Como seria a cidade ideal para você? - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 2 votes, 5.00 average.
Old October 14th, 2006, 02:49 AM   #1
GustavoRO

Likes (Received): 0

Como seria a cidade ideal para você?

Criei esse thread para saber como seria a cidade ideal na opinião de vocês. Suas características físicas, urbanísticas, arquitetônicas, o gabarito, o traçado das ruas, etc... tudo isso que a gente discute aqui no forum!!
Seria bom também colocarem exemplos de algumas cidades, no Brasil ou no mundo, que mais chegam perto do ideal de cada um de vocês!! Pode ser também a mistura de várias... sei lá, usem a criatividade!!!

Vou falar da minha depois...
GustavoRO no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old October 14th, 2006, 05:41 AM   #2
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 18

Olha Brasilia poderia até ser, mas tem um grave problema em sua concepção, os espaços são super utilizados durante o dia e sub-utilizados a noite, e a excessiva setorização trás problemas, num local educacional, sofrem com problemas de transito, nos horarios de entrada e saida dos estudantes, não importa o horario, de manhã, a tarde e a noite, e o setor comerciais somente funcionam durante o dia e ficam as moscas a noite. Isso é geral em toda cidade, e um agravante, quando pensamos que iriamos ter algo de novo, digo, flexibilizar o tombamento, vemos que estao querendo endurecer mais ainda, a poucos dias, 2 projetos importantes do próprio Oscar Niemeyer, pasmem, foram rejeitados, algo de podre existe no IPHAN, pois se nem quem concebeu o projeto não pode criar no local, entao quem poderá.
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote
Old October 14th, 2006, 10:08 AM   #3
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 296

Bem legal o thread, Gustavo!

Hummm... pra mim essa cidade seria plana na área mais central, e com vários aclives/declives e montanhas "à la BH" nas outras partes... porque gosto de cidades planas pra se caminhar, são bem melhores nesse sentido, mas acho que essas cidades ficam meio tediosas, acho a coisa mais legal você o tempo todo tendo vistas diferentes e ângulos novos em cidades como São Paulo, Porto Alegre ou BH...

Ao contrário de muuuuuuuitos, queria uma cidade densa em grande parte de sua extensão, nada de predinhos residenciais baixinhos em bairros residenciais nem nada do tipo, hehehe! Queria uma cidade com não muita diferença entre o centro e os bairros, uma cidade que fosse vibrante e com bairros com vida própria...

Também queria a cidade bem multifacetada, com bairros só de casas com recuo, outros bairros só de casas geminadas, outros bairros só de predinhos geminados com gabarito de altura, outros bairros de predinhos geminados sem gabarito de altura, outros bairros de torres (edifícios com recuo)...

Queria uma cidade feita pra se caminhar, tipo Nova York, com metrô pra tudo quanto é lado... mas, ao mesmo tempo, uma cidade que não fosse um inferno pra quem quer usar carro, que tivesse várias avenidas com quatro faixas em casa pista, várias garagens subterrâneas e etc...

Uma cidade com muuuuuuuuitas construções históricas, mas que não fosse basicamente antiga... gosto de ver bairros que retratam uma época da arquitetura, gosto de ver bairros sendo transformados na atualidade, gosto de ver novos projetos pipocando por todos os lados... ou seja, nesse sentido acho que estaria bom ser tipo Buenos Aires, hehehe...

Também queria parques e praças pela cidade toda, e que os espaços públicos fossem bem valorizados, bem explorados, com muitas atividades culturais, programação constante... além de ser toda arborizada, claro...

Bom, como sou de São Paulo e estou acostumado ao inferno, hehehe, não posso mentir que pra mim a cidade ideal não seria uma megacidade, então por mim a cidade deveria ser das maiores do mundo, hehehe! E queria a cidade cheia de ícones, construções e monumentos históricos, construções contemporâneas impactantes, modernidade, túneis, pontes/viadutos, telões "à la Tóquio" pra todos os lados... além de ser bem 24 horas, hehehe!

Acho que já deu, hehehe!
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old October 14th, 2006, 10:13 AM   #4
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 296

O engraçado é que eu fui montando essa minha cidade pensando em algumas cidades como modelo... aí no fim me ocorreu "E a beleza natural do Rio, não?", mas é que eu acho a beleza do Rio uma coisa tão descomunal e única, que pra mim é do Rio e pronto, nem pode ser nem sequer cobiçada ou sonhada para outros lugares como se fosse possível reproduzí-la, hehehe... em beleza natural, o máximo que eu consegui pensar foi tipo ter uma Cordilheira dos Andes ao fundo, hehehe!
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Old October 17th, 2006, 03:11 PM   #5
portoimagem

Likes (Received): 4

Smile

A cidade ideal???
Gostei do thread, parabéns !

Bom, pra mim, basearia em Porto Alegre, já que a cidade seria no Brasil. Porto Alegre basicamente, com sua qualidade de vida, com um centro com uma grande avenida parecendo a Av. Paulista ou a Afonso Pena, em BH. Pois uma das coisas que não gosto em Porto Alegre é o centro estreito e congestionado. Essa minha Porto Alegre imaginária teria a altura dos prédios aumentada mas nada que pareça NY ou Chicago ou Dubai. Se eu quiser ver super arranhacéus vou fazer uma viagem. Essa minha cidade, em vez de um bairro chamado Ipanema, teria um semelhante a Boa Viagem do Recife, e a cidade estaria no litoral, claro. E teria mais ao sul e mais ao norte, belíssimas praias como as de Florianópolis. As do nordeste são lindas também, mas prefiro a vegetação das de Santa Catarina. O padrão de construção poderia continuar sendo o de Porto Alegre mesclado com o padrão de BH e de Recife. Teria mais avenidas expressas, como Curitiba e SP e Rio. Construiria uma avenida subterrânea sob a Farrapos com 6 pistas em cada sentido, saindo da cidade e ligando com a freeway através de um magnífico complexo de elevadas. Apesar de a cidade se situar no litoral, com mar, e uma avenida litorânea larguíssima, com elevadas nas principais ligações, manteria o Lago Guaíba, o qual teria suas ilhas super desenvolvidas com diversos "oasis" com restaurantes, complexos esportivos, parques de diversões, transporte por aerobarcos. Pra completar, colocaria alguns morros mais altos como no Rio, e um teleférico ligando alguns desses morros com o mar e por sobre o Guaíba. O clima seria quente no verão, com temperatura amena (mas não fria) no inverno. O turismo seria super desenvolvido, com diversos resorts a beira mar, todos dentro dos limites do município. Todos os prédios antigos e feios (da década de 50 pra cá) seriam demolidos dando lugar a belos prédios envidraçados e luxuosos. O Mercado Público seria enfatizado como o símbolo arquitetônico da cidade, mas no seu ENTORNO, seriam construídos diversos centros empresariais, shoppings e uma grande praça, ocupando o local hoje ocupado por prédios antigos.
Bom, poderia ir "criando" até a noite, mas vou deixar assim por enquanto.
Tá aí a minha cidade ....

.
portoimagem no está en línea   Reply With Quote
Old October 17th, 2006, 04:35 PM   #6
Kaique
Registered User

Kaique's Avatar

Likes (Received): 520

A cidade ideal, ao meu ver, teria de contemplar à todos os cidadãos com moradias dignas adequadas às nescessidades de cada um. Isso quer dizer, que haveriam bairros pouco densos com grandes casas recuadas em alamedas muito arborizadas e jadins, essas para grandes famílias. Outros bairros mais densos com casas geminadas, ou apartamentos baixos mais próximos de zonas de serviços, mas nada de fábricas ou comércio pesado por perto. Já os grandes edifícios de apartamento, deixaria para as regiões financeiras e próximos às grandes áreas verdes para compensar a falta de jardins das moradias.
Do ponto de vista viário um sistema de artérias largas, bem sinalizadas e sem impedimentos como semáforos ou passagens e cruzamentos em nível, cercadas por um faixa verde de gandes árvores, complementando, avenidas menores com largas calçadas, ávores e sombreamento, e as ruas de acesso local seguiriam um traçado orgânico, delineando as cotas do terreno, formando curvas de nível, intercaladas por calçadas em trajetos curtos ligando casas aos serviços ensenciais.
O comércio sería disciplinado, algumas zonas seguimentadas outras de esploração livre, mas respeitando regras, por exemplo pequenas empresas e grandes separdas.
O transporte seria multi modal conexões entre metrô, bicicletas, ônibus e carros e se a geografia da região perimirtir outras categorias como teleféricos e barcos. Tudo isso com muita limpeza, conservação do patrimônio histórico e uma vida cultural bem desenvolvida.
Acho que uma cidade assim é viável em qualquer clima e para qualquer país.
Monumentos não gostaria de cópias acho q cada cidade deve ser autêntica deixando suas características bem a mostra. A torre Eiffel cai bem em Paris não no Rio, o mesmo do Cristo, que em Fortaleza não tería a menor graça.

Last edited by Kaique; October 17th, 2006 at 08:26 PM.
Kaique no está en línea   Reply With Quote
Old October 17th, 2006, 05:16 PM   #7
Ander Vaz
Registered User

Ander Vaz's Avatar

Likes (Received): 236

Bom, a minha cidade não teria mar. Seria próxima do mar. Teria um grande lago, isso sim.
Sei lá, acho que cidade com mar acaba tendo a vida em torno dele.
Prefiro cidade com vida própria, com muitos museus, muitas exposições, agências de publicidade, parques, lojas requintadas, cafés e mais cafés.
Aquelas cidades que todo dia, numa caminhada se encontra um buraquinho que é uma loja de discos velha, uma brechó, um atelier, ou um pub muuuuito descolado e único.
Um lugar com clima ameno, e que faça frio de vez em quando. Frio razoável, só pra colocar uma roupa mais bonita aconchegante e sair pra beber um vinho ou comer um foundee.
Um lugares com vários lugares como o Puerto Madeiro. Alias, vou desmembrar algumas cidades como se fossem um quebra cabeça pra montar a minha:

De NY eu queria o metrô, a Times Square e a Broadway.
De Sidney eu queria a Opera House.
De Chicago eu queria o lago michigan
De Buenos Aires o Puerto Madero e os cafés
De São Paulo a Avenida Paulista
Do Rio o Cristo Redentor
De San Francisco a Ponte Pênsil
De Pequim a torre de TV e alguns arranha-céus
De Paris os parques, museus, bistrôs e lojas de grifes
De Roma a história
De Barcelona a Catedral Gótica
De Praga alguns prédios clássicos e a beleza do povo
De Londres os Pubs
De Tóquio as avenidas e mobiliário urbano pra publicidade
Do Canadá os índices de qualidade de vida
De Dubai o Hotel 7 estrelas
De Munique o estádio Allianz Arena
E de Porto Alegre, o Sport Clube Internacional!

Ehehe
Ander Vaz no está en línea   Reply With Quote
Old October 17th, 2006, 09:28 PM   #8
som942
Rumo ao fim do mundo!

som942's Avatar

Likes (Received): 6

Talvez pudessemos usar o Sim City pra fazer uma cidade ideal. Eu tentei fazer uma, mas não deu muito certo porque chega uma hora que o próprio jogo pede que você coloque zonas desvalorizadas ( eu estava tentando fazer uma onde só morassem pessoas ricas e classe média ), assim que no fim das contas não ficou a cidade ideal.

Pra mim a cidade ideal deveria ter montanhas e mar e tudo perto de tudo. Ou seja, um equilibrio entre servicos, comércio e zonas residencias, parques e tudo mais. O preço das terras seria tabelado, assim não criariam zonas com valor mto alto e outras com valor mto baixo e de maneira geral, ninguem precisaria se desclocar mto para chegar ao trabalho.
som942 no está en línea   Reply With Quote
Old October 17th, 2006, 10:02 PM   #9
Kaique
Registered User

Kaique's Avatar

Likes (Received): 520

Você conseguiu essa proeza?
No Simcity4 as minhas cidades sempre são deficitárias e nunca se desenvolvem muito heheh
Kaique no está en línea   Reply With Quote
Old October 17th, 2006, 11:27 PM   #10
Kaplan
Registered User

Likes (Received): 99

Não faço questão de perfeição.
Gosto de cidades grandes, colossais, conturbadas.
Ela não pode ser toda nova como aquelas coisas artificiais da Ásia.
Adoro passear em cidades e ver a arqueologia urbana, a sucessão de acréscimos construtivos que o tempo em conjunto com as atividades sociais vai acumulando.
Não é necessário esconder a decadência se houver.
Gostaria sim que houvesse mais justiça e equilibrio social.
Kaplan no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2006, 01:20 AM   #11
GustavoRO

Likes (Received): 0

Bom, a cidade ideal para seria assim:

- Pra começar, a cidade seria bem grande, contado com uma população entre 5 e 10 milhões de pessoas (mas não seria nada tumultuada). Ao mesmo tempo em que ela seria bem cosmopolita, com museus de diversos tipos, teatros, cinemas de rua, cafés, bares, pubs, boates, restaurantes de comida de todo o mundo, ela teria um clima bem pacato. Não seria um lugar barulhento. Seria uma cidade com muitas galerias de arte, livrarias e coisas desse tipo. As pessoas andariam pelas calçadas, apesar de que dirigir por suas largas ruas também fosse um prazer. As numerosas universidades e escolas de qualidade atrairiam jovens do mundo todo. Seria uma cidade que funcionaria 24 horas por dia.

- Teria espaço para tudo... desde lojas de grandes redes (não importando o segmento, como roupas, cds, comida, etc) até pequenas livrarias de livros especializados e pequenos restaurantes aconchegantes. Teria dos grandes teatros aos pequenos de arte alternativa. O mesmo ocorrendo com museus, galerias de arte, etc...

- Ela ficaria na beira de uma baía que teria bastantes enseadas. Belas pontes fariam parte da paisagem. Existiriam vários clubes náuticos, sem falar nas praias de águas claras e areia branquinha. Teriam umas lagoas também, com fauna e flora muito rica. Existiriam morros verdejantes, mas isso nas extremidades da cidade, como se delimitassem a área urbana. Não seria totalmente plana mas também não teria grandes morros, apenas leves aclives.

- As ruas teriam o traçado TOTALMETE planejado, com grandes e largas avenidas com canteiros centrais, alamedas (algumas com canais charmosos), ruas largas, tudo extremamente arborizado... essas árvores seriam como ipês, cerejeiras, etc, dessas que dão muitas flores e colorem a cidade em determinadas épocas do ano. As calçadas seriam bem largas e padronizadas. Teriam também, nas áreas mais centrais, algumas ruas exclusivas para pedestres, mas tudo impecável. Ciclovias ligariam os bairros e por isso as pessoas usariam muito a bicicleta para se locomover.

- Teria um lindo e grande jardim botânico e diversos parques espalhados pela cidade, tudo com grande variedade de espécies de árvores, inclusive frutíferas. Animais de diversos tipos, principalmente aves, fariam parte do dia a dia urbano. Na beira da baía teria um imenso aquário, com a fauna marinha e fluvial de diversas partes do mundo. Parques esportivos estariam espalhados por toda a cidade e seriam de vários tipos, com quadras de basquete, volei, pista de skate, futebol, etc. Na cidade existiriam alguns belos estádios e teria também um autódromo.

- Os prédios residenciais não teriam grande altura e seguiriam o estilo dos baixinhos da Zona Sul do Rio ou do Jardim Oceânico, na Barra. Eles teriam menos de dez andares e se estenderiam por grandes áreas ao redor do centro financeiro, essa região sim com prédios (comerciais) altos. Em algumas áreas se misturariam a predinhos comerciais. Teriam ótimo revestimento e bastante vidro. Não seria uma cidade de um estilo arquitetônico só, mas teria muita harmonia na interação entre eles. A cidade teria bairros onde com predinhos geminados e regiões em que eles seriam em centro de terreno, com recuo. Ao redor das áreas residenciais mais densas surgiriam bairros só de casas.

- Teria um centro financeiro com prédios comerciais altos (mas não muitos e nem tão altos). Junto dos arranha-céus surgiriam praças, museus, universidades, etc...

- Indústrias, só as de alta tecnologia embaladas pelas diversas universidades.

- A cidade seria referencia em reciclagem do lixo. Todas as casas, pontos comerciais, escritórios fariam a seleção de seu lixo.

- O metro ligaria todos os principais bairros e em algumas partes existiria também o VLT.

Por enquanto é isso hehehehe... mas se eu lembrar de mais alguma coisa eu completo. Usei como exemplo cidades, como o Rio, NY, Paris, Sydney, Amsterdan, etc...
GustavoRO no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2006, 01:46 AM   #12
EricoWilliams
Annoying ex-moderator

EricoWilliams's Avatar

Um centro arido com torres altissimas, cercado por suburbios luxuosos cortados por freeways, casas com 4 carros na garagem. Enfim, la vie en rose!
Old October 18th, 2006, 02:04 AM   #13
nando02
Qui sait?

nando02's Avatar

Likes (Received): 182

Seria BH sem nenhuma favela, metro subterraneo em todos os lugares, avenidas largas e de transito facil!!
A cidade seria totalmente arborizada, sem poluição visual!!
nada impossivel para um pais desenvolvido!!
nando02 no está en línea   Reply With Quote
Old October 18th, 2006, 02:59 AM   #14
HudsonSa
Landed

HudsonSa's Avatar

Likes (Received): 16

Para mim, cidade perfeita seria Hong Kong com alguns ajustes: Barzinhos (ou botecos legais), Clima e temperatura de São Paulo (só que sem as frentes estacionárias); prédios residenciais a lá Vancouver, regiões mais montanhosas viradas para o mar com prédios baixinhos para que todos tenham vista. Deixaria muitos dos predinhos degradados das regiões mais movimentadas pois dão um certo charme combinados com os outdors superiluminados em suas fachadas. De resto está lindo!
HudsonSa no está en línea   Reply With Quote
Old October 20th, 2006, 01:27 AM   #15
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 18

Kaique tá sabendo do novo Simcity 5? Eu tambem curto o Simcity 4 Hour Rush, minhas cidades não ficam deficitárias, mas vc deve fazer sua cidade no papel e depois indo acrescentando ela no simcity.
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote
Old October 20th, 2006, 02:44 AM   #16
Nestòn
Registered User

Nestòn's Avatar

Likes (Received): 447

Bem legal esse thread, mas não vou ficar viajando muito, aliás nem vou muito longe, porque o que eu gostaria acho que nem seria tão inviável ou ilusório assim, apesar do nosso governo omisso, acho que num futuro distante talvez isso possa se tornar realidade.
O fim das favelas, não urbanização das mesmas, digo pôr a baixo mesmo, contruir os prediozinhos populares, com ruas, praças enfim integrados com o resto das cidades ....não custar sonhar não é
Nestòn no está en línea   Reply With Quote
Old October 20th, 2006, 09:40 AM   #17
gutooo
policial disfarçado

gutooo's Avatar

Likes (Received): 1829

Não existe a concepção de cidade ideal na minha opinião!

Flickr Instagram

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules