Porto | Bonjardim City Block - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Porto > Projectos

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old October 18th, 2015, 01:54 PM   #1
ERVATUGA
- Take it easy -

ERVATUGA's Avatar

Likes (Received): 20072

Porto | Bonjardim City Block

Porto | Reabilitação do quarteirão D João I

Tópico para seguir a evolução deste projeto.

Last edited by Andre_Filipe; November 10th, 2017 at 04:33 PM.
ERVATUGA no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old October 18th, 2015, 01:57 PM   #2
ERVATUGA
- Take it easy -

ERVATUGA's Avatar

Quote:
Originally Posted by ERVATUGA View Post

Começaram demolições no quarteirão D. João I

As obras de demolição parcial para reabilitação do quarteirão D. João I, Porto, já começaram, projeto que alia habitação ao comércio, um parque de estacionamento subterrâneo e uma praça interior, espaço que poderá acolher o mercado provisório do Bolhão.

Para além da habitação, comércio, parque de estacionamento e praça interior, está ainda em estudo um eventual hotel

Este projeto resulta de uma parceria entre a Porto Vivo, Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) e a Interfundos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento, SA, estando previsto um investimento do promotor que poderá chegar aos 46 milhões de euros no quarteirão D. João I, delimitado pelas ruas Sá da Bandeira, Formosa, Bonjardim e Travessa do Bonjardim.

À agência Lusa, o presidente do conselho de administração da Porto Vivo, Álvaro Santos, anunciou que as obras de demolição parcial começaram segunda-feira - estando previsto que esta fase dure três meses - destacando a atitude "pró-ativa e facilitadora" da Câmara do Porto neste processo e o empenho do seu presidente para que este "projeto conheça a luz do dia".

Pela parte do parceiro privado, o responsável pelo desenvolvimento do projeto, Rocha Antunes, explicou que este é um programa misto de reabilitação, aliando a componente habitacional - com previsão de construção de mais de 100 fogos - ao comércio, e estando projetada a construção de um parque de estacionamento subterrâneo e de uma praça interior que ocupará o miolo do quarteirão, vulgarmente conhecido por quarteirão da Casa Forte.

"Temos um pré-entendimento com a Câmara do Porto para que se houver compatibilidade de calendários entre os dois projetos - este e o de reabilitação do Mercado do Bolhão - que estaremos em condições que acolher o mercado provisório", disse.

De acordo com o responsável, havendo compatibilidade de calendário, este mercado provisório poderá ficar no espaço onde a praça interior vai nascer, numa fase intermédia do projeto do quarteirão D. João I, uma vez que há um faseamento deste processo que já estava previsto.

Rocha Antunes explicou que para poder acolher o mercado provisório do Bolhão é preciso que esteja concluída a laje da praça interior, o que acontecerá "provavelmente até junho de 2016", o que é compatível, neste momento, com o calendário da reabilitação do Mercado do Bolhão.

A 22 de abril, aquando da apresentação do projeto de reabilitação do Mercado do Bolhão, o presidente independente Rui Moreira afirmou que quanto ao mercado provisório que vai acolher os comerciantes durante a empreitada, o quarteirão da Casa Forte é a primeira escolha mas notou que a câmara não vai "atrasar as obras do Bolhão" se o imóvel não estiver preparado, existindo um plano B, mas não tendo o autarca adiantado nada sobre ele.

Álvaro Santos considerou que esta "é uma das boas parcerias público-privadas que se fazem neste país", que está "regulada ao pormenor".

Até este momento, o privado já investiu 16 milhões de euros - em aquisição de imóveis, expropriações e licenças -, prevendo que até ao final do projeto sejam gastos mais 30 milhões de euros.

Para além da habitação (com forte aposta em tipologias superiores a T2), comércio (projetando-se alguns espaços à superfície e um maior subterrâneo), parque de estacionamento (que terá uso para habitacional, comercial e público) e praça interior, está ainda em estudo um eventual hotel.

O responsável pelo desenvolvimento do projeto garantiu que este processo de demolições em curso será "muito cauteloso", sendo demolidos aqueles edifícios sem valor patrimonial ou em avançado estado de degradação, e salvaguardando a frente de Sá da Bandeira.

A Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto (SRU) vai passar a ser detida na totalidade pela Câmara do Porto, numa municipalização que, nos próximos cinco anos, mantém o financiamento de um milhão de euros anuais do Governo.

A saída do Estado de acionista maioritário da empresa (detinha 60% do capital) foi feita no âmbito do designado "Acordo do Porto", anunciado a 15 de julho pelo presidente da autarquia, Rui Moreira, numa sessão que contou com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Fonte: http://www.jn.pt/paginainicial/pais/...705106&page=-1
Quote:
Originally Posted by Phobos View Post
Espero que os edifícios tenham traçados ao estilo do que foi feito no quarteirão das cardosas.E ver aquela desgraça de edificio azul na Rua Formosa a ir abaixo é motivo de feriado na cidade
Quote:
Quote:
Originally Posted by Phobos View Post
Estive a ver o PDF com o projeto e parece-me que houve algumas alterações. A primeira é que o edificio amarelo de 1 piso, logo a seguir ao de esquina entre a Sá da Bandeira e a Rua Formosa, já foi demolido e isto não constava no plano apresentado em 2006.
Quote:
[IMG][/IMG]

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
podiam ter feito um quarteirão como deve ser...
Quote:
Calma pá! Ainda não começaram que já se critica
Quote:
Originally Posted by pai nosso View Post
Mas alguém tem a certeza que alguma coisa vai ser feita do quarteirão da Praça D. João I??

É que se não estou em erro, essas imagens são num render num projecto já com cerca de 10 anos, em que havia dinheiro, e promotores imobiliários.

É que assim de repente, diz-se que se vai demolir edificios, ninguém sabe nada do que se vai construir, ninguém sabe de onde vem o financiamento ou de quem são os promotores!!

Sinceramente, acho estranho que algo de novo saia daqui, mas espero estar enganado!!
Quote:
Originally Posted by Tiago_20 View Post
A imagem é meramente indicativa da volumetria não é render nenhum.
Não comecem já a falar mal.
Quote:
Originally Posted by danielmesteves View Post
São boas notícias!

Se tem a forma mais certa ou menos certa, isso neste momento é irrelevante.
Relevante é que mexe com o imobiliário da cidade (que somos uma formiga quando comparado ao andamento de Lx), vai puxar a carroça do projecto do Bolhão e vice-versa, e ainda limpa os "destroços" imobiliários daquele quarteirão.

Depois, a estética, o ângulo, mini-saia justa ou larga.... deixem isso para o promotor e a câmara, que certamente não vai deixar cometerem-se atrocidades arquitetónicas.
Quote:
Originally Posted by pai nosso View Post
Tiago 20, eu não estou a falar mal. Só acho que as pessoas estão com as expectativas elevadas, isso pode ser mau!!

Também quero que se faça algo de jeito daquela zona, particularmente pelo facto daquele quarteirão estar todo devoluto (acho au).

Agora continua a achar estranho a falta de qualquer informação!!
Quote:
Originally Posted by Andre_Filipe View Post

Quote:
vão fazer alguma coisa?
Quote:
Vão requalificar o quarteirão
Quote:
Quarteirão da Casa Forte já está a ser reabilitado

Um dos mais nobres espaços urbanos da cidade encontra-se degradado e sem solução há mais de uma década, mas as obras que permitirão reabilitá-lo já começaram. O quarteirão da Casa Forte, como é conhecido, vai deixar de ser o maior "ponto negro" da reabilitação urbana da cidade, graças ao investimento de privados e ao esforço e apoio da Câmara do Porto e da Porto Vivo, sociedade de reabilitação urbana. As obras de demolição parcial do quarteirão D. João I já começaram e o Porto.pt foi assistir aos trabalhos, que nesta primeira fase demorarão três meses.

Os edifícios em ruínas e degradados darão depois lugar a um programa misto de reabilitação que alia a componente habitacional - com previsão de construção de mais de 100 fogos - ao comércio, e estando projetada a construção de um parque de estacionamento subterrâneo e de uma praça interior que ocupará o miolo do quarteirão.

Recorde-se que em preparação está também o concurso para a reabilitação do Mercado do Bolhão, na mesma zona e que, recentemente, foi inaugurado o Palácio do Bolhão, edifício municipal entregue ao Teatro do Bolhão e agora a funcionar já reabilitado. Estes três projetos de reabilitação prometem transformar por completo a vida daquela zona da baixa da cidade do Porto, trazendo novos moradores e uma nova dinâmica social e comercial.

Quote:
Originally Posted by Tiago_20 View Post
Foi-se.

Local onde estava a antiga sede do Banco do Brasil.

Parte dos restantes edifícios que vão ser demolidos.

Se houver um thread mais adequado, ponham lá as fotos p.f.
Quote:
Originally Posted by Marco Bruno View Post
Que projecto será aí feito?
Quote:
Originally Posted by sima0 View Post
Excelente mesmo, que limpeza.
Quote:
Originally Posted by Ricardo Jesus View Post

Este primeiro com os andaimes vermelhos não será demolido, é um projecto à parte do restante e vai ser reabilitado para acolher um centro de enfermagem e farmácia ou uma coisa assim do género.
Quote:
Originally Posted by Andre_idol View Post
Tenho de dar um salto ao Porto para ver a diferença!
Quote:
qual a localização?
Quote:
Quote:
é aqui certo?

https://www.google.pt/maps/@41.15011.../data=!3m1!1e3

Acho que tem um thread? já vi o projeto do quarteirão por aí
Quote:
Old October 21st, 2015, 10:19 PM   #3
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15344

Muito bem

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old October 28th, 2015, 09:29 PM   #4
Tiago_20
Registered User

Tiago_20's Avatar

Likes (Received): 195

Entretanto, demoliram o que restava.

Marco Bruno, Phobos, Sperrel, Andre_idol liked this post
Tiago_20 no está en línea   Reply With Quote
Old October 28th, 2015, 09:40 PM   #5
Marco Bruno
Les cites obscures

Marco Bruno's Avatar

Likes (Received): 3575

É uma área de intervenção bastante grande, tendo em conta que é no centro!
Old October 28th, 2015, 10:24 PM   #6
ERVATUGA
- Take it easy -

ERVATUGA's Avatar

Old October 28th, 2015, 10:54 PM   #7
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

O que está em vigor é este projeto.

pai nosso liked this post
Phobos no está en línea   Reply With Quote
Old October 28th, 2015, 11:18 PM   #8
ERVATUGA
- Take it easy -

ERVATUGA's Avatar

Para um projeto desta envergadura e com uma localização destas, só mesmo arquitetos de renome nacional e internacional. Vou esperar para ver no que vai dar. Mas uns SANAA, Frank Gehry, Norman Foster, não seria mau de todo

Eu sei! Deixem-me sonhar
Old October 29th, 2015, 12:21 AM   #9
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

O atual projeto( excepto as remodelações dos já existentes) é do arquiteto Alexandre Burmester, o mesmo da Vodafone de Lisboa e do Cais da Fontinha em Gaia.
Old October 29th, 2015, 12:29 AM   #10
Andre_Filipe
On The Horizon

Andre_Filipe's Avatar

Likes (Received): 9074

Não sei se gosto ou não desse projecto.
Andre_Filipe no está en línea   Reply With Quote
Old October 29th, 2015, 01:24 AM   #11
Tiago_20
Registered User

Tiago_20's Avatar

Likes (Received): 195

Esse acrescento novo do lado da Sá da Bandeira Parece algo tipo porto bay, em Lisboa.

Não sei se vai resultar bem. Espero que sim.
Tiago_20 no está en línea   Reply With Quote
Old October 29th, 2015, 01:58 PM   #12
pai nosso
Registered User

pai nosso's Avatar

Likes (Received): 5350

Eu tenho a impressão que este projecto vai ser um caso em que se vai usar a expressão "uma oportunidade perdida".

Se o projecto a ser realizado for o que o Phobos indicou, parece-me que não vai ser um projecto que vai dinamizar a área ou trazer nada de novo.

Já detecto uma falha!!

A faixa de rodagem, os passeios (muito estreitos) deviam ser alargados e uma baía de estacionamento devia ser feita na Rua Formosa (entre a R. Sá da Bandeira e Tv. do Bonjardim).
pai nosso está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 29th, 2015, 02:27 PM   #13
Miguelnico
Registered User

Likes (Received): 50

Sera que existe a possibilidade de isto se tornar recorrente em outros quarteiroes do centro da cidade?

Pelas imagens , sim nao me parece ser nada do outro mundo, no entanto vai ficar melhor do que estava - 'e esperar para ver!
Old October 29th, 2015, 03:57 PM   #14
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Não gosto muito do projeto... veremos depois de construido já que, os renders são um pouco merdosos.

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Old October 29th, 2015, 03:58 PM   #15
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

era preciso acrescentar mais um edifício no centro do quarteirão?

Old October 29th, 2015, 04:55 PM   #16
Sperrel
Registered User

Sperrel's Avatar

Likes (Received): 156

Com o caraças mais uma mão cheia de edifícios que não se enquadram em nada com a envolvente.

Então o render do que vai ficar paredes meias com o bcp é qualquer coisa de mau gosto...
Sperrel no está en línea   Reply With Quote
Old October 29th, 2015, 05:27 PM   #17
claudiopaçoscoelho
BANNED

Likes (Received): 2898

Bem, eu achava-me pessimista, mas depois de vos ouvir, considero-me um otimista do caraças

Uma coisa tenho a certeza, pior de como estava duvido que fique...
claudiopaçoscoelho no está en línea   Reply With Quote
Old October 29th, 2015, 07:24 PM   #18
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

O que acho da proposta:

Os acesso ao pátio interno de quem está fora poderiam ser mais generosos.Só uma entradinha como a que parece estar pode causar a zona um tanto morta.
O edificio do miolo do quarteirão gosto e acho que foi um bom aproveitamento.
Quanto à linguagem dos edificios, e estou a ser precipitado, há bons exemplos do Alexandre Burmester de tratar com os edificios da envolvente,como no Cais da Fontinha. Se for puxado para algo modernoso e que cada edificio seja em estilo diferente não gosto.Sobre isto ainda acho que as fachadas e a volumetria deveriam de alguma maneira "conversar" com os edificios esguios da baixa, e assim estariam mais ancorados no Porto.Da maneira que está poderia ser em qualquer cidade.
Old October 29th, 2015, 08:49 PM   #19
ermesinde
Registered User

Likes (Received): 137

eu adorei o projecto colado ao BCP, muito cosmopolita.
ermesinde no está en línea   Reply With Quote
Old October 29th, 2015, 09:05 PM   #20
Andre_Filipe
On The Horizon

Andre_Filipe's Avatar

Likes (Received): 9074

Eu é aquele anexo vermelho no telhado que não me entra...
Andre_Filipe no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
bonjardim, porto, quarteirão

Thread Tools

Posting Rules