Portela de Sacavém - Page 4 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Lisboa > Imagens

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 6th, 2009, 12:43 AM   #61
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 16406

Não comparemos o urbanismo...

Alcobaça :: Mosteiro de Alcobaça :: Batalha :: Leiria

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old February 6th, 2009, 12:44 AM   #62
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

Likes (Received): 44

Isso foram as pessoas que fizeram. Em termos de planeamento e de funcionalidade o bairro está bem pensado. Todos os prédios possuem garagem subterrânea. É bastante bom para algo feito nos anos 70.
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2009, 12:51 AM   #63
vaquinhas
Registered User

vaquinhas's Avatar

Likes (Received): 3

Continuo sem perceber quais são os critérios. Num só prédio daqueles existe o mesmo nº de familias que nuns 10 de Sta. Marta, onde é que está a qualidade de vida aí? qual é a diferença? muitos prédios em Sta. Marta têm garagens subterrâneas, no entanto os caros continuam a amontoar-se na rua, tal como ali.
vaquinhas no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old February 6th, 2009, 12:59 AM   #64
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

O que eu te posso dizer é que as casas da Portela são de excelente qualidade e muito espaçosas. A urbanização tem jardins e equipamentos de lazer e desportivos. O primeiro grande Centro Comercial de Portugal foi o da Portela. Ainda hoje é um bom centro comercial com muitas valências. O prédio do Centro Comercial também alberga uma zona de escritórios que também dá dinamismo à zona. Na minha opinião, penso que a Portela é uma zona com uma boa qualidade de vida e bem planeada.
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
Old February 6th, 2009, 01:02 AM   #65
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

Estas imagens ilustram bem a qualidade de vida da Portela:

Old February 6th, 2009, 01:08 AM   #66
vaquinhas
Registered User

vaquinhas's Avatar

Quote:
Originally Posted by fred_mendonca View Post
O que eu te posso dizer é que as casas da Portela são de excelente qualidade e muito espaçosas. A urbanização tem jardins e equipamentos de lazer e desportivos. O primeiro grande Centro Comercial de Portugal foi o da Portela. Ainda hoje é um bom centro comercial com muitas valências. O prédio do Centro Comercial também alberga uma zona de escritórios que também dá dinamismo à zona. Na minha opinião, penso que a Portela é uma zona com uma boa qualidade de vida e bem planeada.
Se fores ver o plano para Sta. Marta também lá está isso tudo, algumas coisas já construídas, outras em construção. Parece-me é que existe alguma falta de coerência nos comentários entre umas e outras urbanizações, só porque uma é no Seixal e outra em Lisboa.
Eu não estou a dizer que viver na Portela é mau ou bom, mas fez-se um juízo de valor sobre Sta. Marta por ex. e para a Portela que apresenta as mesmas características, com todas as criticas que se podiam apresentar a Sta. Marta, construção em altura, blocos enormes, etc...já não se passa nada é a portela é bestial. Isso para mim não é ser coerente.
Old February 6th, 2009, 01:13 AM   #67
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Nada a ver... estás a defender Santa Marta a todo o custo e nem reparas que além de ser uma urbanização com uma inserção horrível na zona, a maioria dos edifícios tem acabamentos em tinta para despachar, estão feitos uns em cima dos outros.

Não existe qualidade de planeamento... para não falar na fiação aérea... que devia ter sido toda enterrada

Nem quero falar dos edifícios às ondinhas... uma parede de betão enorme no meio do nada

Old February 6th, 2009, 01:17 AM   #68
vaquinhas
Registered User

vaquinhas's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Nada a ver... estás a defender Santa Marta a todo o custo e nem reparas que além de ser uma urbanização com uma inserção horrível na zona, a maioria dos edifícios tem acabamentos em tinta para despachar, estão feitos uns em cima dos outros.

Não existe qualidade de planeamento... para não falar na fiação aérea... que devia ter sido toda enterrada

Nem quero falar dos edifícios às ondinhas... uma parede de betão enorme no meio do nada
eu não defendo Sta. Marta a todo o custo, parece-me é que tu atacas o Seixal a todo o custo. A urbanização não está acabada e tem defeitos, mas se esses defeitos forem noutro concelho, tudo bem.
Old February 6th, 2009, 01:19 AM   #69
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

A Portela pertence ao concelho de Loures. Em relação a Santa Marta, eu penso que em termos de planeamento podia estar mais bem estruturada. Falta alguma coerência à malha urbana. Na Portela está tudo mais organizado. Em relação à arquitectura também prefiro a Portela de Sacavém. É mais sóbria. No entanto, também admito que é um estilo um pouco ultrapassado. Resumindo, o problema de Santa Marta não é a altura dos prédios nem o facto de serem blocos enormes. O problema é o plano urbano e a qualidade das edificações. Santa Marta podia estar mais bem organizada logicamente. Nunca entrei em nenhum edifício em Santa Marta mas dá-me a ideia que em termos de acabamentos não devem ser muito especiais. O aspecto também não ajuda. Acho o tipo de arquitectura não é nada interessante, é apenas banal. A Portela com a suas linhas geométricas é bem mais engraçada e imponente. Os edifícios transparecem uma personalidade que não se encontra em Santa Marta.
Old February 6th, 2009, 01:24 AM   #70
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

O quê? vaquinhas não questiones a minha imparcialidade sff. Estás a acusar-me de facciosismo e isso não sou. Noutros concelhos vejo o mesmo problema que em Santa Marta. O problema de Santa Marta é que apareceu do nada, tal e qual São Marcos no Cacém.

São urbanizações massudas e com pouca ou nenhuma relação com a envolvente. No caso de Santa Marta vemos os lotes ainda por construir com lacunas horríveis entre os edifícios. Vemos a pouca distância entre os edifícios, vemos os acabamentos dos edifícios.... tudo muito rasca e inacabado... feito à pressa.

Old February 6th, 2009, 01:26 AM   #71
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

Barra, acho que em termos de densidade S. Marcos não tem tanta como Santa Marta ou a Portela.
Old February 6th, 2009, 01:29 AM   #72
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Olha que tem... São Marcos não tem é os prédios tão juntos, tal e qual a portela.

Old February 6th, 2009, 01:31 AM   #73
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Olha que tem... São Marcos não tem é os prédios tão juntos, tal e qual a portela.
Sim, as coisas são mais espaçadas. Era isso que eu queria dizer.
Old February 6th, 2009, 12:27 PM   #74
Bluesence
Registered User

Bluesence's Avatar

Likes (Received): 868

Gosto dos espaços verdes aí na Portela. Mas os edifícios podiam levar um retrofit.

Portugal
Bluesence no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2009, 10:08 PM   #75
Pelha
Registered User

Pelha's Avatar

Likes (Received): 146

Reparem na vegetação densa..

E agora a melhor parte.. as vistas..

Fotos Flickr
Pelha no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2009, 11:16 PM   #76
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Old February 19th, 2009, 12:09 AM   #77
jpfg
( ͠° ͟ʖ ͡°)

jpfg's Avatar

Likes (Received): 2504

ena, já acabaram as piscinas
jpfg está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 19th, 2009, 12:11 AM   #78
jpfg
( ͠° ͟ʖ ͡°)

jpfg's Avatar

Likes (Received): 2504

que vista espectacular mesmo
jpfg está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 20th, 2009, 12:02 AM   #79
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1190

A prova de que a vegetação dá sempre outra beleza a estes bairros, mesmo que os edifícios não sejam os mais bonitos...
Old February 20th, 2009, 01:52 AM   #80
Filipe_Teixeira
Registered User

Filipe_Teixeira's Avatar

Likes (Received): 1303

Quote:
Originally Posted by fred_mendonca View Post
A Portela pertence ao concelho de Loures. Em relação a Santa Marta, eu penso que em termos de planeamento podia estar mais bem estruturada. Falta alguma coerência à malha urbana. Na Portela está tudo mais organizado. Em relação à arquitectura também prefiro a Portela de Sacavém. É mais sóbria. No entanto, também admito que é um estilo um pouco ultrapassado. Resumindo, o problema de Santa Marta não é a altura dos prédios nem o facto de serem blocos enormes. O problema é o plano urbano e a qualidade das edificações. Santa Marta podia estar mais bem organizada logicamente. Nunca entrei em nenhum edifício em Santa Marta mas dá-me a ideia que em termos de acabamentos não devem ser muito especiais. O aspecto também não ajuda. Acho o tipo de arquitectura não é nada interessante, é apenas banal. A Portela com a suas linhas geométricas é bem mais engraçada e imponente. Os edifícios transparecem uma personalidade que não se encontra em Santa Marta.
la esta, se a Portela é classe média-alta entao é normal q a edificaçao seja mais interessante. Os ricos vivem em edificios mais bem estruturados e mais belos. Já Santa Marta (do Pinhal, certo?) é classe media-baixa, banal obviamente

Lisboa
Filipe_Teixeira no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
centro, comercial, cristo-rei, igreja, loures, portela, sacavém

Thread Tools

Posting Rules