Lisboa | Novo esquema de circulação no Marquês de Pombal - Page 3 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Lisboa > Projectos

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old May 22nd, 2012, 02:36 AM   #41
pauloluso
Metro Lisboa

pauloluso's Avatar

Likes (Received): 271

Excelente. Aos poucos vamos lá chegar.
Finalmente a câmara está a tomar medidas no bom sentido.
Ainda há pouco comentava isso. Esta rotunda é confusa por ter tantas faixas.
Quanto a avenida da Liberdade, tenho pena que não falem já de instalar ciclovias nas laterais. Isso é que era.
pauloluso no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old May 22nd, 2012, 02:46 AM   #42
pauloluso
Metro Lisboa

pauloluso's Avatar

Quote:
Originally Posted by visconde View Post
so quem nunca andou a pe na avenida pode dizer que os passeios sao muito largos

sim os passeios CENTRAIS sao largos... mas é impossivel andar neles, visto que nao ha atravessamentos.

quem quer andar na avenida para andar nas lojas, ou para passar de um quarteiro para o outro é obrigado a ir pelos passeios laterais.
esses passeios sao minusculos, ainda mais para uma avenida de comercio como esta
sao passeios que por si ja sao pequenos, e em geral estao cheios de merda (caixotes de lixo, postes , etc), ha zonas onde nao passa uma cadeira de rodas)

e a avenida nao é um sitio para passear?
a avenida era a maior zona de comercio de lisboa.. entretanto perdeu parte desses estatuto para o chiado , visto ser horrivel andar a pé na avenida.
no entnato continua a ter imensas lojas, e a nivel de lojas caras e de marcas continua a ser "O local"

e apesar disso tudo, se ha coisa que gosto de fazer é passear na avenida..
ainda mais agora com os novos quiosques, aquilo tem sempre imensa gente
Quote:
Originally Posted by Filipe_Teixeira View Post
o que estou a tentar dizer é que o transito nao desaparece por se tirar vias, só acumula ainda mais. só quando as pessoas passarem a viver o centro e quando houver um sistema de transportes eficaz é que as pessoas deixam de usar o automóvel para se deslocarem. estas medidas nao resolvem nada e existem mais que exemplos sobre isso.

Exactamente. O objectivo também é esse. Neste momento, é impossível gostar de passear nesta avenida. Como disse o Visconde, não se consegue andar nestes passeios como estão actualmente.

Essa do transporte eficaz não estou a ver o que falta naquela zona.
Autocarro passa lá. Metro também tem saídas na avenida.

Pessoalmente, já fiz algumas vezes a pé este troço e há zonas onde tens que andar no meio da estrada porque não existe passeio.
Old May 22nd, 2012, 02:46 AM   #43
Gorky
Registered User

Gorky's Avatar

Likes (Received): 3633

Quote:
Originally Posted by Lss911 View Post

Na minha opinião a Av. da Liberdade não é agradável de se andar a pé apenas pelas seguintes razões;

- degradação dos pisos (poderia misturar áreas de calçada com outros materiais).
....e piso irregular por causa das raízes das árvores, etc etc
Gorky no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old May 22nd, 2012, 01:53 PM   #44
AZT2009
Registered User

AZT2009's Avatar

Likes (Received): 13

Quote:
mas nao era mais fácil meterem esse tal verde na rotunda exterior e manter as 5 vias?? para quê estar a inventar??
Qualquer executivo que vá para CML irá sempre tomar medidas em prol do peão no centro da cidade que visem a redução de trânsito.
AZT2009 no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2012, 03:51 PM   #45
Filipe_Teixeira
Registered User

Filipe_Teixeira's Avatar

Likes (Received): 1299

Quote:
Originally Posted by pauloluso View Post
Excelente. Aos poucos vamos lá chegar.
Finalmente a câmara está a tomar medidas no bom sentido.
Ainda há pouco comentava isso. Esta rotunda é confusa por ter tantas faixas.
Quanto a avenida da Liberdade, tenho pena que não falem já de instalar ciclovias nas laterais. Isso é que era.
as ciclovias também nao sao solução para tudo. num parque urbano, num passeio ribeirinho, numa zona como onde fizeram o viaduto com ciclovia nas olaias, tudo bem. agora numa zona urbana como a avenida da liberdade? as bicicletas devem andar na estrada. o problema é que nas cidades portuguesas o tráfego não flui a uma velocidade que possa respeitar os condutores de velocípedes.

http://www.youtube.com/watch?v=au0Zjn3eB9k

Quote:
Originally Posted by AZT2009 View Post
Qualquer executivo que vá para CML irá sempre tomar medidas em prol do peão no centro da cidade que visem a redução de trânsito.
... Santana Lopes?

Lisboa
Filipe_Teixeira no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2012, 04:23 PM   #46
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Likes (Received): 76

Quote:
as ciclovias também nao sao solução para tudo. num parque urbano, num passeio ribeirinho, numa zona como onde fizeram o viaduto com ciclovia nas olaias, tudo bem. agora numa zona urbana como a avenida da liberdade? as bicicletas devem andar na estrada. o problema é que nas cidades portuguesas o tráfego não flui a uma velocidade que possa respeitar os condutores de velocípedes.

http://www.youtube.com/watch?v=au0Zjn3eB9k
?!
Eu acho exactamente o oposto. Em parques e zonas urbanas tranquilas as ciclovias são dispensáveis, visto os ciclistas poderem circular à vontade sem perigos.
Onde são mesmo necessárias ciclovias é em meio urbano, de modo a proteger os ciclistas, visto circular no meio do trânsito ser bastante perigoso, como se pode ver pelo vídeo que postaste.
Old May 22nd, 2012, 04:34 PM   #47
dvf
BANNED

Likes (Received): 58

Com a conclusão do túnel do marquês, a ideia parece-me bem conseguida, no fundo criar uma rotunda dedicada às 3 principais avenidas. Agora, na avenida da Liberdade, apenas 1 faixa para cada sentido parece-me pouco. A questão das laterais parece-me também bem conseguido, no entanto.
dvf no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2012, 04:55 PM   #48
Reflex
Uma dúzia de anos disto..

Reflex's Avatar

Likes (Received): 823

Voltando à questão da Avenida (e permitam-me a sugestão da criação de um thread exclusivo para este projeto e discussão, para onde um mod poderia passar os últimos posts, mas não se estar tudo a misturar). Eu ando regularmente na Avenida, aliás, eu passeio regularmente na Avenida e acho um dos melhores sítios da cidade para o fazer. Tem um grave problema para os peões, que já aqui foi focado, mas que vou repisar: quem quiser andar no passeio central e não lhe apetecer atravessar à maluca, antes de qualquer cruzamento terá que ir para o passeio lateral, atravessar e voltar para o central, ou seja, não há passadeiras entre os sucessivos passeios centrais. Isto faz com que a maioria das pessoas andem nos laterais e isto é uma imbecilidade! Se realmente a ideia é melhorar a circulação pedonal na Avenida, deverá SEMPRE começar por aqui. A questão de reduzir vias só me pareceria uma boa medida se fosse para introduzir uma ciclovia (vêem-se mais pessoas a subir e a descer a Avenida de bicicleta do que se possa pensar). Caso contrário acho que as coisas não estão particularmente más. E há muitas zonas onde podem falar de transportes, mas entre o Marquês e o Rossio deveremos ter mais de uma dezena de carreiras da Carris e 5 estações de metro (2 no Marquês, 1 na Avenida, 1 nos Restauradores e 1 no Rossio, 3 linhas), ao que se soma a estação de caminho de ferro.

Vi por outro lado o esquema de circulação e pareceu-me outra imbecilidade. Dou um exemplo: costumo vir do Túnel do Marquês e seguir em direção à Duque de Loulé. Digam-me como consegue um condutor sair do túnel e atravessar 3 faixas em 15 metros (isto caso tirem o traço contínuo existente). E como é que faz alguém que venha da Braancamp e queira apanhar a Fontes Pereira de Melo, rumo à Praça de Espanha? Mas será que os senhores da CML não conseguem prever todos os cenários possíveis?
Old May 22nd, 2012, 05:45 PM   #49
KRX_69
Amaro

KRX_69's Avatar

Likes (Received): 5367

Aqui está o modelo de como irá ficar a rotunda do Marquês de Pombal:

Mais ou menos semelhante a esta, em VNG:

Old May 22nd, 2012, 06:05 PM   #50
rbaps
Ricardo

rbaps's Avatar

Likes (Received): 862

Quote:
Originally Posted by dvf View Post
Com a conclusão do túnel do marquês, a ideia parece-me bem conseguida, no fundo criar uma rotunda dedicada às 3 principais avenidas. Agora, na avenida da Liberdade, apenas 1 faixa para cada sentido parece-me pouco. A questão das laterais parece-me também bem conseguido, no entanto.
Pouca diferença faz para a situação actual. Tendo a Avenida 5 faixas (2 a descer e 3 a subir ou vice-versa) só se perde uma porque actualmente as faixas exteriores já são dedicadas a autocarros.
rbaps no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2012, 06:58 PM   #51
pauloluso
Metro Lisboa

pauloluso's Avatar

Quote:
Nunca andaste na cidade de bicicleta para falar assim?
Eu não anda mais por causa da falta dessas ciclovias e do perigo dessas ruas.
Dou o exemplo da ciclovia entre Entrecampos e o Campo grande que é excelente e que deveria ser continuada até ao Terreiro do Paço.

É um alivio quando entramos nela. Ao passar este ponto, é um castigo autentico andar na avenida da republica, Fontes Pereira de Melo e avenida da Liberdade.

Se a ciclovia fosse continuada para sul, eu desistia de usar os transportes públicos em Lisboa. Vinha de barco e subia a avenida até o local do meu trabalho. E sei de muita gente que faria o mesmo.

Quote:
Originally Posted by Nephasto View Post
?!
Eu acho exactamente o oposto. Em parques e zonas urbanas tranquilas as ciclovias são dispensáveis, visto os ciclistas poderem circular à vontade sem perigos.
Onde são mesmo necessárias ciclovias é em meio urbano, de modo a proteger os ciclistas, visto circular no meio do trânsito ser bastante perigoso, como se pode ver pelo vídeo que postaste.
Pois é mesmo. Nesses parques, é um autentico desperdício construir ciclovias.
Old May 22nd, 2012, 07:03 PM   #52
Reflex

Reflex's Avatar

Novo esquema de circulação no Marquês de Pombal

Como o assunto está dividido em dois threads diferentes, decidi criar este novo para reagrupar todos os posts existentes e assim evitar continuar a discussão em dois lugares distintos.
Old May 22nd, 2012, 07:43 PM   #53
KRX_69
Amaro

KRX_69's Avatar

Então eu coloco aqui a plano da nova rotunda como coloquei no thread das noticias de Lisboa

Aqui está o modelo de como irá ficar a rotunda do Marquês de Pombal:

Mais ou menos semelhante a esta, em VNG:

Old May 22nd, 2012, 08:13 PM   #54
skytrax
Big boss!

skytrax's Avatar

Likes (Received): 15416

weird.

Angolan Forum | Luanda pictures | my World Trip

~> SkyscraperCity Angola on Facebook <~
skytrax no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2012, 08:23 PM   #55
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Likes (Received): 11

Eu gosto do novo esquema de circulação.

Dizer que não existe alternativa é o contrário da Liberdade
Wolf2009 no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2012, 08:36 PM   #56
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Likes (Received): 11

Quote:
Originally Posted by dvf View Post
Ora nem mais, se concluiram aquilo para quê continuar com a situação actual.

Dizer que não existe alternativa é o contrário da Liberdade
Wolf2009 no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2012, 12:30 AM   #57
KRX_69
Amaro

KRX_69's Avatar

A mim também não me desagrada.
Old May 23rd, 2012, 12:51 AM   #58
Lss911
braaaap all day!

Lss911's Avatar

Likes (Received): 59

Completamente de acordo quando se fala em sensação de "alívio" quando se entra na ciclovia, por exemplo, do Campo Grande ou da Av. Brasil. Em zonas caóticas é que as ciclovias fazem realmente falta. É fundamental aumentar os corredores e alargá-los a pontos realmente úteis! Av. da Republica é fundamental por exemplo!
Lss911 no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2012, 01:00 AM   #59
Lss911
braaaap all day!

Lss911's Avatar

Likes (Received): 59

Quote:
Originally Posted by Reflex View Post

Vi por outro lado o esquema de circulação e pareceu-me outra imbecilidade. Dou um exemplo: costumo vir do Túnel do Marquês e seguir em direção à Duque de Loulé. Digam-me como consegue um condutor sair do túnel e atravessar 3 faixas em 15 metros (isto caso tirem o traço contínuo existente). E como é que faz alguém que venha da Braancamp e queira apanhar a Fontes Pereira de Melo, rumo à Praça de Espanha? Mas será que os senhores da CML não conseguem prever todos os cenários possíveis?
É realmente problemática a saída do túnel do Marquês para seguir para a D de Loulé como está neste momento, nem consigo vislumbrar solução sem que isso passe por fazer alterações no tecido ao pé da sede da EDP (actual) no lado da Fontes Pereira de Melo: criar uma abertura aí por exemplo e fazer outras alterações adiante...mas sería muito complexo e criaria outros problemas.

Neste momento é proibido entrar na rotunda pela Braancamp porque anteriormente somos obrigados a ir à Castilho e só depois descer ao Marquês...

É por demais evidente que existem problemas de circulação graves na rotunda e seus acessos e escapatórias.
Lss911 no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2012, 12:45 PM   #60
Reflex

Reflex's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lss911 View Post
É realmente problemática a saída do túnel do Marquês para seguir para a D de Loulé como está neste momento, nem consigo vislumbrar solução sem que isso passe por fazer alterações no tecido ao pé da sede da EDP (actual) no lado da Fontes Pereira de Melo: criar uma abertura aí por exemplo e fazer outras alterações adiante...mas sería muito complexo e criaria outros problemas.

Neste momento é proibido entrar na rotunda pela Braancamp porque anteriormente somos obrigados a ir à Castilho e só depois descer ao Marquês...

É por demais evidente que existem problemas de circulação graves na rotunda e seus acessos e escapatórias.
Disse Braancamp mas naturalmente referia-me à Castilho...
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules