RS | Trensurb - Page 4 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 66 votes, 4.94 average.
Old August 6th, 2008, 04:02 AM   #61
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Landerson Egg View Post
O METRÔ-REC é mão ocidental mesmo.
Nossa, que doido, ehehhe (a CBTU operando sistemas com mãos de direção diferentes, que foram construídos por ela - e pela EBTU). Mas eu prefiro mesmo que todos os meios de tranporte utilizem a mão norte-americana, embora a mão de direção não tenha nenhuma diferença na eficiência do sistema.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old August 6th, 2008, 05:16 AM   #62
Landerson Egg
®½! ½Ø

Landerson Egg's Avatar

Likes (Received): 1143

Quote:
Originally Posted by Tiago Costa View Post
Nossa, que doido, ehehhe (a CBTU operando sistemas com mãos de direção diferentes, que foram construídos por ela - e pela EBTU). Mas eu prefiro mesmo que todos os meios de tranporte utilizem a mão norte-americana, embora a mão de direção não tenha nenhuma diferença na eficiência do sistema.
Não acho estranho, a fabricação dos trens mesmo, são diferentes consórcios !!!

Visite meu thread sobre novas locomotivas:

Novas locomotivas para as ferrovias brasileiras
Landerson Egg no está en línea   Reply With Quote
Old August 6th, 2008, 06:31 AM   #63
Landerson Egg
®½! ½Ø

Landerson Egg's Avatar

Mais fotos: 8)
01-

02-

03-

04-

05-

06-

07-

Sponsored Links
Advertisement

Old August 6th, 2008, 02:54 PM   #64
Landerson Egg
®½! ½Ø

Landerson Egg's Avatar

Tomara que essas fotos incentive o pessoal de POA a tirar mais fotos do sistema!!

Old August 6th, 2008, 06:40 PM   #65
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Landerson Egg View Post
Não acho estranho, a fabricação dos trens mesmo, são diferentes consórcios !!!
Mas até aí é normal, já que são feitas licitações para isso. Em cada uma delas, uma empresa pode ganhar, e outra não. Apesar que estávamos em tempos de ditadura, talvez a limitação naquela época fosse a capacidade de atendimento dos pedidos das empresas de fabricação de trens.
Old August 6th, 2008, 07:17 PM   #66
Landerson Egg
®½! ½Ø

Landerson Egg's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tiago Costa View Post
Mas até aí é normal, já que são feitas licitações para isso. Em cada uma delas, uma empresa pode ganhar, e outra não. Apesar que estávamos em tempos de ditadura, talvez a limitação naquela época fosse a capacidade de atendimento dos pedidos das empresas de fabricação de trens.
Pois é, naquela época ainda tinha empresas nacionais, MAFERSA, Cobrasma, Santa Matilde .. etc..

E hoje, o que temos???
O império franco-superfaturado ALSTOM!!!

Old November 7th, 2008, 05:54 PM   #67
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 4388

Quote:
Originally Posted by renanfsouza View Post

[...]Os sistemas maiores, que já podem caminhar com as próprias pernas deveriam ser privatizados. Aqui no Rio foi um ótimo resultado. Em SP parece que farão o mesmo (privatizar a CPTM e o Metrô SP).

Privatizar nem pensar....hehe em time que está bom não se mexe!

O metrô está ótimo e perfeito como está, e a CPTM está caminhando passo a passo com melhorias continuas e initerruptas ao longo dos anos em todas as suas linhas (exemplo é a modernização total da linha 12 (antiga F), modernização de todos os trens antigos e os 99 novos trens que já foram encomendados pro metrô e CPTM.

e como o lipe havia dito meses atrás: vira mesmo essa boca pra lá, vai que alguém do GESP leia isso,

alias, já que ressussitei o tópico, uma noticia pra não tornar isso inútil:

Trensurb prevê obra de extensão para este ano

06/11/2008 - Zero Hora

Depois de oito anos sob suspeita de superfaturamento, as obras de extensão da Trensurb de São Leopoldo até Novo Hamburgo devem começar ainda neste ano. A estimativa é do Ministério das Cidades, que prometeu liberar R$ 100 milhões para o projeto nos próximos meses.

Os recursos ainda precisam ser aprovados pelo Congresso. Se o calendário da liberação de verbas for respeitado, a Trensurb calcula concluir a obra no final de 2011. O novo trajeto de nove quilômetros prevê mais quatro estações: uma em São Leopoldo e três em Novo Hamburgo. Ontem, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, apresentou a dirigentes da empresa e a parlamentares gaúchos um plano para a liberação de crédito extra.

Fortes explicou que já encaminhou ao Congresso um projeto de lei solicitando um aporte de R$ 250 milhões ao ministério ainda este ano, dos quais R$ 100 milhões estão direcionados para a expansão da linha do trem gaúcho. A votação deve ocorrer na próxima semana.

– Essa obra é importante para o Vale do Sinos e Porto Alegre, também pelo ponto de vista de que a Capital pode ser sede da Copa do Mundo de 2014 – reforça o ministro.

A verba prometida por Fortes seria suficiente para a instalação do canteiro de obras e para o início da construção da primeira estação. A direção da Trensurb, no entanto, pretende inaugurar pelo menos duas estações até maio de 2010. O presidente da empresa, Marco Arildo Cunha, garante que o empreendimento já está pronto para ser executado.

Intenção é de que obra seja incluída no PAC

Desde 2001, o Tribunal de Contas da União (TCU) questionava os custos da obra, considerados muito acima dos executados pelo mercado. O projeto só foi liberado em dezembro do ano passado, com orçamento final de R$ 652 milhões.

– Resolvemos todas as pendências junto ao TCU e já estamos com a licença ambiental para iniciar a obra. Acho que agora vai – afirma Cunha.

O anúncio do Ministério das Cidades pegou de surpresa até mesmo os dirigentes da Trensurb. O objetivo da viagem a Brasília era convencer os parlamentares a assegurarem recursos no orçamento da União de 2009 para que a obra fosse viabilizada. Antes mesmo do debate com a bancada gaúcha, porém, o ministro adiantou a possibilidade de novos recursos.

A briga, agora, é para garantir mais R$ 100 milhões no próximo ano. Deputados e senadores gaúchos pretendem apresentar emendas ao orçamento de 2009 para que a obra não seja interrompida. A Trensurb também negocia com o governo a inclusão da expansão do trem no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, que deverá ser lançado em março.

– Se a obra entrar no PAC, não ficaremos mais dependendo de emendas para que não faltem recursos – ressalta Humberto Kasper, superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb.

Os parlamentares ainda pretendem encaminhar emendas ao orçamento para os projetos relativos à implantação da segunda linha do metrô em Porto Alegre e à ligação da Estação Aeroporto ao Salgado Filho, com a ativação do aeromóvel.

O projeto

O novo trajeto de nove quilômetros prevê mais quatro estações – uma em São Leopoldo e três em Novo Hamburgo. A obra deve encurtar o tempo de viagem de Novo Hamburgo a Porto Alegre de 1 hora e 20 minutos para 55 minutos beneficiando 30 mil passageiros por dia.

http://www.revistaferroviaria.com/in...=7255&pagina=1

Last edited by richter30; November 7th, 2008 at 06:09 PM.
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2008, 06:13 PM   #68
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 4388

Trensurb inaugura primeiro CCR do País

04/11/2008 - Jornal Correio de Notícias

http://www.revistaferroviaria.com/in...CdMateria=7225

O ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, inaugurou, nesta manhã, no Prédio da Sede Administrativa da Trensurb, à Avenida Ernesto Neugebauer, 1985, 4º andar, o primeiro Centro de Controle de Rede de Informática (CCR) em metrôs e trens no País. O projeto envolve investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão e compreende atualização tecnológica, manutenção e suporte técnico da rede lógica, com vistas à futura adoção dos sistemas de Multimídia e a Bilhetagem Eletrônica nas 17 estações e nos trens.

Através do CCR, explica Valdinei Marques Nascimento, da gerência de informática da Trensurb, "teremos um mapa de toda a rede, integrando as áreas administrativas e operacionais, de tal forma que teremos informações automáticas de dados do tráfego da rede, com informações on-line". O Centro de Controle abrange os cinco municípios (Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo) atendidos pela Trensurb, com uma velocidade de 10 Gbpps.

Com a implantação do CCR serão viabilizados dois importantes projetos da Trensurb, que beneficiarão diretamente mais de 170 mil passageiros/dia. O sistema multimídia, que trará benefícios como a possibilidade de instalação de 500 câmeras de vídeo com centralização de imagens; painéis eletrônicos para informações institucionais e de utilidade pública, instalados nas 17 estações de passageiros; canais de voz; canais de TV e trens com conexão wireless. O segundo projeto está relacionado à bilhetagem eletrônica e interface multimodal, o que permitirá que o usuário, com o mesmo cartão eletrônico, utilize o sistema de ônibus da capital, da região metropolitana, além do trem, o que gerará cerca de cinco milhões de transações por mês.

Cronograma de implantação

Até dezembro deste ano deverá ser implantado o Circuito Fechado de TV (Cftv); o sistema de câmeras de vídeo; a seguir, os canais de voz, ou seja, Avisos Sonoros (PA`s) nos trens e estações, sendo monitorados diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO). Toda a implantação e a potencialidade multimídia deverá estar concluída em dois anos.

Equipamentos

A Trensurb adquiriu três switches (equipamentos de comunicação de rede) Enterasys Matrix N7 – que disponibilizam recursos de switching e routing (de troca e roteamento de informações) com alta performance para controle granular de usuários e aplicações (pode se fazer um controle de usuários e aplicações na rede), e possuem características avançadas de segurança, provendo conectividade, performance e disponibilidade. Além de 38 suítes switches Enterasys SecureStack C3 – também com recursos de switching e routing, com avançadas políticas de segurança e que permitem convergência de voz e dados com alta disponibilidade e densidade – todos com tecnologia PoE (Power Over Ethernet).

Notícia publicada em 31/10/2008
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2008, 06:25 PM   #69
Gonzales_Ctba
Registered User

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by richter30 View Post
...O projeto

O novo trajeto de nove quilômetros prevê mais quatro estações – uma em São Leopoldo e três em Novo Hamburgo. A obra deve encurtar o tempo de viagem de Novo Hamburgo a Porto Alegre de 1 hora e 20 minutos para 55 minutos beneficiando 30 mil passageiros por dia.

http://www.revistaferroviaria.com/in...=7255&pagina=1
Amigos gaúchos, estava a pensar, não seria possível a expansão do trensurb além da estação mercado, seguindo a orla do Rio Guaíba?
Algo em elevado, sei lá?
Acho que seria interessante, se viável!
Gonzales_Ctba no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2008, 04:38 AM   #70
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 623

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
Para contribuir ainda mais com este thread, duas fotos de minha autoria do Trensurb:

1) Dentro do TUE, indo para Canoas, onde visitei o Museu da ULBRA

2) Na estação Matias Velho, em Canoas, quando eu voltei para Porto Alegre. Naquele dia, após pegar o metrô em São Luís-ULBRA, entrei num carro onde havia uma dupla de guris cantando "cornonejo" para conseguir uns trocados; como eu estava "apertado", desci em Matias Velho para ir ao banheiro e peguei outro metrô lá.

Na boa, sendo sincero. Não consigo chamar esse sistema de metrô. O fato de passar em elevado, na superficie ou subterraneo, não caracteriza um sistema como trem ou metrô, mas pelas informações que eu busquei, o sistema funciona pior que a CPTM em SP, sei que isso já deu o que falar, mas com o padrão paulistano na cabeça, pra mim a CPTM não é metrô(Apesar de algumas linhas terem atingido a qualidade), não sei explicar, mas como o metrô pioneiro foi o de SP, tudo que foge desse padrão fica um pouco dificil de ser analisado. Os únicos que atendem as caracteristicas de metrô na minha opinião, são os sistemas de Brasilia e Rio de Janeiro.
Old November 8th, 2008, 04:53 AM   #71
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

O Metrô-SP foi o primeiro sistema que você utilizou, por isso fica tão marcante a imagem dele. Mas não tem problema, não são idéias que formam seu conceito, e o meu. São experiências. No dia em que você tiver algum contato com metrôs no exterior você vai entender porque eu mudei radicalmente minha idéia sobre essa questão (ou não, isso depende de cada um). Mas como quem vê cara, não vê coração (e vice-versa ), tecnicamente, ele não deixa nada a desejar com outros sistemas de metrô pelo mundo. Mas relaxe, essa discussão não é tão importante quanto possa parecer.
Old November 8th, 2008, 05:06 AM   #72
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 623

Hehehehe
É o tal do "Pré-Conceito". Conheci o sistema de Belo Horizonte e Rio de janeiro no Brasil, fora do país o de Buenos Aires. Cada um tem sua particularidade, mas dentro do contexto de atendimento, o de POA não é metrô pq de fato ele não é de POA e sim de várias cidades. Ele atende Porto Alegre, Esteio, São Leopoldo, etc... Isso não é caracteristica de metrô, na minha opinião. Uma cidade tem que ter o metrô, que faz o papel de transporte dentro da cidade. Linhas de trens que liguem a cidade a regiões metropolitanas, trem que ligue cidades do estado mais distantes e trens que liguem estados. Mas hoje nossa realidade é bem diferente.
Old November 8th, 2008, 05:21 AM   #73
RRC
**16º ano**

RRC's Avatar

Likes (Received): 26599

Será que finalmente sai essa extensão do trensurb até novo Hamburgo??

Em 2010 quero ir de trem buscar material de campanha da Yeda na casa do Aces

Conheça SP
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2008, 05:25 AM   #74
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tlag View Post

Hehehehe
É o tal do "Pré-Conceito". Conheci o sistema de Belo Horizonte e Rio de janeiro no Brasil, fora do país o de Buenos Aires. Cada um tem sua particularidade, mas dentro do contexto de atendimento, o de POA não é metrô pq de fato ele não é de POA e sim de várias cidades. Ele atende Porto Alegre, Esteio, São Leopoldo, etc... Isso não é caracteristica de metrô, na minha opinião. Uma cidade tem que ter o metrô, que faz o papel de transporte dentro da cidade. Linhas de trens que liguem a cidade a regiões metropolitanas, trem que ligue cidades do estado mais distantes e trens que liguem estados. Mas hoje nossa realidade é bem diferente.
Mas como é que ficam os sistemas que têm linhas de metrô que atendem a várias cidades, como Madri e Seul? Não são metrô?
Old November 8th, 2008, 03:19 PM   #75
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 56652

Quote:
Originally Posted by Gonzales_Ctba View Post
Amigos gaúchos, estava a pensar, não seria possível a expansão do trensurb além da estação mercado, seguindo a orla do Rio Guaíba?
Algo em elevado, sei lá?
Acho que seria interessante, se viável!
Não sou gaúcho ( ), mas conheço POA muito bem e acredito que a extensão por elevado do Trensurb até a Zona Sul não daria certo. A região já está degradada em algumas partes e há diversas edificações (como o Centro Administrativo Estadual e o Gasômetro) instalados bem na orla do lago; além disso, seria uma obra inviável, do ponto de visto do custo-benefício.
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2008, 02:30 AM   #76
gaucho
#ELENÃO!

gaucho's Avatar

Likes (Received): 6032

Elevado na orla do Guaiba? Aí sim seria a morte da orla porto alegrense
Old November 9th, 2008, 01:29 PM   #77
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Tenho esperança de que finalmente possa ser construída a extensão até Novo Hamburgo. É desde 1998 que essa obra não sai do papel?
Old November 9th, 2008, 03:45 PM   #78
Vittariano

Vittariano's Avatar

Likes (Received): 14

Sim, o projeto já foi aprovado e as obras iniciam em 2009. Finalmente.
Old November 9th, 2008, 06:29 PM   #79
silvinho_j
Registered User

silvinho_j's Avatar

Likes (Received): 366

é igualzinho ao de Recife :O
silvinho_j no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2008, 06:11 AM   #80
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Vittariano View Post
Sim, o projeto já foi aprovado e as obras iniciam em 2009. Finalmente.
Oba! Mal posso esperar por mais notícias.

Quote:
Originally Posted by silvinho_j View Post
é igualzinho ao de Recife :O
Sim, ele, a exemplo do Metrorec e do Metrô-BH, foi construído pelo Governo Federal no início da década de 1980.
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules