Metrô-SP | Companhia do Metropolitano de São Paulo - Page 1127 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old August 13th, 2012, 09:51 PM   #22521
akaFTS
Toda hora é hora do show

akaFTS's Avatar

Likes (Received): 14006

Bem vindo ao SSC!
akaFTS no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old August 13th, 2012, 10:00 PM   #22522
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Legal, mas não faça mais esse mundaréu de propaganda em todos os threads. Isso é proibido e levará a punição na reincidência. Você pode editar sua assinatura (dentro das regras) e colocar os links dos seus blogs lá.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old August 13th, 2012, 10:03 PM   #22523
Jornal da CPTM
Registered User

Jornal da CPTM's Avatar

Likes (Received): 0

Tiago!
Sou novo por aqui, nao sei das regras me desculpe

Jornal do METRÔ, simplesmente o blog mais moderno que o METRÔ de SP tem
www.jornaldometro.blogspot.com.br

Curta o Facebook de Jornal da CPTM

http://www.facebook.com/pages/Jornal...34282049935914
Jornal da CPTM no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old August 13th, 2012, 10:26 PM   #22524
Daniel_Sousa
Registered User

Likes (Received): 19031

Gente, vocês já viram na L9 aquelas campanhas educativas feitas pela Eletromídia? Acho que colocaram nesse fim de semana, não me lembro de ter visto isso na sexta-feira.
Eu vi sobre, não fica na região das portas, assento preferencial, fone de ouvido. Mas são comercias beeem sem graças, na maioria, os personagens nem estão no trem, ou estação (só um que aparentemente estava na L9)

Ficou meio avulso, mas é melhor que nada.

Tenho outra sugestão, que eu acho muito mais difícil de obedecerem:

Sabe aquele povo que usa as esteiras da Consolação, pra ficar parado? Então, eu acho pior ainda é o povo que fica se arrastando nos Zombie-walk de outras estações enquanto poderia andar mais rápido.

A minha ideia é simples: Se você não tá com pressa, caminhe pelo lado direito do corredor/passarela. É mais ou menos como uma rodovia, faixa à direita, mais lenta, esquerda mais rápida.

O que vocês acham?
Old August 13th, 2012, 10:37 PM   #22525
redsnake
Registered User

redsnake's Avatar

Likes (Received): 454

comparação meio nada a ver mais isso é como jogar papel no chão, poucos respeitam mas a maioria não ta nem ai: resultado é este que vemos.. no caso atrasos de quem esta com pressa para passar e inundações por causa do lixo

estas são coisas que só funcionariam se mexer com o bolso do pessoal, mas haja multa também...
Old August 13th, 2012, 11:08 PM   #22526
celosantos
Registered User

celosantos's Avatar

Likes (Received): 1

As campanhas da RATP também ganharam versões em inglês (os textos ficaram meio modificados, mas ok) nesta reportagem da Veja:

A reportagem também fala sobre uma campanha do Metrô Rio (sobre os manés que sujam o Metrô) tem muito a ver com a cultura carioca. Como eu entendo pouco do Photoshop e nada de criação de imagens digitais, o Metrô SP poderia contratar pessoas que pudessem criar campanhas mais "agressivas porém divertidas" para dar um basta nestes comportamentos animais que a gente vê no dia a dia.

http://www.twitter.com/celosantos
celosantos no está en línea   Reply With Quote
Old August 13th, 2012, 11:55 PM   #22527
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Jornal da CPTM View Post
Tiago!
Sou novo por aqui, nao sei das regras me desculpe
Sim, sei que você é novo. Tem um link razoavelmente grande que diz "Regras e Manual do SSC Brasil - Leia Antes de Participar!". Então por favor, leia antes de participar .
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old August 14th, 2012, 03:49 AM   #22528
ricardosalzano
Registered User

ricardosalzano's Avatar

Likes (Received): 671

Quote:
Originally Posted by HGP View Post
Sim, sem dúvida. Mas hoje existe mais crítica a esses mapinhas que saem em períodos assim. Ao menos as linhas 4, 5, Mono 17 e Mono Tirandentes estão em obras, a 6 ja esta encaminhada, linha 9 tb. A RMSP será um lugar melhor em 2030, com certeza,

Até concordo que mais projetos estão saindo do papel, mas a quantidade de mapae e sonhos também estão aumentando consideravelmente rsrsr
Old August 14th, 2012, 03:53 AM   #22529
ricardosalzano
Registered User

ricardosalzano's Avatar

Quote:
Originally Posted by A.Veloso View Post
É, nesse quesito o GESP anda bem mais comportado, pois só a mídia que está divulgando mesmo. Lembram do Expansão-SP?? Não da nem pra comparar... A única politicagem que vi até agora foi a promessa do Alckmin de SP ter 200Km de metrô até 2014, o que dado o histórico de atrasos que sempre existiu, duvido muito que aconteça...

Mas o importante é ter as obras iniciadas, o que já é sinal de que algum dia elas ficarão prontas!! E fazer projetos funcionais de várias linhas é o começo de tudo, portanto quanto mais fizerem, melhor!

A maior parte do expansão SP está saindo do papel....reformar os trens do metro, comprar novos trens para a CPTM, troca a sinalização das linhas do metrô e da cptm e etc.... intervalos de 3 minutos nas linhas da cptm

Isso tudo num horizonte até 2014, o que foi totalmente fora de proposito foi a questão da rapida conclusão da linha 6 e o atraso no inicio das obras da linha 5.
Old August 14th, 2012, 05:40 PM   #22530
akaFTS
Toda hora é hora do show

akaFTS's Avatar

Pessoal, acho que é uma pergunta meio estúpida, mas... nos novos mapas do metrô, vemos que há uma estação Bandeirantes na L7, logo depois da marginal, e uma na L6, depois de Pirituba... mas esses nomes são só provisórios, certo?
Old August 14th, 2012, 08:47 PM   #22531
Ralph Yamaguti
Seriedade já

Ralph Yamaguti's Avatar

Likes (Received): 335

Galera, estou desesperado porque eu não estou achando o thread da linha 16 da cachoeirinha-lapa. Encontro-me desorientadíssimo com esse chove-não-molha!

Desculpe a minha franqueza, mas alguém a apagou? Logo agora que as autoridades ressuscitaram a dita cuja!

Pelo amor de Deus, eu preciso ver o projeto anterior e o projeto atual, inclusive com as suas modificações. Essa salada de números e sopinha de letrinhas e cores já está me provocando uma labirintite aguda!

Já a linha 2, no sentido zona oeste, eu estou totalmente confuso e não me conformei ou entendi por qual motivo de o GESP ter a audácia de retirar a extensão até a Imperatriz Leopoldina, limitando-se até Cerro Corá? Que isso?
Old August 14th, 2012, 08:51 PM   #22532
felipecn
Registered User

Likes (Received): 1120

Mas o GESP nunca anunciou que iria até Imperatriz Leopoldina, pelo que me lembro.

Tenha calma. Pode mudar tudo de novo, como já mudou a L16, como já mudou a L23....
felipecn no está en línea   Reply With Quote
Old August 14th, 2012, 09:06 PM   #22533
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Likes (Received): 13270

Estudos futuros são assim mesmo: feitos para mudar.
16 Cachoeirinha-Lapa continua morta e enterrada. Quem surgiu foi 16 Cachoeirinha-Ipiranga. Mas não se apegue demais a ela.

L2 de fato está por enquanto estacionada em Cerro Corá. Alegre-se que esta extensão é extremamente provável, pois é pré-requisito tanto da linha 15 como da linha 20, ambas muito bem cotadas (a primeira deve entrar em obras ano que vem, o que exigirá a aceleração dos trâmites desta extensão).
gerd.jak no está en línea   Reply With Quote
Old August 14th, 2012, 09:27 PM   #22534
Antonio Scabim
Registered User

Antonio Scabim's Avatar

Likes (Received): 360

http://diariodacptm.blogspot.com.br/...o-e-metro.html

TREM É TREM. METRÔ É METRÔ

Por Éverson Paulo dos Santos Craveiro - Sindicato dos Ferroviários de Trens de Passageiros da Sorocabana

No quarto encontro da campanha São Paulo TREM Jeito, ouvi do Dr. Plínio Assmann que a capacidade de expansão do Metrô de São Paulo é limitada, e que inclusive não estamos tão distantes desse limite. Nessa condição – e se bem entendi -, o aumento de capacidade de serviço ficaria por conta da redução de distância entre as estações, nas linhas então existentes, por meio da criação de estações intermediárias. Desse limite para frente - e no perímetro metropolitano -, Dr. Plínio indica a implantação de VLTs, formando uma verdadeira rede metropolitana sobre trilhos, sendo parte subterrânea, e parte na superfície.

No imaginário das pessoas, entretanto, a capacidade de expansão subterrânea é ilimitada, pois sonham com a possibilidade de estações porta-a-porta, ligando suas residências aos locais de trabalho. Isso é técnica e economicamente inviável. Não se faz uma rede de túneis como se faz uma rede de ruas, mas as pessoas pensam nessa operação como se fosse instalação de canos.

Tão complicado quanto isso, é o fato de as pessoas que moram ou trabalham fora do perímetro metropolitano reclamar, também, da ausência de metrô. Ora, ele chama-se “metrô” justamente por circular e servir áreas nitidamente metropolitanas, isso é, densamente povoadas, onde as opções de superfície estão literalmente esgotadas. Não foi tão surpreendente, em plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo, ouvir um deputado reclamar a expansão do “metrô” à sua cidade, no Vale do Paraíba. Nem nossos parlamentares entendem a questão.

Os trens metropolitanos, porém, caminham em sentido inverso: estão distantes do fim das oportunidades. Mesmo pensando nos limites atuais de seus aproximados 260 km de trilhos, porém, são mal explorados. Sobre o metrô, o trem metropolitano tem uma vantagem imensa: trafega na superfície, e em faixa de domínio larga a extensa. Nessa medida, tem um verdadeiro universo de oportunidades a mais do que o metrô. Tem flexibilidade espacial. Nessa medida, a revolução que representou o Metrô, quando de sua implantação, está por se fazer nos trens metropolitanos, mas parece que nem mesmo a administração da CPTM tem essa consciência.

Diferente do metrô, o trem metropolitano vai longe, e presta-se (ou deveria prestar-se) como veículo de ligação entre cidades que fazem parte da macrometrópole. Em sendo esse conceito aceitável, eis prova de que tem muito para onde crescer, e muito por se fazer.

O que impede que os trens metropolitanos ocupem esses espaços vazios, e carentes de seus serviços? Inicialmente um pensamento em voga dentre administradores da CPTM, que pode fazer sentido no Metrô (diante do alto custo de implantação e manutenção), mas não na operação dos trens metropolitanos:
demanda, por isso entendendo o retorno financeiro no curto prazo, mas com olhar exclusivo na tarifa.

Não ocorre a eles ganhos que possam auferir nas muitas estações, e tampouco ao longo de seus significativos 260 km de trilhos, talvez mais expressivos do que as evidentes tarifas. Não lhes ocorrem outros benefícios que possam oferecer aos seus usuários, além do mero e evidente transporte. O interessante é que o avanço por essa diversificação de oportunidades está previsto no Estatuto da empresa, embora não explorado.

A ocupação da superfície, entretanto, embora traga imensas vantagens aos trens metropolitanos, é também motivo de suas dificuldades com populações que atende. Historicamente, os trilhos chegam antes dos aglomerados. Aliás, tornaram-se, na maioria das vezes, aglomerados em torno dos trilhos, uma vez que eles permitiam o trânsito de pessoas e riquezas. Com o passar do tempo, todavia, os trilhos – pelo fato de ocuparem espaço segregado na superfície – dividiram a cidade, e tornaram-se um problema para o trânsito de pessoas e veículos. Desse fato decorrem conflitos por conta das passagens de nível, dos túneis e viadutos, que encarecem a vida – e em todos os sentidos – além de depreciar – também em todos os sentidos – os entornos de passagem dos trens metropolitanos.

Mesmo servindo a distâncias maiores, entretanto, nada impede, em muitos trechos, que espaços laterais das vias sejam utilizados por VLTs, e que poderiam servir a usuários ao longo dos trilhos, por meio de pequenas estações próximas umas das outras.

Visionário, mesmo, foi o idealizador da estação da Luz - e faz tempo -, ao ali criar uma linha em vala, isto é, uma linha rebaixada em relação à superfície, nela edificando a estação, sem comprometimento ao trânsito de pessoas e veículos. Fosse essa mesma concepção adotada em outros tantos espaços urbanos – em revisão a muitas das atuais estações-, e essa externalidade negativa dos trens metropolitanos estaria razoavelmente resolvida. Afinal, se os trens do metrô em muitos lugares trafegam na superfície, e mesmo no espaço aéreo, o que ou quem impede que os trens metropolitanos adotem a mesma criatividade e flexibilidade?

O fato é que os trens metropolitanos de São Paulo não expandem, não inovam, não renovam, e não se vê nenhum esforço ou interesse nessa direção. A compra de trens novos, e apenas isso. Nessa medida, temos assistido a uma imensa dissonância entre a riqueza de recursos financeiros injetados, em meio a uma pobreza de ideias.

Fonte: São Paulo TREM Jeito
Antonio Scabim no está en línea   Reply With Quote
Old August 14th, 2012, 09:57 PM   #22535
Ralph Yamaguti
Seriedade já

Ralph Yamaguti's Avatar

Likes (Received): 335

Quote:
Originally Posted by felipecn View Post

Mas o GESP nunca anunciou que iria até Imperatriz Leopoldina, pelo que me lembro.

Tenha calma. Pode mudar tudo de novo, como já mudou a L16, como já mudou a L23....
Valeu pelo toque, felipecn. É porque na medida em que leio as reportagens desses jornalistas, corro o risco de confundir uma informação, por vezes, divergente de outro colega jornalista.

Quote:
Originally Posted by gerd.jak View Post
Estudos futuros são assim mesmo: feitos para mudar.
16 Cachoeirinha-Lapa continua morta e enterrada. Quem surgiu foi 16 Cachoeirinha-Ipiranga. Mas não se apegue demais a ela.

L2 de fato está por enquanto estacionada em Cerro Corá. Alegre-se que esta extensão é extremamente provável, pois é pré-requisito tanto da linha 15 como da linha 20, ambas muito bem cotadas (a primeira deve entrar em obras ano que vem, o que exigirá a aceleração dos trâmites desta extensão).
Obrigadão, pelos valiosos esclarecimentos, gerd.jak; visto que já mencionaram a linha 16 prata, eu já havia me embananado entre a Cachoeirinha-Lapa com a Cachoeirinha-Ipiranga.

Se a L2zinha chegar até Cerro Corá, já me dou por satisfeitíssimo; mesmo que ainda não tenha aflorada a ideia de alcançar até a Imperatriz Leopoldina da L9!
Old August 14th, 2012, 11:09 PM   #22536
akaFTS
Toda hora é hora do show

akaFTS's Avatar

Imperatriz Leopoldina é da L8, mas isso me traz outra questão à cabeça: aquele projeto de entortar a L9 para acabar na Lapa e não em Osasco está de pé? Tem previsão?
Old August 14th, 2012, 11:19 PM   #22537
felipecn
Registered User

Likes (Received): 1120

Estar de pé, em tese, está. O edital da L20 e L23 consideram Lapa como L7/L8/L9.
Mas isso depende do Expresso Barueri e, ainda mais complicado, de conseguir colocar mais duas vias na faixa estreita que tem pouco ao redor da Imperatriz Leopoldina. Vai precisar desapropriar bastante pra isso...
felipecn no está en línea   Reply With Quote
Old August 15th, 2012, 02:01 AM   #22538
ricardosalzano
Registered User

ricardosalzano's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ralph Yamaguti View Post
Galera, estou desesperado porque eu não estou achando o thread da linha 16 da cachoeirinha-lapa. Encontro-me desorientadíssimo com esse chove-não-molha!

Desculpe a minha franqueza, mas alguém a apagou? Logo agora que as autoridades ressuscitaram a dita cuja!

Pelo amor de Deus, eu preciso ver o projeto anterior e o projeto atual, inclusive com as suas modificações. Essa salada de números e sopinha de letrinhas e cores já está me provocando uma labirintite aguda!

Já a linha 2, no sentido zona oeste, eu estou totalmente confuso e não me conformei ou entendi por qual motivo de o GESP ter a audácia de retirar a extensão até a Imperatriz Leopoldina, limitando-se até Cerro Corá? Que isso?

Cara, não conta com essa linha 16 tão cedo, o Alckmin criou a mesma, foi enterrada pelo Serra, agora o Alckmin criou uma linha totalmente diferente mas que manteve o codinome 16.

Porque enquanto são só estudos e projetos que não serão iniciados nessa gestão e que podem mudar totalmente ou até mesmo serem cancelados por outro governador.

Por essas e outras que ficam divulgando mapas e etc.... mexem com as pessoas, mudam destinos das mesmas pela expectiva mas que na realidade só representa tentativa de angariar votos mais votos.
Old August 15th, 2012, 02:27 AM   #22539
akaFTS
Toda hora é hora do show

akaFTS's Avatar

Uma hora tem que divulgar os mapas... ou você queria que fizessem o projeto funcional na surdina?
Old August 15th, 2012, 02:30 AM   #22540
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Likes (Received): 13270

Tem gente que não tem maturidade Pará planejamento de longo prazo...
gerd.jak no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
brasil, brazil, linha azul, metro, metro são paulo, são paulo, subway, tube, underground

Thread Tools

Posting Rules