As piores estradas portuguesas - Page 5 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 10th, 2009, 09:46 PM   #81
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 56646

Bah, achava que as estradas de Portugal (todas) fosse de excelente qualidade... Vejo que não difere muito da nossa realidade.
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old January 10th, 2009, 09:53 PM   #82
Rui_P
Registered User

Rui_P's Avatar

Likes (Received): 26

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
Bah, achava que as estradas de Portugal (todas) fosse de excelente qualidade... Vejo que não difere muito da nossa realidade.
Bem.. tenho de ressalvar.. que as estradas são más... para o padrão europeu.

Comparando com as brasileiras que conheço... considero as nossa óptimas

sem desprimor para o Brasil... mas é a realidade!
Rui_P no está en línea   Reply With Quote
Old January 10th, 2009, 10:03 PM   #83
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1086

90%! Que exagero... Na verdade as estradas realmente em más condiçoes de piso são poucas. O principal prpobelma é auqe as estardas portuguesas tem a tendência em se trasformarem em muitos locais meras ruas com tudo o que isso implica e serem sinuosas em demasia.
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old January 10th, 2009, 10:19 PM   #84
Rui_P
Registered User

Rui_P's Avatar

Likes (Received): 26

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post
90%! Que exagero... Na verdade as estradas realmente em más condiçoes de piso são poucas. O principal prpobelma é auqe as estardas portuguesas tem a tendência em se trasformarem em muitos locais meras ruas com tudo o que isso implica e serem sinuosas em demasia.
Depende dos teus padrões de qualidade.

Um exemplo que se passa do minho ao algarve.

A estrada Chaves-Fronteira não deixa de ser uma estrada nacional em boas condições em Portugal... estamos a falar de uma cidade que representa uma região e na qual essa estrada se transformou ao longo da história como porta de saída e entrada em Portugal.

Passas a fronteira, em direcção a Verin, uma verdadeira terreola espanhola... e aí os teus padrões de qualidade mudam! Faz pensar... afinal estamos uns bons anos atrazadinhos! Sinalização digna de auto-estrada, a via tem à vontade mais 1 metro de cada lado em cada sentido, e o piso parece ao longo dos anos que foi posto... ontem!
Rui_P no está en línea   Reply With Quote
Old January 10th, 2009, 11:27 PM   #85
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

Likes (Received): 44

Em termos de sinalização vertical a maior das estradas está boa. Tenho notado um esforço constante de melhoria. Os maiores problemas são o estado do piso.

Podes ver algumas fotos neste post: https://www.skyscrapercity.com/showpo...8&postcount=50
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old January 11th, 2009, 12:24 AM   #86
Viriatuus
Registered User

Rui_P há concerteza estrada com mau piso; há concerteza estradas que quando se passa a fronteira coomo por arte mágica melhoram... mas daí a dizer que 90% são más vai uma grande distância... por cada exemplo de más estradas poderá ser sempre dado mais que um exemplo de boas estradas - pelo menos no que à conservação do pavimento respeita -.
Old January 11th, 2009, 02:19 AM   #87
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1190

Eu digo o contrário do fred_mendonca: As estradas portuguesas são em geral boas: em termos de asfalto são raras as mal asfaltadas, em termos de sinalização ainda há algumas lacunas...mas estes aspectos acontecem quase exclusivamente na rede secundária/municipal, na rede principal já é muito raro. Está bem que as nossas estradas são em geral mais estreitas que as de outros países europeus mas em conservação até estão bem.

Mau estado do piso e da sinalização era aqui há uns anos (~10), em que era extremamente usual ver estradas principais cheias de buracos, era uma vergonha Sem dúvida que nestes últimos anos se evoluiu muito.

No seguimento deste comentário, acho que 90% é um número elevadíssimo. O meu palpite será, no máximo, de uns 15% de estradas mal conservadas.

(E assim cheguei aos 2000 posts )
Old January 11th, 2009, 01:59 PM   #88
Mateus_
Urban rules

Likes (Received): 2

As estradas portuguesas estão a melhorar constantemente mas ainda ha certas vetustas (ex: mau piso na N13 entre Caminha e Valença)
Mateus_ no está en línea   Reply With Quote
Old January 11th, 2009, 02:27 PM   #89
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Likes (Received): 1

N242-1 Marinha Grande - Vieira de Leiria - Pedrógão - Osso da Baleia - Alhais: uma das piores do país. Cheia de buracos e areia, sem alcatrão em partes do trajeto, Osso da Baleia - Alhais conhecida como estrada dos saltinhos devido à quantidade de lombas,...
Old January 12th, 2009, 09:01 PM   #90
Parisiano94

Likes (Received): 0

N201 entre São Pedro da Torre (Valença) e São Bento da Porta Aberta => uma autêntica desgraça...
Parisiano94 no está en línea   Reply With Quote
Old January 12th, 2009, 09:46 PM   #91
Obidos
Aranou

Obidos's Avatar

Likes (Received): 954

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
Mas foi aí que vi o único sinal em Portugal que aponta para uma cidade espanhola em si, qualquer coisa como "Salamanca -117", de resto é sempre Espanha, Espanha, Espanha
Isso e curioso. Em Espanha tambem acontece, quase sempre e Portugal. Mas ja estou a ver como muda. Em algumas autoestradas que frequento pode-se ver Guarda.
Agora, no nova variante de Zamora, vai aparecer Bragança, (em portugues), como ja aparece por todos lados na cidade de Zamora e nas vias que vao para Bragança (N122 etc)
Old January 12th, 2009, 10:27 PM   #92
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
Originally Posted by Obidos View Post
Isso e curioso. Em Espanha tambem acontece, quase sempre e Portugal. Mas ja estou a ver como muda. Em algumas autoestradas que frequento pode-se ver Guarda.
Antes na A-62 em Tordesillas no nó com a A-11 indicava "Guardia" e "Braganza", se não me engano Sei com toda a certeza é que a partir de Tordesillas começava a dizer "Guardia", assim seguia até Salamanca onde acabava a auto-estrada e voltava ao "Portugal 130". Um ano depois mudaram tudo para "Guarda" em português; pouco tempo depois (não sei precisar) substituiram tudo o que dizia "Guarda" por "Portugal" apenas. Eu achava mais correcto que se mantivesse o nome da cidade e que à frente do nome estivesse a sigla do país, no caso de Portugal "P". Era bastante mais prático .

Agora não me lembro de ver em Espanha apontada alguma cidade portuguesa, é tudo Portugal. Mas, por exemplo, em San Sebastián existe uma que indica Bordéus escrito em francês.

PS: Lembro-me agora de uma na A-1, próxima de Alsasua, no País Basco, que indica "Lisboa 880"

Não tens fotos da N-122?
Old January 12th, 2009, 11:06 PM   #93
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Lisboa?
Old January 12th, 2009, 11:08 PM   #94
Viriatuus
Registered User

Lisboa? Não deve ser o destino maioritário dos automibilistas que se dirigem a Portugal...
Old January 12th, 2009, 11:10 PM   #95
A_Voz_Da_Figueira
e de Portugal no geral

Quote:
Lisboa? Não deve ser o destino maioritário dos automibilistas que se dirigem a Portugal...
está a ser irónico?
o que eu 'tava a dizer é que aí é que não faz sentido indicar Lisboa, mas sim Portugal.
Old January 12th, 2009, 11:27 PM   #96
Parisiano94

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
Antes na A-62 em Tordesillas no nó com a A-11 indicava "Guardia" e "Braganza", se não me engano Sei com toda a certeza é que a partir de Tordesillas começava a dizer "Guardia", assim seguia até Salamanca onde acabava a auto-estrada e voltava ao "Portugal 130". Um ano depois mudaram tudo para "Guarda" em português; pouco tempo depois (não sei precisar) substituiram tudo o que dizia "Guarda" por "Portugal" apenas. Eu achava mais correcto que se mantivesse o nome da cidade e que à frente do nome estivesse a sigla do país, no caso de Portugal "P". Era bastante mais prático .

Agora não me lembro de ver em Espanha apontada alguma cidade portuguesa, é tudo Portugal. Mas, por exemplo, em San Sebastián existe uma que indica Bordéus escrito em francês.

PS: Lembro-me agora de uma na A-1, próxima de Alsasua, no País Basco, que indica "Lisboa 880"

Não tens fotos da N-122?
Old January 12th, 2009, 11:28 PM   #97
Parisiano94

Quote:
Pois não... A maior parte dos emigrantes são do norte.
Old January 12th, 2009, 11:28 PM   #98
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Lisboa, sim, mas não só: lembro-me de indicar Valladolid a cerca de 360 kms, Madrid a 600 e tal, Lisboa 880 e Algeciras a mil cento e tal...é um sinal de longas distâncias.

Em sentido contrário existe um que indica a distância a Bordéus, Toulouse e Paris (870 kms)

São sinais relativamente recentes, colocados há cerca de dois, três anos...

Obrigado Parisiano94 pela foto...se bem que gosto mais dessa zona quando vou para nordeste Bem vindo!
Old January 13th, 2009, 02:38 AM   #99
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Likes (Received): 675

então e já descobriram qual a pior estrada do país?.. eu voto na estrada das couves, em Várzea de Meruge..

Old January 13th, 2009, 03:32 AM   #100
Parisiano94

Portugal também está indicado na saida da portagem de Burgos junto com Valladolid e Madrid e logo depois na entrada da A-62 (Portugal 350 ou uma coisa assim).
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
estradas

Thread Tools

Posting Rules