Parauapebas - Capital do Minério. - Page 2 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old July 11th, 2014, 06:30 PM   #21
Alyzando Cresce
Orgulho de ser do Pará

Alyzando Cresce's Avatar

Likes (Received): 2180

Quote:
Originally Posted by Arqmorais View Post
Conheço Pebas, fui até lá de trem, saindo de São Luís e o que me impressiona é seu crescimento assombroso. Em fotos de satélite do google earth, dá pra ter uma ideia de como a cidade cresceu em 5-8 anos, o que mais me chamou atenção foi o entorno (nova carajás) do unique shopping, em 2006 era um grande descampado, hoje está urbanizado e com inúmeras construções. Uma curiosidade, dizem que boa parte da população de lá é oriunda do Maranhão, eu não duvido...
Isso é tão verdade que por lá (Peba) se ouve um ditado popular que diz assim: "sabem como os Sarney se livram do problema do desemprego no Maranhão? distribuem passagens só de ida do trem pra Parauapebas!!"

Belém, metrópole eterna da Amazônia.

Arqmorais liked this post
Alyzando Cresce no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old July 11th, 2014, 08:05 PM   #22
jvitor2012
Oi!

jvitor2012's Avatar

Likes (Received): 16595

O Sarney fez o mesmo na década de 90 só que distribuia passagens de avião pra Roraima.

jvitor2012 está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 11th, 2014, 09:32 PM   #23
ricfelix
Belém - Pará

ricfelix's Avatar

Likes (Received): 21323

Quote:
Originally Posted by Bombexx View Post
Thread caprichadíssimo, para variar!
Parauapebas lembra muito minha cidade, com suas áreas subnormais, relevo, população e até a idade da cidade. Só o PIB das mesmas é que não batem.

Gostei da foto da amazona paraense.

Valeu, Bombexx!!

Eu gosto muito do relevo de Parauapebas. Aliás, gosto muito dessa características do Sul do Pará rodeadas por morros.

Parabéns, Ric.
Quote:
Originally Posted by O Cavaleiro View Post

Paraupebas é muito louca. Eu gosto dessa cidade apesar desse ar meio bagunçado, mas a pujança econômica impressiona.
Valeu, Jeff!!

Quote:
Originally Posted by jvitor2012 View Post
Impressionante o tamanho das minas e a profundidade das escavações na serra, jamais pensei que fosse tão grande assim. A cidade é super nova e já tem tudo um pouco, sejam coisas boas ou ruins.

Parabéns pelo thread, ric!
Valeu, João.

E tende a ficar mais fundo ainda. O problema vai ser quando acabar. O buraco vai ser imenso.

Quote:
Originally Posted by AmazonPower View Post
Parabéns Ric!!!
Obrigado!!

Qualquer dia faço de Abaetetuba!!

Quote:
Originally Posted by Reis_Cassio View Post
ah... parauapebas. E não é que aprendi a gostar dessa cidade?

Só senti falta de fotos da vila de carajás na serra.

égua!!!
Valeu, Cássio.

Tu não tira fotos da cidade, tive que garimpar pela net para fazer este thread.

Por que o "égua"?

Quote:
Originally Posted by Alyzando Cresce View Post
Parauapebas é uma cidade que eu gostei de cara, não tanto pelo (des)ordenamento ou belezas naturais, mais pela agitação e crescimento vertiginoso. Estou com saudades de tomar uma cerveja estupidamente gelada no Bar do Galego! em agosto estarei visitando parauapebas após 4 anos, sei que muita coisa mudou desde lá.

Parabéns pelo thread, Ric!
Valeu, Alyzando. Tenho muita vontade de conhecer Parauapebas. Eu não ligo muito se a cidade é ordenada ou não. Gosto de conhecer as pessoas, a pujança, o movimento...

Quote:
Se um dia tu encontrar uma cerveja no galego que não esteja estupidamente geladassa ou trincando, você não esta no galego. kkk

Quote:
verdade, acho que as cervejas mais geladas que tomei no Pará foi no Galego!

Também gostei de ver a foto da amazona paraense, ainda mais sendo no sul do Pará!

kkkkkkk quando eu for a Pebas, quero ir nesse galego. Ficou com vontade de tomar a cerveja de lá.

Quote:
Originally Posted by Cerrado View Post
Uma cidade bem dinâmica e que cresce bastante.
Obrigado, Cerrado.

Quote:
em 1982 Parauapebas não era nada. Quem poderia imaginar que 30 anos depois se tornaria uma prospera cidade de 200 mil habitantes?
Eu fico imaginando Parauapebas daqui a mais 20 anos.... Apesar dos pesares a cidade cresceu do nada em muito pouco tempo. A migração para lá tende a se estabilizar nos próximos anos e Parauapebas terá a chance de se organizar em diversos sentidos.

Dinheiro é que não falta. Mas tomara que a cidade tenha gestão competente para levá-la para o caminho certo.

Quote:
Conheço Pebas, fui até lá de trem, saindo de São Luís e o que me impressiona é seu crescimento assombroso. Em fotos de satélite do google earth, dá pra ter uma ideia de como a cidade cresceu em 5-8 anos, o que mais me chamou atenção foi o entorno (nova carajás) do unique shopping, em 2006 era um grande descampado, hoje está urbanizado e com inúmeras construções. Uma curiosidade, dizem que boa parte da população de lá é oriunda do Maranhão, eu não duvido...
A maioria é Maranhense sim. É a cidade mais Maranhense do Pará.

Uma vez um time de Belém foi jogar contra um time do Maranhão, a maior parte dos torcedores eram do time maranhense.

ricfelix no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old July 11th, 2014, 09:57 PM   #24
ricfelix
Belém - Pará

ricfelix's Avatar

Quote:
Originally Posted by matheussinara View Post
Quer sinceridade? Foi o melhor thread do interior do Pará que já vi! Tinha outra visão da cidade, pensei que fosse meio desorganizadinha como Altamira e Marabá mas não, gostei de tudo, do mobiliário urbano, avenidas, asfalto, padrão das residências, arborização....Moraria de boa em Parauapebas.

Não sei porque mas toda cidade que tem extração de minério ou petróleo são organizadas e limpas, seria a grande receita e os royalties que geram pros municípios? Posso citar alguns exemplos da minha região que conheço como Araxá e Vazante.

A uns 5 anos atrás eu tive o prazer de conhecer uma mina aberta de fosfato em Tapira/MG, Ric, foi um dos melhores passeios que tive, foi muito bom ver esses caminhões gigantes de perto e ir ao mirante e poder ver a mina toda lá de cima, esses gdes caminhões ficam parecendo que são de brinquedo olhando lá de cima, como nessa img:

Agora achei uma gracinha essa indiazinha ou indiozinho não sei! Lindo (a) !

Parabéns pela compilação, foi muito bom ver imagens de Parauapebas e mudar meu conceito, a cidade tem tudo pra ser num futuro bem próximo uma gigante do Pará!
Obrigado, Matheus.

Parauapebas não é assim tão organizada. Seu núcleo inicial foi planejado, mas depois a cidade cresceu rápido e de maneira espontânea.

Mas a cidade evoluiu muito em pouco tempo. E vai melhorar mais. Só para ti teres uma idéia, Pebas tem menos de 200 mil hab. e tem um orçamento municipal de aproximadamente R$ 1,5 Bilhões. É dinheiro para caramba para a idade.

Se tiver um projeto de estado, em pouco tempo corrigi todas as suas falhas.

Esses índios aí são Xicrins que habitam o interior do município. São lindos né? Sou apaixonado pela pintura deles;

Quote:
Sim, acho que mais da metade da população é maranhense

A roda desses caminhões émaior que nós mesmos.

O Luciano Huck esteve recentemente em Parauapebas gravando um quadro do seu programa e ele ficou impressionado com esses caminhões. Só as rodas eram muito maior que ele.

Quote:
Originally Posted by jvitor2012 View Post
O Sarney fez o mesmo na década de 90 só que distribuia passagens de avião pra Roraima.

João, você poderia postar aqui aquelas imagens de Satélite mostrando o crescimento da mancha urbana de Parauapebas????

No aguardo.

jvitor2012 liked this post
Old July 11th, 2014, 10:23 PM   #25
samuel_fortal
Registered User

Likes (Received): 2554

Pelo dinheiro que Circula na cidade, deixa muito a desejar.

Deveria ser ter a infraestrutura e o urbanismo de um cidade Australiana ou Americana de Porte semelhante caso os administradores publicos fossem mais competentes e menos corruptos.

samuel_fortal no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2014, 10:35 PM   #26
O Cavaleiro
Registered User

O Cavaleiro's Avatar

Likes (Received): 10301

Quote:

Não sei porque mas toda cidade que tem extração de minério ou petróleo são organizadas e limpas, seria a grande receita e os royalties que geram pros municípios? Posso citar alguns exemplos da minha região que conheço como Araxá e Vazante.
Vc deve ta tomando por referencia sua regiao, mas vc esta bem equivocado.

Ha diversas cidades que tem nos royalties do petroleo sua principal fonte de arrecadaçao mas que sao pobres e feias, inclusive no Rio de Janeiro e Bahia, inclusive algumas ate conhecidas.
O Cavaleiro está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 11th, 2014, 10:44 PM   #27
Reis_Cassio
Azulino com orgulho

Reis_Cassio's Avatar

Likes (Received): 2544

Quote:
Originally Posted by ricfelix View Post

Valeu, Cássio.

Tu não tira fotos da cidade, tive que garimpar pela net para fazer este thread.

Por que o "égua"?
Vou tirar umas fotos da universidade aqui, que é bem bonito. Fica fora da cidade. No km 13 da 275.

O égua foi eplo espanto de ver o inicío de tudo da cidade
BEL, MCP, CKS, STM, MAB, RBB, MAO, BVB, SLZ, FOR, JPA, REC, FEN, MCZ, SSA, BPS, CGB, GYN, BSB, CGR, TJL, CNF, VIX, GIG, SDU, GRU, CGH, VCP, SDOI, RAO, JTC, CWB, IGU, MGF, FLN, POA, CXJ, EZE, AEP, SCL, CJC, CUZ, LIM, PTY, YYZ, JFK, LGA, DCA, BOS, YOW, FCO, CGD, PRG, ADD, TLV
G3, JJ, LA, AD, 2Z, AV, T4, WH, N0, 2I, AZ, ET, DL, AC, CM - Flightdiary
Reis_Cassio no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2014, 12:38 AM   #28
ricfelix
Belém - Pará

ricfelix's Avatar

Quote:
Originally Posted by samuel_fortal View Post
Pelo dinheiro que Circula na cidade, deixa muito a desejar.

Deveria ser ter a infraestrutura e o urbanismo de um cidade Australiana ou Americana de Porte semelhante caso os administradores publicos fossem mais competentes e menos corruptos.
É verdade. A cidade deixa muito a desejar em questão de infraestrutura urbana. Parauapebas cresceu muito rápido em um curto período de tempo.

Mas eu vejo que a cidade está se organizando. Hoje mesmo eu vi uma reportagem na afiliada da Globo no PA sobre o novo mercado de abastecimento de lá. O novo local muito bonito que vai abrigar os feirantes que trabalhavam num local insalubre que lembra a Índia.

Agora eles terão um local adequado para comercializar seus produtos. Além do que, os ambulantes serão removidos das ruas e terão um espaço adequado.

A cidade também entregou a concessão de água e esgoto a uma empresa privada para assim universalizar mais rápido possível esses serviços na sede do município.

Além, claro que os novos bairros já nascem com uma infraestrutura mínima. Você pode observar pelas fotos muitos loteamentos ao redor da cidade. Eles ainda estão sendo ocupados e levarão um tempo para se consolidarem.

A cidade está estruturando o transporte coletivo urbano. Sairão as vans e entrarão os micro-ônibus climatizados e mais confortáveis para a população.

Há diversos projetos de urbanização de favelas e aglomerados subnormais. Nas imagens aéreas que aparecem o rio, será construído uma imensa e bonita orla e toda a região será urbanizada.

Se Pebas continuar assim, logo logo será uma cidade com infraestrutura bem acima da média do que se encontra no interior do Norte/Nordeste.
Old July 12th, 2014, 01:05 AM   #29
ricfelix
Belém - Pará

ricfelix's Avatar

É bom lembrar que a prefeitura lançou o projeto "Parauapebas - 500 mil habitantes" onde serão realizadas diversas ações estruturais para preparar a cidade para quando sua população for de 500 mil habitantes.

Eu esqueci de dizer também que a cidade quer se tornar pólo universitário do interior do estado, rivalizando com a vizinha Marabá.

Não quiseram instalar o campus da UNIFESSPA lá. A prefeitura procurou a UFPA para que federal com sede em Belém, chegasse com campus no município. A UFRA já atua no município.

A UEPA também terá seu campus lá e quem vai bancar é a prefeitura a construção do mesmo.

Cássio, o IFPA atua em Parauapebas?

Quote:
Vou tirar umas fotos da universidade aqui, que é bem bonito. Fica fora da cidade. No km 13 da 275.

O égua foi eplo espanto de ver o inicío de tudo da cidade
Bacana!! Ficarei esperando.
Old July 12th, 2014, 01:27 AM   #30
matheussinara
Matheus Lima 1N23456

matheussinara's Avatar

Likes (Received): 5732

É, 1,5 Bi de orçamento anual daria pra gerir uma cidade (com bons administradores) de 300 mil habitantes. Minha cidade tem 150k e um orçamento de 420 mi e acho muito dinheiro....Mas fazer o que se tanto dinheiro vai parar nas mão de pessoas erradas! Comigo iria render bons frutos!

Arqmorais, ricfelix liked this post
matheussinara no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2014, 01:45 AM   #31
Arqmorais
Registered User

Arqmorais's Avatar

Likes (Received): 3381

Manchas urbanas de Parauapebas em dois momentos:

2006
[IMG]http://i61.************/11w7div.jpg[/IMG]

2013 (praticamente triplicou em apenas 7 anos)
[IMG]http://i62.************/13zpx68.jpg[/IMG]

Bombexx liked this post
Arqmorais no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2014, 01:45 AM   #32
odilson_sa
Registered User

odilson_sa's Avatar

Likes (Received): 8100

Thread muito bonito. Mostrou Parauapebas de diferentes ângulos com belas imagens. Parabéns, ricfelix.
odilson_sa no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2014, 01:55 AM   #33
matheussinara
Matheus Lima 1N23456

matheussinara's Avatar

Likes (Received): 5732

Quote:

2006

A impressão que se tem é que quase triplicou mesmo! Qtos habitantes tinha em 2006?
Old July 12th, 2014, 02:04 AM   #34
O Natalense
no encalço do meliante

O Natalense's Avatar

Likes (Received): 16526

Literalmente, o Brasil profundo.
Gostei.
O Natalense no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2014, 02:17 AM   #35
Arqmorais
Registered User

Arqmorais's Avatar

Likes (Received): 3381

Quote:
A impressão que se tem é que quase triplicou mesmo! Qtos habitantes tinha em 2006?
Creio que beiravam 90mil...
Arqmorais no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2014, 03:07 AM   #36
Amapaense
Registered User

Amapaense's Avatar

Likes (Received): 8478

Bom, eu conheço a cidade, e fiquei impressionado pelo seu tamanho, pujança e etc. Apesar de n ser das mais bonitas, sua economia forte compensa.

No mais, bem bacana as fotos, parabéns.
COM A LINHA DO EQUADOR..."

Amapaense no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2014, 03:09 AM   #37
ricfelix
Belém - Pará

ricfelix's Avatar

Quote:
É, 1,5 Bi de orçamento anual daria pra gerir uma cidade (com bons administradores) de 300 mil habitantes. Minha cidade tem 150k e um orçamento de 420 mi e acho muito dinheiro....Mas fazer o que se tanto dinheiro vai parar nas mão de pessoas erradas! Comigo iria render bons frutos!
O prefeito passado que ficou 8 anos no governo, está sendo investigado de ter desviado dinheiro dos royalties do minério.

Parauapebas tem tudo pra dá um salto. A cidade já é destaque economicamente, mas falta melhor ainda seus indicadores sociais, reduzir a pobreza e sair da dependência do minério.
Old July 12th, 2014, 03:11 AM   #38
ricfelix
Belém - Pará

ricfelix's Avatar

Quote:
Originally Posted by odilson_sa View Post
Thread muito bonito. Mostrou Parauapebas de diferentes ângulos com belas imagens. Parabéns, ricfelix.
Valeu, Odilson!!

Quote:
Originally Posted by O Natalense View Post
Literalmente, o Brasil profundo.
Gostei.
Brigado, O Natalense!!

Quote:
Originally Posted by Amapaense View Post
Bom, eu conheço a cidade, e fiquei impressionado pelo seu tamanho, pujança e etc. Apesar de n ser das mais bonitas, sua economia forte compensa.

No mais, bem bacana as fotos, parabéns.
Valeu, Amapaense!!
Old July 12th, 2014, 03:11 AM   #39
jvitor2012
Oi!

jvitor2012's Avatar

Likes (Received): 16595

Aqui mais algumas do crescimento da cidade nos últimos 30 anos:

1984
image hosted on flickr

1994
image hosted on flickr

2004
image hosted on flickr

2012
image hosted on flickr

2014
image hosted on flickr
jvitor2012 está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 12th, 2014, 03:15 AM   #40
ricfelix
Belém - Pará

ricfelix's Avatar

Quote:

2006

Pelas imagens, a cidade se expande agora por loteamentos e não mais de maneira espontânea.

Isso é muito bom!!

Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules