RS | Trensurb - Page 3 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 66 votes, 4.94 average.
Old August 2nd, 2008, 01:29 AM   #41
Vittariano

Vittariano's Avatar

Likes (Received): 14

Essa linha é bastante funcional sim, pois interliga diversas cidades da RM de POA e ajuda a desafogar a congestionada BR-116 que corre quase paralela a linha do metrô! As estações são limpas e seguras. Nota-se pelo mapa que POA mesmo, possui um trecho quase que insignificante da linha do metrô...uma vergonha!
Advertisement

Old August 2nd, 2008, 05:04 PM   #42
Landerson Egg
®½! ½Ø

Landerson Egg's Avatar

Likes (Received): 1143

minhas fotos:

Crédito das fotos: GPAA ( grupo permanente de auto ajuda na área de manutenção metroferroviária)

O mais difícil eu consegui, fotos da oficina e CCO

Visite meu thread sobre novas locomotivas:

Novas locomotivas para as ferrovias brasileiras
Landerson Egg no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2008, 05:19 PM   #43
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 56652

Para contribuir ainda mais com este thread, duas fotos de minha autoria do Trensurb:

1) Dentro do TUE, indo para Canoas, onde visitei o Museu da ULBRA

2) Na estação Matias Velho, em Canoas, quando eu voltei para Porto Alegre. Naquele dia, após pegar o metrô em São Luís-ULBRA, entrei num carro onde havia uma dupla de guris cantando "cornonejo" para conseguir uns trocados; como eu estava "apertado", desci em Matias Velho para ir ao banheiro e peguei outro metrô lá.

No pátio da Trensurb, que fica ao lado do Aeroporto Salgado Filho, consegui ver várias locomotivas General Electric U10B ex-RFFSA (provavelmente, usadas como socorro dos TUE's) e um TUE Metrovick Série 100 ex-Central do Brasil, de 1937!
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old August 2nd, 2008, 05:21 PM   #44
Mr.Canello
Registered User

Likes (Received): 1462

Bem feinho o trem, aliás no Brasil quase não tem estilo TAV europeu, aqui são todos quadradões... Mas o que importa é que funciona!

Metrô em POA é viável? Por POA ser praticamente ao nível do mar não poderiam ocorrer problemas?
Mr.Canello no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2008, 05:26 PM   #45
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

O metrô subterrâneo em POA é totalmente viável, já que a cidade é "concentrada" e está começando a ter problemas de congestionamentos, sobretudo na região do Elevado da Conceição. O traçado proposto para a Linha 2 (até a região de Partenon) é perfeito, pois irá atender aos dois principais estádios de futebol e às universidades da cidade, além de valorizar a região da Avenida Bento Gonçalves, decadente depois da implantação de um mal-fadado corredor de ônibus na via. Aliás, é lá que existe um terminal de ônibus desativado, quando a prefeitura tentou implantar a integração com bilhete eletrônico e não deu certo...

Agora, o corredor da Terceira Perimetral poderia receber uma linha de VLT, já que os ônibus da Carris já não dão conta da demanda (circulam quase sempre lotados). Mas, isto é papo para um outro thread....
Old August 2nd, 2008, 05:29 PM   #46
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

Ah, esqueci de dizer: os trens da Trensurb foram fabricados em 1984 no Japão pela Hitachi-Kawasaki-Mitsui, e não operam em formação múltipla (ou seja, não operam em vários TUE's num único conjunto, como na CPTM). Um fato curioso é que os trens correm na mão inglesa.
Old August 2nd, 2008, 06:11 PM   #47
Landerson Egg
®½! ½Ø

Landerson Egg's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
Ah, esqueci de dizer: os trens da Trensurb foram fabricados em 1984 no Japão pela Hitachi-Kawasaki-Mitsui, e não operam em formação múltipla (ou seja, não operam em vários TUE's num único conjunto, como na CPTM). Um fato curioso é que os trens correm na mão inglesa.
Mas todos os sistemas correm na mão inglesa,não????
pelo menos aqui é assim

Então o metrô de POA é TOSHIBA!!!

Old August 2nd, 2008, 07:28 PM   #48
gaucho
#ELENÃO!

gaucho's Avatar

Likes (Received): 6033

Quote:
Originally Posted by Ollenac View Post
Bem feinho o trem, aliás no Brasil quase não tem estilo TAV europeu, aqui são todos quadradões... Mas o que importa é que funciona!

Metrô em POA é viável? Por POA ser praticamente ao nível do mar não poderiam ocorrer problemas?

Não entendi...POA esta sim ao nivel do mar mas não esta na beira do mar...

Rio, Buenos Aires, NY, São Francisco, Los Angeles, Barcelona, Atenas, Tokyo, Sydney, Lisboa e tantas outras cidades que contam com linhas subterraneas e estão ao nível do mar...
Old August 2nd, 2008, 10:41 PM   #49
Mr.Canello
Registered User

Likes (Received): 1462

Quote:
Originally Posted by gaucho View Post
Não entendi...POA esta sim ao nivel do mar mas não esta na beira do mar...

Rio, Buenos Aires, NY, São Francisco, Los Angeles, Barcelona, Atenas, Tokyo, Sydney, Lisboa e tantas outras cidades que contam com linhas subterraneas e estão ao nível do mar...
Sei lá, não entendo destas coisas hehehe Eu pensei que fosse problemático construir metrô por POA ter o solo lodoso e ter o Guaíba próximo... Pensei que poderia ficar absurdamente mais caro ou algo assim... Desculpa minha total falta de conhecimento uhauhahua
Mr.Canello no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2008, 11:24 PM   #50
[S.E.P.]ẰηdέѓşǿИ
PRO BRASILIA FIANT EXIMIA

[S.E.P.]ẰηdέѓşǿИ's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Landerson Egg View Post
Mas todos os sistemas correm na mão inglesa,não????
pelo menos aqui é assim

Então o metrô de POA é TOSHIBA!!!
Bom, aqui em São Paulo só algumas Linhas correm na mão inglesa, e da CPTM. São as Linhas 7, 10, 11 e 12. As Linhas 8 e 9 da CPTM, e as Linhas 1, 2, 3 e 5 do Metrô correm na "mão ocidental". No RJ, acho que a SuperVia usa mão inglesa e o Metrô Rio usa a mão ocidental, mas não tenho certeza, e se eu não me engano, no Metrorec de Recife é mão ocidental também.

"Explicar a emoção de SER PALMEIRENSE, a um Palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é Palmeirense... é simplesmente impossível!!!"
[S.E.P.]ẰηdέѓşǿИ no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2008, 11:29 PM   #51
ronin(POA)
Gremio: Força e Raça!!

ronin(POA)'s Avatar

Likes (Received): 4

Videos do Trensurb

Projeto Ciclista Trensurb

Porto Alegre infrastructure for 2014 World Cup

█████████
█████████
█████████
ronin(POA) no está en línea   Reply With Quote
Old August 4th, 2008, 12:18 AM   #52
Vittariano

Vittariano's Avatar

Alguém tem alguma notícia da implantação do aeromóvel pela Trensurb até o aeroporto?
E da linha 2...não se comenta mais nada?
Old August 4th, 2008, 12:22 AM   #53
RRC
**16º ano**

RRC's Avatar

Likes (Received): 26614

Vc não usa o Trensurb não, Moita?

Conheça SP
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old August 4th, 2008, 12:23 AM   #54
Vittariano

Vittariano's Avatar

Muito raramente, utilizo mais o automóvel!!!!
Old August 4th, 2008, 12:45 AM   #55
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Quote:
Originally Posted by [S.E.P.]ẰηdέѓşǿИ View Post
Bom, aqui em São Paulo só algumas Linhas correm na mão inglesa, e da CPTM. São as Linhas 7, 10, 11 e 12. As Linhas 8 e 9 da CPTM, e as Linhas 1, 2, 3 e 5 do Metrô correm na "mão ocidental". No RJ, acho que a SuperVia usa mão inglesa e o Metrô Rio usa a mão ocidental, mas não tenho certeza, e se eu não me engano, no Metrorec de Recife é mão ocidental também.
Pelo fato de o Metrorec ser operado pela CBTU, e ter muitas características em comum com o Metrô-BH, é quase certa a operação dele em mão inglesa.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old August 4th, 2008, 12:47 AM   #56
SirPhillip
NON FVCOR FVCO

SirPhillip's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by Vittariano View Post
Alguém tem alguma notícia da implantação do aeromóvel pela Trensurb até o aeroporto?
E da linha 2...não se comenta mais nada?
O aeromóvel deve sair sim pra copa.

A linha 2, acho que nao sai. ( o fato de ter escrito "acho" mostra que estou sendo bem otimista, na verdade, porque o mais racional seria dizer "esquece a linha 2!")
SirPhillip no está en línea   Reply With Quote
Old August 4th, 2008, 02:28 AM   #57
[S.E.P.]ẰηdέѓşǿИ
PRO BRASILIA FIANT EXIMIA

[S.E.P.]ẰηdέѓşǿИ's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Tiago Costa View Post
Pelo fato de o Metrorec ser operado pela CBTU, e ter muitas características em comum com o Metrô-BH, é quase certa a operação dele em mão inglesa.
Bom, eu vi o sistema de perto e me lembrava dele em mão ocidental, mas como foi apenas no início do ano passado, vejo trens em mão ocidental todo dia aqui em São Paulo, aliado a tudo isso aí que você falou sobre a CBTU, eu fiquei em dúvida, por isso coloquei "se eu não me engano". Mas, de fato, eu não me enganei nesse ponto. Pra quem interessar (atentem apenas ao trem saindo, não aos autores do vídeo):
http://br.youtube.com/watch?v=SXjKVXMT1pk

As fotos no thread do Metrorec também dão a entender o que o vídeo mostra.

"Explicar a emoção de SER PALMEIRENSE, a um Palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é Palmeirense... é simplesmente impossível!!!"
[S.E.P.]ẰηdέѓşǿИ no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2008, 03:38 PM   #58
Landerson Egg
®½! ½Ø

Landerson Egg's Avatar

O METRÔ-REC é mão ocidental mesmo.

Old August 5th, 2008, 04:22 PM   #59
SirPhillip
NON FVCOR FVCO

SirPhillip's Avatar

Likes (Received): 2

RENSURB, PREFEITURA E METROPLAN DEBATEM CRIAÇÃO DO COMITÊ DE INTEGRAÇÃO DO TRANSPORTE METROPOLITANO
Segunda-feira, 04 de Agosto de 2008

TRENSURB, PREFEITURA E METROPLAN DEBATEM CRIAÇÃO DO COMITÊ DE INTEGRAÇÃO DO TRANSPORTE METROPOLITANOPrefeitura espera que os integrantes do Comitê possam ser anunciados na próxima semana e comecem logo a analisar os projetos do Metrô de Porto Alegre, dos corredores de ônibus, incluindo os portais, visando uma atuação integrada. Minuta do Regimento Interno do Comitê foi apresentada na reunião pelo arquiteto Severino Feitoza Filho, do Grupo Executivo de Integração (GEI).

Representantes da Trensurb, Prefeitura de Porto Alegre e Metroplan examinaram em reunião na manhã desta segunda-feira, no Paço Municipal, minuta de Regimento Interno do Comitê de Integração do Transporte Metropolitano (CITM), à qual fizeram observações e encaminharam aos departamentos jurídicos para análise e posterior aprovação. O documento foi apresentado pelo coordenador do Grupo Executivo de Integração (GEI), composto por técnicos dos três níveis de Governo (Trensurb, Metroplan e EPTC), arquiteto Severino Feitoza Filho.

O secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico (Smgae), Clóvis Magalhães, espera que "na próxima semana já possamos nomear os integrantes e instalar o Comitê para começar a analisar três projetos, dos Corredores, dos Portais e do Metrô de Porto Alegre. A instalação do Comitê é um grande ganho. Trata-se de um novo momento, que servirá de referência de trabalho integrado para todo o Brasil. É um passo à frente na luta por um transporte público mais racional e mais econômico, sem concorrência entre os modais, garantindo maior acessibilidade, além de diminuir o número de viagens dos ônibus ao Centro, que hoje são 33 mil/dia. A implantação do metrô também é um desejo comum, visando a Copa do Mundo de 2014, e fundamental para uma cidade com perfil de serviço como Porto Alegre".

O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Kasper, disse que "o nosso papel é realizar a integração do transporte coletivo, através da articulação entre os projetos e os modais existentes, tendo como foco a entrega da primeira etapa do Metrô de Porto Alegre, com 13,2 quilômetros, para a Copa do Mundo de 2014. O trajeto será via Avenida Borges de Medeiros, até o Praia de Belas Shopping, seguindo até as Avenidas Azenha e Bento Gonçalves". Kasper disse que a Trensurb "pretende iniciar a execução ainda em 2009 ou 2010, com o lançamento dos editais nos próximos seis meses, com recursos a serem anunciados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana".

O diretor-presidente da Metroplan, Nelson Lídio Alves, destacou o trabalho que está sendo feito para a implantação dos corredores exclusivos para ônibus "que proporcionará uma melhoria viária, facilitando a vida dos usuários, com diminuição do tempo e do número de viagens ao Centro". Citou o corredor da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, que "está 70% concluído e ficará pronto em setembro, com nove paradas, e por onde circulam 90 mil pessoas/dia, de Alvorada".
SirPhillip no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2008, 08:28 PM   #60
Hed
Bronzil il il

Hed's Avatar

Likes (Received): 15

Esse tópico ficou em alto nível. Muita informação boa, e por pessoas que não moram em POA. As fotos do GPAA são muito interessantes, pois são coisas que a gente que usa o metro normalmente desconhece.
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules