Portela de Sacavém - Page 3 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Lisboa > Imagens

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 12th, 2009, 03:12 AM   #41
napolit
Registered User

Likes (Received): 8

Obrigado por os comentários.

Sim, é melhor mostrar onde está situado o bairro para os que nao conhecem a cidade, deixo aqui uma foto aérea da Portela, situada muito perto do Parque das Naçoes e Moscávide, e isolado por infraestruturas (este é para mim o pior do bairro, é demassiado pequeno e tens a poucos lugares a onde ir, além de que há prédios demassiado próximo à autoestrada):

Na parte inferior do jardim com um palacete que ve-se em Portela está a rua com as novas construçoes mostradas por Barragon, excelente arquitectura, o problema é o de sempre, está numa zona muito isolada por uma grande infraestructura, e também um bocadinho longe do resto da Portela, mas pode-se ir na boa a pé, só que é preciso conecta-lo urbanísticamente para que seja um passeio mais agradável.

Do que mais precisa o bairro é de estacionamentos subterrâneos, para liberar espaços públicos para jardins, lugares de lazer, etc., pode ver-se aqui muito bem onde estao situados os carros:

Como pode ver-se os carros estao dentro dessas muralhas brancas, nao sei o motivo por o que fezeram-no assim, se por seguridade ou para ocultar os carros da paisagem urbana (a cambio ve-se paredes brancas).

A outra grande necessidade de Portela é a melhora dos transportes: metro, um bairro tao denso e que com só uma estaçao serviria a tantas pessoas precisa de uma estaçao de metro (pelo menos).

Last edited by napolit; January 12th, 2009 at 03:19 AM.
napolit no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old January 12th, 2009, 03:20 AM   #42
napolit
Registered User

Quote:
Originally Posted by Luís Raposo Alves View Post
Adoro esse bairro. Adoro ver da ponte esse conjunto de prédios todos iguais, essa geometria, adoro ver da vista aérea do google, adoro tudo nesse bairro.

Duas questões: pq é q fizeram o prédio de esquina rodado em relação aos outros e con uma arquitectura diferente?

qual o arquitecto da igreja? é o mesmo do complexo do Cristo Rei?
Há um thread dessa igreja, podes ve-lo no sticky. Sobre o prédio que é diferente, eu até acho-o engraçado, um edificio que rompe com a homogeneidade do bairro .
Old January 12th, 2009, 03:42 AM   #43
_Rick_
Registered User

_Rick_'s Avatar

Likes (Received): 27

Quote:
Originally Posted by napolit View Post
A outra grande necessidade de Portela é a melhora dos transportes: metro, um bairro tao denso e que com só uma estaçao serviria a tantas pessoas precisa de uma estaçao de metro (pelo menos).
Bem por enquanto não me parece que vão ter. Havia aquele plano de bifurcar a linha vermelha para fazer uma estação na Portela e outra em Sacavém......mas parece-me que não é adequado bifurcar para apenas mais 2 estações (realisticamente não há muito mais a servir para além dessas 2 num futuro próximo). O projecto está portanto em espera. Se a zona em redor se densificar mais pode ser que retomem a ideia.

O mais próximo serão as novas estações de Moscavide e Encarnação (que estão já em construção e estarão prontas em 2010 (supostamente) . Não são no bairro.......mas para ser honesto também não é como se estivessem muito longe. Ficam com 2 estações à mesma distância que eu tenho a estação de metro mais próxima e eu uso e abuso do metro. . É só as pessoas não serem preguiçosas.
Uns autocarros da carris a ligarem aquilo melhor e já ajuda muito.
_Rick_ no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old January 12th, 2009, 05:07 PM   #44
napolit
Registered User

Quote:
Originally Posted by _Rick_ View Post
Se a zona em redor se densificar mais pode ser que retomem a ideia.
Mas nao precisa de ter mais pessoas para ser muito rentável uma estaçao de Metro, dados da Wikipedia:

Área 0,95 km²
População 15 441 hab. (2001)
Densidade 17 546,6 hab./km²

Com 15 441 habitantes é bastante preciso e viável (e isso era no ano 2001, deve ter aumentado com os novos prédios que mostrou Barra, além de que se calhar há mais pessoas a viver porque seguramente algumas das pessoas que vivem nas barracas nao estao contabilizadas, mas nao sei se isto é verdade ou nao, além da populaçao que nao vive ali mas que utiliza os serviços de Portela: piscinas, biblioteca, polidesportivo e centro comercial), nao é preciso densificar mais. Uma estaçao que possa ser utilizada por mais de 10000 pessoas é suficente (pelo menos com as características que existem em Madrid, mas acho que em Lisboa deveria ser similar, pelo menos num bairro como este onde acho que uma elevada porcentagem de pessoas utiliza o transporte público). Sobre ir a pé desde o centro de Portela até a estaçao de Encarnaçao, está no máximo do máximo que acho que uma pessoa saúdavel como tu ou eu tem de andar para ir ao metro (mas desde outras zonas de Portela pode ficar já demassiado longe ou também para pessoas que nao conseguem/gostam de andar rápido). Mas nesse caso de ir a pé até essa estaçao apereceria o problema que já comentei, tem de fazer que as infraestructuras sejam mais permeáveis, que convertam-se em zonas integradas na vida diária das pessoas, é que neste caso só para ir da Portela a Olivais Norte terias de cruzar por um dos dois pontes esta "avenida":

Por muito que goste-se de andar, a estructura urbana faz que as distâncias a pé sejam muito maiores que as que há em linha recta, só em cruzar essa estrada pelas pontes demora-se bastante tempo (além de que nao acho que seja demassiado agradável), e depois terias de chegar à boca do metro.

De qualquer modo há autocarros, as pessoas que eu conheço da Portela quando tem de ir à Baixa o que fazem é apanhar autocarro até Oriente, depois linha vermelha e depois em Alameda a linha verde.

Last edited by napolit; January 12th, 2009 at 05:47 PM.
napolit no está en línea   Reply With Quote
Old January 13th, 2009, 04:36 PM   #45
Bluesence
Registered User

Bluesence's Avatar

Likes (Received): 867

Boas fotos!
Foste mesmo ao pé das barracas, moyanapolit Eu não me arriscava
Essa urbanização vê-se na aproximação a Lisboa pela ponte vasco da Gama, e é bastante feia (o conjunto dos edifícios em si, commies?). Mas até fiquei bem impressionado com os espaços verdes, são espaçosos e ainda por cima estão bem cuidados!
As vistas também são de babar. Adorava que o meu quarto tivesse vista para o rio na zona da ponte vasco da gama. Sei que há sítios mais romanticos para vistas do que a VG mas o que é que se há de fazer

Portugal

Last edited by Bluesence; January 13th, 2009 at 06:07 PM.
Bluesence no está en línea   Reply With Quote
Old January 13th, 2009, 04:41 PM   #46
Bluesence
Registered User

Bluesence's Avatar

Mais uma coisa, a urbanização Oriente Park parece excelente. Para além da boa arquitectura puseram-he relva e vegetação à frente, entre a avenida e o empreendimento, fico muito bem.

Portugal
Old January 13th, 2009, 05:39 PM   #47
moyanapolit
turquia | türkiye

Likes (Received): 7

jaja, não estive muito perto das barracas, tenho é zoom na máquina :o
moyanapolit no está en línea   Reply With Quote
Old January 13th, 2009, 09:06 PM   #48
Bluesence
Registered User

Bluesence's Avatar

explicado

Portugal

Last edited by Bluesence; January 13th, 2009 at 11:27 PM.
Old January 13th, 2009, 09:08 PM   #49
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 16260

Aquilo também é tipo o muro da faixa de Gaza

Alcobaça :: Mosteiro de Alcobaça :: Batalha :: Leiria

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old January 13th, 2009, 09:29 PM   #50
_Rick_
Registered User

_Rick_'s Avatar

Likes (Received): 27

Quote:
Originally Posted by napolit View Post
Mas nao precisa de ter mais pessoas para ser muito rentável uma estaçao de Metro, dados da Wikipedia:

Área 0,95 km²
População 15 441 hab. (2001)
Densidade 17 546,6 hab./km²

Com 15 441 habitantes é bastante preciso e viável
Acho que não percebeste bem o meu ponto.

Esse bairro tem densidade suficiente obviamente. Não está em causa. Tem muita gente. Uma estação de metro seria benvinda.

A questão é se se justifica uma nova linha (não só uma nova estação) para servir esse bairro. É que se ele estivesse no trajecto da linha vermelha, então era só fazer uma nova estação (que como dizes justifica-se) mas não está. Seria outro túnel que bifurcaria em Moscavide.

A minha questão era se valeria a pena a construção de um novo tunel e basicamente ter uma nova linha para servir só 2 estações (Portela e Sacavém) quando não há mais nenhuma perspectiva real de expansão para aqueles lados (devido à fraca densidade das zonas após a Portela e Sacavém.
Isto quando existem sítios como Alcântara a que o metro ainda não chegou (que terá muitos clientes devido a ser um interface com a linha de Cascais).

Não é uma questão de não se dever fazer......mas quando fazer e qual fazer primeiro. Este bairro ficará ainda relativamente próximo das 2 novas estações (mesmo quem não vai a pé pode chegar lá rapidamente de autocarro). Não é ideal......mas é bem melhor do que uma grande percentagem de pessoas em Lisboa.

Acho portanto que existem outras expansões mais prioritárias neste momento. Só isso
Quando outras àreas (que considero urgentes) estiverem servidas......então acho bem que se faça o túnel Quando isso acontecer até pode ser que entretanto haja mais alguma zona que justifique uma 3a estação (para não ser só Portela e Sacavém).
_Rick_ no está en línea   Reply With Quote
Old January 14th, 2009, 02:46 AM   #51
Luís Raposo Alves
Registered User

Luís Raposo Alves's Avatar

Likes (Received): 1940

Quote:
Originally Posted by Bluesence View Post
Boas fotos!
Foste mesmo ao pé das barracas, moyanapolit Eu não me arriscava
Essa urbanização vê-se na aproximação a Lisboa pela ponte vasco da Gama, e é bastante feia (o conjunto dos edifícios em si, commies?). Mas até fiquei bem impressionado com os espaços verdes, são espaçosos e ainda por cima estão bem cuidados!
As vistas também são de babar. Adorava que o meu quarto tivesse vista para o rio na zona da ponte vasco da gama. Sei que há sítios mais romanticos para vistas do que a VG mas o que é que se há de fazer
Podes andar no meio das barracas que não te acontece nada! pensas que isto é o Brasil?!?!

lá por viverem em barracas não quer dizer que andem a assaltar pessoas!

aliás, dentro do bairro até é capaz de ser bem mais seguro do que fora dele!
Luís Raposo Alves no está en línea   Reply With Quote
Old January 14th, 2009, 09:15 PM   #52
Filipe_Teixeira
Registered User

Filipe_Teixeira's Avatar

Likes (Received): 1303

a portela de sacavem devia de pertencer a Lisboa!

Lisboa
Filipe_Teixeira no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2009, 12:44 AM   #53
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 382

é dos mtos concelhos k rodeiam a cidade e k por mim já estavam absorvidos á décadas, enfim...
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2009, 05:49 AM   #54
Império-CostaAzul
Pexito na Alma

Império-CostaAzul's Avatar

Likes (Received): 169

exacto.. jà deveria ser Lisboa hà décadas

&

๑۩۞۩๑ Sesimbra ๑۩۞۩๑
Vila Pexita, Terra de Mar

"Entre muralhas, defesa lusitana, surge um oásis chamado Costa Azul, nenhum caminho até hoje conhecido nos levará a tão estimado Paraíso, só aqui a natureza toma forma, assim bem na Arrábida, no Oceano, no Sado, formas cheias de vida, uma árvore, um roaz, uma gaivota. Aqui o Homem sempre sorriu ao futuro, numa união de terra, rio, serra e mar."
Império-CostaAzul no está en línea   Reply With Quote
Old January 15th, 2009, 09:45 AM   #55
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

A Portela pertence ao concelho de Sacavém

Até os terrenos do PDN estão divididos.. é realmente uma tristeza... poderiam muito bem reformular as linhas divisórias naquela zona.

Old January 15th, 2009, 01:02 PM   #56
Império-CostaAzul
Pexito na Alma

Império-CostaAzul's Avatar

Likes (Received): 169

eu separava o concelho em dois... sacavém metia em Lisboa junto com a portela e parque das nações num todo tudo o resto seria Loures... depois criava duas freguesias a de sacavém ( sacavém e portela) e a do oriente ( parque das nações). Sacavém passava a ser um bairro de Lisboa... sonha sonha

&

๑۩۞۩๑ Sesimbra ๑۩۞۩๑
Vila Pexita, Terra de Mar

"Entre muralhas, defesa lusitana, surge um oásis chamado Costa Azul, nenhum caminho até hoje conhecido nos levará a tão estimado Paraíso, só aqui a natureza toma forma, assim bem na Arrábida, no Oceano, no Sado, formas cheias de vida, uma árvore, um roaz, uma gaivota. Aqui o Homem sempre sorriu ao futuro, numa união de terra, rio, serra e mar."
Império-CostaAzul no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2009, 04:44 PM   #57
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Meter em Lisboa não é a solução. Digamos que a quantidade de anos que estas localidades estiveram num concelho já as marcaram.... aliás, o único problema ali é mesmo o PDN, por ser tão recente.

Old February 6th, 2009, 12:30 AM   #58
vaquinhas
Registered User

vaquinhas's Avatar

Likes (Received): 3

Bem...a única diferença para Santa Marta do Pinhal é mesmo o verde, porque estes prédios são MESMO horríveis. ao inicio pensava que se tratava de um bairro social gigantesco.
Não percebo como é que alguém que critica uma urbanização como SMP pode falar bem disto, às vezes penso que é só mesmo embirração com o Seixal.

Last edited by vaquinhas; February 6th, 2009 at 12:35 AM. Reason: extra comment
vaquinhas no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2009, 12:32 AM   #59
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

Likes (Received): 44

Esses prédios enganam muito. As casas são de excelente qualidade e bastante amplas.
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2009, 12:40 AM   #60
vaquinhas
Registered User

vaquinhas's Avatar

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by fred_mendonca View Post
Esses prédios enganam muito. As casas são de excelente qualidade e bastante amplas.
Não digo que não, mas não deixam de ser feios por fora e parece que reuniram ali tudo de feio que podia ser feito: marquises, toldos, parabólicas, máquinas de ar condicionado...
vaquinhas no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
centro, comercial, cristo-rei, igreja, loures, portela, sacavém

Thread Tools

Posting Rules