Novo Aeroporto de Lisboa - Page 5 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Aviação

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Closed Thread

Thread Tools
Old January 16th, 2009, 08:43 AM   #81
sotavento
Registered user

sotavento's Avatar

Likes (Received): 620

Quote:
Originally Posted by LisbonJet View Post
Todos nós dizemos disparates principalmente quando entramos numa de palpites ou "pareceres" da nossa cabeça. Pessoalmente, quero manter esta discussão de ideias com o sotavento sem que ele fique melindrado.

No meio deste tipo de discussões poderão desmitificar-se em definitivo algumas ideias erradas, outras podem permanecer na dúvida por não sermos projectistas ou 100% qualificados para falar no tema e poderão surgir ainda novas ideias interessantes e passíveis de discussão.

Tudo isto que estamos aqui a falar não passa de um exercício queno fundo não é mais do que um passatempo com consequências reais inúteis. O NAL vai ser mesmo construído em Alcochete. Adeus confusão da Portela é isso que no final realmente interessa!

E lembrem-se que o NAL era para ter sido construído na Ota, não fosse a intervenção pró-activa do pessoal do sector aeronáutico e de engenharia (pilotos, controladores de tráfego aéreo, engenheiros, etc, etc) a pressionar o governo no sentido de alterar uma localização que seria bastante limitadora e mais cara. Dou-lhes toda a credibilidade e merecem toda a minha consideração pela atitude de cidadania, não se limitando como de costume a criticar apenas qualquer solução apresentada pelo governo, mas sugerindo eles próprios uma alternativa que consideraram ser a melhor localização. Será que se houvesse como defender a Portela eles não seriam os primeiros a fazê-lo?
Estamos a comparar as coisas partindo de pontos de vista distintos.

Do meu ponto de vista (e atendendo ás "condicionantes) o NAL é "superfluo" aos interesses (falando apenas de aeronautica) nacionais.

Portela = 7km do "centro" de lisboa
NAL = 40km do "centro" de Lisboa (50km por ferrovia = 25/30 minutos ... depende das velocidades)
Evora = 110km do "centro" de lisboa = 30 minutos de comboio convencional e/ou AV (AV longe do aerodromo)
Beja = 150km de lisboa = 30/35 minutos de AV ... 40/45 min. de comboio convencional
Montijo(badajoz) = 220km de lisboa ... 50 minutos de AV ... 1h de comboio convencional
Madrid = 500km de lisboa = 2h35+ de AV ... destino de 1/10 do trafego da portela

Considerando os voos "internacionais":

1 milhão voa para madrid >>> TGV ???

1 milhão voa para Paris =
1 milhão voa para Londres =
1/2 milhão para Amesterdão =
1/2 milhão para Frankfurt =
1/2 milhão para Bruxelas =
+1 milhão para suiça
+1 milhão para italia
aumento de capacidade por voo ??? (a3xx/b7xx de maior capacidade?)

NA realidade é para "estes" que se vai a construir o NAL

800k para funchal = descentralização ???
700k para Barcelona = descentralização ??? 1h acesso + 1 / 2 h checkin + 1h viagem = 4h ... em 5h chegas de TGV
1/2 milhão para o Porto >>> TGV em 1h15 ???

NA practica com o TGV todos os destinos até 2h30 ficam melhor servidos por via terrestre ... se acrescentam 1h de "acesso" ao NAL então passa a fasquia das 3h de viagem "sofrivel" ... sorte a nossa que o TGV vai andar a passear do lado espanhol senão era quase tão rapido ir apanhar voos a Madrid como ao NAL .

Voltando á Portela vs. NAL

Há que pesar todas as vantagens e desvantagens de ambos ... teriamos discussão para muitos e muitos anos diga-se.

Aviso já que a minha argumentação já serviu para "mudar" muitas opiniões ANTI-Alcochete (sim ... fui dos que andaram a fazer campanha pelo NAL ali ) ...

Mas enfim ... vem ai a TTT (perde o barreiro) ... e a sua componente rodoviária (ganha lisboa e perde o barreiro) ... e o NAL (perde Montijo/Alcochete e a REN) ... com SUA MEGA CIDADE AEROPORTUGÁRIA (perde lisboa).
"Each of us is a mixture of some good and some not so good qualities. In considering one's fellow man it's important to remember the good things ... We should refrain from making judgments just because a fella happens to be a dirty, rotten SOB."
-- Marion Robert Morrison --
sotavento no está en línea  
Sponsored Links
Advertisement

Old January 16th, 2009, 08:48 AM   #82
sotavento
Registered user

sotavento's Avatar

Likes (Received): 620

Quote:
Sou spotter!

(estou a brincar obviamente )
Eu é mais controle de trafego aereo (virtual) e jantaradas.
"Each of us is a mixture of some good and some not so good qualities. In considering one's fellow man it's important to remember the good things ... We should refrain from making judgments just because a fella happens to be a dirty, rotten SOB."
-- Marion Robert Morrison --
sotavento no está en línea  
Old January 16th, 2009, 01:36 PM   #83
Luís Raposo Alves
Registered User

Luís Raposo Alves's Avatar

Likes (Received): 1933

Sota:

NAL-Lisboa= 50 kms e demoras 30 minutos

Beja-Lisboa=150 kms e demoras 40.

explica.
Luís Raposo Alves no está en línea  
Sponsored Links
Advertisement

Old January 16th, 2009, 01:39 PM   #84
SR-71
Blackbird

SR-71's Avatar

Likes (Received): 2821

Quote:
Mas que raio de campanha política... Sem discutir a importância ou não do TGV pois não falo sobre aquilo que desconheço, o aeroporto por fases não foi aquilo que sempre esteve previsto? Que novidade ou reviravolta política está ela a anunciar?
A Manuela deve perceber tanto disso como eu de agricultura.

Quote:
E porque é que ainda fala na Ota? E por que é a imprensa escreve o nome da terra em maiúsculas?
Escrever OTA é dos maiores mistérios portugueses.
SR-71 no está en línea  
Old January 16th, 2009, 01:44 PM   #85
pedro_sousa
BANNED

Likes (Received): 0

Se este tópico não tivesse os devaneios do sotavento, até seria interessante. Basicamente este tópico é constituído em 50% pelos argumentos do sotavento contra o NAL e a favor da Portela, repetidos... Estamos sempre a ler a mesma coisa.
pedro_sousa no está en línea  
Old January 16th, 2009, 01:46 PM   #86
Luís Raposo Alves
Registered User

pedro, também não é bem assim. eu também não partilho da opinião dele, mas gosto de a ler. além disso é para isso que este forum serve, para partilhar ideias e opiniões. e cada um tem direito à sua.
Old January 16th, 2009, 01:54 PM   #87
emarques
Registered User

emarques's Avatar

Likes (Received): 170

Quote:
in TSF

Mas que raio de campanha política... Sem discutir a importância ou não do TGV pois não falo sobre aquilo que desconheço, o aeroporto por fases não foi aquilo que sempre esteve previsto? Que novidade ou reviravolta política está ela a anunciar?
Não, não, mais faseado!
Fase 1: constrói-se metade da primeira pista, e um caminho em macadame para lá chegar. Nesta altura, os mais aventureiros já podem usar o NAL com avionetes;
Fase 2: Acrescenta-se dois edifícios pré-fabricados tipo nave industrial para usar como hangar e terminal;
Fase 3: Criação da Base Aérea de Alcochete, para ser usada pelo Grupo de Aviação Ligeira do Exército (vulgo helis do exército) - nesta altura pavimenta-se a estradeca de acesso com alcatrão;
Fase 4: Extensão da pista para que possa ser usada por aviões.
(...)

Aí para 2063 fica um aeroporto com capacidade só um pouco inferior à da Portela hoje em dia. Aí já se pode tentar amanhar uma solução em cima do joelho para o NAL poder servir mais passageiros.

Quote:
E porque é que ainda fala na Ota? E por que é a imprensa escreve o nome da terra em maiúsculas?
Então, só tem três letras, que localidade é que tem um nome com três letras?! Deve ser sigla! Apesar de o jornalista não saber de quê, é preciso precaver-se.

Compraste muita coisa, compras-te sempre tantas prendas?
emarques no está en línea  
Old January 16th, 2009, 02:31 PM   #88
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Likes (Received): 39

Trajno no está en línea  
Old January 16th, 2009, 02:34 PM   #89
LisbonJet
CS-TMP

LisbonJet's Avatar

Likes (Received): 210

Quote:
Originally Posted by SR-71 View Post
A Manuela deve perceber tanto disso como eu de agricultura.
É nestas alturas que cada vez mais me convenço das únicas três hipóteses que tenho:

- branco;
- nulo;
- abstenção
LisbonJet no está en línea  
Old January 16th, 2009, 03:58 PM   #90
Luís Raposo Alves
Registered User

Quote:
É nestas alturas que cada vez mais me convenço das únicas três hipóteses que tenho:

- branco;
- nulo;
- abstenção
Eu também não sei em quem hei-de votar
Old January 16th, 2009, 05:06 PM   #91
SR-71
Blackbird

SR-71's Avatar

Likes (Received): 2821

Tendo em conta que, pelo que foi explicado há meses neste mesmo fórum, as opções Branco e Nulo não servem para nada, se calhar a Abstenção é a única forma de protesto "decente"; mas no fim, mais promessa ou menos promessa, ganham sempre os mesmos.

Mas falando sobre as fases do NAL em Alcochete, reparem nas imagens colocadas na página anterior pelo LisbonJet:

2017

2050

Capacidade máxima

Duvido muito que a Manuela tenha visto isto. De (aperto de) números percebe ela, mas esses desenhos complicados é mais para o colega futuro ministro das Obras Públicas (e mesmo assim, hum...)
SR-71 no está en línea  
Old January 16th, 2009, 08:39 PM   #92
Rui_P
Registered User

Rui_P's Avatar

Likes (Received): 17

A aeroporto de Heathrow é largamente, o aeroporto mais movimentado da Europa com praticamente 70 milhões de passageiros por ano.

Por coincidência, a configuração do aeroporto é igual ao projecto do novo aeroporto de Lisboa.

Aos 70 milhões de passageiros, o aeroporto de Heathrow sentiu a necessidade extrema de construir..... a 3ª pista!
Rui_P no está en línea  
Old January 16th, 2009, 08:53 PM   #93
Luís Raposo Alves
Registered User

Quote:
Originally Posted by Rui_P View Post
A aeroporto de Heathrow é largamente, o aeroporto mais movimentado da Europa com praticamente 70 milhões de passageiros por ano.

Por coincidência, a configuração do aeroporto é igual ao projecto do novo aeroporto de Lisboa.

Aos 70 milhões de passageiros, o aeroporto de Heathrow sentiu a necessidade extrema de construir..... a 3ª pista!
copiaram-nos!
Old January 16th, 2009, 08:56 PM   #94
Rui_P
Registered User

Rui_P's Avatar

A aeroporto de Palma, tem uma configuração idêntica à do NAL no ano de abertura... embora o terminal seja mais pequeno.

A aeroporto de Palma tem um tráfego anual cerca de 25 milhões de passageiros.

A minha pergunta é! O custo na dimensão EXTRA deste projecto, é suportado com base no que? De Lisboa vir a ser o polo central do turismo europeu dentro de 8 anos e o polo central aéreo europeu dentro de 40 anos?
Rui_P no está en línea  
Old January 16th, 2009, 09:12 PM   #95
Luís Raposo Alves
Registered User

Quote:
A aeroporto de Palma, tem uma configuração idêntica à do NAL no ano de abertura... embora o terminal seja mais pequeno.

A minha pergunta é! O custo na dimensão EXTRA deste projecto, é suportado com base no que? De Lisboa vir a ser o polo central do turismo europeu dentro de 8 anos e o polo central aéreo europeu dentro de 40 anos?
Rui, temos que pensar à grande!
Old January 16th, 2009, 09:49 PM   #96
Rui_P
Registered User

Rui_P's Avatar

é isso... em Portugal é sempre o MAIS ou o MAIOR de qualquer coisa. Tem é de ser grande. Vamos continuar assim então....
Rui_P no está en línea  
Old January 17th, 2009, 04:03 PM   #97
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Quote:

Que eu saiba, Estocolmo e Oslo não ambicionam ser o pólo central do turismo, ou aéreo europeu, no entanto, construíram novos aeroportos...

Custa muito entender que a Portela não é sustentável??? E nem sequer me refiro à questão da lotação do aeroporto, mas sim à questão de segurança... não faz sentido nenhum ter um aeroporto com o movimento que Lisboa tem, no centro da cidade... e isto para mim é argumento que baste para o tirar de lá...
Trajno no está en línea  
Old January 17th, 2009, 04:28 PM   #98
LisbonJet
CS-TMP

LisbonJet's Avatar

Likes (Received): 210

Quote:
Originally Posted by Trajno View Post
Custa muito entender que a Portela não é sustentável??? E nem sequer me refiro à questão da lotação do aeroporto, mas sim à questão de segurança... não faz sentido nenhum ter um aeroporto com o movimento que Lisboa tem, no centro da cidade... e isto para mim é argumento que baste para o tirar de lá...
Por acaso, para mim isso é o que menos conta. Até poria a questão do ruído antes disso. Mas tanto esse aspecto como o da "segurança" das redondezas não são os factores preponderantes para a mudança de local do aeroporto. E estou à vontade para falar pois moro mesmo ao lado.
LisbonJet no está en línea  
Old January 17th, 2009, 04:47 PM   #99
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Quote:
Por acaso, para mim isso é o que menos conta. Até poria a questão do ruído antes disso. Mas tanto esse aspecto como o da "segurança" das redondezas não são os factores preponderantes para a mudança de local do aeroporto. E estou à vontade para falar pois moro mesmo ao lado.
Lisbonjet... não quis dizer que o aeroporto de lisboa não é seguro... apenas quis afirmar que se ocorrer algum acidente de aviação no aeroporto de lisboa existe um risco acrescido para a cidade, dada a localização do mesmo, numa zona de grande densidade urbana....

Por exemplo, o acidente de Agosto da Spanair em Madrid, se tivesse ocorrido em Lisboa, teria tido, de certeza, consequências mais graves, porque nas duas extremidades da pista temos áreas construídas e passam duas vias de grande movimento....
Trajno no está en línea  
Old January 17th, 2009, 04:52 PM   #100
Rui_P
Registered User

Rui_P's Avatar

Quote:
Originally Posted by Trajno View Post

Custa, por acaso com esse argumento custa muito mesmo a entender!

Em Espanha, conheço poucos Aeroportos que não fiquem na cidade, ou encostados (como a Portela), sendo esse um óptimo factor concorrencial, pois evita a perda de viagens longas e desnecessárias... Tempo... é dinheiro!

Em Madrid ninguém se limitou de construir 4 torres de 50 e tal andares... por ter o Aeroporto na cidade!

Claro que nem vou estar aqui com exemplos tipo EUA, onde a malha urbana envolve sempre os aeroportos, como tiveste a oportunidade de ver ainda esta semana com o acidente de NY.
Rui_P no está en línea  
Sponsored Links
Advertisement

Closed Thread

Thread Tools

Posting Rules