Aeroporto Complementar de Lisboa - Page 6 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Aviação

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

View Poll Results: Escolhe!
Alverca 35 33.33%
Montijo 35 33.33%
Tires 2 1.90%
Ota 5 4.76%
Sintra 11 10.48%
Não sei 17 16.19%
Voters: 105. You may not vote on this poll

Reply

Thread Tools
Old October 11th, 2011, 04:36 PM   #101
jferreira20
Registered User

Likes (Received): 99

Os srs do i, simpaticamente, ignoraram aquelas que para mim são as melhores soluções: OTA e Alcochete.
jferreira20 no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old October 11th, 2011, 04:37 PM   #102
Reflex
Uma dúzia de anos disto..

Reflex's Avatar

Likes (Received): 823

Quote:
Originally Posted by Oponopono View Post
Na notícia parece-me importante salientar algo:

Quote:
Originally Posted by Fidalgo
Especificamente sobre as low cost, a DIA explica que o risco passa pelo facto de a “utilização de uma eventual nova infra-estrutura [...] não ser atractiva, uma vez que seria impossível praticar naquela nova infra-estrutura taxas aeroportuárias especialmente reduzidas em comparação com a Portela”.
Isto é muito, muito importante e é algo que importaria reter.

Sim, sem dúvida. Mas acho que há algo ainda mais interessante a reter. Isto:

Quote:
Originally Posted by fidalgo View Post
[...]lê-se num estudo da Universidade Católica encomendado pela Associação Comercial do Porto, e que nas conclusões até recomendava a opção “Portela+1” – como solução temporária.
Ou seja... estou confuso! É mau mas ao mesmo tempo é melhor?
Old October 11th, 2011, 04:40 PM   #103
emarques
Registered User

emarques's Avatar

Likes (Received): 170

Quote:
Originally Posted by smasher_marques View Post
Ou seja, é irreal colocar ferrovia para transformar a Ota num aeroporto low cost. Mas realmente tal não é necessário.

A pista não tem já comprimento que chegue? O que lhe falta?
Não tenho a certeza que a pista que serve para aeronaves militares tenha a estrutura necessária a "airliners". Se sim, então o comprimento deve dar para o tipo de avião que as low-cost usam (mas não vai aterrar lá um 747 tão cedo, daí que para aeroporto "a sério" fosse preciso fazer movimentos de terras importantes).

A serra de Montejunto no alinhamento da pista (ocupa um bom pedaço da parte inferior do "cone") é capaz de também limitar um bocado o aeroporto.

Quote:
Segundo o GMaps são 53km até Lisboa, uma hora sensivelmente digo eu. Talvez fosse necessária uma ligação mais directa à A1 ou uma duplicação da N1 por exemplo. Mas tal nem me parece necessário.

Espaço para estacionamento não me parece faltar, será praticamente só expropriar e asfaltar.
Aceitando que o que é preciso fazer ao terreno para que aguente com um avião em cima se pode chamar "asfaltar", acho que sim. Há para ali umas coisas da FAP que não sei o que serão, mas deve dar para colocar a estrutura civil a sul das militares.

Quote:
Espaço para outra pista também me parece ter.
Para mais uma pista, talvez, mas a uns 1500 ou 2000 metros daquela pista já começas a encontrar as paredes do vale e não dá para passar daí.

Quote:
Btw, porque é que não escolheram isto para o NAL mesmo?
Porque era preciso refazer a pista para servir para todos os aviões, porque mais de duas pistas (lembre-se que a ideia é que todo o tráfego de Lisboa ia para o NAL, Alcochete era para chegar às quatro pistas lá para 2050) não dá...

E se não me engano, porque se perguntarem à FAP que tal é o tempo na Ota, vão ouvir muitas histórias sobre bancos de nevoeiro cerrado.

Compraste muita coisa, compras-te sempre tantas prendas?
emarques no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old October 11th, 2011, 04:44 PM   #104
Reflex

Reflex's Avatar

Quote:
Originally Posted by jferreira20 View Post
Os srs do i, simpaticamente, ignoraram aquelas que para mim são as melhores soluções: OTA e Alcochete.
Alcochete estou certo que não se irá colocar, porque querem aproveitar uma estrutura pré-existente de modo a reduzir substancialmente a factura.
Old October 11th, 2011, 04:46 PM   #105
Reflex

Reflex's Avatar

É só azar termos meia dúzia de bases aéreas próximas de Lisboa em que aparentemente nenhuma ou quase nenhuma está em condições ideais para receber um aeroporto para as lowcosts?
Old October 11th, 2011, 04:51 PM   #106
Oponopono
Registered User

Likes (Received): 2252

É normal, Reflex, é comum suceder.
Oponopono no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2011, 05:01 PM   #107
jferreira20
Registered User

Quote:
Originally Posted by Reflex View Post
Alcochete estou certo que não se irá colocar, porque querem aproveitar uma estrutura pré-existente de modo a reduzir substancialmente a factura.
A vantagem de Alcochete é a poupança que se pode ter num futuro NAL.

Neste momento, se é para não gastar agora, ao máximo, a OTA é a melhor solução. Curiosamente, foi ignorada pelo i.
Old October 11th, 2011, 05:02 PM   #108
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Likes (Received): 3627

Ota
toniho está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 11th, 2011, 05:06 PM   #109
jferreira20
Registered User

sorry.
Old October 11th, 2011, 08:00 PM   #110
Reflex

Reflex's Avatar

Quote:
Originally Posted by jferreira20 View Post
A vantagem de Alcochete é a poupança que se pode ter num futuro NAL.
Estou inteiramente de acordo com isso, mas não há dinheiro. É a mesma coisa que alguém dizer:
- "vou comprar um Mercedes novo porque é um carro que me aguenta perfeitamente 15 anos; assim gasto mais à cabeça, mas evito trocar de carro 2 ou 3 vezes durante estes 15 anos..."
- "e dinheiro para o Mercedes, tens?"
- "não..."

Então lá vai o sujeito comprar uma coisita mais barata, não obstante a ideia boa...

De qualquer modo, entre o aeroporto X que não dá por causa do tráfego, o Y e o W que são pequenos e o Z que está ocupado pelos militares, pois, talvez a Ota seja aquele que se safe. Não a melhor solução, mas eventualmente a única possível...

(já agora, a zona da Ota não era para receber umas chorudas compensações por o NAL ter ido para Alcochete?)
Old October 11th, 2011, 08:33 PM   #111
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Likes (Received): 76

Quote:
Estou inteiramente de acordo com isso, mas não há dinheiro. É a mesma coisa que alguém dizer:
- "vou comprar um Mercedes novo porque é um carro que me aguenta perfeitamente 15 anos; assim gasto mais à cabeça, mas evito trocar de carro 2 ou 3 vezes durante estes 15 anos..."
- "e dinheiro para o Mercedes, tens?"
- "não..."

Então lá vai o sujeito comprar uma coisita mais barata, não obstante a ideia boa...
Exacto! Boa analogia!

Quote:
(já agora, a zona da Ota não era para receber umas chorudas compensações por o NAL ter ido para Alcochete?)
Sim, essa é uma questão interessante. Assim, a compensação poderia ser receberem um aeroporto low cost.
Old October 11th, 2011, 11:58 PM   #112
ac3
Registered User

Likes (Received): 641

Questão: em que estado está a infraestrutura na Ota? Pista e etc?

Tenho ideia de que, com a decisão de lá fazer o NAL, se tinha deixado degradar...
ac3 no está en línea   Reply With Quote
Old October 12th, 2011, 12:01 AM   #113
alentejolover
Registered User

alentejolover's Avatar

Likes (Received): 2605

Évora é a solução!!!
Old October 12th, 2011, 12:40 AM   #114
Reflex

Reflex's Avatar

Uma outra questão prática:
Em teoria, quanto tempo demoraria entre a decisão do Governo (imaginando que não existe nada de extraordináio que travasse o processo) e o início da actividade do novo aeroporto? (construção de infraestruturas, etc, etc...)

E terão que ser encomendados estudos ou serão teoricamente usados alguns que já tenham sido encomendados? (por exemplo aquando do NAL, em que deduzo que se tenha estudado a fundo a solução "Portela+1", nem que fosse para chegarem à conclusão que não servia... e não me refiro ao que foi levado a cabo pela ACP...)
Old October 12th, 2011, 12:40 AM   #115
Reflex

Reflex's Avatar

Quote:
Originally Posted by alentejolover View Post
Évora é a solução!!!
Não sejas guloso que já tens o de Beja!
Old October 12th, 2011, 06:29 AM   #116
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Quote:
Originally Posted by Oponopono View Post
Talvez não ande longe disso, precisamente. Um dos Álvaros há tempos tinha feito um estudo sobre isso até.
Até foram dois Álvaros... O Costa da FEUP e o Nascimento da Católica.
Fizeram um estudo em 2007 (?) sobre o Portela+1, sendo o +1 o Montijo (e nessa altura comparam com a Ota) e depois em 2010 lançaram um livro em que o +1 passou a ser Alcochete (e compararam com o NAL em Alcochete). Neste último caso o VAL do Portela+1 era 800 milhões superior ao NAL (penso que compararam quer com o valor estimado pelo LNEC, quer pelo valor por eles estimado, mas a ordem de grandeza penso que era a mesma). Que me lembre não abordavam era a questão de como fazer com que as companhias voassem para o +1.
Old October 12th, 2011, 05:21 PM   #117
Reflex

Reflex's Avatar

Abandono da opção Alcochete é oportunidade para Monte Real

A região de Turismo do Oeste congratula-se com a decisão do Governo em adiar a construção do novo aeroporto de Lisboa, e considera que um segundo aeroporto para a capital, já existe - a base aérea de Monte Real.
"O poder do eixo industrial Leiria-Marinha Grande, das cidades de Coimbra e Figueira da Foz, o turismo religioso de Fátima e o valor agrícola e os resorts do Oeste justificam esse aeroporto complementar", diz o comunicado, que cita o exemplo da Galiza que possui três aeroportos regionais.

António Carneiro, presidente da Turismo do Oeste, diz que Monte Real fica entre Lisboa e o Porto e pode servir uma região de dois milhões de habitantes, sendo servido pela A17, A29 e A8, com ligações à A1 pelo IC9, a Fátima e ao interior Centro. A base aérea fica ainda perto da linha do Oeste, embora esta infra-estrutura necessitasse de ser modernizada. "Agrada-nos a estratégia do senhor ministro quanto ao turismo residencial quando ele se refere a Portugal como a Florida da Europa", diz o presidente da Turismo do Oeste, sublinhando que esse tipo de turismo e companhias low cost são uma "associação de sucesso".

A ideia de abrir a base aérea de Monte Real ao tráfego civil é também partilhada por municípios da região Centro que argumentam que basta apenas construir o terminal para passageiros. A Turismo do Oeste engloba os concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras
Fonte
Old October 12th, 2011, 05:25 PM   #118
Reflex

Reflex's Avatar

A meu ver não faz qualquer sentido que o "+1" seja Monte Real, 150kms de Lisboa é demasiado longe. Monte Real só deveria fazer sentido se se conseguisse afirmar como aeroporto low-cost para a Região Centro e não para Lisboa dando uma perninha à região centro. Para não dizer que tinham que andar a dar borlas por exemplo à easyjet e à vueling para abandonarem a Portela para ir para uma zona que fica a cerca de 1h30 de distância. Julgo que a Ota deverá ser o mais longe de Lisboa que deverá ser equacionado como esse "+1"...

(isto para não dizer a importância que Monte Real tem para a FA...)
Old October 12th, 2011, 05:35 PM   #119
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Gostava de saber onde é que esses senhores viram que a opção Alcochete foi abandonada...
Old October 12th, 2011, 07:08 PM   #120
Pax-Julia
O Centro do Sul

Pax-Julia's Avatar

Likes (Received): 33

Quote:
Originally Posted by faialense View Post
Vocês não se estão a esquecer nesta lista do Aeroporto de Monte Real?
Não é propriamente nos arredores de Lisboa mas sempre serviria melhor a capital do que a hipótese (remota...) de Beja.
E é preciso não subestimar o lobby dos autarcas sociais-democratas do Oeste e das respectivas confederações agrícolas e industriais... Já o ex-PM Santana Lopes tinha sugerido abrir a base de Monte Real aos voos civis.

São 100 km de distância pela A8 e pela Linha do Oeste, o que é bastante aceitável para uma companhia low-cost. Tipo Girona ou Bergamo para a RYR.
Queira Deus seja assim tão remota...
Advertisement

Reply

Tags
aeroporto, complementar, lisboa, novo, portela

Thread Tools

Posting Rules