A13 | IC3 | A32 - Page 5 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old June 25th, 2009, 02:23 AM   #81
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1190

O IC3, vindo de Tomar, vai passar por Coimbra ao leste da cidade, estando um ou dois nós projectados para que se possa aceder à actual circular da mesma...o mesmo IC3 continuará depois o seu trajecto para norte, intersectando o actual IP3 (futuro IC6). A partir daí flectirá para noroeste até entroncar com a auto-estrada que vem de Coimbra, poucos quilómetros a norte de Trouxemil. A partir daí para norte será a A24/A32...

Quote:
Originally Posted by djou23 View Post
A 3ª AE Lisboa-Porto é que eu ainda não percebi qual é... a A32 é uma radial da AMP, o novo ic2 é um conjuncto de variantes ao antigo traçado da nacional, a sul de Coimbra começará o novo ic3 até Tomar, pela margem sul do Tejo também vão construir uma nova ligação a Santarém e uma nova AE a servir o NAL. Isto é que é a 3ª AE Lx-P? Um bocado rebuscado, não?
Publicidade enganosa, até porque o trajecto será mais comprido do que pela A1, pelo menos nuns 20 km...

A A32 Porto-Coimbra é escusada, mas o IC3 é quase uma necessidade.

Ah...e o alargamento da A1 que estão a fazer praticamente invalida a construção da mesma A32 na maioria dos troços.
Advertisement

Old June 25th, 2009, 02:40 AM   #82
pedrodepinto
Feliz 2019 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Likes (Received): 706

Se me conseguirem indicar o thread onde é especificado o trajecto, agradecia !
pedrodepinto no está en línea   Reply With Quote
Old June 25th, 2009, 03:33 AM   #83
moyanapolit
turquia | türkiye

Likes (Received): 7

Antes demais peço desculpa por dar a minha opinião num tópico que pouco me diz. Nem estou a ver onde é essa terceira auto estrada.

O que me leva a escrever é a revolta.......

3 auto estradas para ir de Lisboa ao Porto?????
É incrivel. Então podemos investir nos combóios e noutras formas não poluentes de transporte e vamos gastar mais dinheiro no alcatrão?
Pelo amor da santa!!!!

E isto num pais onde não se investe na educação, nem na ecologia, nem no design (ok aqui sou que estou a ser gananciosa) nem se gasta dinheiro com a habitação para os mais pobres e vai-se gastar milhões de Euros em estradas???

Isto ..... decepciona-me!
moyanapolit no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old June 25th, 2009, 05:21 AM   #84
ricardo_mirandes
Registered User

Likes (Received): 52

Boas..
Apos tanto ler por "estes lados", tive que deixar a minha opinião

Antes de mais, queria que me explicassem o porquê de estarem a falar de uma AE Lisboa - Porto, quando esta AE nem em Lisboa começa.. Até axo que nem passa no distrito de Lisboa..

Continuado...

... se o troço do novo IC2 do Coimbra até Porto, pode motivar criticas, porque irá passar bastante perto da A1, etc, o mesmo nao se pode dizer quanto ao traçado do novo IC3 de Tomar ate Coimbra...

Por isso, esta questao de Terceira AE Lisboa - Porto, deveria ser colocada, como Terceira AE Coimbra - Porto..

Mas, mesmo nesse caso, teriamos que analisar a questao no novo IP2 (AE), pois este traçado irá "entroncar" ali pela Mealhada.. Logo, para ligar Coimbra ao novo IP2, teremos o novo IC2..

Então, passariamos da questao da Terceira AE Coimbra - Porto, para a Terceira AE Mealhada - Porto..

Mas do Porto ate Oliveira de Azemeis, o traçado da A32 é bem pelo interior, benificiando "outra" populaçao!

Enfim, tanta coisa para termos que discutir apenas o traçado Terceira AE Mealhada - O.Azemeis!

Agora sim, axo que ja podemos dizer coisas como paralelas, etc, etc..

Last edited by ricardo_mirandes; June 25th, 2009 at 06:02 AM.
ricardo_mirandes no está en línea   Reply With Quote
Old June 25th, 2009, 05:32 AM   #85
ricardo_mirandes
Registered User

Likes (Received): 52

Quote:
Originally Posted by lmcamoes View Post
Como é possivel se fazer uma terceira autoestrada entre porto e Lisboa?
Temos A1
Temos A29/A17/A8
E agora vão fazer A32???
Anda tudo maluco?
Se considerarmos uma ligaçao por AE entre cidades, akelas que nao utilizam troços em comum, entao, de Aveiro a Lisboa temos:

->A17+A8
->A1
->A32 ???
->A25+A23+aquela que vao fazer em Portalegre+A6

Ja vistes? Aveiro ganha ao Porto, em ligaçoes em AE para lisboa!!!
Cria-se um topico Quarta AE Aveiro - Lisboa ??

Tou a brincar!!!!!
ricardo_mirandes no está en línea   Reply With Quote
Old June 25th, 2009, 10:49 AM   #86
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Likes (Received): 39

Quote:
Originally Posted by djou23 View Post
a travessia em coimbra será pelo actual ic2, a norte, e pela futura variante sul, tudo 2x3. Há por aí um thread mais detalhado...

A 3ª AE Lisboa-Porto é que eu ainda não percebi qual é... a A32 é uma radial da AMP, o novo ic2 é um conjuncto de variantes ao antigo traçado da nacional, a sul de Coimbra começará o novo ic3 até Tomar, pela margem sul do Tejo também vão construir uma nova ligação a Santarém e uma nova AE a servir o NAL. Isto é que é a 3ª AE Lx-P? Um bocado rebuscado, não? (...)
Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
O IC3, vindo de Tomar, vai passar por Coimbra ao leste da cidade, estando um ou dois nós projectados para que se possa aceder à actual circular da mesma...o mesmo IC3 continuará depois o seu trajecto para norte, intersectando o actual IP3 (futuro IC6). A partir daí flectirá para noroeste até entroncar com a auto-estrada que vem de Coimbra, poucos quilómetros a norte de Trouxemil. A partir daí para norte será a A24/A32...
Obrigado pelas informações
Trajno no está en línea   Reply With Quote
Old June 25th, 2009, 10:53 AM   #87
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Quote:
Originally Posted by moyanapolit View Post
Antes demais peço desculpa por dar a minha opinião num tópico que pouco me diz. Nem estou a ver onde é essa terceira auto estrada.

O que me leva a escrever é a revolta.......

É incrivel. Então podemos investir nos combóios e noutras formas não poluentes de transporte e vamos gastar mais dinheiro no alcatrão?
Pelo amor da santa!!!!

E isto num pais onde não se investe na educação, nem na ecologia, nem no design (ok aqui sou que estou a ser gananciosa) nem se gasta dinheiro com a habitação para os mais pobres e vai-se gastar milhões de Euros em estradas???

Isto ..... decepciona-me!
Eu entendo-te.... também não concordo com parte desta AE... no entanto tenho que admitir que o traçado a sul de Coimbra é de extrema importância para aquela região.... já a norte de Coimbra, acho um exagero o número de AE paralelas
Old June 25th, 2009, 01:01 PM   #88
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Sinceramente não posso estar mais em desacordo contigo Teresa.

Repara bem.... os extremos podem ser os mesmo: Lisboa e Porto mas pelo meio são servidas e ligadas imensas vilas e cidades e infra-estruturas diferentes das servidas pelas outras duas AE.
Ok de Aveiro para o Porto são mesmo muito próximas mas mesmo aí temos de ver que a densidade é brutal.
As AE não são mais que as estradas de ontem.
Old June 25th, 2009, 02:00 PM   #89
pedrodepinto
Feliz 2019 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Preciso de um mapa, rapaz !
Old June 25th, 2009, 02:11 PM   #90
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

www.viamichelin.com
Old June 25th, 2009, 06:16 PM   #91
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
Originally Posted by Sky11 View Post
Repara bem.... os extremos podem ser os mesmo: Lisboa e Porto mas pelo meio são servidas e ligadas imensas vilas e cidades e infra-estruturas diferentes das servidas pelas outras duas AE.
Mas é que os extremos nem são os mesmos...o extremo sul não é Lisboa, é a Marateca... a não ser que considerem a AE em questão como a A13 + A33 (NAL) + A12...

Depois, moyanapolit, como bem dizes, ao escreveres sobre algo que desconheces acabas por revelar esse mesmo desconhecimento...é que também não podemos acreditar em todos os barretes que nos querem enfiar, especialmente em (pré-) campanha eleitoral...

É a isto que eles chamam a terceira AE:

Eu só consigo perguntar: é alternativa para alguém?...
Old June 25th, 2009, 06:34 PM   #92
moyanapolit
turquia | türkiye

Likes (Received): 7

Quote:
Depois, moyanapolit, como bem dizes, ao escreveres sobre algo que desconheces acabas por revelar esse mesmo desconhecimento...é que também não podemos acreditar em todos os barretes que nos querem enfiar, especialmente em (pré-) campanha eleitoral...
Sim rpc08.... já li o texto do Sky e vi agora o teu mapa e têm toda a razão. Não tinha mesmo essa ideia e não sei, se calhar ando um pouco aluada e fui impulsiva na minha primeira apreciação.

Mesmo assim gostava de ver o país mais verde e com mais comboios e bicicletas a circular.

Desculpem lá o mau jeito
moyanapolit no está en línea   Reply With Quote
Old June 25th, 2009, 06:40 PM   #93
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Quote:
Sim rpc08.... já li o texto do Sky e vi agora o teu mapa e têm toda a razão. Não tinha mesmo essa ideia e não sei, se calhar ando um pouco aluada e fui impulsiva na minha primeira apreciação.

Mesmo assim gostava de ver o país mais verde e com mais comboios e bicicletas a circular.

Desculpem lá o mau jeito
Não....não andas aluada....

Simplesmente respondeste com base nas notícias fabricadas que por aí correm.... aliás, esta história da 3a AE entre LX e Porto tem algum paralelismo com algumas notícias fabricadas sobre o TGV... o curioso é que vêm quase sempre do mesmo partido político
Old June 25th, 2009, 11:55 PM   #94
pedrodepinto
Feliz 2019 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Quote:
Mas é que os extremos nem são os mesmos...o extremo sul não é Lisboa, é a Marateca... a não ser que considerem a AE em questão como a A13 + A33 (NAL) + A12...

É a isto que eles chamam a terceira AE:

Eu só consigo perguntar: é alternativa para alguém?...
É muito pior do que imaginava... Enfim... Entendo a requalificação de troços como o IC3 mas não que sejam convertidos em auto-estrada... Afinal de contas hoje tudo tem de ser auto-estrada? Já não basta o que temos no litoral ?
Old June 26th, 2009, 01:28 AM   #95
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1088

Quanto a esta polémica:

1 - Aparentemente é um pouco abusivo chamar-lhe terceira auto-estrada Porto/Lisboa. No entanto estivesse projectado um troço directo entre a zona do concelho de Benavente e Alcochete/Montijo não deixaria de o ser...

2 - Alguns dos troços a fazer justificam plenamente a construção em 2x2 pelo movimento previsível. Se deverá ser feita como AE ou como variante às estradas que visam substituir é outra questão - raramente levantada.

3 - A questão levantada em 3 não é de somenos importância porque o que importa em muitos casos - o caso da ligação Gaia/Coimbra é amplamente elucidativo - é permitir ligações de proximidade rápidas - e remetendo no caso exemplificativo a actual EN1 para aquilo que de facto ela é ou seja uma simples rua -. Ora a sua construção em AE, tendencialmente passando mais longe dos aglomerados populacionais e com menor número de nós de ligação não responde às necessidades do tráfego actual e futuro.

4 - Também se pode dizer que se houvesse qualquer tipo de ligação ferroviária moderna entre muitos dos pontos que a dita AE pretende ligar, provavelmente em muitos dos casos poderia perfeitamente não ser construída nos próximos tempos.

5 - O facto de vir em parte a ter portagens (entre Gaia e Coimbra e nas imediações da AML) mas noutras partes não o ter, poderá (e eu teria mais certezas que um simples "poderá"..)

a) por um lado não vai aliviar o tráfego nas zonas em que o deveria fazer - nas zonas com portagem e especialmente entre Gaia e Coimbra -;

b) por outro lado induzirá um desvio, especialmente nas zonas sem portagem, mas por arrasto mesmo nas zonas com portagem, de algum tráfego(significativo provavelmente, e especialmente no que concerne ao tráfego pesado de mercadorias) entre as zonas do Porto e de Lisboa a utilizarem-na, recordando que o total das portagens será significativamente inferior ao da A1.

(assim considerada a questão poderá mesmo vir a ser considerado uma terceira AE Porto/Lisboa)

6 - Não esquecer que está projectado igualmente a construção do denominado IC2, paralelo à EN1 entre Coimbra/Leiria/Rio Maior/Vila Franca de Xira. (4ª AE...?)

Resumindo não sendo aparentemente uma terceira AE Porto/Lisboa o modo como está a ser projectado levará com grande probabilidade a que assim funcione. E neste caso sem necessidade. E pelo contrário não permitindo de facto ser uma verdadeira alternativa às EN actuais. O projecto tal como está deveria ser revisto. Deveria ser sobretudo construído como variante às EN's actuais, sem portagens, e faseado começando-se pelos troços realmente complicados seja em termos de volume de tráfego e/ou características deficientes das EN's actuais.

Last edited by Viriatuus; June 26th, 2009 at 02:23 AM.
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2009, 02:19 AM   #96
pedrodepinto
Feliz 2019 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Exactamente . Requalificar isso sim mas sem originar obrigatoriamente que seja construída em perfil de auto-estrada em toda a sua extensão...
Old June 26th, 2009, 02:23 AM   #97
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

esse mapa está errado!
Old June 26th, 2009, 02:24 AM   #98
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post
5 - O facto de vir em parte a ter portagens (entre Gaia e Coimbra e nas imediações da AML) mas noutra não o ter poderá (e eu teria mais certezas que um simples "poderá"..)
Eu tenho ideia que esta A32/IC2 não será portajada...ou estou enganado?

E quando falas nas imediações da AML, em que parte estás a falar? Da ligação ao NAL? Mas esse troço já não faz parte da A13...

@Sky11: Porquê?
Old June 26th, 2009, 02:31 AM   #99
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Quote:
Eu tenho ideia que esta A32/IC2 não será portajada...ou estou enganado?

E quando falas nas imediações da AML, em que parte estás a falar? Da ligação ao NAL? Mas esse troço já não faz parte da A13...

@Sky11: Porquê?

A A32/IC2 vai ter portagens

Last edited by Sky11; June 26th, 2009 at 02:00 PM.
Sky11 no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2009, 03:04 AM   #100
pedrodepinto
Feliz 2019 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Mesmo assim dá para ter uma ideia...
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags