Brasil | Ônibus Rodoviários - Page 1016 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 205 votes, 4.98 average.
Old May 19th, 2019, 02:38 PM   #20301
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 55423

Se bem que, com a compra da Eurolines, a Flixbus agora opera linhas ultra-longas, como a Paris - Kiev.
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old May 19th, 2019, 08:47 PM   #20302
MLeandro
Registered User

MLeandro's Avatar

Likes (Received): 17411

Paris / Kiev é basicamente uma Recife / SP

A questão é saber a forma como eles iriam chegar aqui. O passageiro brasileiro compra passagem mais por amor à empresa do que necessariamente pelo preço e serviços oferecidos.
Old May 20th, 2019, 01:04 PM   #20303
Henricky
Registered User

Henricky's Avatar

Likes (Received): 3819

Justiça determina que Itapemirim/Kaissara extingam processo administrativo na ANTT* de troca da linha Curitiba-São Paulo por 42 ônibus da Viação Garcia

https://diariodotransporte.com.br/20...viacao-garcia/

"...Se adiantasse aconselhar, eu diria o seguinte pra você: Pense muito. Antes de praticar qualquer ato, antes de dizer qualquer palavra, porque tudo volta... E uma hora, a gente paga cada centavo."
Henricky no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old May 20th, 2019, 02:03 PM   #20304
Elton_Fsa
Registered User

Likes (Received): 888

Quote:
Originally Posted by MLeandro View Post

A questão é saber a forma como eles iriam chegar aqui. O passageiro brasileiro compra passagem mais por amor à empresa do que necessariamente pelo preço e serviços oferecidos.
Curioso que Paris x Kiev é cerca de 250km menor que Recife x São Paulo, mas o trecho tupiniquim demora 9h a mais na estrada, o que boas rodovias não fazem a respeito de velocidade média durante a viagem.
Quote:
Originally Posted by Henricky View Post
Justiça determina que Itapemirim/Kaissara extingam processo administrativo na ANTT* de troca da linha Curitiba-São Paulo por 42 ônibus da Viação Garcia

https://diariodotransporte.com.br/20...viacao-garcia/
Ela pode até extinguir o processo, mas creio que vão continuar no "a serviço da".
Elton_Fsa no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2019, 02:25 PM   #20305
rdish
Setas não me definem

Likes (Received): 1552

Quote:

Discordo. Só busólogos fazem isso.

O que acontece com muitos passageiros é simplesmente o que costumam chamar no marketing de brand awareness. Ou seja, passageiros levam em consideração comprar passagem da empresa mais lembrada quando se fala da linha específica onde ele vai viajar. Não que essas empresas tenham feito um trabalho de marketing pra reforçar a lembrança da marca, e sim pela história das empresas operando as linhas. Mas há ferramentas para que empresas entrantes em um mercado possam criar seu 'brand awareness', o que as empresas brasileiras não fazem.
Old May 20th, 2019, 02:40 PM   #20306
Elton_Fsa
Registered User

Na região sudeste pode ser somente busólogos, mas no NE e eixo SE x NE, as pessoas, principalmente acima dos 50 anos associam muito a empresa como referência, que eram basicamente Itapemirim, São Geraldo, Penha(antes da troca com Guanabara), Nacional e Gontijo. Basicamente nessa ordem, a Nacional era mais lembrada que a Gontijo ao menos aqui na Bahia.

As pessoas mais velhas no nordeste são bem "apegadas" as empresas que operam, minha mesmo só gostava de viajar na Santana, meu pai vai para Teresina anualmente nas férias dele, a referência dele era a São Geraldo, ele até se surpreendeu em ver a Guanabara passando por aqui, ele diz ser bem comum ver os carros dela pelo Piauí.

Will_NE liked this post
Old May 20th, 2019, 02:52 PM   #20307
rdish
Setas não me definem

Quote:
Originally Posted by Elton_Fsa View Post
Na região sudeste pode ser somente busólogos, mas no NE e eixo SE x NE, as pessoas, principalmente acima dos 50 anos associam muito a empresa como referência, que eram basicamente Itapemirim, São Geraldo, Penha(antes da troca com Guanabara), Nacional e Gontijo. Basicamente nessa ordem, a Nacional era mais lembrada que a Gontijo ao menos aqui na Bahia.

As pessoas mais velhas no nordeste são bem "apegadas" as empresas que operam, minha mesmo só gostava de viajar na Santana, meu pai vai para Teresina anualmente nas férias dele, a referência dele era a São Geraldo, ele até se surpreendeu em ver a Guanabara passando por aqui, ele diz ser bem comum ver os carros dela pelo Piauí.
Não é apego. Essa associação que você diz que ocorre é o brand awareness ocorrendo na prática. É a mesma coisa do cara que só compra aquela marca de esponja de aço, aquele hamburguer de rede de fast food, aquele refrigerante, aquela cerveja... A diferença é que a lembrança da marca da empresa de ônibus pelo usuário não foi tanto por marketing, e sim pelo vínculo que muitas empresas criaram com as linhas que operam, já que muitas empresas operam ou operaram as mesmas linhas por décadas. Mas é brand awareness do mesmo jeito.

Elton_Fsa liked this post
rdish no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2019, 09:08 PM   #20308
paulista1978
Registered User

Likes (Received): 4943

Quote:
Originally Posted by rdish View Post
Discordo. Só busólogos fazem isso.

O que acontece com muitos passageiros é simplesmente o que costumam chamar no marketing de brand awareness. Ou seja, passageiros levam em consideração comprar passagem da empresa mais lembrada quando se fala da linha específica onde ele vai viajar. Não que essas empresas tenham feito um trabalho de marketing pra reforçar a lembrança da marca, e sim pela história das empresas operando as linhas. Mas há ferramentas para que empresas entrantes em um mercado possam criar seu 'brand awareness', o que as empresas brasileiras não fazem.
Diria que é mais por desconhecimento da empresa entrante do que por "amor". Na SP x Uberaba por exemplo tem a Adamantina, que oferece leito a preço de convencional nos dois andares, tem a Expresso que oferece um serviço muito bom tambem, mas o povo continua comprando Real Expresso, que oferece um serviço "arroz com feijão". Outro caso emblemático tambem é a SP x BH, não sei o que leva as pessoas, principalmente os mineiros, a escolher Gontijo.
paulista1978 no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2019, 09:28 PM   #20309
rdish
Setas não me definem

Quote:
Originally Posted by paulista1978 View Post
Diria que é mais por desconhecimento da empresa entrante do que por "amor". Na SP x Uberaba por exemplo tem a Adamantina, que oferece leito a preço de convencional nos dois andares, tem a Expresso que oferece um serviço muito bom tambem, mas o povo continua comprando Real Expresso, que oferece um serviço "arroz com feijão". Outro caso emblemático tambem é a SP x BH, não sei o que leva as pessoas, principalmente os mineiros, a escolher Gontijo.
No caso da SP x BH, a demanda é alta o suficiente pros horários que ambas as empresas operam. A Cometa tem mais passageiros, mas oferece um serviço mais diversificado mas, em teoria, tem um custo maior por passageiro. A Gontijo com seu arroz com feijão (embora opere a linha com os ônibus mais novos da frota) acaba 'atendendo'.

paulista1978 liked this post
rdish no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2019, 11:44 PM   #20310
ericbreno
Non dvcor, dvco

ericbreno's Avatar

Likes (Received): 4630

Quote:
Originally Posted by rdish View Post
No caso da SP x BH, a demanda é alta o suficiente pros horários que ambas as empresas operam. A Cometa tem mais passageiros, mas oferece um serviço mais diversificado mas, em teoria, tem um custo maior por passageiro. A Gontijo com seu arroz com feijão (embora opere a linha com os ônibus mais novos da frota) acaba 'atendendo'.
Sim. A Cometa que é associada como a melhor, a que oferece os melhores carros, enquanto a Gontijo é associada como a operadora mais lenta, a que manda os piores carros.

Na prática não é bem assim (e eu já contei aqui, pois já corri o trecho pelas 2 empresas).

"Alimente sua fé e seus medos morrerão de fome".
Blog pessoal

"I control you, just as in game, but don't try to fight me back
You can't break me, try it and you shall see." ("The Return", NIVIRO)
ericbreno no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2019, 12:01 AM   #20311
Luccas Cuica
Registered User

Luccas Cuica's Avatar

Likes (Received): 1702

Quote:
A Irizar sempre montou em MB, Volvo, MAN e Scania não? O I8 que veio como monobloco com motor PACCAR, mas no méxico ele já é vendido como carroceria para montar em Volvo, MAN, MB, Scania e creio que até para chassis americanos.
Negritei ali,sim,encarroça pra chassi Freightliner (U é sêi).
Luccas Cuica no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2019, 01:21 AM   #20312
MLeandro
Registered User

MLeandro's Avatar

Quote:
Originally Posted by ericbreno View Post
Sim. A Cometa que é associada como a melhor, a que oferece os melhores carros, enquanto a Gontijo é associada como a operadora mais lenta, a que manda os piores carros.

Na prática não é bem assim (e eu já contei aqui, pois já corri o trecho pelas 2 empresas).

Eu percebi isso nas linhas Recife x João Pessoa e Recife x Maceió.

Quem está em Recife e vai pra esses lugares só quer ir de Progresso. Quem sai de João Pessoa pega Bonfim/Princesa e quem está em Maceió só viaja de Real Alagoas

Interessante é que aqui no interior a Progresso tem fama de "lenta" enquanto a Guanabara tem fama de "rápida". De fato, uma viagem Recife x Natal da Progresso leva 5 horas e meia, enquanto a mesma viagem pela Guanabara leva 4 horas
MLeandro no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2019, 04:26 AM   #20313
Luccas Cuica
Registered User

Luccas Cuica's Avatar

Likes (Received): 1702

Quote:
Interessante é que aqui no interior a Progresso tem fama de "lenta" enquanto a Guanabara tem fama de "rápida". De fato, uma viagem Recife x Natal da Progresso leva 5 horas e meia, enquanto a mesma viagem pela Guanabara leva 4 horas
Menos paradas ou os chofers da Guanabara bancam o Dominic Toretto na faixa?
Luccas Cuica no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2019, 04:28 AM   #20314
Káio Augusto
OFF

Káio Augusto's Avatar

Likes (Received): 10289

Deve ser uma combinação dos dois estilos. Pessoal tá comentando que CMT e GTJ estão fazendo o mesmo tempo.

Mecânico Ferroviário / Graduando em Eng. Transportes / Futuro Eng. Ferroviário

Os pontos de vistas aqui apresentados são apenas MEUS
e NÃO foram revistos ou aprovados pela SETOP/SINTRAM/Consórcio Ótimo. Eu não falo em nome deles.
Káio Augusto no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2019, 05:10 AM   #20315
brunogoiania
Registered User

Likes (Received): 2108

interessante as regiões que segundo a ANTT são autorizadas a qualquer empresa que pedir só as currutelas

http://portal.antt.gov.br/html/objec...cod_blob=23404
brunogoiania no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2019, 01:14 PM   #20316
MLeandro
Registered User

MLeandro's Avatar

Quote:
Originally Posted by Luccas Cuica View Post
Se você conseguir andar a mais que 90 km/h na BR 101 do Nordeste, não merece Palmas mas o Tocantins inteiro

Na verdade os motoristas da Progresso são conhecidos em toda a região por "esticar" as paradas. Quando um motorista diz "10 minutos", pode se preparar que vai ser uns 30 minutos parado
Aí o ônibus da Progresso fica um tempão parado em João Pessoa, enquanto o Guanabara só faz embarcar/desembarcar e vai embora. Fora que a Progresso tava com uma história de fazer "parada pra lanche" em Mamanguape, faltando uns 80 km pra chegar em Natal, mas não sei se já pararam com essa ideia louca.

Quote:
Originally Posted by Káio Augusto View Post
Deve ser uma combinação dos dois estilos. Pessoal tá comentando que CMT e GTJ estão fazendo o mesmo tempo.
A Gontijo ainda está naquela história de comprar ônibus com pneu aro 24, em vez dos tradicionais 22.5?

Luccas Cuica, Will_NE liked this post
MLeandro no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2019, 02:16 PM   #20317
Káio Augusto
OFF

Káio Augusto's Avatar

Eles trocaram o pneu, de 305 para 295.

e NÃO foram revistos ou aprovados pela SETOP/SINTRAM/Consórcio Ótimo. Eu não falo em nome deles.

Last edited by Káio Augusto; May 21st, 2019 at 02:29 PM.
Old May 21st, 2019, 02:17 PM   #20318
Elton_Fsa
Registered User

Quote:
Originally Posted by Luccas Cuica View Post
Se os caras da Guanabara andarem como os da Real Expresso/Rápido Federal andam aqui na Bahia, certeza que tem trechos que eles chegam a 100km/h.
Quote:
Originally Posted by Káio Augusto View Post
Gontijo e Cometa deve ter tempo de paradas e velocidade média semelhante.
Quote:
Se você conseguir andar a mais que 90 km/h na BR 101 do Nordeste, não merece Palmas mas o Tocantins inteiro

Na verdade os motoristas da Progresso são conhecidos em toda a região por "esticar" as paradas. Quando um motorista diz "10 minutos", pode se preparar que vai ser uns 30 minutos parado
Aí o ônibus da Progresso fica um tempão parado em João Pessoa, enquanto o Guanabara só faz embarcar/desembarcar e vai embora. Fora que a Progresso tava com uma história de fazer "parada pra lanche" em Mamanguape, faltando uns 80 km pra chegar em Natal, mas não sei se já pararam com essa ideia louca.

A Gontijo ainda está naquela história de comprar ônibus com pneu aro 24, em vez dos tradicionais 22.5?
Li em uma página aí que não lembro o nome que a Gontijo estava trocando as rodas 24 por 22.5, não sei se era caréter de teste ou se definitivo.

Pergunta de leigo: qual a diferença prática entre usar aro 24 e aro 22.5?
Tem algum post já nesse thread que explique isso? Se sim, só passar o link caso alguém saiba.
Old May 21st, 2019, 02:27 PM   #20319
Káio Augusto
OFF

Káio Augusto's Avatar

Quote:
Se os caras da Guanabara andarem como os da Real Expresso/Rápido Federal andam aqui na Bahia, certeza que tem trechos que eles chegam a 100km/h.

Gontijo e Cometa deve ter tempo de paradas e velocidade média semelhante.

Li em uma página aí que não lembro o nome que a Gontijo estava trocando as rodas 24 por 22.5, não sei se era caréter de teste ou se definitivo.

Pergunta de leigo: qual a diferença prática entre usar aro 24 e aro 22.5?
Tem algum post já nesse thread que explique isso? Se sim, só passar o link caso alguém saiba.
Depende de uma série de fatores. O aro é o fator importante no que tange a altura do veículo em relação ao solo. Mas não é só ele. Porque não adianta ter aro alto com pneu de perfil muito baixo. Tem que ser equilibrado. Por exemplo, o 305/75R24.5 tem apx 1049,3mm de diâmetro. Enquanto isso, o 295/80R22.5 1043,5mm de diâmetro. Ou seja, ele é 5,8 mm mais baixo. Agora observe que se eu utilizasse o 275/80R22.5 usa o memo aro do 295, mas tem perfil mais baixo, cerca de 16mm, ocasionando um altura aproximadamente de 32mm mais baixo que o 295. Isso é só uma parte do conjunto. Vem mais coisa junta.

Old May 21st, 2019, 03:00 PM   #20320
Elton_Fsa
Registered User

No caso em relação ao solo, influência na altura? Ok. Mas isso chega a afetar outros fatores, a exemplo de consumo de combustível, velocidade média, frenagem etc?
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
brasil, ônibus, transportes

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules