Aeródromo Municipal de Évora - Page 5 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Aviação

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old October 19th, 2011, 04:02 PM   #81
joaoguimaraes
Registered User

joaoguimaraes's Avatar

Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by NuncaPior View Post
Mais a sério, quanto é que custa uma hora de voo no mercado?
Depende muito do tipo de aeronave e até do sítio. Mas deve andar, em média, à volta dos 100€, não LJ? Que me lembre havia em alguns aeroclubes C152 por volta dos 90€. Não sei como está agora...

Flickr: http://www.flickr.com/photos/joaoguimaraes/
joaoguimaraes no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old October 19th, 2011, 05:06 PM   #82
LisbonJet
CS-TMP

LisbonJet's Avatar

Likes (Received): 210

Acho que está um bocado bem mais caro que isso. Mas lá está, depende dos aviões e dos aeroclubes. Em Tires, além disso, com as taxas absurdas que cobram fica tudo muito inflacionado. Como ainda não voltei a voar (apenas PPA/lazer) não ando atualizado.

De qualquer forma, mantenho tudo o que disse. E eu se quisesse até podia pagar o profissional sem me endividar ou pedir aos pais... Mas acho que nos dias de hoje é arriscar deitar (muito) dinheiro pró lixo com muita probabilide disso acontecer.
LisbonJet no está en línea   Reply With Quote
Old October 19th, 2011, 05:16 PM   #83
Oponopono
Registered User

Likes (Received): 2244

Rapazito sábio!
Oponopono no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old October 19th, 2011, 06:30 PM   #84
joaoguimaraes
Registered User

joaoguimaraes's Avatar

Quote:
Originally Posted by LisbonJet View Post
Acho que está um bocado bem mais caro que isso. Mas lá está, depende dos aviões e dos aeroclubes. Em Tires, além disso, com as taxas absurdas que cobram fica tudo muito inflacionado. Como ainda não voltei a voar (apenas PPA/lazer) não ando atualizado.

De qualquer forma, mantenho tudo o que disse. E eu se quisesse até podia pagar o profissional sem me endividar ou pedir aos pais... Mas acho que nos dias de hoje é arriscar deitar (muito) dinheiro pró lixo com muita probabilide disso acontecer.
São os preços que tinha de cabeça, LJ. Em Tires, claro, os preços foram sempre mais puxados. Aliás recordo-me, não sei se bem ou se mal, que as horas mais baratas eram em Santarém e Espinho.

Sobre o segundo parágrafo concordo em absoluto. Daí não estar, sequer, a equacionar fazê-lo como há uns tempos fazia questão. Equaciono, sim, um PPA para poder voar, que é o que realmente me interessa.

Além de mais parece-me que, a médio-prazo, os ordenados vão tender para a descida. Com a oferta de pilotos desempregados por aí, não me parece que algo de muito diferente acontecerá. O mercado está saturadíssimo e por isso fechado para os próximos anos. É pena.

Old October 19th, 2011, 06:55 PM   #85
LisbonJet
CS-TMP

LisbonJet's Avatar

Quote:
Originally Posted by joaoguimaraes View Post
São os preços que tinha de cabeça, LJ. Em Tires, claro, os preços foram sempre mais puxados. Aliás recordo-me, não sei se bem ou se mal, que as horas mais baratas eram em Santarém e Espinho.

Sobre o segundo parágrafo concordo em absoluto. Daí não estar, sequer, a equacionar fazê-lo como há uns tempos fazia questão. Equaciono, sim, um PPA para poder voar, que é o que realmente me interessa.

Além de mais parece-me que, a médio-prazo, os ordenados vão tender para a descida. Com a oferta de pilotos desempregados por aí, não me parece que algo de muito diferente acontecerá. O mercado está saturadíssimo e por isso fechado para os próximos anos. É pena.
E com os tempos de espera de empregabilidade não podemos esquecer que que tirar o curso não é apenas pagar os 60.000€ do Frozen ATPL, mas sim manter a licença válida durante esse tempo de espera o que não é barato. As pessoas endividam-se e depois precisam de arranjar um outro emprego qualquer para pagar essa dívida e "esquecem-se" do curso ou desistem da ideia.

Atualmente como as coisas estão, até companhias como a TAP se dão ao luxo de pedir pilotos com 1000 ou mais horas, preencher vagas e ainda ficarem candidatos que cumprem esse requisito de fora. Seja a uma média de 100€ cada uma, obviamente se chega à conclusão que pouca gente pode pagar isso. Portanto, ou já tens experiência ou continuas sem voar.

Ainda assim a TAP é das poucas que ainda vai pagando o Type Rating que é um curso específico para se poder voar uma determinada aeronave e que é normalmente o curso seguinte ao inicial de 60.000€. Ouvi dizer que na Hifly pedem 80.000€ pelo TR de A340.
Old October 19th, 2011, 07:21 PM   #86
joaoguimaraes
Registered User

joaoguimaraes's Avatar

Quote:
E com os tempos de espera de empregabilidade não podemos esquecer que que tirar o curso não é apenas pagar os 60.000€ do Frozen ATPL, mas sim manter a licença válida durante esse tempo de espera o que não é barato. As pessoas endividam-se e depois precisam de arranjar um outro emprego qualquer para pagar essa dívida e "esquecem-se" do curso ou desistem da ideia.

Atualmente como as coisas estão, até companhias como a TAP se dão ao luxo de pedir pilotos com 1000 ou mais horas, preencher vagas e ainda ficarem candidatos que cumprem esse requisito de fora. Seja a uma média de 100€ cada uma, obviamente se chega à conclusão que pouca gente pode pagar isso. Portanto, ou já tens experiência ou continuas sem voar.

Ainda assim a TAP é das poucas que ainda vai pagando o Type Rating que é um curso específico para se poder voar uma determinada aeronave e que é normalmente o curso seguinte ao inicial de 60.000€. Ouvi dizer que na Hifly pedem 80.000€ pelo TR de A340.
Exacto.

Seguir aviação é, neste momento e como disseste, deitar dinheiro fora. É uma pena. Tal como tu conheço algumas pessoas que já tiraram o curso há muito tempo e ou não voam e estão a tirar outros cursos, ou voam onde nem lembra ao diabo. Para quem gosta realmente de voar a solução mais prática neste momento é tirar um curso com boa empregabilidade, com boas perspectivas, estudar, trabalhar e, com os resultados disso mesmo, voar nos ligeiros que, na minha opinião, dão bem mais gozo! É o que tenho em mente há algum tempo.

Abraço LJ!

Old October 19th, 2011, 07:29 PM   #87
alentejolover
Registered User

alentejolover's Avatar

Likes (Received): 2605

Qual é a reputação da Academia de Évora?
Old October 19th, 2011, 07:36 PM   #88
LisbonJet
CS-TMP

LisbonJet's Avatar

Quote:
Originally Posted by joaoguimaraes View Post
Exacto.

Seguir aviação é, neste momento e como disseste, deitar dinheiro fora. É uma pena. Tal como tu conheço algumas pessoas que já tiraram o curso há muito tempo e ou não voam e estão a tirar outros cursos, ou voam onde nem lembra ao diabo. Para quem gosta realmente de voar a solução mais prática neste momento é tirar um curso com boa empregabilidade, com boas perspectivas, estudar, trabalhar e, com os resultados disso mesmo, voar nos ligeiros que, na minha opinião, dão bem mais gozo! É o que tenho em mente há algum tempo.

Abraço LJ!
Nem todos conseguem ter esse pragmatismo, mas é assim mesmo. Eu nunca tive particular vocação para piloto ou sequer para a profissão que exerço (isto é, não sou daqueles casos do "nasci para isto"). Sei apenas que qualquer que seja o meu patrão pode contar com uma pessoal responsável, certa e que cumpre com as suas funções.
No dia em que der o salto, não será seguramente para ser piloto. É para deixar de ser funcionário

E acredita que os ligeiros são muito divertidos. É como andar de bicicleta mas com 6 graus de liberdade, logo muito mais divertido!
Old October 19th, 2011, 08:12 PM   #89
joaoguimaraes
Registered User

joaoguimaraes's Avatar

Quote:
Nem todos conseguem ter esse pragmatismo, mas é assim mesmo. Eu nunca tive particular vocação para piloto ou sequer para a profissão que exerço (isto é, não sou daqueles casos do "nasci para isto"). Sei apenas que qualquer que seja o meu patrão pode contar com uma pessoal responsável, certa e que cumpre com as suas funções.
No dia em que der o salto, não será seguramente para ser piloto. É para deixar de ser funcionário

E acredita que os ligeiros são muito divertidos. É como andar de bicicleta mas com 6 graus de liberdade, logo muito mais divertido!
É isso mesmo!
Boa sorte! Vamos falando...

Abraço!

Old October 20th, 2011, 07:54 PM   #90
alentejolover
Registered User

alentejolover's Avatar

Quote:
Originally Posted by alentejolover View Post
Qual é a reputação da Academia de Évora?
Alguem sabe ou tem ideia?
Old October 21st, 2011, 01:47 AM   #91
joaoguimaraes
Registered User

joaoguimaraes's Avatar

Quote:
Originally Posted by alentejolover View Post
Alguem sabe ou tem ideia?
Neste momento não sei como está, mesmo. Mas há uns anos estava bem reputada, se é que se pode chamar isso. Excelentes condições de voo, aviões muito bons e, na altura e pelo que se dizia, bons instrutores também. Agora, isso da reputação tem algumas coisas que se lhe diga porque na hora de contratar um piloto olham mais para o nº de horas de voo, idade, qualificações e a escola onde tiraram a licença deve passar um bocado ao lado.

No caso específico da TAP a entrada baseia-se numa qualificação por pontos onde a idade conta y, nº de horas de voo x entre outros factores. Todos agregados numa fórmula que não me lembro exactamente posicionava os pilotos para serem chamados. Tirar o curso na AAE, até há pouco tempo - penso que já tenha acabado - dava direito a um ponto. Era a única escola que possibilitava isso dado que a TAP tinha uma posição nela.

Abraço!

Old October 21st, 2011, 02:12 AM   #92
LisbonJet
CS-TMP

LisbonJet's Avatar

Conheço 3 amigos que fizeram o curso de piloto na AAE e acabaram em 2008. Só um deles conseguiu empregar-se recentemente enquanto piloto. E eles nunca se acomodaram. Foram fazer horas nos EUA, foram para Moçambique procurar emprego, olharam para a Indonésia, mantiveram sempre as suas licenças (de piloto e médicos) e qualificações em dia.
Todos dizem bem da formação que tiveram mas não foi isso que lhes deu qualquer tipo de vantagem em termos de empregabilidade

Tiveram azar porque quando começaram o curso ainda se viviam os últimos meses de vacas gordas e pouco depois a torneira fechou até hoje.
Old October 27th, 2011, 06:21 PM   #93
alentejolover
Registered User

alentejolover's Avatar

Via Facebook

This is the calendar for ATP (A) I 2012 courses:

- 16th January
- 05th March
- 14th May
- 16th July
- 10th September
- 05th November

For further information please contact us: [email protected]/+ 351 266 730 540
Old November 28th, 2011, 05:42 PM   #94
alentejolover
Registered User

alentejolover's Avatar

Via facebook

Estão abertas as inscrições para o próximo curso ATP (A) I com início a 16 de Janeiro.

Contacta-nos para mais informações: [email protected] / 266 730 540
Old November 28th, 2011, 06:15 PM   #95
LisbonJet
CS-TMP

LisbonJet's Avatar

Inscreve-te alentejo! Excelente oportunidade

Oferta de emprego, carreira promissora e bons ordenados!
Old November 28th, 2011, 07:40 PM   #96
alentejolover
Registered User

alentejolover's Avatar

Quote:
Inscreve-te alentejo! Excelente oportunidade

Oferta de emprego, carreira promissora e bons ordenados!
...A exercer alguma profissão no mundo dos transportes, seria na ferrovia
Old November 30th, 2011, 07:37 PM   #97
alentejolover
Registered User

alentejolover's Avatar

Foto de Rui Fonseca no Facebook

Old January 11th, 2012, 05:34 PM   #98
alentejolover
Registered User

alentejolover's Avatar

Era o que faltava

A Cae Global Academy Évora, anteriormente denominada Academia Aeronáutica de Évora, avançou com o despedimento de 66 por cento dos seus funcionários, justificando a acção com a existência de grandes prejuízos. A manhã começou mal para os 33 trabalhadores que receberam, por mão, a carta de rescisão dos seus serviços. Instrutores, controladores, mecânicos e administrativos vão sair da escola, gradualmente, até final do mês de Abril. No entanto, a directora de comunicação desta entidade, Pascale Alpha, garantiu que a escola vai manter-se em funcionamento, anunciando a vinda de alunos dos Estados Unidos da América para fazer treinos específicos de voos.»
Old January 11th, 2012, 09:43 PM   #99
jorgepaulino
Registered User

Likes (Received): 2

Muito mau mesmo, mas já era de esperar com a crise a afectar também a aviação...
jorgepaulino no está en línea   Reply With Quote
Old January 12th, 2012, 12:56 PM   #100
alentejolover
Registered User

alentejolover's Avatar

A Canadian Aviation Electronics confirma o despedimento da maior parte dos trabalhadores da Academia Aeronáutica de Évora.

Uma fonte da empresa adianta que 33 dos 48 funcionários vão ser afetados pelo despedimento.

A mesma fonte assegurou que a academia vai manter-se em funcionamento, mas que a empresa decidiu “transferir parte do treino de voo” para outra escola que possui na cidade norte-americana de Phoenix.

Segundo a fonte, as matrículas de novos alunos na Academia Aeronáutica de Évora não atingem “o nível exigido” para que a infraestrutura seja “eficiente”, possuindo a escola atualmente um total de “40 estudantes”.

Além disso, acrescentou, a procura no que respeita a pilotos de linha aérea “no sul da Europa é reduzida”.

A fonte da empresa, apesar de não revelar qual o prazo para concretizar os despedimentos, nem se estes se devem a prejuízos financeiros, sublinha que, relativamente ao ensino teórico, em terra, “não vão existir alterações” na escola de Évora, que continuará a ministrar essas aulas “para os mercados português e espanhol”.

Sem fornecer muitos mais pormenores sobre este processo, a empresa canadiana revela, contudo, que está “a consolidar” na cidade alentejana a componente de “treino de voo de aclimatização”.

Advertisement

Reply

Tags
aeródromo, alentejo, evora

Thread Tools

Posting Rules