Brasil | Ônibus Rodoviários - Page 543 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 205 votes, 4.98 average.
Old August 21st, 2016, 07:04 PM   #10841
Leo Moura
Registered User

Leo Moura's Avatar

Likes (Received): 2809

Quote:
Originally Posted by Luccas Cuica View Post
Não foi a Planalto,foi só a Ouro e Prata quem comprou parte da Unesul (no caso o grupo UNETRAL aí).E sim confere mesmo,inclusive tem algumas linhas ANTT da Unesul "repassadas" pra Ouro e Prata.

Falando em Unesul

Cinco ônibus foram assaltados em mesmo trecho da BR-386 desde março
Os ataques são semelhantes e têm como alvo coletivos que vão para Foz do Iguaçu e Paraguai

Um trecho da BR-386, no norte do Rio Grande do Sul, tem sido a região preferida da ação de assaltantes de ônibus.

O foco são os coletivos que vão para Foz do Iguaçu e para o Paraguai. Desde março, já ocorreram cinco assaltos desse tipo no trecho entre Carazinho e Seberi.

Geralmente, esses os ônibus saem de Porto Alegre lotados de pessoas que fazem compras e estão em busca de produtos mais baratos. A distância entre a Capital gaúcha e a cidade de Assunção, no Paraguai, é de 1.228 km.

Desde março, foram cinco ataques semelhantes. Todos registrados em um trecho de 131 quilômetros entre as cidades de Carazinho e Seberi. Nos cinco casos, um total de 160 passageiros tiveram as armas apontadas pelos criminosos.

Os cinco assaltos foram contra ônibus da empresa Unesul, que faz a linha Porto Alegre-Assunção,saindo de Porto Alegre nas sextas e retornando nas segundas.

O modo de agir dos assaltantes é semelhante: abordam os ônibus, geralmente, atirando contra os pneus, entram no coletivo, levam o veículo para estradas vicinais, roubam joias, dinheiro e demais pertences, trancam os passageiros nos bagageiros e fogem.

O último caso ocorreu no fim da noite desta sexta-feira. Um ônibus que levava passageiros ao Paraguai teve a frente cortada na BR-386, em Seberi, por um Peugeot preto.

Os bandidos atiraram contra o veículo, obrigando o motorista a parar.Eles renderam o condutor, que teve que mudar a rota - o ônibus foi levado para uma estrada vicinal da BR-158, entre Palmeira das Missões e Panambi.

Os passageiros foram trancados no bagageiro, e os criminosos fugiram levando dinheiro e outros pertences da vítimas. A polícia acredita que ao menos quatro pessoas participaram da ação, que durou mais de duas horas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) possui dois postos na região, em Seberi e em Sarandi - distantes quase 100 quilômetros um do outro. No entanto, o efetivo reduzido e o modo de agir dos assaltantes dificulta o trabalho para a prisão dos responsáveis, segundo o chefe de comunicação da PRF, inspetor Alessandro Castro:

— O nosso efetivo, além de reduzido, tem que atender muitos acidentes, pois é uma região de grande movimento, com forte fluxo de caminhões e de pista simples. O problema é que esses assaltantes tiram os ônibus da rodovia e levam para outras estradas, dificultando a identificação. A orientação da Polícia Rodoviária é de que as pessoas não levam grandes quantias de dinheiro em espécie para as compras. Isso é o que mais atrai os criminosos.

Assaltos na BR-386 em 2016:

19 de agosto - Um ônibus que levava 19 passageiros ao Paraguai foi alvo de criminosos na BR-386, em Seberi, no Norte do Estado. Os bandidos atiraram contra o veículo, obrigando o motorista a parar. O ônibus foi levado para uma estrada vicinal da BR-158, entre Palmeira das Missões e Panambi. Os passageiros foram trancados no bagageiro, e os criminosos fugiram levando dinheiro e outros pertences da vítimas.

05 de agosto - 28 passageiros de um ônibus foram atacados no km 93 da rodovia, na região de Boa Vista das Missões. O ônibus fazia a linha Porto Alegre (RS) a Aripuanã (MS). De acordo com a polícia, depois de ser rendido, o condutor foi guiado até uma estrada secundária, onde os bandidos roubaram dinheiro, celulares, jóias, calçados e outros objetos pessoais dos ocupantes. As vítimas relataram que o assalto foi feito por seis pessoas, que estavam encapuzadas e armadas. Dois passageiros foram agredidos a coronhadas pelos bandidos, que só liberaram as vítimas por volta das 4h30.

