho uma zona Andante.
Se depois fosse necessário rectificava-se o tarifário.

Quote:
Para fazer transbordo com o 701 (Ermesinde), 702 e 705 (Alto da Maia) e o 704 no Corim, por isso tendo aí término.
Então vai por onde vão as outras pois ir a Fânzeres e voltar não faz sentido.
O 702 vai para o mesmo sítio que o 701. Daí fazer pouco sentido.
O 705 passa na estação de Ermesinde aonde faria interface com o ZS.

Era isso que estava a dizer, seguia pelo caminho do 800 e 801 até ao Soldado Desconhecido para fazer interface com o 69, ou à semelhança do 806 terminaria um pouco mais abaixo na avenida da Carvalha.

Quote:
1) Isso haverá, claro, pois os outros agora não aceitam as assinaturas STCP.
2) Os autocarros deverão continuar a dar a volta por causa do transbordo na Circunvalação.
1) Há de fato esse risco.
Quem tem andante vai de metro que é mais rápido, quem não tem vai de STCP, porque depois precisa do passe para andar no resto da rede.

A Gondomarense à semelhança da STCP que adapte a sua rede ao metro e à intermodalidade. Não faz sentido nenhum aquele disparate São Roque da Lameira abaixo...

2) Aquele troço deverá entrar em funcionamento quando também entrar em funcionamento as faixas de bus, por São Roque da Lameira abaixo que tão reclamadas foram.
A grande vantagem desse troço é que permitirá que os DD circulem no 800 e futuramente no 700 sem problemas de maior.
Recordo que atualmente eles não conseguem virar à esquerda na circunvalação, sentido Gondomar -> Porto, devido ao declive entre a rua interna e externa da circunvalação, tendo por isso que dar a volta no nó do mercado abastecedor com a circunvalação (metros à frente).

Quote:
Eu queria dizer única ligação à Cordoaria xD

O 702 seria a alternativa, mas para a parte sul do 703, como já te expliquei. A norte, não alterava nada no 702.

E os recônditos do Centro Histórico? Ficam sem autocarro? O antigo ZH era melhor, mas não havendo outra hipótese, que se mantenha o ZM.
Ahhh... Mas isso poderia-se estender o 701 ou 702 à Cordoaria, se bem que não acho necessário. E da forma como está montada a descida dos Clérigos só serve para atrasar os veículos.

Quanto ao ZM, deixa de ver os mapas de forma tão rigorosa. O ZM sobe à Cordoaria pela rua interior da rua Mouzinho da Silveira. Aquela zona é servida pelos autocarros que passam na rua Mouzinho da Silveira, e ainda pelos autocarros que passa na Praça da Cordoaria.

Que é feito da ZH? Não aparece nos mapas?
Old January 6th, 2013, 11:43 PM   #39
marciomaco
Peido Ninja!!!

marciomaco's Avatar

Quote:

2) Aquele troço deverá entrar em funcionamento quando também entrar em funcionamento as faixas de bus, por São Roque da Lameira abaixo que tão reclamadas foram.
A grande vantagem desse troço é que permitirá que os DD circulem no 800 e futuramente no 700 sem problemas de maior.
Recordo que atualmente eles não conseguem virar à esquerda na circunvalação, sentido Gondomar -> Porto, devido ao declive entre a rua interna e externa da circunvalação, tendo por isso que dar a volta no nó do mercado abastecedor com a circunvalação (metros à frente).
O problema disso é que se vai perder a intermodalidade que existe em S. Roque. A ideia dos dois sentidos é muito bem-vinda, pelas razões que tu já disseste, mas depois o 205 vai perder muita gente pois ainda é uma certa distância que separa a rua onde o 800/801/806 vai passar a parar e a paragem onde o 205 pára na Circunvalação...

Quote:
Ahhh... Mas isso poderia-se estender o 701 ou 702 à Cordoaria, se bem que não acho necessário. E da forma como está montada a descida dos Clérigos só serve para atrasar os veículos.

Quanto ao ZM, deixa de ver os mapas de forma tão rigorosa. O ZM sobe à Cordoaria pela rua interior da rua Mouzinho da Silveira. Aquela zona é servida pelos autocarros que passam na rua Mouzinho da Silveira, e ainda pelos autocarros que passa na Praça da Cordoaria.

Que é feito da ZH? Não aparece nos mapas?
O 703 tem andado atrasado nos horários? Se sim, dou-te então razão, mas com reserva, pois acho que Ermesinde perde com o fim da ligação directa à Cordoaria (pelo menos, enquanto não houver metro lá). Se não, se o 703 não anda atrasado, com certeza o substituto também não andará

A ZH extinguiu-se, meu caro. Por isso é que a ZM passou a terminar na Cordoaria
Old January 7th, 2013, 12:02 AM   #40
Diogo Nuno
Registered User

Diogo Nuno's Avatar

Quote:
O 702 vai para o mesmo sítio que o 701. Daí fazer pouco sentido.
O 705 passa na estação de Ermesinde aonde faria interface com o ZS.

Era isso que estava a dizer, seguia pelo caminho do 800 e 801 até ao Soldado Desconhecido para fazer interface com o 69, ou à semelhança do 806 terminaria um pouco mais abaixo na avenida da Carvalha.
A ideia é que a ZS faça transbordo com todas as linhas de Valongo (exeto as da VALPI)
701/705/706/707 em Ermesinde
702/705 no Alto da Maia pois há gente que pode querer ir de Sonhos à Travagem.
704 no Corim.
A linha alternativamente podia acabar em Forno (Chamite) onde terminava o 53.
Quanto a Gondomar, o 802/807 ia até Gondomar de forma a servir a Secundária de Gondomar e a Junta de São Cosme, assim como a Uni. Senior de Gondomar (já que para alguns o passe rede geral é para os reformados passearem).
Sponsored Links
Advertisement

Closed Thread

Thread Tools

Posting Rules