SMTUC - Page 4 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 31st, 2013, 12:06 AM   #61
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Likes (Received): 5021

No Porto, dentro do autocarro, tem o painel que indica a próxima paragem. E por vezes até indica com a gravação áudio, o que seria importante para os cegos.

Dúvida: ainda se usa o sistema, uma viagem de autocarro, uma viagem do cartão? Ou seja, quem vai de uma ponta a outra da cidade e tem de usar 2 em cada percurso, vão logo 4? É que acho isso péssimo. Quem tem de o fazer gasta logo 3 euros e tal... claro que vão de carro, se pensarmos tb no horário.... quando se usa o sistema "1 hora, várias viagens"? Seria importante para estimular o uso do autocarro...

E outra coisa... os horários. Cheguei hoje a Coimbra e lá tive que fazer contas para saber a que horas o bus chegava ao Telheiro desde a Praça. Calcular hora de saída lá, depois pensar na hora de saída do outro local para ver a que horas passa... é completamente absurdo!! Deveria ter a hora a que passa naquela paragem!!
Advertisement

Old January 31st, 2013, 12:07 AM   #62
RuiNunes
A passear por aí

RuiNunes's Avatar

Likes (Received): 20

Quote:
Originally Posted by citcamo View Post
Sim, já foram! Bonita foto do SL200F nº 94 tirada pelo mestre nessas coisas, o Rui.

A senhora que está dentro do carro, no banco do pendura, é que está a fazer olhinhos ao Rui.
Que exagero É a única que tenho dele, uma pessoa só se lembra quando já vai tarde...
Old February 1st, 2013, 02:58 AM   #63
sjay
Registered User

Likes (Received): 275

deleted

Last edited by sjay; February 1st, 2013 at 03:05 AM.
sjay no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old February 1st, 2013, 03:50 PM   #64
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

ontem andei num, da linha 25. Que chiqueiro daquele motor... nem o imagino no Túnel da Ribeira, no Porto... ficaria surdo.
Old February 1st, 2013, 05:55 PM   #65
RuiNunes
A passear por aí

RuiNunes's Avatar

Likes (Received): 20

De bom grado ando neles em vez dos O405 que temos
Old February 1st, 2013, 06:02 PM   #66
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

eu é o contrário....
Old February 4th, 2013, 06:05 AM   #67
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

1972

também, quando se circulava na Ferreira Borges e Visconde da Luz. A Novalmedina está igual.

antes ia-se de eléctrico para o Tovim

Electrico27, DaniFR liked this post
Lino no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2013, 12:16 PM   #68
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 56652

Esses elétricos são iguais aos da Carris de Lisboa... Mesmo construtor?
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2013, 01:16 PM   #69
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Só sei que o gajo que teve a infeliz ideia de os tirar deveria ter sido julgado em julgamento popular, ter sido vexado publicamente pela sua triste ideia de tirar os eléctricos de Coimbra. Grrrr....
Old February 4th, 2013, 06:19 PM   #70
Xico205
Portugal

Xico205's Avatar

Likes (Received): 368

Não são exatamente iguais aos de Lisboa.

Os de Lisboa foram construidos na própria Carris por marceneiros e carpinteiros da mesma.

Rodalvesdepaula liked this post
Xico205 no está en línea   Reply With Quote
Old February 5th, 2013, 02:31 PM   #71
vitamos
Registered User

vitamos's Avatar

Likes (Received): 22

Continuando o sub tópico das curiosidades:

2 - As "chapas" e reforços

Estando eu habituado antes de habitar em Coimbra à Carris em Lisboa, em que as chapas (excluindo alguns serviços nocturnos) efectuavam a mesma linha do início ao fim do dia e apareciam numeradas com o número da carreira, achei desde logo curioso o sistema adoptado pelos SMTUC.

Nesta empresa (como sei em mais algumas), a numeração das chapas, ou folhas de serviço, não contém o número da carreira e cada veículo ao longo do dia pode, ou não, fazer outros serviços nas mais diversas carreiras. O método em si apresenta, a meu ver, algumas vantagens, nomeadamente na optimização de recursos. Por exemplo, um dado veículo que vai estar maioritariamente afecto a uma linha durante o dia, pode efectuar um serviço em outra linha com um horário anterior evitando a deslocação de outro veículo a essa linha.
Já a metodologia utilizada para estas escolhas continua a ser sobremaneira desconhecida por mim. Em alguns casos serão opções com largas dezenas de anos e que foram sobrevivendo ás alterações que a rede foi sofrendo, noutros casos foram sendo modeladas. Algumas das mudanças de linhas de algumas "chapas" são referidas implicitamente nos horários. Um exemplo são as viagens de reforço matinal da linha 34. No horário vem referido que esses veículos terminam viagem ao POLO II iniciando nesse ponto a linha 38T. Mas além desses horários existem muitos outras transições que não são assinaladas nos horarios, provavelmente porque não se justificam. Provavelmente outras são assinaladas sem se justificar. De seguida dou alguns exemplos destas particularidades. Sei apenas alguns, das linhas que utilizo mais regularmente e que vou observando, mas se souberem de mais e queiram partilhar estejam mais que à vontade

- Linha 30 R (horário 7h55m) - No fim do percurso (R. Antero Quental), muda de linha (não assinalado em horário) e efectua a linha 34 a partir da Praça da República (8h40m) com destino ao POLO II onde começa a linha 38T com destino à Portagem (assinalado).

- Linha 34 (horário de reforço, P.República 13h35m) - Inicia na Praça viagem para o POLO II. Ao chegar ao Polo muda para a linha 38 efectuando a 2ª chapa da tarde desta carreira.

- Linha 34 (horário de reforço ao POLO II 18h10) - Inicia no Polo e efectua viagem apenas até à Pr. República. Segue vazio até à manutenção e efectua de seguida viagem única da tarde da linha 33R. (Nota: O encurtamento à Praça não é por vezes percebido por alguns passageiros que ficam estupefactos quando são "convidados" a sair do autocarro)

- Linha 38T (horário das 17h35m ao POLO II) - Efectua serviço até á portagem. Aí muda bandeira iniciando a linha 22 (17h45m) com destino a Fala. (Nota curiosa: Sobretudo à sexta feira a linha é muito utilizada por estudantes que se dirigem à estação rodoviária. Ao chegar à portagem é ver a ginástica dos passageiros a saírem do autocarro (têm que o fazer), até à paragem à frente para depois voltarem a entrar no mesmo autocarro (pagando mais uma viagem).

De momento são os casos que recordo, mais uma vez sejam livres de fazer correcções e adições que achem pertinentes

Electrico27, Xico205 liked this post
vitamos no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2013, 03:28 PM   #72
sjay
Registered User

Likes (Received): 275

as chapas são numeros de frota e não numeros de linha. A Carris (e outras) é que podia associa os dois numeros.
Em qualquer empresa de transportes, seja de transportes públicos ou de mercadorias as viaturas tem um número de frota. Facilita a gestão interna
sjay no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2013, 04:03 PM   #73
Xico205
Portugal

Xico205's Avatar

Mas isso não é uma chapa, é numero de frota. Chapa é a folha do serviço no caso dos transportes publicos.

Num serviço regular especializado ou serviço ocasional é a folha de itenerário e num trasporte de mercadorias é a guia de marcha.
Old February 6th, 2013, 04:39 PM   #74
vitamos
Registered User

vitamos's Avatar

Likes (Received): 22

Quote:
Originally Posted by sjay View Post
as chapas são numeros de frota e não numeros de linha. A Carris (e outras) é que podia associa os dois numeros.
Em qualquer empresa de transportes, seja de transportes públicos ou de mercadorias as viaturas tem um número de frota. Facilita a gestão interna
Em complemento ao que o Xico disse: Quando digo chapa, refiro-me ao termo que é usado tb para folha de serviço (penso que tambem se pode designar por altura, se não estou enganado). Como não sei se nos SMTUC se adopta o termo folha de serviço usei o termo chapa por ser um termo habitual. Não me referia contudo ao número de frota. Aliás se falarmos por linhas, os números de frota são demasiado rotativos, como se compreende.
vitamos no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2013, 10:02 PM   #75
Xico205
Portugal

Xico205's Avatar

Pode-se chamar o que as empresas quiserem chamar. Na Carris chama-se altura ao numero da folha de serviço ao qual corresponde uma chapa que é já relativa à carreira.

Ex: à altura 60675 corresponde a chapa 764-4.

Happy.New.Morozzzz liked this post
Old February 7th, 2013, 03:56 AM   #76
spedred
Registered User

spedred's Avatar

Likes (Received): 14

Boas pessoal.

Preciso da vossa ajuda.

Na próxima 6ª feira (amanhã), vou visitar a vossa terra e quero andar nos vossos Buses, 2 viagens por necessidade, e mais uma ou 2 de turismo (talvez, se o tempo der para tudo)

Preciso de saber do(s) número(s) que façam algum destes sentidos:

Portugal do Pequeninos -> Shopping de coimbra
ou
Estação de comboios Coimbra -> Shopping de Coimbra

E depois sentido inverso, estes são os troços que preciso mesmo?

Pois eu vou ai, mas de Comboio, por tanto da parte da manhã irei ao "Portugal dos pequeninos", e depois queria ir almoçar ao shopping.

E preciso de saber de pelo menos uma linha que seja feita pelos Trolleys?

Onde posso apanhar?

Tendo sempre como ponto de referência a estação de comboios, o Shopping ou mesmo o Portugal dos pequeninos.

Pois não me quero "embaranhar" muito para o meio da cidade por causa do factor "tempo"...

E já agora, o que recomendam visitar?

Desde já, Obrigado.
Old February 7th, 2013, 01:43 PM   #77
Jama91
Registered User

Likes (Received): 42

Boas em primeiro lugar respondo à pergunta mais fácil, as linhas feitas pelos Trolleys são as linhas 4 e 103. Podes apanhar estas linhas na Estação de Coimbra (Como não sei em que tipo comboio vens não sei se sais em Coimbra B ou em Coimbra)

Agora quanto às outras linhas, eu vou assumir que queres ir almoçar ao Forum Coimbra visto que é o shopping mais perto ali da zona. Agora é assim se tu saires em Coimbra, acho que não valerá de grande coisa andares de autocarro visto que o eixo Estação - Portugal dos Pequenitos - Fórum é coisa para andar a volta de 10 min entre estes locais.
Agora se insistires mesmo em andar de autocarro deixo-te aqui algumas linhas conforme os eixos que pediste:

Estação de Coimbra - Portugal dos Pequenitos - 6, 13, 14T, 31
Estação de Coimbra (terás de apanhar na Portagem em frente ao Hotel Astória) - Fórum Coimbra - 38
Quanto a ligação ao Forum vindo do Portugal dos Pequenitos das duas uma, ou vais a pé e demoras 10 min (3/4 a subir) ou voltas à Portagem e apanhas o 38

Quanto ao sentido inverso de cada sentido
Portugal dos Pequenitos - Estação - 6, 14, 20, 38 (terás de descer na Portagem que fica a 1 min da estação)
Forum - Estação Coimbra - 38 (terás de descer na Portagem)

Agora se saires em Coimbra-B terás de apanhar o 29 até à outra estação para apanhares uma destas linhas.

Quanto a locais para visitar, tens a Universidade, Museu Machado de Castro, Jardim Botanico, convento de santa clara a velha (junto ao portugal dos pequenitos) só que isto são locais que demoram um bocadinho a visitar. Agora vê se fazes uma viagem de trolley sobretudo na linha 103 que percorre esses locais

Se precisares de alguma coisa é so dizeres
Jama91 no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2013, 02:25 PM   #78
spedred
Registered User

spedred's Avatar

Likes (Received): 14

Quote:
Originally Posted by Jama91 View Post
Boas em primeiro lugar respondo à pergunta mais fácil, as linhas feitas pelos Trolleys são as linhas 4 e 103. Podes apanhar estas linhas na Estação de Coimbra (Como não sei em que tipo comboio vens não sei se sais em Coimbra B ou em Coimbra)

Agora quanto às outras linhas, eu vou assumir que queres ir almoçar ao Forum Coimbra visto que é o shopping mais perto ali da zona. Agora é assim se tu saires em Coimbra, acho que não valerá de grande coisa andares de autocarro visto que o eixo Estação - Portugal dos Pequenitos - Fórum é coisa para andar a volta de 10 min entre estes locais.
Agora se insistires mesmo em andar de autocarro deixo-te aqui algumas linhas conforme os eixos que pediste:

Estação de Coimbra - Portugal dos Pequenitos - 6, 13, 14T, 31
Estação de Coimbra (terás de apanhar na Portagem em frente ao Hotel Astória) - Fórum Coimbra - 38
Quanto a ligação ao Forum vindo do Portugal dos Pequenitos das duas uma, ou vais a pé e demoras 10 min (3/4 a subir) ou voltas à Portagem e apanhas o 38

Quanto ao sentido inverso de cada sentido
Portugal dos Pequenitos - Estação - 6, 14, 20, 38 (terás de descer na Portagem que fica a 1 min da estação)
Forum - Estação Coimbra - 38 (terás de descer na Portagem)

Agora se saires em Coimbra-B terás de apanhar o 29 até à outra estação para apanhares uma destas linhas.

Quanto a locais para visitar, tens a Universidade, Museu Machado de Castro, Jardim Botanico, convento de santa clara a velha (junto ao portugal dos pequenitos) só que isto são locais que demoram um bocadinho a visitar. Agora vê se fazes uma viagem de trolley sobretudo na linha 103 que percorre esses locais

Se precisares de alguma coisa é so dizeres
Obrigado pela resposta, só não percebi bem uma coisa.

Vou sair na estação mesmo de Coimbra, vou de Regioonal, para ser mais barato.

Sim eu sei que da estação ao "Portugal..." é perto, esse trajecto vou fazer a pé.

A minha dúvida era de um desses locais (estação ou do Portugal) para o Shopping qual a "melhor" linha? E depois o retorno?

O shopping que eu falo é este: http://www.coimbrashopping.pt/

Mais uma vez obrigado.

PS- Estive a ver agora o forúm, também parece ser uma boa escolha, e vi agora que também têm ai um Dolce Vita... Não vos falta nada...
Old February 7th, 2013, 03:12 PM   #79
Jama91
Registered User

Likes (Received): 42

Então é assim do Portugal dos Pequenitos para o CoimbraShopping, mais vale vires para a entrada do Parque Manuel de Braga/Av. da Lousã e apanhares o 24T ou o 33 ou o 41. No sentido inverso a melhor solução é apanhar o 33 que diz Manutenção e que para do outro lado da rua do coimbraShopping.

Quanto ao DolceVita a melhor solução é apanhar no mesmo sitio a linha 7T e na volta apanha o 7 que te deixa na Portagem, o 24T ou o 10.

Para isso basta passares outra vez a ponte para cá e virares à esquerda. As paragens ficam na rua em frente ao stand da citroen
Jama91 no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2013, 03:16 PM   #80
Cbr Domes
BANNED

Likes (Received): 1513

spedred, primeiro que tudo qual é o shopping que queres ir almoçar?
O Fórum é o que fica mais perto do Portugal dos Pequenitos. Se fores ao Fórum apanhas o 38 mas não precisas de voltar para o Largo da Portagem, tens paragem a caminho na Escola Silva Gaio, ao fundo do Estádio Universitário.
De onde é que és?

Last edited by Cbr Domes; February 7th, 2013 at 03:24 PM.
Cbr Domes no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
autocarros, coimbra, smtuc

Thread Tools

Posting Rules