30 de julho - Os 39 passageiros e o motorista de um ônibus da empresa Unesul que fazia a linha Porto Alegre - Assunção foram surpreendidos por um grupo de criminosos em Carazinho, na Região Norte. O veículo foi abordado por volta da 0h. Os quatro assaltantes, que estavam armados e com os rostos cobertos, obrigaram o motorista a parar o ônibus. Ele e os passageiros foram levados para uma estrada de chão próximo ao município de Almirante Tamandaré do Sul, revistados e obrigados a entrar no bagageiro do ônibus.

02 de julho - Um ônibus da Unesul foi assaltado na madrugada, entre Sarandi e São José das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Pelos menos 34 passageiros foram rendidos, além da tripulação, conforme a Brigada Militar de Sarandi, que atendeu a ocorrência. Após o assalto, os ocupantes do ônibus foram presos no bagageiro. Segundo a polícia, o veículo tinha destino a cidade de Assunção, no Paraguai, mas antes faria uma parada em Foz do Iguaçu, no Paraná.

21 de março - Quarenta passageiros de um ônibus de linha da Unesul foram assaltados na madrugada desta segunda-feira em Sagrada Família, no norte do Estado. O veículo havia saído de Porto Alegre e tinha como destino Foz do Iguaçu, no Paraná. Os assaltantes renderam os passageiros e roubaram cerca de R$ 50 mil. As vítimas, que tiveram que ficar seminuas, foram presas no bagageiro do veículo.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias...o-7304738.html

Sim tá uma merda ir pro Paraguai de busão.
A mecanica é semelhante ao que ocorre no
Noroeste mineiro, alguns detalhes sao certamente
omitidos pela policia.
Mas eu por exemplo evitaria ir de Moc a Berlandia de onibus.
Advertisement

Old August 21st, 2016, 07:06 PM   #10842
Leo Moura
Registered User

Leo Moura's Avatar

Quote:
Originally Posted by ericbreno View Post
Demorou mais de 10 dias, umas finalmente tô postando. Fiz o relato completo no meu blog (aqui em baixo na sign), mas tô fazendo essa versão soft pra cá. No dia 10 de Agosto eu fui no Instituto Inhotim, a 50km de BH. Eu iria ir de ônibus urbano, logo esse relato não viria pra essa thread, mas por livre e espotânea pressão vontade eu decidi ir de rodoviário, só que ao invés do ser vivente aqui decidir isso umas 15h, 16h (que ainda daria tempo de adquirir as passagens pessoalmente, ainda que pra isso eu voltasse supertarde pra casa pra aí sim arrumar minhas coisas pro dia seguinte), só fui decidir 22h. Olhei no site, o convencional estava esgotado e o executivo tinha 8 vagas. Pensei em comprar, mas o vivente se lembrou que não tem cartão de crédito. Então dormi (ou melhor, tentei) e acordei com um objetivo fixo: acordar cedo, correr pra rodoviária e comprar uma dessas 8 passagens. Cheguei bem cedo na rodoviária, mas as passagens tinham acabado. Nisso trocaram o carro, surgiram vagas, mas os argentinos que chegaram mais cedo que eu pegaram elas, aí esperei, até que 40 minutos após minha chegada foi aberto o carro extra, que fui. Por ser um trajeto pequeno, a empresa mandou um carro bacana, com banheiro, Euro 5. A passagem pro trajeto custa R$ 19,85 no Convencional e R$ 29,15 no Executivo.

A viagem foi bem tranquila, motorista sentando o sarrafo no carro, tanto que nem parecia ser 1721 BT5, parecia mais ser um 1722. Gostei demais da viagem, e da próxima faço um planejamento melhor que não inclua mudar de ideia por ir de urbano, e assim compro meu bilhete com antecedência.
Foi voce e mais quantos no seu grupo?
Old August 21st, 2016, 07:12 PM   #10843
ericbreno
Non dvcor, dvco

ericbreno's Avatar

Likes (Received): 4935

Quote:
Originally Posted by Leo Moura View Post
Foi voce e mais quantos no seu grupo?
Fui só eu. Por ser um dia de semana e início de semestre, todos os meus amigos estavam trabalhando ou estudando, mas acabei me misturando ao pessoal e foi bem bacana. Da próxima, tenho intenção de chamar uma amiga pra ir também.

"A experiência faz pela alma o que a educação faz pela mente".
Blog pessoal - myFlightRadar

Last edited by ericbreno; August 21st, 2016 at 07:17 PM.
ericbreno no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old August 21st, 2016, 07:33 PM   #10844
Leo Moura
Registered User

Leo Moura's Avatar

Quote:
Originally Posted by ericbreno View Post
Fui só eu. Por ser um dia de semana e início de semestre, todos os meus amigos estavam trabalhando ou estudando, mas acabei me misturando ao pessoal e foi bem bacana. Da próxima, tenho intenção de chamar uma amiga pra ir também.
pode me chamar que eu vou, kkkkkkk, é serio!
Old August 21st, 2016, 09:19 PM   #10845
Olhaotrem
'66-'03-'13-'14

Olhaotrem's Avatar

Likes (Received): 24803

Baixou a TCB na potiguar Viação Nordeste.

Agregação de veículos vem aumentando na Viação Nordeste
http://www.fortalbus.com/2016/08/agr...ntando-na.html

Se bobear, e capaz da Juca Tour ficar com as linhas da empresa, like a JBL com a Pluma.

Ah, Na galeria da Gontijo do OB há um monte de fotos antigas da empresa tiradas pelo Seu Augusto, e carros raros.
O desaforo é a ausência do argumento.

Zaz965 liked this post
Olhaotrem no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2016, 10:32 PM   #10846
Káio Augusto
OFF

Káio Augusto's Avatar

Likes (Received): 10948

Muitas empresas já contratam escolta armada para acompanhar esses serviços, além de descerem em comboio. Mas nem isso afasta os criminosos.

Olhaotrem liked this post
Káio Augusto está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 22nd, 2016, 12:30 AM   #10847
MLeandro
Registered User

MLeandro's Avatar

Likes (Received): 19026

Quote:
Originally Posted by Olhaotrem View Post
Baixou a TCB na potiguar Viação Nordeste.

Agregação de veículos vem aumentando na Viação Nordeste
http://www.fortalbus.com/2016/08/agr...ntando-na.html

Se bobear, e capaz da Juca Tour ficar com as linhas da empresa, like a JBL com a Pluma.

Ah, Na galeria da Gontijo do OB há um monte de fotos antigas da empresa tiradas pelo Seu Augusto, e carros raros.
A situação da Nordeste é muito dramática, pior que a Itapemirim. Todas as linhas tem concorrência com van ou ônibus (sobretudo da Guanabara) e a frota ainda é ruim. Não sei como ainda não fechou as portas

Olhaotrem, Daniel_Sousa liked this post
MLeandro no está en línea   Reply With Quote
Old August 22nd, 2016, 09:09 PM   #10848
Daniel_Sousa
Registered User

Likes (Received): 19030

Empresas assim tende a sumir num regime de (quase) livre mercado. Senão fosse aquela exigência da ANTT de ser ter capital de R$ 2 milhões para começar uma empresa, certamente teria muito mais concorrentes, incluindo esses que são clandestinos hoje.

Olhaotrem liked this post
Daniel_Sousa no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2016, 01:30 AM   #10849
Luiz FS
Registered User

Likes (Received): 1212

Quote:
Originally Posted by Daniel_Sousa View Post
Empresas assim tende a sumir num regime de (quase) livre mercado. Senão fosse aquela exigência da ANTT de ser ter capital de R$ 2 milhões para começar uma empresa, certamente teria muito mais concorrentes, incluindo esses que são clandestinos hoje.
Perfeito, também acho essa regra do capital exdruxula, não faz muito sentido uma regra dessa pois afasta as pequenas, para mim além desssa regra o que afasta potenciais concorrentes a questão da idade da frota, pois muitas empresas pequenas conseguem ter ônibus mais velhos em boas condições e não tem condições de renovar a frota sempre, acho que deveria ser de 15 anos

Cadê o direito de ir e vir, Haddad, ou diria, Malddad?
Luiz FS no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2016, 01:51 AM   #10850
rdish
Setas não me definem

Likes (Received): 1799

Quote:
Originally Posted by Luiz FS View Post
Perfeito, também acho essa regra do capital exdruxula, não faz muito sentido uma regra dessa pois afasta as pequenas, para mim além desssa regra o que afasta potenciais concorrentes a questão da idade da frota, pois muitas empresas pequenas conseguem ter ônibus mais velhos em boas condições e não tem condições de renovar a frota sempre, acho que deveria ser de 15 anos
Discordo. Operação de linhas longas é muito cara por si só. Clandestinos conseguem preços competitivos com frotas mais velhas, nem sempre em boas condições, e sem pagar impostos. Flexibilizar essa regra é precarizar de vez o transporte interestadual. Não é qualquer empresinha que pode se responsabilizar pelas vidas que transporta de forma adequada.

Se ao menos houvesse uma exceção para linhas mais curtas, ainda vai.

Káio Augusto liked this post
rdish no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2016, 02:31 AM   #10851
SiMclaren
Registered User

Likes (Received): 153

Quote:
Originally Posted by rdish View Post
Discordo. Operação de linhas longas é muito cara por si só. Clandestinos conseguem preços competitivos com frotas mais velhas, nem sempre em boas condições, e sem pagar impostos. Flexibilizar essa regra é precarizar de vez o transporte interestadual. Não é qualquer empresinha que pode se responsabilizar pelas vidas que transporta de forma adequada.

Se ao menos houvesse uma exceção para linhas mais curtas, ainda vai.
Segurança não tem nada haver com ter ou não 2 milhões para pagar tarifa.

Além de que um ônibus custa mais de 500 mil. Se a pessoa ou empresa tem dinheiro para comprar ônibus, sem duvida tem dinheiro, mas não para ficar pagando tarifa para a ANTT.

Luiz FS, Slifer liked this post
SiMclaren no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2016, 02:38 AM   #10852
rdish
Setas não me definem

Quote:
Originally Posted by SiMclaren View Post
Segurança não tem nada haver com ter ou não 2 milhões para pagar tarifa.

Além de que um ônibus custa mais de 500 mil. Se a pessoa ou empresa tem dinheiro para comprar ônibus, sem duvida tem dinheiro, mas não para ficar pagando tarifa para a ANTT.
Claro que tem. Manutenção preventiva tem custo. É necessário equipe preparada, estrutura, de fácil acesso em qualquer lugar dentro da rota.
Uma empresa pequena mal teria condições de ter carros reservas pra atender essas grandes rotas, o que dirá garantir a manutenção preventiva de ônibus rodando o tempo tudo. A 'batida da lata' nesse ramo é muito diferente do ramo de turismo. É irresponsabilidade colocar linhas longas nas mãos de nanicos. E sinceramente, mesmo que a ANTT flexibilizasse, não sei se as empresas pequenas topariam, pois aí teriam custos mais altos que não dariam conta de pagar. Empresa pequena que faz linha longa só dá conta com clandestinidade.
Old August 23rd, 2016, 03:11 AM   #10853
Daniel_Sousa
Registered User

Mas a empresa nanica não teria obrigação de oferecer um serviço top de linha, ela poderia oferecer um serviço low cost, com um OF básico Assim manteria seus custos baixos. Mas com certeza esse serviço não ia longe, e ela acabaria focando em rotas menores, pois o cliente daria preferência a quem conseguir mais conforto e garantias de um bom serviço, e nesse caso que um A/C e um serviço executivo já seriam itens essenciais para rotas de 3K Km. Do mesmo jeito, ela poderia fazer como cia aéreas, e comprar alguns semiusados no começo, e assim fazer seu capital de giro, para garantir manutenção e renovação de frota.

Talvez essa regra deveria ser direcionada conforme a distância da rota pretendida. Do jeito que ela é, até para um pequena viagem de 100 Km entre divisas de estado, ela impede a regularização.
Old August 23rd, 2016, 05:17 AM   #10854
rdish
Setas não me definem

Quote:
Originally Posted by Daniel_Sousa View Post
Mas a empresa nanica não teria obrigação de oferecer um serviço top de linha, ela poderia oferecer um serviço low cost, com um OF básico Assim manteria seus custos baixos. Mas com certeza esse serviço não ia longe, e ela acabaria focando em rotas menores, pois o cliente daria preferência a quem conseguir mais conforto e garantias de um bom serviço, e nesse caso que um A/C e um serviço executivo já seriam itens essenciais para rotas de 3K Km. Do mesmo jeito, ela poderia fazer como cia aéreas, e comprar alguns semiusados no começo, e assim fazer seu capital de giro, para garantir manutenção e renovação de frota.

Talvez essa regra deveria ser direcionada conforme a distância da rota pretendida. Do jeito que ela é, até para um pequena viagem de 100 Km entre divisas de estado, ela impede a regularização.
Imagina um OF básico numa linha, por exemplo, SP/Salvador. Eu tenho problemas de circulação na perna esquerda. Numa linha dessas, teria trombose kkkkk
Não dá, cara. Ao contrário, acho interessante que linhas longas tenham pré - requisitos mais rigorosos de conforto, justamente pro setor low cost, que aparecerá com força com certeza após as mudanças nas regras da ANTT, tenham essa idéia.
Agora, alguém me confirme aí, mas salvo engano, essas linhas mais curtas da ANTT são tratadas em separado, não?
Old August 23rd, 2016, 05:31 AM   #10855
FreddyMendes
Yay, Moovit!

FreddyMendes's Avatar

Likes (Received): 14624

Mais uma dele:

Achei legal que no Absorvente íntimo OB ele tá como K410 :v

APRENDI NA FACULDADE, VOU TE ENSINAR AGORA♫♪
-------
About
-------

Domador de touro bandido, Ex-dançarino da Xuxa, Dublê premiado do Tom Cruise, Criador de leões, Doutor em investimentos no banco imobiliario, Saxofonista, Primo do Jacaré do "É o Tchan", Professor de Surf em Minas Gerais, Futuro ex-bbb, DJ de bingo, Animador de capoeira e Psicólogo de cachorros.

Daniel_Sousa, Olhaotrem, Zaz965, Bruto liked this post
FreddyMendes no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2016, 05:37 AM   #10856
Luiz FS
Registered User

Likes (Received): 1212

Quote:
Imagina um OF básico numa linha, por exemplo, SP/Salvador. Eu tenho problemas de circulação na perna esquerda. Numa linha dessas, teria trombose kkkkk
Não dá, cara. Ao contrário, acho interessante que linhas longas tenham pré - requisitos mais rigorosos de conforto, justamente pro setor low cost, que aparecerá com força com certeza após as mudanças nas regras da ANTT, tenham essa idéia.
Agora, alguém me confirme aí, mas salvo engano, essas linhas mais curtas da ANTT são tratadas em separado, não?

Se não me engano, as linhas interestaduais até 75km continuam o sistema de permissões.

Eu acho que há demanda por linhas que operem com ônibus low cost (sem ar condicionado e tal), lembro que a Itapemirim há alguns anos lançou o sistema BomBon, que eram basicamente Tribus IV com 50 lugares e sem ar, por um preço menor saindo de SP e Rio para o Nordeste para concorrer com os clandestinos.

Cadê o direito de ir e vir, Haddad, ou diria, Malddad?
Luiz FS no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2016, 05:55 AM   #10857
rdish
Setas não me definem

Quote:
Originally Posted by Luiz FS View Post
Se não me engano, as linhas interestaduais até 75km continuam o sistema de permissões.

Eu acho que há demanda por linhas que operem com ônibus low cost (sem ar condicionado e tal), lembro que a Itapemirim há alguns anos lançou o sistema BomBon, que eram basicamente Tribus IV com 50 lugares e sem ar, por um preço menor saindo de SP e Rio para o Nordeste para concorrer com os clandestinos.
O clandestino oferece um serviço inadequado que só atrai pelo custo. Aí ao invés de combater a clandestinidade, vamos oficializar a porcaria?
O mercado não pode se nivelar por baixo. Mesmo que haja demanda, certos requisitos mínimos deveriam ser obrigatórios em linhas longas. O passageiro paga, mas se dá algum problema, ele vai reclamar do mesmo jeito. Tudo bem que essas linhas longas vivem mais dos seus subtrechos do que da linha em si, mas é desumano colocar passageiro pra passar dois dias em convencional apertado.
Old August 23rd, 2016, 05:59 AM   #10858
Spazatao
Registered User

Likes (Received): 1226

Quote:
Originally Posted by FreddyMendes View Post
Mais uma dele:

Achei legal que no Absorvente íntimo OB ele tá como K410 :v
Porque os ônibus dos países vizinhos usam esse pneu/rodado diferente na traseira e dianteira, sabem?
Spazatao no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2016, 06:01 AM   #10859
rdish
Setas não me definem

As redes sociais (ou 'oficiosas') informam:
- Facebook da Gontijo desmentiu o interesse em modelos LD, disseram lá que é boato infundado e que por política deles o padrão são carros do tipo '1200' e isso será mantido assim;
- Viação Rio Doce fará renovação de frota considerável em 2017, e já disseram que será com Comil. Ou seja, tendência de Invictus na empresa de Caratinga/MG, e que 'domina' a Rio/Bahia.
Old August 23rd, 2016, 07:38 AM   #10860
Daniel_Sousa
Registered User

Quote:
O clandestino oferece um serviço inadequado que só atrai pelo custo. Aí ao invés de combater a clandestinidade, vamos oficializar a porcaria?
O mercado não pode se nivelar por baixo. Mesmo que haja demanda, certos requisitos mínimos deveriam ser obrigatórios em linhas longas. O passageiro paga, mas se dá algum problema, ele vai reclamar do mesmo jeito. Tudo bem que essas linhas longas vivem mais dos seus subtrechos do que da linha em si, mas é desumano colocar passageiro pra passar dois dias em convencional apertado.
Por isso mesmo que agora os clandestinos estão se nivelando por cima, com Leitos e DD

BTW, o Tribus/Bombon/Climm (sem A/C) são serviços básico e com preços competitivos, quem tem que definir o que deseja é o cliente, sempre ele. Se for mais barato ir sem A/C, e o cliente não gosta de ônibus climatizado e/ou quiser economizar, ele deve ter o direito de escolha. Claro que isso pode ser hoje a minoria, mas colocando obrigações em algo que era o cliente que deveria escolher, o Estado estaria impedindo uma empresa surgir, oferecer seu serviço pé-de-boi e por ironia, impedindo que essa empresa pague impostos ao Estado.

Por acaso foi alguma lei que obrigou o uso de ônibus leitos, 3 eixos, DD's? Não, no entanto a maioria das empresas oferece esse serviço, tanto é que hoje o serviço convencional da Itapemirim e de outras empresas grandes, é com A/C. Todo empresário em busca do lucro poderia continuar como nos anos 50 usando motores de caminhão nos ônibus, mas a maioria não fazem isso, mesmo sem lei. Por quê? A melhor pesquisa de demanda é o cliente! Isso não é precarizar um serviço, é apenas deixar o mercado funcionar sem interferências, deixar o cliente ser livre pra escolher o que ele quer. Você não pegaria um OF, eu também não pego de jeito nenhum (Nova Horizonte, é de você que falo), mas tem alguém que pode querer pegar e quiça pagar menos por isso.

O governo poderia exigir outras coisas ao invés de definir que tipo de veículo e serviço uma empresa tem a oferecer, ele deveria se preocupar com as trocas de motoristas, pois pegar uma linha de 3K,4K,6K com apenas dois motoristas é um risco muito grande, esse tipo de coisa sim deveria ser questionado, pois se está prevendo acidentes (e os clandestinos não fazem isso, é só 2 motoristas e olhe lá). Obrigar fazer manutenção, com fiscalização é de praxe, mas como aqui é HUEHUEBR, sabemos que tem muito fiscal que tiraria um extra disso aí.

Agora definir serviços...Nope!

-------------
Só para reflexão: O que é um bom smartphone pra você? O que ele tem que ter no mínimo para ser comprado por você? Pra mim, hoje ele tem que ter o mesmo hardware do meu Moto E2. Para alguns, o mínimo é a configuração do S7, outros só vale ser for um Iphone.

No entanto, temos smartphones baratíssimos, de diversas marcas e configurações, e se eles estão no mercado até agora, é porque tem demanda, nem todo mundo precisa de câmera Full HD, flash, CPU mult Core etc.

Seria justo a Anatel criar uma regra do Smartphone básico? Ah claro, agora todo celular básico seria no mínimo um Moto E2. SQN, fazendo isso o Estado estaria impedindo milhões de pessoas de comprar smartphones mais acessíveis de acordo com suas demandas pessoais. Impedindo a liberdade pessoal, o direito de escolha, a concorrência.
Advertisement

Reply

Tags
brasil, ônibus, transportes

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules