Notícias de Minas VI - Page 3 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sudeste > Notícias da Região

Closed Thread

Thread Tools
Old September 15th, 2008, 05:25 PM   #41
Lucianors
Registered User

Lucianors's Avatar

Likes (Received): 2331

Realmente. E parecem os edifícios do Alto do Engenho, na Pampulha.
Advertisement

Old September 15th, 2008, 06:16 PM   #42
Rcrd

Likes (Received): 9

Eu gostei desses dois edificios. Bem massivos!
Rcrd no está en línea  
Old September 15th, 2008, 06:58 PM   #43
lucasluzmg
Registered User

lucasluzmg's Avatar

Likes (Received): 485

na verdade vao ser 4... 3 residenciais e 1 hotel
lucasluzmg no está en línea  
Sponsored Links
Advertisement

Old September 15th, 2008, 10:28 PM   #44
Inconfidente
Registered User

Likes (Received): 25792

Quote:
Originally Posted by saviodepaulasouza View Post
Como funcionaria esse "limite"? Seria uma espécie de "quota máxima de usinas" para cada região?
Complicado isso aí, pois não vai ser nada fácil convencer investidores a montarem usinas longe do miolo do agronegócio sucro-alcooleiro (Norte do Paraná, Interior de SP, MS, GO e oeste de MG). Inclusive, para o caso de MG, entra em questão até a topografia, já que a instalação de grandes usinas envolve o plantio de grandes áreas de cana, onde o relevo não pode ser acidentado devido a mecanização do processo de colheita.
Acho também que o investidor terá baixíssima propensão a montar usinas em localidades onde existam problemas climáticos como as secas, porque isso exigiria investimentos em irrigação. Na boa, é muito mais fácil investirem em outro estado do que fora do oeste de MG... A menos que o governo estadual dê calorosos incentivos fiscais.
A usina pode ser em qualquer lugar, o canavial é que não.
Inconfidente no está en línea  
Old September 15th, 2008, 11:01 PM   #45
Valter
Registered User

Valter's Avatar

Likes (Received): 2622

Quote:
Originally Posted by Fred_ View Post
A usina pode ser em qualquer lugar, o canavial é que não.
Mas imagine os custos em se transportar a matéria prima. Imagino que sejam necessários vários caminhões de cana para produzir poucos milhares de litros de álcool.
Como D. Beja Araxá nasceu camponesa.E, como D. Beja, também conheceu a adversidade, sendo o objeto de desejo de poderes superiores. O Estado apropriou-se de suas fontes, maculando sua beleza, ainda que a recompensasse com um rico patrimônio. Por ele, Araxá conheceu o mundo, e o mundo a conheceu. Hoje, D. Beja é Araxá, espelho de suas convicções e metáfora de suas contradições. Nela se refletem simultaneamente, as imagens do seu presente, as representações históricas e as verdades míticas do seu passado; as projeções para o futuro. Rosa Maria Spinoso
Valter no está en línea  
Old September 15th, 2008, 11:17 PM   #46
Inconfidente
Registered User

Quote:
Originally Posted by valterjcjr View Post
Mas imagine os custos em se transportar a matéria prima. Imagino que sejam necessários vários caminhões de cana para produzir poucos milhares de litros de álcool.
É verdade, mas se fosse algo realmente determinante, toda a cadeia produtiva de qualquer produto ficaria em uma só localidade. Além é claro, de que a margem de transporte se traduz em empregos e consumo.
Old September 15th, 2008, 11:27 PM   #47
Valter
Registered User

Valter's Avatar

Quote:
É verdade, mas se fosse algo realmente determinante, toda a cadeia produtiva de qualquer produto ficaria em uma só localidade. Além é claro, de que a margem de transporte se traduz em empregos e consumo.
Mas aí entra a competitividade no setor. Como alguma empresa competiria com as outros que tem os canaviais no quintal? Acho que não existe nehum caso desse no Brasil. Talvez futuramente se viabilize caso sejam construidos "alcoodutos", mas mesmo assim isso demanda muitos investimentos.
Como D. Beja Araxá nasceu camponesa.E, como D. Beja, também conheceu a adversidade, sendo o objeto de desejo de poderes superiores. O Estado apropriou-se de suas fontes, maculando sua beleza, ainda que a recompensasse com um rico patrimônio. Por ele, Araxá conheceu o mundo, e o mundo a conheceu. Hoje, D. Beja é Araxá, espelho de suas convicções e metáfora de suas contradições. Nela se refletem simultaneamente, as imagens do seu presente, as representações históricas e as verdades míticas do seu passado; as projeções para o futuro. Rosa Maria Spinoso
Valter no está en línea  
Old September 15th, 2008, 11:31 PM   #48
Valter
Registered User

Valter's Avatar

Na verdade o que queria dizer também é que a cana, o produto in natura, tem pouco valor agregado, isso faz qualquer transporte que tiver ser realizado, pesar muito no preço do produto final.
Valter no está en línea  
Old September 15th, 2008, 11:32 PM   #49
Inconfidente
Registered User

E os investimentos são bons porque geram empregos.

Eu entendi o que você quis dizer, mas não espere que o Governo de Minas pense de maneira local, ele deve olhar para o estado inteiro e desse jeito ele pretende descentralizar os investimentos. O que vai beneficar as regiões mais pobres, como o Vale do Jequitinhonha, Norte, etc.

Aliás o custo do transporte é uma boa "desculpa" para reativarmos várias de nossa ferrovias. Imagine quantos empregos diretos e a injeção de capital na economia uma obra dessas não vai gerar.
Old September 15th, 2008, 11:41 PM   #50
Valter
Registered User

Valter's Avatar

Na minha opinião os investimentos que aconteceram até agora partiram principalmente da iniciativa privada, sem intervenção do estado, só agora o governo tá tentando trabalhar melhor a idéia e tentar distribuir os investimentos pelo resto do estado.

Seria ótimo regiões pobres recebendo essas empresas, só que não sei se outras regiões tem viabilidade (clima, solo) para receber esse tipo de cultura. Seria ideal se alguém dessas regiões se manifestasse para nos dar uma idéia melhor disso.
Valter no está en línea  
Old September 16th, 2008, 12:44 AM   #51
Rcrd

Esse tipo de cultura esta sendo freado em Sao Paulo.
O "buraco eh mais embaixo"... Nao eh tao simples como parece... "Ah vamos plantar mais e mais canaviais"...

"SP limita canaviais

O governo do Estado de São Paulo deve limitar o avanço no plantio da cana-de-açúcar com base no zoneamento agroambiental realizado pelas secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura. O novo regimento, mais rigoroso para a ampliação e instalação de usinas, entra em vigor no próximo dia 18 com a divulgação do resultado do zoneamento.

"O objetivo é nortear o crescimento sustentável do setor sucroalcooleiro", disse Ricardo Viegas, gerente do projeto Etanol Verde da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e um dos técnicos que participam do zoneamento.

Segundo Viegas, o zoneamento é feito com base em métodos científicos, através da avaliação de mapas, condições climáticas, aspectos ambientais e da biodiversidade de cada região. "Estamos analisando as bacias hidrográficas, levando em conta a vulnerabilidade dos aqüíferos subterrâneos, rios e ribeirões. Verificando a qualidade do ar e até declives de solo."

O gerente explicou que haverá restrições, por exemplo, em áreas onde recursos hídricos estão comprometidos e em locais de muita emissão de poluentes. Nas áreas próximas a parques e reservas, a instalação de novas usinas não deverá ser permitida.

De acordo com Viegas, essas áreas do Estado serão classificadas em um mapa com as cores verde, amarela e vermelho. Nos locais sinalizados em verde não haverá restrições. Nas áreas amarelas, o regimento será bem mais rigoroso. Em áreas vermelhas, as licenças não serão concedidas.

PASTAGENS. "Tudo vai estar classificado para que fique claro o que o empresário do setor sucroalcooleiro pode ou não pode fazer seguindo uma conduta agroambiental. Esse trabalho é essencial, tendo em vista a força do setor", disse Viegas.

O gerente disse que hoje, do total de 19 milhões de hectares de terras agricultáveis em São Paulo, 4 milhões são de cana-de-açúcar e 9 milhões são de pastagens. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, no início da década os canaviais representavam menos de 50% do espaço ocupado por lavouras.

NÚMERO

4 Milhões de hectares é a área de cultivo de cana em São Paulo

Setor aguarda novas diretrizes

Muitas das entidades ligadas ao setor sucroalcooleiro no Estado e na região de Ribeirão Preto ainda não se manifestaram em relação ao endurecimento das regras para a ampliação e instalação de usinas. Segundo o representante da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Única) em Ribeirão, Sérgio Prado, a entidade não vai se posicionar até a publicação das novas diretrizes. A Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul (Orplana) também informou, por meio de sua assessoria de imprensa que não vai se manifestar antes da divulgação dos resultados do zoneamento, no próximo dia 18.

Para o Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Energético (Ceise-BR), o zoneamento levanta uma preocupação importante, mas o resultado deverá ser tranqüilo para os empresários associados à entidade. "Na região, quem tinha de investir na cana-de-açúcar já investiu", disse Mário Garrefa, presidente do Ceise-BR."

(Gazeta Mercantil)
Rcrd no está en línea  
Old September 16th, 2008, 12:44 AM   #52
Landerson Egg
®½! ½Ø

Landerson Egg's Avatar

Likes (Received): 1143

O corredor centro leste está totalmente recuperado, é só colocar 120 vagões na FCA que leva facil.

Visite meu thread sobre novas locomotivas:

Novas locomotivas para as ferrovias brasileiras
Landerson Egg no está en línea  
Old September 16th, 2008, 12:50 AM   #53
Inconfidente
Registered User

Quote:
Na minha opinião os investimentos que aconteceram até agora partiram principalmente da iniciativa privada, sem intervenção do estado, só agora o governo tá tentando trabalhar melhor a idéia e tentar distribuir os investimentos pelo resto do estado.

Seria ótimo regiões pobres recebendo essas empresas, só que não sei se outras regiões tem viabilidade (clima, solo) para receber esse tipo de cultura. Seria ideal se alguém dessas regiões se manifestasse para nos dar uma idéia melhor disso.
Eu sei como se sente. Você não quer que a sua região perca investimentos. Mas o governo do estado tem outras prioridades. Uma das principais funções do Estado em qualquer esfera é realocar recursos. Regiões mais ricas contribuem com o desenvolvimento de regiões mais pobres.

No nosso caso, a grosso modo, a RMBH, o Triângulo, o Sul e a Zona da Mata estão entre as mais ricas. Do outro lado, Vale do Jequitinhonha, Norte, Noroeste, Vale do Mucuri, entre outras estão entre as mais pobres.

Agora vamos fazer um raciocínio simples. O PIB de Belo Horizonte em 2005 foi de R$ 28.386 bilhões. Esse valor é apenas para o município de Belo Horizonte, ou seja, não entram cidades industriais importantes como Contagem, Betim ou cidades com serviços de luxo como Nova Lima. Imagine que o ICMS gerado na Região Metropolitana de Belo Horizonte ficasse só na própria região.

Você acha que isso seria bom para o resto do estado? Você acha que isso seria bom para a sua região? Você acha que isso seria bom para o Vale do Jequitinhonha com todos os seus problemas sociais? É algo a ser pensado.

Sugiro a seguinte leitura: FIUZA, Ricardo Arnaldo Malheiros. Aulas de teoria geral do Estado. 2ª ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.

Depois disso você com certeza vai entender porque o governo toma atitudes que definitivamente não desejamos.
Old September 16th, 2008, 12:54 AM   #54
Rcrd

Considerando-se que a extensao do estado eh bem grande qualquer dessas manchas maiores representa uma area razoavel.

Last edited by Rcrd; September 16th, 2008 at 12:59 AM.
Rcrd no está en línea  
Old September 16th, 2008, 01:04 AM   #55
Valter
Registered User

Valter's Avatar

Quote:
Eu sei como se sente. Você não quer que a sua região perca investimentos. Mas o governo do estado tem outras prioridades. Uma das principais funções do Estado em qualquer esfera é realocar recursos. Regiões mais ricas contribuem com o desenvolvimento de regiões mais pobres.

No nosso caso, a grosso modo, a RMBH, o Triângulo, o Sul e a Zona da Mata estão entre as mais ricas. Do outro lado, Vale do Jequitinhonha, Norte, Noroeste, Vale do Mucuri, entre outras estão entre as mais pobres.

Agora vamos fazer um raciocínio simples. O PIB de Belo Horizonte em 2005 foi de R$ 28.386 bilhões. Esse valor é apenas para o município de Belo Horizonte, ou seja, não entram cidades industriais importantes como Contagem, Betim ou cidades com serviços de luxo como Nova Lima. Imagine que o ICMS gerado na Região Metropolitana de Belo Horizonte ficasse só na própria região.

Você acha que isso seria bom para o resto do estado? Você acha que isso seria bom para a sua região? Você acha que isso seria bom para o Vale do Jequitinhonha com todos os seus problemas sociais? É algo a ser pensado.

Sugiro a seguinte leitura: FIUZA, Ricardo Arnaldo Malheiros. Aulas de teoria geral do Estado. 2ª ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.

Depois disso você com certeza vai entender porque o governo toma atitudes que definitivamente não desejamos.

Gente!

Não quis dizer isso hora nenhuma!!! Quem me conhece sabe muito bem que sou um dos maiores defensores da distribuição de renda pelo estado! Já rodei ele quase todo e conheço relativamente bem as diferenças abismais entre suas regiões. Morei em um dos munícipios mais pobres do estado, no centro-oeste de Minas e sei o que digo. Apenas me referi que acho que por questões técnicas seja difícil levar a indústria do álcool para essas regiões. Tenho vários colegas que trabalham com bioenergia, em especial ao que se pode obter com a cana-de-açucar, além de conhecer gente que trabalha em usina, acho que meus comentários não foram tão fora de lógica.
Valter no está en línea  
Old September 16th, 2008, 01:35 AM   #56
ESMAwar
GaLo SeMpRe!

ESMAwar's Avatar

Likes (Received): 14

Quote:
Originally Posted by GIM View Post
É mas é na China mesmo, Vi essa notícia também. De brasileiro (e mineiro) será o minério de ferro.
Verdade!
Mas ficou ambiguo esse "país" se tá numa revista do meu país pré-suponho que seja aqui!
Achei esquisito mesmo tanto dinheiro indo pra fora da China que é varada por investmentos!

Eu voto Distrital - Eu apoio!
www.euvotodistrital.org.br

Last edited by ESMAwar; September 17th, 2008 at 01:00 AM.
ESMAwar no está en línea  
Old September 16th, 2008, 01:40 AM   #57
ESMAwar
GaLo SeMpRe!

ESMAwar's Avatar

Likes (Received): 14

Quote:
Originally Posted by wakebh View Post
ate poderiam voltar com o PLU mas tb podiam esperar que Confins se consolidasse realmente ne...mo putaria,fazem varios investimentos e de repente voltam atras em tudo..que pais é esse??

o que acontece é que a nova empresa aerea pediu pra operar no PLU e ela poderia pois possui avioes pequenos,o que nao é o caso da TAM e GOL...ai pra nao perderem espaco a ANAC vai voltar atras com certeza,cedendo ao lobby das empresas....
um forista de outra cidade chegou a chamar o PLU de AQUILO e nao aeroporto..no comeco fiquei revoltado mas vamos falar a verdade..AQUILO tem somente uma esteira pessoal...que quemaçao de filme a pessoa do outro estado/pais chegar naquele aeroporto vai ter certeza de que esta numa roça...
AQUILO(Pampulha) tem é que virar um sambodramo conjunto com uma aréa de eventos de grande porte como Axé e Pop Rock além de um centro de conveções.Alías é o local que representa a cidade no Mundo.
Com isso poderiam ampliar confins ao máximo para caiba tudo lá. Confins tem um potencial absurdo.
Aeroporto "pequeno" no meio da cidade é uma tremenda falta de segurança.

Ai já posso encaminhar para o governador.

Eu voto Distrital - Eu apoio!
www.euvotodistrital.org.br
ESMAwar no está en línea  
Old September 16th, 2008, 01:45 AM   #58
Inconfidente
Registered User

Quote:
Gente!

Não quis dizer isso hora nenhuma!!! Quem me conhece sabe muito bem que sou um dos maiores defensores da distribuição de renda pelo estado! Já rodei ele quase todo e conheço relativamente bem as diferenças abismais entre suas regiões. Morei em um dos munícipios mais pobres do estado, no centro-oeste de Minas e sei o que digo. Apenas me referi que acho que por questões técnicas seja difícil levar a indústria do álcool para essas regiões. Tenho vários colegas que trabalham com bioenergia, em especial ao que se pode obter com a cana-de-açucar, além de conhecer gente que trabalha em usina, acho que meus comentários não foram tão fora de lógica.
Ah sim, claro que não foram. Mas o que pontuo é que é perfeitamente possível o que o governo propõe.
Old September 16th, 2008, 02:25 AM   #59
Inconfidente
Registered User

Ministro parte para o ataque - Hélio Costa critica Pimentel e avisa que disputará o governo de MG em 2010

O ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB) participou de corpo-a-corpo hoje no centro de Belo Horizonte, ao lado do candidato de seu partido à Prefeitura de Belo Horizonte, Leonardo Quintão. Depois de voltar a reclamar do comportamento do prefeito Fernando Pimentel (PT), Hélio Costa avisou: será candidato ao governo de Minas em 2010. “Eu espero que tenhamos um segundo turno em Belo Horizonte, porque senão vai ficar difícil de a gente aceitar uma imposição, de tal forma que o povo, na verdade, foi conduzido como uma boiada a votar em um candidato pré-estabelecido”. O ministro afirma ainda o interesse de sua legenda em se aproximar do PSDB após o processo eleitoral. “É hora de procurarmos ampliar o leque de alianças. O nosso aliado natural seria o PT. Infelizmente o PT resolveu abrir mão do PMDB. Então vamos procurar outros companheiros”, afirma.

Blog: Que avaliação o sr. faz do quadro eleitoral em Belo Horizonte. Há projeções de vitória de Márcio Lacerda (PSB) no primeiro turno. O que acha?

Hélio Costa: Eu espero que tenhamos um segundo turno em Belo Horizonte, porque senão vai ficar difícil de a gente aceitar uma imposição de tal forma que o povo, na verdade, foi conduzido como uma boiada, a votar em um candidato pré-estabelecido. Eu particularmente acho que isso não é muito democrático. Independente do valor do candidato, da qualidade e da postura ética do candidato, que não estou discutindo neste momento. Estou apenas questionando a forma como isso foi feito, como uma imposição ao eleitor de Belo Horizonte. Um prato feito. Você não pode sequer decidir o que você quer, porque apriori já tem aqui um candidato que é esse aqui que vamos votar. Partiu principalmente do prefeito, que certamente tem uma ação muito expressiva em Belo Horizonte. Mesmo traindo o seu partido, ele diz: “eu quero esse candidato”. Ele tem força para indicar. O governador, que ficou numa expectativa de possivelmente nem ter candidato em Belo Horizonte, acabou aceitando a proposta que para ele é muito conveniente. Mas ele foi muito correto com o PMDB, na medida em que tentou abrir uma porta para o PMDB participar, discutir e apresentar o seu candidato.

Blog: O sr. é candidato ao governo de Minas em 2010?

Hélio Costa: O PMDB certamente tem candidato ao governo de Minas. Vamos trabalhar com os nossos companheiros de sempre e ao mesmo tempo vamos agora disputar também os companheiros que infelizmente no passado não estiveram conosco, por exemplo os companheiros do PSDB. É hora de procurarmos ampliar o leque de alianças. O nosso aliado natural seria o PT. Infelizmente o PT resolveu abrir mão do PMDB. Então vamos procurar outros companheiros.

Blog: Então para viabilizar a sua candidatura para 2010 o sr. pretende abrir o leque das conversações inclusive com o PSDB?

Hélio Costa: Sem dúvida nenhuma, principalmente com o PSDB. O PMDB neste momento está estudando o comportamento dos aliados e dos adversários. Terminada a eleição, vamos fazer um mea culpa de onde erramos e ao mesmo tempo fazer nova composição de aliança política em Minas, porque o que achamos que não aconteceria – o PT se aliar ao PSDB – aconteceu. Então agora todos os partidos são candidatos a se aliar ao PMDB.

Blog: Como ministro do governo Lula, como o sr. irá se posicionar em 2010 na sucessão presidencial?

Hélio Costa: Temos de aguardar um pouco, pois há expectativa inclusive de haver um mineiro na chapa para a Presidência da República. E nós mineiros temos de superar as barreiras partidárias e apoiar a candidatura mineira. Então não faço projeções para 2010 no plano nacional. Acho que o presidente Lula tem força para fazer o seu sucessor. Espero que ele escolha um mineiro. Temos o próprio governador Aécio Neves, se o PSDB deixar. Temos o Patrus Ananias , que tem respeitabilidade nacional por causa do Programa Bolsa Família e temos a ministra Dilma Rousseff, que pouca gente sabe que é mineira de BH. Pode até ter feito carreira no Rio Grande do Sul, mas é mineira.

Blog: Quando o sr. diz que terminada a eleição fará mea culpa, o sr. está deduzindo que a eleição está encerrada?

Hélio Costa: Há muita gente ainda indefinida. São esses indecisos é que vão levar a eleição para o segundo turno. E no segundo turno vai ser uma eleição diferente. O nosso candidato, Leonardo Quintão, tem todas as chances de chegar no segundo turno, possivelmente com o candidato da aliança.

Blog: Na hipótese de um eventual segundo turno entre Leonardo Quintão e Márcio Lacerda, que aliados o PMDB procurará?

Hélio Costa: Há uma ótima relação com o PCdoB e vários candidatos de oposição e que leva a uma possível aliança. Acho que o PMDB no segundo turno poderá trazer mais de 70% das forças políticas que no primeiro se opuseram à proposta da aliança.

(Postado por Bertha Maakaroun)

Fonte: Blog das Eleições
Old September 16th, 2008, 03:22 AM   #60
Rafael_BH
Registered User

Likes (Received): 61

^
Gostei das palavras do Ministro! Estou de acordo com ele: tem que haver segundo turno SIM! Todo dia peço aos meus conhecidos para votarem em qualquer candidato que não seja o Márcio e assim estimular uma nova disputa. BH só tem a ganhar com um novo turno...
Rafael_BH no está en línea  
Sponsored Links
Advertisement

Closed Thread

Tags
belo horizonte, juiz de fora, minas gerais, miraporanga, savassi, uberaba, uberlândia, zona da mata

Thread Tools

Posting Rules