Minhas fotos noturnas de CURITIBA + minhas aguardadíssimas impressões sobre a cidade! - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old December 2nd, 2006, 06:21 AM   #1
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 296

Minhas fotos noturnas de CURITIBA + minhas aguardadíssimas impressões sobre a cidade!

AVISO: caso você seja muito exigente com fotos, basta ver de relance uma foto que um eventual desfoco ou granulação já saltam à vista, não role a tela para baixo.

Já que rolou a tela pra baixo, você veio tendo a consciência que as fotos estão umas aberrações. PORTANTO NÃO ADMITO QUE CRITIQUEM AS FOTOS!!! Criticou, vai ser banido! (e espero que acreditem, já que sou o forista mais sério do SSC, segundo pesquisa com os foristas que pode ser conferida no Boteco)

Bom, na verdade eu não quero falar MUITO sobre Curitiba, porque não conheci bem a cidade... passei só dois dias completos lá, sem guia nem nada, então a noção que tenho da cidade pode ser bem errada... mas algumas IMPRESSÕES que tive:
- Curitiba me pareceu "uma cidade americana", hehehe... é espalhada, com casas grandes por várias partes, centro denso, comércios realmente grandes (como grandes lojas e restaurantes que vi no Batel, por exemplo)...
- A cidade é muito tranquila, calma e etc... achei mais do que BH e Poa nesse sentido! Pareceu-me a grande capital mais limpa que vi no Brasil, e passa uma impressão de segurança maior que as outras, também...
- Em geral, a arquitetura contemporânea é muito boa, moderna, mais ousada e ainda assim de bom gosto... mas existem muitos prédios coloridos de cores meio berrantes, que não gosto muito, hehehe! E PARECE que os neos estão em crescimento por lá... e os de lá (assim como os de Poa M))) são piores que os de São Paulo, afinal, temos know-how em neos, né!!! (eu queria ver a cara da Mary lendo essa pérola!)
- Fiquei meio decepcionado em relação ao urbanismo, em relação a ser "a capital modelo" e a toda a "europeidade" de Curitiba, hehehe! Não vi nada demais nesse sentido, fora algumas idéias realmente EXCELENTES que fizeram na Revolução Cultural, coisas importantes para a cidade e que ainda dão projeção, ou seja, de uma só vez a cidade ganha mais um atrativo e ainda faz dele mais um dos componentes que consolidam a sua imagem de cidade de exceção... ou seja, na verdade acho que é mais um mérito de Curitiba conseguir criar toda essa "mística" de ser cidade-modelo, do que um defeito por não ser, porque quase nenhuma é, mesmo, hehehe...
- Sempre vejo os curitibanos dizerem que Curitiba é provinciana e tal... pra ser sincero, eu achei claramente atrás de Porto Alegre e Belo Horizonte nesse sentido, mas também é porque a cidade teve um crescimento mais recente, até duas décadas a importância de Curitiba nem se comparava à dessas duas... ou seja, ela ainda está "se acostumando" a ser cidade grande, hehehehe... mas tive a impressão que está se desenvolvendo bem, não sei, que a cidade tem um espírito empreendedor, ou seja, acho que a diferença pra Belo Horizonte e Porto Alegre, que hoje existe mesmo, tende a diminuir...
- Nos dois dias andei bastante à noite no Batel (inclusive fui sozinho numa balada! ), fiquei impressionado com como o pagode parece forte na cidade... seja por baladas de pagode, seja pelo estilo de vários jovens se vestirem (aliás, eu imaginava os curitibanos mais "clássicos" ao se vestir, não achei NADA assim, hehehe) ou por, vira e mexe, ouvir um pagode em algum canto da cidade!

Bom, é isso, chega de enrolação... sei que lamento muito não ter conhecido o Ecoville e o Bigorrilho (bairro próximo ao Batel) de dia, porque o vi à noite e fiquei impressionado com a altura e qualidade dos prédios (ao menos foi o que pareceu à noite, hahaha)! E agora vamos às fotos!

1 - Teatro Guaira:

2 - Interior da Catedral:

3 - Mais interior da Catedral:

4 - Igreja

5 - Largo da Ordem... fiquei assim quando o vi:
Eu nem sabia da existência dele, e de repente vi aquele largo super charmoso, quase que 100% só de construções antigas (coisa RARÍSSIMA no Brasil), uma surpresa excelente, hehehe...

6 - O Largo da Ordem é, também, o ponto da noite alternativa em Curitiba (ao menos foi o que algumas pessoas me falaram! )

7 - Óia:

8 - Outra:

9 - E tome!:

10 - Eia!:

11 - Advinhem onde é???

12 - Dêem tchau ao Largo da Ordem!

13 - A famosa Rua das Flores, ou XV de Novembro para os íntimos como eu!
Aliás, gostei MUITO dela, não sei, tem um ar de "Europa" (vindo de um cara que nunca pisou na Europa, ou seja, com a idéia de Europa que existe no imaginário coletivo), porque é lotada de construções antigas, e por ser bem no centro e cheia de vida, não sei... parece um triunfo do espaço público, hehehe!

14 - Edifício Moreira Garcez, na XV, achei esse prédio MARAVILHOSO! Gostei, sem dúvidas, mais dele do que do famoso Palácio Avenida:

15 - Tá aí o Palácio Avenida! Tirei a foto dele assim, meio "pra cima" porque no térreo ele tava fechado, acho que estavam restaurando, hehehe:

16 - Tirei essa foto pra mostrar o número absurdo de lampiões antigos aí, hehehehe! Ali na Boca do Brilho/Rua XV, hehehe! E acho que esse semáforo tinha aqueles apitos para deficientes, eu, paulistano que sou, fiquei impressionado com tanta modernidade e civilidade assim! Hahahahahaha

17 - Colégio antigo:

18 - Prédio antigo na Comendador Araújo, com essa "árvore rosa" (sim, sou totalmente ignorante em relação a árvores! ), charmoso no úrtimo!!!

19 - Base da Evolution Tower, com essa construção antiga que preservaram e é um pequeno museu (informação by AndreCWB ), hehehe:

20 - Avenida do Batel, bem moderna:

21 - Restaurante no Batel:

22 - Entrada do Shopping Crystal, outra coisa bem sofisticada!

23 - Interior dele, LINDO, e mais um com bastante iluminação zenital, eu queria ver de dia!

24 - Acho que é um restaurante japonês, também nesse eixo da Avenida do Batel:

25 - Casarão antigo que hoje é uma clínica:

26 - Um palacete LINDO, que ainda tem uma iluminação noturna maravilhosa, que agora é uma agência Bradesco Prime, também no eixo da Avenida do Batel:

27 - Castelinho do Batel... esse é bem imponente, e o terreno é enorme, queria ter visto de dia

28 - Agora uma mais de perto... acho que tava tendo um evento lá, quando eu tirei essas fotos:

29 - Um comercial (aquele que tá de costas na última foto do thread do Batel que o AndreCWB fez) que eu gostei, achei bem ousado e leve, hehehe:

30 - Outro restaurante japonês:

31 - Um residencial à esquerda e uma (se não me engano, porque já faz tempo, não lembro mais direito, hahahaha) loja com design bem bom à direita, isso mais pros lados da Avenida Dom Pedro II:

32 - Loja no Batel:

33 - E pra finalizar, um café transadinho na esquina, hehehe:
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old December 2nd, 2006, 06:34 AM   #2
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 26559

Que fotógrafo péssimo!
Ainda bem que a cidade linda dá uma compensada!
Old December 2nd, 2006, 06:45 AM   #3
Vargas
Registered User

Likes (Received): 1164

Eu gostei (nao da qualidade das fotos.........to brincando); mas serio, vc fez tanto barulho q achei q fosse mesmo uma catastrofe, um atentado terrorista! Q nada, as fotos mostram bem a noite curitibana...e q noite, e q cidade! Realmente onde vc disse lembrar a Europa, lembra mesmo, mto bonito aquela regiao de predios antigos com bares e mesas nas calcadas. A iluminacao tb parece ser impecavel. O Largo da Ordem eh outra regiao bem europeia em Ctba, show! Os predios antigos sao espetaculares, principalmente o da foto 14! Os palacetes, os predios comerciais; tudo me parece mto bonito e atrativo! Valeu.
Vargas no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old December 2nd, 2006, 07:08 AM   #4
Tamarindo Cobra
Inconsciente Coletivo

Tamarindo Cobra's Avatar

Likes (Received): 87

Caramba, que cidade linda!!! Aquela foto do largo com os barzinhos na rua, parecem Lisboa, Porto, alguma cidade portuguesa, muito lindo mesmo! E que quantidade enorme de palacetes, casarões antigos e construções modernas!

Curitiba tá bombando hein!

Parabéns pelas fotos e parabéns pra cidade!

Tamarindo Cobra no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2006, 07:09 AM   #5
gutooo
policial disfarçado

gutooo's Avatar

Likes (Received): 1775

Nem vi as fotos, passei correndo, pra nao estragar a minha íris!

Flickr Instagram

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2006, 07:27 AM   #6
gutooo
policial disfarçado

gutooo's Avatar

Likes (Received): 1775

auishiuaiuhasuhaaS

gostei mto das fotos!

Curitiba é linda, não vejo a hora de conhecer essa cidade!

Valeu Gabriel! HUASuhisaiuashuas

Flickr Instagram

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2006, 07:32 AM   #7
RicardoSSA
Registered User

Likes (Received): 11

Nossa... Que fotos horríveis!

Falando sério, agora... Gostei muito de CTBA... Pelo que você mostrou, parece ser uma cidade bem diversificada... Com muita história e modernidade, ao mesmo tempo... Pelas fotos também dá pra ver que, no geral, a cidade constrói muito bem (entre as melhores do Brasil)...

E a fiação aérea, cadê? Curitiba parece ser uma das cidades com maior percentual de fiação subterrânea do país...
RicardoSSA no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2006, 09:17 AM   #8
schmidt
Registered User

schmidt's Avatar

Likes (Received): 78

HEh aquela Evolution Tower é sede da ESSO no Brasil!

O que eu acho legal em Curitiba é que eles realmente preservaram alguns casarões bem grandes e imponentes, espalhados por toda a cidade. Isso é algo que não acontece muito no Brasil. Normalmente as construções mais antigas se restringem ao centro, e o que há de antigo no resto se limita a casas pequenas, nada de mais...

Nunca tinha visto noturnas de CWB, e o Largo da Ordem eu também não conhecia, q lugar bonito meu! hehe
schmidt no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2006, 01:09 PM   #9
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 3737

Curitiba é Show de Bola, quanto a cidade ser considerada modelo, eu acho que é por causa da sua beleza talvez mais uniforme que nas outras cidades, pela infra-estrutura de transporte (canaletas e estações tubos, por + que hoje o sistema possa estar se tornando saturado, por muitos ano foi eficiênte, e até hoje não decepiciona). E ainda, o fenótipo da população. Exatamente! Não é nenhum comentário racista, pelo amor de Deus, eu sou Moreno, e é claro que lá tb existem negros e morenos, mas você já deu uma olhada nas transmissões de jogos tanto na Baixada como no Couto Pereira? A torcida é em sua maioria composto por brancos, tanto até que você usou o termo "europeidade" para se referir a desenvolvimento. Desculpem se eu estiver enganado, mas para mim, aparentemente POA tem muito mas NEGROS do que Curitiba. Me perdoem se estiver enganado Gaúchos!

P.S. E vocês sabem que é claro o fato da população negra no Brasil ser pobre e excluida, por isso Curitiba passa tb esses ares de europeidade.

P.S.2. Mas eu adoro aquela cidade, foi só um comentário ao meu ver! Para mim é um orgulho do Brasil, e é sim cidade modelo!

ABRAÇÃO!!
Old December 2nd, 2006, 01:28 PM   #10
nando02
Qui sait?

nando02's Avatar

Likes (Received): 182

linda cidade!!
o largo e otimo msm!
tbm gostei dos seus relatos sobre a cidade!!
valew pelo thread!
nando02 no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2006, 03:15 PM   #11
portoimagem
BANNED

Likes (Received): 4

As fotos tão horríveis !!!!
Bela cidade sim, com certeza.
Concordo com as tuas impressões.
Mas antres de tudo é uma cidade bem brasileira, com um MARKETING muito bem feito ! Essa foi a minha impressão nas duas vezes que estive lá.
Parabéns Gabriel pelas fotos!!! Não estão tão ruins mesmo ...
portoimagem no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2006, 04:08 PM   #12
Kelsen
Dando um tempo.

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 30610

Gostei muito d eCuritiba noturna!

"Alguma coisa há, e o nada absoluto não há" - Mario Ferreira dos Santos.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2006, 04:22 PM   #13
Ryan Gracie
BANNED

Likes (Received): 0

Curitiba não é cidade modelo,infelizmente.Quem conhece relativamente bem a cidade,sabe do que eu estou falando.Existe uma Curitiba tradicional...limpa,organizada,bonita...onde de fala "vina", "penal"...etc.É uma zona rica e branca,no entorno do centro..a Curitiba do Batel..dos cursinhos,(positivo e cia)dos shoppings,(estação,mueller,barigui)..do Bigorrilho..das feirinhas,da rua XV, do centro cívico,dos prédios altos.etc.Mas tem uma Curitiba 10 vezes maior que essa...uma Curitiba nem um pouco bonita..uma Curitiba nada européia..um povo mestiço,que não tem o mesmo sotaque nem o mesmo estilo de vida dessa Curitiba tradicional.É uma Curitiba imensa,onde a criminalidade é muito grande,a pobreza é latente,é uma Curitiba suja...ao invés do povo desc. de europeus,o que se vê nessa outra Curitiba é um povo moreno e negro na sua maoria.As vezes existem um encontro entre esses mundos.A vila Pinto é um encontro entre essas duas realidades..ela avança da periferia para o centro.A favela do Parolín tb..é uma ilha de pobreza dentro de bairros bons de Curitiba.Mas essas são pequenas ilhas da grande Curitiba,dentro da pequena e civilizada Curitiba.Quem for ao Pinheirinho,Sitio Cercado,Tatuquara,Alto Boqueirão,Cajurú,Pinhais,Colombro,Alm Tamandaré,etc,sabe do que eu estou falando.Infelizmente,Curitiba é igual a qualquer grande cidade brasileira..mas realmente o crescimento de favelas é assustador na cidade.A periferia de Ctba cresce 6 vezes mais que o centro rico.
Ryan Gracie no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2006, 04:29 PM   #14
Kaique
Registered User

Kaique's Avatar

Likes (Received): 520

Linda!!! Curitiba nessas fotos está perfeita, 1° mundo (tirando a fiação aérea )

Puxa, Curitibanos sintam-se bem, vcs vivem num lugar muito bom, nada igual à outras cidades do país.
Kaique no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2006, 04:49 PM   #15
RRC
15 anos =O

RRC's Avatar

Likes (Received): 26584

Ave, me recuso a comentar, deveria ser proibido postar fotos tão ruins.

Pra uma pessoa como eu que tira excelentes noturnas ver isso é um insulto sem precedentes!

Vou processa-lo por danos morais.

Conheça SP
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2006, 05:14 PM   #16
Leo_Mauritsstad
Exortum est in tenebris

Leo_Mauritsstad's Avatar

Likes (Received): 6

Muito interessante o centro, com os casarões antigos. Me lembrou o centro do Recife, tem uma vida noturna muito semelhante.

Só ficou faltando algumas dos highrises hehehehe...
Old December 2nd, 2006, 05:34 PM   #17
RG
RG

RG's Avatar

Likes (Received): 11

Hmmmmmmmmm... Gostei das fotos e concordo com as impressões no geral (finalmente concordo com alguma coisa que esse cara diz!)... Só discordo quanto ao urbanismo... Acho que realmente é muito bom para os padrões brasileiros... A diferença, que já é gritante em relação a BH, Poa e Rio, fica ainda mais acentuada quando comparamos com Sampa!!!
RG no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2006, 05:49 PM   #18
legal
Registered User

legal's Avatar

Likes (Received): 6606

Diferenca de URBANISMO GRITANTE entre Curitiba E RIO DE JANEIRO?????

So se for a favor do Rio!!!!

Que piada... o urbanismo no RIO ESTA A ANOS LUZ de qualquer cidade do Brasil.. includindo Curitiba!!

Cada coisa que sai aqui no FOrum...
www.themixbartendingschool.com in Emmaus, PA, USA: our Professional Bartending Program is Licensed by the PA Dept of Education.
www.lehighproducts.com
Subscription Box - Tea, Coffee & Friends:
www.brewmebox.com
Organic & Specialty Food Monthly Subscription Box: www.dacostassecret.com
legal no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2006, 07:17 PM   #19
Ryan Gracie
BANNED

eu acho o urbanismo de Ctba melhor que o do Rio.Sistema de transporte público tb faz parte do urbanismo.O melhor ainda sim,pra mim,é do de Brasília,a capital federal.Pra mim,em alguns quesitos,certas capitais são as melhores.Curitiba é a capital mais limpa e cuidada.Porto Alegre tem a melhor qualidade de vida.O Rio de janeiro tem a maior beleza natural.Brasília tem o melhor urbanismo.E São Paulo tem os melhores (e os piores) comerciais do país.Entre todas as cidades do país,eu acho que Maringá tem um dos melhores urbanismos.ah..e Floripa tem as melhores praias (empatada com Maceió).

-
Old December 2nd, 2006, 07:19 PM   #20
Ryan Gracie
BANNED

Quote:
Originally Posted by legal View Post
Diferenca de URBANISMO GRITANTE entre Curitiba E RIO DE JANEIRO?????

So se for a favor do Rio!!!!

Que piada... o urbanismo no RIO ESTA A ANOS LUZ de qualquer cidade do Brasil.. includindo Curitiba!!

Cada coisa que sai aqui no FOrum...
Vc conhece a zona norte do Rio? E a zona portuária no centro do rio?.O urbanismo na zona sul carioca eh show (da av. Rio Branco tb)..mas o da grande maioria da cidade...é terrivel
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules