De Juiz de Fora a São Paulo - via Sul de Minas (BR 267 e BR 381 - Fernão Dias) - Page 3 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Brasil Geral

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old October 22nd, 2012, 10:09 PM   #41
Jfar_pçs
Registered User

Jfar_pçs's Avatar

Likes (Received): 2

Belo thread! No trecho de Fernão Dias entre a entrada/saída para Juiz de Fora e Pouso Alegre os "retornos" da estrada são bem "meia-boca". Você observou isto? A duplicação da Fernão Dias, pelo menos nestre trecho e na minha singela opinião deixou a desejar por isto.
Jfar_pçs no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old October 25th, 2012, 03:59 AM   #42
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 2703

Quote:
Originally Posted by Rdx MG View Post
Nossa, eu fiz um thread sobre esse trajeto um tempo atrás mas a suas fotos ficaram bem melhores, parabéns.
Legal, gostei bastante da paisagem!

Quote:
Originally Posted by Hello_World View Post
muito bom MESMO...

alguns comentários:

- Não fazia idéia que a Viação Santa Cruz atuava na região bragantina e Sul de Minas, observei dois ônibus em fotos de trechos diferentes.

- As rotas aéreas São Paulo/Campinas para Belo Horizonte seguem o mesmo traçado da Fernão.

- Pouso Alegre é uma cidade muito conhecida aqui no leste paulista, uma das cidades mais importantes do Sul de Minas.

Tem uma linha Juiz de Fora x Varginha que é feita pela viação Sta Cruz, percebi mesmo que essas rotas segum o trajeto da Fernão Dias, acho que nunca vi tanto rastro de aviões assim. Sem dúvida, não entrei em Pouso Alegre, mas mesmo da rodovia já se percebe a importância da cidade com várias fábricas e galpões.

Quote:
Originally Posted by GIM View Post
Uma viagem muito bem documentada em texto e belas fotos, tanto a ida quanto o retorno. Um deleite visual. Parabens!
Valeu Gim!

Quote:
Originally Posted by Catrumano View Post

Tão boa essa segunda parte quanto a primeira, um primor de thread!
Valeu mesmo, eu nem ia colocar as fotos do trecho de volta mas resolvi postá-las...

Quote:
Originally Posted by xrtn2 View Post
Meus Deus, ficou tudo muito bom, parabens.
Valeu mesmo!

Quote:
Originally Posted by Lucas Souza RF View Post
É por que este tipo de thread reúne várias impressões, é difícil não descrever separadamente. hehe

Achei bizarro o cemitério numa ladeira. Camanducaia só ouço falar mais pelo distrito de Monte Verde.

Já postei suas fotos, só redimensionei para 800 X 600:

www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1525663

Como disse acho que duas vezes aqui no fórum, a capital mais próxima daqui não é Sampa, ou seja, causarei muito menos estranheza comendo sopa paraguaia, chipa e tomando tereré em Campo Grande do que em São Paulo.
Valeu de novo Lucas, achei a topografia da cidade de Camanducaia diferente mesmo...

Quote:
Originally Posted by UrbanistaArquiteto View Post
parabéns pelo tread, muito bom, faço o percurso de carro pela br 267 entre leopoldina e caxambu rotineiramente, mas também já fiz muito até a fernão dias e também até são, seu tread só tem imagens conhecidas pra mim, e vc retratou muito bem o trajeto.

Uma coisa, não sei se você sabe: ali naquele trevo de lambari (foto 36), se vc tivesse entrado nele você pegaria a mg-456, que depois de lambari chega até a fernão dias, a mg 456 tem características parecidas com a br 267 trecho jf-leopoldina (sinuosa e sem acostamento, mas com asfalto razoável), seguindo por ali vc encurtaria seu caminho para são paulo em uns 35km mais ou menos...
Valeu Urbanista, não tá mais em JF? A gente sabia desse outro trajeto, mas fomos avisados que a estrada é bem mais sinuosa e estreita e não estaria em tão bom estado como a 267 e 381, aí resolvemos não arriscar... mas tb não sabemos se é verdade.

Quote:
Originally Posted by Marcos6010Vinicius View Post
Belíssimas fotos !!!
Valeu!

Quote:
Originally Posted by Vargas View Post
Juiz de Fora sempre me impressiona!!
Valeu, estou sentindo falta dos seus comentários nos meus threads de JF...

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Está de parabéns, ficou excelente e bastante informativo. As paisagens e o grau de desenvolvimento do sul de minas estão similares ao interior paulista.
Quote:
Originally Posted by Vargas View Post
Que nada....o interior paulista que tenta se assemelhar ao Sul de Minas...
Eu acho que nada em Minas se compara ao interior paulista, infelizmente.

Quote:
Originally Posted by Leojf View Post
Ótimas fotos. Essa parte do Sul de Minas e interior paulista indo para São Paulo eu ñ conhecia. Essa foto final da Garganta ficou show
Valeu Leo, lembrei de vc qdo vi as placas indicando JF na Fernão Dias...

Quote:
Originally Posted by vitinhooo View Post
Só lembrando que esse "interior paulista" é uma pequena fração do interior paulista de fato, e diga-se de passagem, a região de Atibaia/Bragança é bem distinta em termos de relevo, clima e vegetação do vasto Oeste Paulista.

Fazendo mais um comentário: gostei de ver o estado de conservação da Fernão Dias. Não achei que está todo esse caos que pintaram por aqui, e que até eu cheguei a cogitar que estaria(passado alguns anos de concessão). É óbvio que o pedágio de um real não atende às verdadeiras necessidades da rodovia, que incluem obras caríssimas de expansão, e não somente conservação. Mas creio que esse modelo de concessão seria muito bem vindo futuramente em alguns trechos rodovias troncais do estado de São Paulo, quando a expansão da frota se estabilizar e elas necessitarem majoritariamente de serviços de conservação.

PS: já seria bem vindo HOJE em trechos com baixíssima necessidade de obras caras, como o final da Rodovia Castelo Branco(km 200 até 0 315) e o prolongamento da Bandeirantes.
Mto bom seu comentário, de fato essa região do estado é bem diferente do padrão geral com um relevo mais suave, mas é uma região belíssima.

Tb acho que esse esquema de várias praças com uma tarifa mais baixa funciona mto bem em algumas rodovias como a própria Fernão Dias, acho o preço de alguns pedágios abusivos, principalmente na 040 entre JF-Rio.

Quote:
Originally Posted by Ap_Recife View Post
Thread impecável. Belas paisagens, tudo muito bem explicado. Vc daria um ótimo guia de turismo.

A chegada em São Paulo ficou excelente.

Parabéns!!!!
Valeu Ap, tô fora guia turísitimo no Brasil não ganha nada...

Quote:
Originally Posted by Bonja View Post
As cidades mineiras e seus nomes prosaicos. Quando vou a São Paulo sempre fico perto de onde vc tirou as fotos, na Rua dos Timbiras, qse esquina c/ São João.
Legal, sempre quis passar nessa esquina da Ipiranga com S. João, apesar de não ter nada de mais mesmo...

Quote:
Originally Posted by RodolfoLucena View Post
Adoro rodo-threads, esse está impecável. Belas paisagens mineiras e paulistas.
Quote:
Originally Posted by Loro. View Post
A segunda parte também ficou show de bola.

Parabéns Driano MG.
Valeu pessoal!

Quote:
Originally Posted by Jfar_pçs View Post
Belo thread! No trecho de Fernão Dias entre a entrada/saída para Juiz de Fora e Pouso Alegre os "retornos" da estrada são bem "meia-boca". Você observou isto? A duplicação da Fernão Dias, pelo menos nestre trecho e na minha singela opinião deixou a desejar por isto.
Observei sim achei mto estranho e até perigoso, fizeram o retorno com uma curva mto fechada e ainda por cima eles são mto desnivelados de uma pista para outra, parece curva de circuito oval de fórmula indy.
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old October 25th, 2012, 02:17 PM   #43
Paulost
Registered User

Likes (Received): 212

Parabéns pelas belas fotos, ficaram excelentes.

Algumas curiosidades da região:

1- Campanha (na BR 267 próximo a BR 381) é a cidade mais antiga do Sul de Minas e foi durante todo séc. XIX a mais importante cidade da região. No século XIX era muito forte politicamente e por várias vezes seus políticos tentaram separar o sul de minas e formar um estado cuja capital seria, é claro, Campanha. Mas a segunda cidade politicamente mais forte da região na época era Pouso Alegre, cujo políticos não aceitaram tal fato pois a cidade perderia influência. Para impedir a separação os polícos de Pouso Alegre lançaram a idéia de anexação da região para o estado de SP, o que era praticamente impossível, para travar a tentativa de separação promovida por Campanha. E o Sul de Minas continuou fazendo parte da Provincia unida do pão de queijo de Minas Gerais.

2-No trevo de Pouso Alegre se encontra a sede da empresa espanhola OHL que tem a concessão da Fernão Dias. A sede fica de frente para a estátua do Fernão Dias. Pouso Alegre foi escolhida para ser a sede pela localização e logística que possui.
Paulost no está en línea   Reply With Quote
Old October 26th, 2012, 07:27 PM   #44
silviomarques
Registered User

silviomarques's Avatar

Likes (Received): 308

Mais um belo thread Driano, parabéns!
silviomarques no está en línea   Reply With Quote
Old October 26th, 2012, 08:18 PM   #45
Mr.Falcon
Registered User

Mr.Falcon's Avatar

Likes (Received): 4889

Uma pergunta:

Pontos Negativos:
Aumento de aproximadamente 70 km na distância.
Trajeto mais sinuoso com bastante subidas e descidas
Falta de uma 3ª pista em vários trechos da BR 267

Essas subidas e descidas são grande parte do trajeto?? É que eu detesto estas estradas com subidas e descidas! Mesmo aquelas que todo mundo adora como a Washington Luís de SP me irritam!!
Mr.Falcon no está en línea   Reply With Quote
Old October 27th, 2012, 08:40 PM   #46
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Esse trajeto de uma forma geral atravessa trechos de serra, na BR 267 elas são mais suaves, as subidas e descidas são mais acentuadas depois de Pouso Alegre até a divisa com São Paulo.
Old October 30th, 2012, 12:46 AM   #47
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS

araujo.lcarlos's Avatar

Likes (Received): 697

mto bom o rodo-thread!
Old November 2nd, 2012, 01:11 AM   #48
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Quote:
Originally Posted by araujo.lcarlos View Post
mto bom o rodo-thread!
Valeu...
Old November 2nd, 2012, 05:56 PM   #49
afonsosilva.1
afonso novaes

afonsosilva.1's Avatar

Likes (Received): 3

Belissimo! Quanto lugar bonito! Sempre viajo pelo estado de São Paulo, e sempre me surpreendo com a diversidade das belezas do nosso Estado!
E as fotos estão muito bem tiradas, meus parabéns!
afonsosilva.1 no está en línea   Reply With Quote
Old November 3rd, 2012, 11:26 PM   #50
Hello_World
Go Brazel!

Hello_World's Avatar

Likes (Received): 34385

http://i1277.photobucket.com/albums/...ps81623a1f.jpg

LOL
Hello_World no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2012, 12:02 AM   #51
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Quote:
Originally Posted by afonsosilva.1 View Post
Belissimo! Quanto lugar bonito! Sempre viajo pelo estado de São Paulo, e sempre me surpreendo com a diversidade das belezas do nosso Estado!
E as fotos estão muito bem tiradas, meus parabéns!
Quote:
Originally Posted by Hello_World View Post
Valeu pessoal...
Old November 11th, 2012, 03:44 AM   #52
Iturama
Registered User

Iturama's Avatar

Likes (Received): 30125

SHOW, Driano! Ficou ótimo!

Muito informativo, e as paisagens.. lindas!

Como sempre, você mandando muito bem! Parabéns pelo registro e pelo thread!
Old December 13th, 2012, 04:46 PM   #53
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Quote:
Originally Posted by Iturama View Post
SHOW, Driano! Ficou ótimo!

Muito informativo, e as paisagens.. lindas!

Como sempre, você mandando muito bem! Parabéns pelo registro e pelo thread!
Valeu mesmo!
Old December 13th, 2012, 06:40 PM   #54
ClarissaMat
BANNED

Likes (Received): 11

Belas imagens! Me senti viajando junto com o fotógrafo.
ClarissaMat no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
juiz de fora, minas gerais

Thread Tools

Posting Rules