Houve influência significativa dos EUA na arquitetura e no urbanismo no Brasil? - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 2 votes, 5.00 average.
Old October 31st, 2011, 10:13 PM   #1
Coyotte
Coyote

Coyotte's Avatar

Likes (Received): 624

Houve influência significativa dos EUA na arquitetura e no urbanismo no Brasil?

Criei este thread para dar continuidade a uma discussão off-topic iniciada em outro thread (https://www.skyscrapercity.com/showth...1452356&page=3). A meu ver, se houve alguma influência americana na nossa arquitetura e nas nossas cidades, tal influência foi mínima. Qual a opinião de vocês?

Last edited by Coyotte; November 1st, 2011 at 12:39 AM.
Coyotte no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old November 1st, 2011, 12:01 AM   #2
FloripaNation
Não creio no que não vejo

FloripaNation's Avatar

Likes (Received): 23866

Para mim a influência é mais européia que americana.

Mas tem americana sim, essas casas assim, virando febre por aqui

Old November 1st, 2011, 12:44 AM   #3
andrehrg
apenas isso

andrehrg's Avatar

Likes (Received): 213

Nas cidades de verdade e bairros não, única influência americana nas nossas casas são nos condomínios fechados, que tentam recriarm um suburbio americano.

Acho que nem americano nem europeu, a america latina tem uma característica diferente.
No modelo americano vemos claramente a divisão entre o "downtown" e os bairros residenciais, a verticalização central e o espaçamento do suburbio. E no modelo europeu também há as partes históricas centrais com muitas ruas estreitas, e maior parte da morando em prédios de gabarito baixo e em geral nivelado com os demais, e ao redor suburbios mediamente espaçados.

Nossas cidades não tem nada disso, temos prédios em qualquer ponto da cidade, centros urbanos espalhados, cidades acabam tendo seus sub centros, em geral não seguimos nenhum crescimento radial ou em grade, enfim é um desenvolvimento e criação totalmente diferente do europeu e americano.

Instagram - Facebook

jean madzgalla liked this post
andrehrg no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old November 1st, 2011, 01:14 AM   #4
Coyotte
Coyote

Coyotte's Avatar

Likes (Received): 624

É exatamente o que eu penso!
Coyotte no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2011, 01:19 AM   #5
Leo10Rio
Registered User

Leo10Rio's Avatar

Likes (Received): 21503

Quote:
Originally Posted by FloripaNation View Post

Essa casa é aqui? Até acho bonita, mas não tem nada a ver construir uma casa desas no Brasil...
Old November 1st, 2011, 02:29 AM   #6
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Likes (Received): 6081

tem várias assim no Brasil né, convenhamos.
A diferença é que 99% são em condomínios fechados.
Old November 1st, 2011, 02:49 AM   #7
provinciano
Delirante

provinciano's Avatar

Os prédios da década antes da metade do século anterior. Há no internacional um thread feito pelo aces que se trata dos skylines da epóca, e vejo muita semelhança.
provinciano no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2011, 02:53 AM   #8
TôBrabo
Registered User

TôBrabo's Avatar

Quase tudo que se constrói hoje é baseado na cultura americana. Ninguém faz um prédio atualmente inspirado na arquitetura contemporânea da Europa, é só os EUA basicamente.

Até o infame modelo brasileiro está dando lugar ao americano, onde cada vez mais os subúrbios são valorizados. Isso é uma pena, porque ele não é mais tão bem visto nem nos EUA. O essencial é acompanhar o crescimento do New Urbanism que ocorre nos países desenvolvidos, mas tudo chega no Brasil atrasado.
TôBrabo no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2011, 02:56 AM   #9
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 3487

Quote:
Originally Posted by TôBrabo View Post
Quase tudo que se constrói hoje é baseado na cultura americana. Ninguém faz um prédio atualmente inspirado na arquitetura contemporânea da Europa, é só os EUA basicamente.

Até o infame modelo brasileiro está dando lugar ao americano, onde cada vez mais os subúrbios são valorizados. Isso é uma pena, porque ele não é mais tão bem visto nem nos EUA. O essencial é acompanhar o crescimento do New Urbanism que ocorre nos países desenvolvidos, mas tudo chega no Brasil atrasado.
Isso só ocorre onde há infraestrutura rodoviária para manter os subúrbios atrativos. Mas isso não é a regra na imensa maioria das cidades. E é por isso que elas estão se verticalizando; os subúrbios são a exceção.
Positronn no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2011, 03:08 AM   #10
xrtn2
Registered User

xrtn2's Avatar

Likes (Received): 30294

Quote:

Essa está com cara de Brasil, onde está a calçada ??
Old November 1st, 2011, 03:26 AM   #11
Samuell Felix
Registered User

Likes (Received): 60

o que houve foi uma suruba de influencias, EUA é só um detalhe.
Samuell Felix no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2011, 04:51 AM   #12
Leo10Rio
Registered User

Leo10Rio's Avatar

Likes (Received): 21503

Quote:
Originally Posted by WallyP View Post
tem várias assim no Brasil né, convenhamos.
A diferença é que 99% são em condomínios fechados.
Pois é, eu quase não entro em condomínios fechados horizontais.
Old November 1st, 2011, 11:50 AM   #13
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 3487

Quote:
Originally Posted by xrtn2 View Post
Essa está com cara de Brasil, onde está a calçada ??
Há subúrbios construídos nos EUA que não tem calçadas, inclusive existia um tópico sobre isso no internacional. Mas não, é mais legal colocar tudo que existe de ruim no estereótipo Brasil.

Caboclo liked this post
Positronn no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2011, 02:18 PM   #14
Sparcow
Registered User

Sparcow's Avatar

Likes (Received): 1236

Acho que nem tanto. A maior influência, como dito, fica por conta dos condomínios fechados. Fora disso, acho que nossas cidades, principalmente as não tão grandes, são mais arborizadas e menos verticalizadas, sem contar que lá o que tem de cotoco feito com tijolinhos vermelhos não tá no gibi, coisa que eu NUNCA vi nas cidades brasileiras que visitei.

Algumas cidades, principalmente as serranas, puxam muito pro estilo europeu. Mas no geral acho que o estilo latino é predominante, basta comparar os grandes centros: São Paulo está muito mais para Cidade do México do que para qualquer metrópole americana/européia/asiática.
Sparcow no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2011, 03:10 PM   #15
Menestrel
Registered User

Likes (Received): 18

Quote:
Originally Posted by Sparcow View Post
Acho que nem tanto. A maior influência, como dito, fica por conta dos condomínios fechados. Fora disso, acho que nossas cidades, principalmente as não tão grandes, são mais arborizadas e menos verticalizadas, sem contar que lá o que tem de cotoco feito com tijolinhos vermelhos não tá no gibi, coisa que eu NUNCA vi nas cidades brasileiras que visitei.

Algumas cidades, principalmente as serranas, puxam muito pro estilo europeu. Mas no geral acho que o estilo latino é predominante, basta comparar os grandes centros: São Paulo está muito mais para Cidade do México do que para qualquer metrópole americana/européia/asiática.
Natural! São Paulo e México City são duas cidades do mesmo porte, centro econômico de dois países latinos em desenvolvimento e de origem ibérica... Óbvio que hajam muitas semelhanças!
Quanto à influência americana no urbanismo brasileiro, é como já disseram, creio que fique mais nos condomínios horizontais... Aliás, em SP a mancha urbana formada por eles já é imensa ao redor da RMSP!
Fora dos condomínios, há aqui na Capital uma quantidade enorme de bairros planejados pela Companhia norte-americana City, mas não são idênticos ao modelo americano e sim uma mescla com o europeu já "abrasileirado"! Até que gosto destes bairros...
Menestrel no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2011, 03:14 PM   #16
Enzo
Registered User

Likes (Received): 27759

Mas o que eh arquitetura americana? Os arranhas-ceus, o cape cod cottage, a federalista, os brick buildings, o que voces chamam de arquitetura americana usada no Brasil?

Assim como no Brasil, a arquitetura residencial nos EUA também eh muito influenciada pela Europa, aqui mais pelos modelos saxônico.

Last edited by Enzo; November 1st, 2011 at 03:21 PM.
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2011, 04:34 PM   #17
Iago Carvalho
BANNED

Likes (Received): 11

Quote:

Prefiro um milhão de vezes isso do que qualquer outro tipo de casa que normalmente se constroi no Brasil, sem falar dos milhares de prédios com empenas cegas por ai... Não sei que nojo é esse que alguns foristas têm do padrão americano, pois é difícil encontrarmos algo melhor por aqui mesmo nos bairros mais ricos, salvo alguns locais.

Qp0 liked this post
Iago Carvalho no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2011, 05:12 PM   #18
Rekarte
instagram: t.l.rekarte

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 53235

A arquitetura mundial hoje é tão "mix",n existe uma "etnia arquitetonica",hoje ela é muito globalizada
mas se formos avaliar ate o começo do seculo XX,a influencia é basicamente europeia(colonial,neo classico,art deco etc)
quanto ao urbanismo,o brasileiro é bem diferente dos modelos urbanisticos existente nos EUA
Rekarte no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2011, 05:31 PM   #19
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Likes (Received): 529

As características mais sobressalentes das cidades Americanas são os centros ultra-densos, dominados por edifícios altos, e subúrbios ultraespalhados, sendo visível a divisa entre estes dois tipos de tecido urbano, bem como o fato de que as cidades centrais, via de regra, são habitadas por pobres e não-Brancos. Até as décadas de 1950 e 1960, entretanto, era diferente. Os subúrbios eram menos espalhados, e os centros mais valorizados. Seattle, NYC e SF são as únicas excessões que vejo a este "padrão". Há uma cultura do carro forte e um rendimento médio que permite ao cidadão mais pobre ter um carro decente.

Nas cidades Européias, é tudo mais uniforme. Os subúrbios são mais densos, com muitos blocos de apartamentos, "terraces" (como se chama em Inglês àquelas casas todas iguais e coladas umas as outras), e casas não tão grandes, e os centros não chegam a ser tão densos e verticalizados quanto os Americanos. Além disto, as áreas centrais tendem a ser mais valorizadas, devido a fatores culturais e históricos. Culturais pois o Europeu típico não quer depender de carro. Históricos, pois lá não houve nada próximo ao White flight.

No Brasil? É tudo muito confuso. Os centros mesmo, em sua maioria, foram glamourosos até a década de 1970, quando entraram em decadência, e se tornaram repulsores populacionais. Por outro lado, as áreas centrais de nossas cidades, tipicamente, são bem mais ricas do que as periferias. Morar no centro é algo que pouca gente quer, agora morar nas redondezas do centro ainda é luxuoso, e a maioria dos bairros tradicionalmente ricos ficam próximos dos centros. Os centros Brasileiros tipicamente são notoriamente mais densos do que o entorno, o que num primeiro momento lembra as cidades Americanas. Entretanto, as periferias aqui, diferente das de lá, não são tão espalhadas. Na verdade, são até bem densas. A tendência hoje, entretanto, é em direção aos condomínios fechados. Estes são o que temos de mais parecido com os subúrbios dos EUA. Mesmo assim, são bem diferentes. Os subúrbios deles tem uma rede de comércio e serviços bem forte, e residências grandes. Aqui, tu tem de pegar o carro até para comprar balas 7-Belo, as residências não são tão grandes, sem contar os muros.

Ou seja, fizemos uma mistureba do que há de pior em ambos os sistemas. Temos transporte público porco e horrível, o que faz com que carro não seja um mero luxo, mas sim necessidade. O problema é que carro no Brasil é caro, o nosso cidadão não tem renda suficiente para ir de carro pra lá e para cá o tempo todo, e nossas cidades não são feitas para comportarem tantos carros, diferente das Americanas. É o caos em pessoa.
Old November 1st, 2011, 05:38 PM   #20
FloripaNation
Não creio no que não vejo

FloripaNation's Avatar

Likes (Received): 23866

Quote:
Originally Posted by Iago Carvalho View Post
Prefiro um milhão de vezes isso do que qualquer outro tipo de casa que normalmente se constroi no Brasil, sem falar dos milhares de prédios com empenas cegas por ai... Não sei que nojo é esse que alguns foristas têm do padrão americano, pois é difícil encontrarmos algo melhor por aqui mesmo nos bairros mais ricos, salvo alguns locais.

Lá fica bonito, mas construir esse estilo no Brasil é muita breguice

Olha, aqui no Brasil temos muitas cassas de classe alta que dão um banho feio nessa aí, aqui em Floripa um monte dessas casas americanizadas, não acho legal
Advertisement

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules