Porto | Panorama Douro Residences - Page 2 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Porto > Projectos

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 26th, 2018, 03:00 PM   #21
O_Galaico
Registered User

O_Galaico's Avatar

Likes (Received): 179

Lojas, essa coisa em vias de extinção. No do lado, há uma grade e por trás dela um grande vazio. É bonito, mas inóspito e um desperdício de espaço.

Sperrel liked this post
O_Galaico no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old February 27th, 2018, 12:09 AM   #22
Sperrel
Registered User

Sperrel's Avatar

Likes (Received): 156

O estranho é insistirem naquela zona. Não há nada à beira.
Sperrel no está en línea   Reply With Quote
Old February 27th, 2018, 09:54 AM   #23
Lord Farquad
Registered User

Likes (Received): 1020

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Fica ali fantástico ou preferem uma escarpa malcheirosa e degradada cheia de lixo.

Parece agora que uma das caracterísitcas inatas das escarpas é elas serem malcheirosas, deve ser do granito!!
Como é que uma escarpa se degrada sem construção clandestina? É por compostagem?!

E quanto ao lixo, este limpa-se! A solução não é construir à frente da escarpa e ela fica mais limpinha! Contudo, e como já referi, esta era talvez a única escarpa inalterada na frente ribeirinha do Porto. Não tinha barracas, lixo também não!!

Mais uma vez sublinho (é que parece haver uma confusão generalizada); da mesma forma que morro não quer dizer favela brasileira, escarpa também não quer dizer barracas!!!

Quote:
Originally Posted by bluesand View Post
Quando se analisam projectos com base em questões politicas da nisto.

O projecto parece-me bastante interessante, numa zona onde se enquadra perfeitamente, escondendo uma escarpa que de beleza tem zero.

Espero é que tenha mais sorte que o primo da esquerda!

Mais um que também pensa que as escarpas escondem-se!!
Isto de política não tem nada Só se for do ponto de vista urbanístico e ambiental...

Parece que estamos a falar daquelas favelas ao longo das auto-estradas no Rio de Janeiro que andaram a esconder com barreiras acústicas para o Mundial e JO´s. (só que quando aparecia uma escola nova no meio da favela, as barreiras já se tornavam transparentes ).

J. T. Moura liked this post
Lord Farquad no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old February 27th, 2018, 11:46 AM   #24
bluesand
Registered User

Likes (Received): 153

Discutir por discutir e bater por bater parece-me meramente politico.

Vejamos a marginal do Douro e a envolvente deste projecto e percebe-se rapidamente que há uma linha continua de habitações, portanto não percebo bem a discussão em relação a esta em particular.

Não se trata de esconder a escarpa por ser feia ou qualquer outro motivo, mas parece-me natural haver uma linha de continuidade de projectos na marginal.

O projecto em particular parece-me com potencial.

Barragon liked this post
bluesand no está en línea   Reply With Quote
Old February 27th, 2018, 08:03 PM   #25
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15335

mas não vão construir na escarpa.. é a frente da mesma.

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap

marciomaco liked this post
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old February 27th, 2018, 08:27 PM   #26
Andre_Filipe
On The Horizon

Andre_Filipe's Avatar

Likes (Received): 9051

Mas parece-me que destruiram parte da escarpa para fazerem lá o edifício. A mim não me faz confusão construção na marginal, mas acho a volumetria do edificio da esquerda exagerado.
Andre_Filipe no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2018, 02:05 AM   #27
Cidade_Branca
Architect

Cidade_Branca's Avatar

Likes (Received): 3007

Plantas dos apartamentos? Link? Obrigado.
Cidade_Branca no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2018, 03:23 PM   #28
Spedfrom
Registered User

Spedfrom's Avatar

Likes (Received): 551

Quote:
Originally Posted by Andre_Filipe View Post
Mas parece-me que destruiram parte da escarpa para fazerem lá o edifício. A mim não me faz confusão construção na marginal, mas acho a volumetria do edificio da esquerda exagerado.
Concordo. Deviam ser os dois da mesma altura do mais baixo, que fica à direita. E se a escarpa agora tem aquele aspecto porque foi furada e não apenas porque é assim que se apresenta sem vegetação, devia chover uma pesadíssima multa.

Discordo do Farquad quando diz que não se pode construir em frente à escarpa, mas concordo com ele na medida em que é um património único no Porto e por isso mesmo deve ser preservado intacto, tal como é. Mas é preciso também atingir um equilíbrio entre aproveitamento dos terrenos disponíveis na cidade com o respeito pela escarpa. Pelo que se forem ambos os edifícios da altura do mais baixo e não se esburaque a escarpa, tudo bem por mim. Infelizmente parece que a delapidaram um bom bocado. E se eu estivesse na câmara isso não sairia impune.

marciomaco liked this post
Spedfrom no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2018, 05:49 PM   #29
Lord Farquad
Registered User

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
mas não vão construir na escarpa.. é a frente da mesma.
Exactamente. Mas se vão construir à frente dela, vão tapá-la. A cidade fica basicamente privada da escarpa. Os apartamentos das traseiras é que vão ter uma vista paricular para ela. E todos os outro?

Quote:
Originally Posted by Spedfrom View Post
Discordo do Farquad quando diz que não se pode construir em frente à escarpa, mas concordo com ele na medida em que é um património único no Porto e por isso mesmo deve ser preservado intacto, tal como é. Mas é preciso também atingir um equilíbrio entre aproveitamento dos terrenos disponíveis na cidade com o respeito pela escarpa. Pelo que se forem ambos os edifícios da altura do mais baixo e não se esburaque a escarpa, tudo bem por mim. Infelizmente parece que a delapidaram um bom bocado. E se eu estivesse na câmara isso não sairia impune.

Eu também defendo que o equilíbrio é chave.
E a situação que existia já era uma situação de compromisso. Já existe um grande prédio a tapar parte desta escarpa (que diga-se não está nem 40% ocupado).

O Aleixo fica literalmente ao lado. Ali podiam construir à vontade naquele descampado, sem privar a cidade de uma das suas notas mais caracterísiticas como são as escarpas...
Mas o Aleixo, à imagem de todos os grandes dossiers da cidade, está estagnado.
Mas e quando resuscitarem o Aleixo, vamos ter TODA aquela zona ribeirinha urbanizada. Onde está o equilíbrio?!
Não há...

Ai se não fosse o turismo, como não estaria o Porto.....
Old February 28th, 2018, 06:07 PM   #30
RuiG21
Registered User

RuiG21's Avatar

Likes (Received): 2131

O Porto está bem e recomenda-se, e não é só por causa do turismo. Ou não vais ao tópico das notícias?

Andre_Filipe liked this post
RuiG21 no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2018, 07:55 PM   #31
ERVATUGA
- Take it easy -

ERVATUGA's Avatar

Likes (Received): 20046

As vistas para a Ponte da Arrábida já não vão ser como antes...

Lord Farquad liked this post
ERVATUGA no está en línea   Reply With Quote
Old February 28th, 2018, 08:03 PM   #32
Lord Farquad
Registered User

Muito bem Erva!

Ia publicar um post um dia destes a mostrar precisamente esta perspectiva, que vai ser profundamente alterada
Old February 28th, 2018, 08:05 PM   #33
ERVATUGA
- Take it easy -

ERVATUGA's Avatar

A ponte já não vai sobressair como antes

Lord Farquad, zimpit liked this post
Old February 28th, 2018, 09:53 PM   #34
RuiG21
Registered User

RuiG21's Avatar

Likes (Received): 2131

Claro que vai ser alterada, mas não quer dizer que será para pior. Pessoalmente gosto da envolvente que vai surgir, mas mesmo que não gostasse, o argumento "vai alterar a paisagem" vale muito pouco se não não se poderia fazer nada em nenhuma parte da cidade.

Quando construíram aquele complexo ao lado da ponte de certeza também houve contestação daqueles que contestam agora, no entanto, o empreendimento está de pé e é um conjunto muito engraçado.

A zona da Arrábida é uma parte relativamente recente tanto de Gaia como do Porto, é normal que a paisagem se vá alterar à medida que os baldios na zona vão sendo urbanizados. Olhem lá se não houve grandes mudanças com a construção do Arrábida, Lake Towers, Jardins da Arrábida...
Old February 28th, 2018, 10:06 PM   #35
ERVATUGA
- Take it easy -

ERVATUGA's Avatar

Quote:
Originally Posted by RuiG21 View Post
Quando construíram aquele complexo ao lado da ponte de certeza também houve contestação daqueles que contestam agora, no entanto, o empreendimento está de pé e é um conjunto muito engraçado.
Este?...

Já mencionei várias vezes que não gosto nada deste monstro. Monótono e muito copy paste à la séc. XX da Ribeira
Old February 28th, 2018, 10:23 PM   #36
Lord Farquad
Registered User

Eu não desgosto assim tanto desse empreendimento. Poderia ser melhor, atendendo à localização privilegiada. Mas atendendo ao que se vem fazendo, poderia ser bem pior, é só ver o tal "cais do Cavaco"

Quote:
Originally Posted by RuiG21 View Post
Claro que vai ser alterada, mas não quer dizer que será para pior. Pessoalmente gosto da envolvente que vai surgir, mas mesmo que não gostasse, o argumento "vai alterar a paisagem" vale muito pouco se não não se poderia fazer nada em nenhuma parte da cidade.

A zona da Arrábida é uma parte relativamente recente tanto de Gaia como do Porto, é normal que a paisagem se vá alterar à medida que os baldios na zona vão sendo urbanizados. Olhem lá se não houve grandes mudanças com a construção do Arrábida, Lake Towers, Jardins da Arrábida...
Mais uma razão para haver muito maior ponderação e equilíbrio.
Já se tem construído muito envolta. Mas apenas o empreendimento colorido a montante é que afetou a escarpa. Os restantes, não.
Há sítios onde simplesmente não se deveria construir. E o atual PDM prevê isso mesmo!
Portanto o argumento da "alteração da paisagem" é muito mais relevante hoje que já se construíram dois grandes empreendimentos na escarpa (tanto a montante como a jusante da ponte). Era importante preservar o último pedaço inalterado da escarpa...
Old February 28th, 2018, 10:25 PM   #37
ERVATUGA
- Take it easy -

ERVATUGA's Avatar

Pesadinho ao olho...

Fonte: https://divisare.com/projects/257148...cais-do-cavaco

Lord Farquad, Cidade_Branca liked this post
Old February 28th, 2018, 10:35 PM   #38
Lord Farquad
Registered User

O lado de Gaia...

Betão, eucalipto, abandono

Old March 1st, 2018, 02:45 AM   #39
Tchokan
...

Tchokan's Avatar

Likes (Received): 809

Eu acho esse edifício lindo, mas isso sou eu. E ainda ficaria melhor se as paredes laterais fossem de encontro à escarpa como se de lá nascessem. Fundiria-se melhor com o terreno.
Old March 1st, 2018, 10:54 AM   #40
Herrmando
Registered User

Likes (Received): 864

Eu tb gosto. N me importava nada de ter lá um apartamento...
O que aconteceu à entrada do Estoril, em lisboa, não foi um acto de uns quantos alucinados. Foi, isso sim, à semelhança do que ocorreu em Cabinda, um mero exercício terrorista de uns quantos adeptos benfiquistas que, apoiados no racismo que se vive na socidade lisboeta contra o Porto, a coberto da total impunidade que sobrevive para aquelas bandas, e mercê de uma acção cobarde, tentaram roubar a vida aos atletas e dirigentes do FCPorto que, ingenuamente, pensavam estar a caminho de uma competição desportiva, de uma festa do futebol...
Herrmando no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules