Coimbra | Nova travessia do Mondego - Page 7 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Centro > Projectos

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 28th, 2009, 10:06 PM   #121
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Likes (Received): 33

…a Mata do Choupal foi plantada sob ordens do Padre Estêvão Cabral no século XVIII…não é uma obra de Deus…é uma obra do homem…

…eu de vias não urbanas não tenho conhecimento para poder falar…pareceu-me, à época da construção dos viadutos, que estes entravam demasiadamente na cidade…

…fui um grande utente do choupal desde os meus 18 anos aos 45. Parece-me que o grande erro foi a construção de demasiadas vias e viadutos à sua volta, o que levou a piorar a sua acessibilidade. Hoje, ao Choupal só se vai de carro. Mas em boa verdade já quando eu tinha 18 anos era igual…

…o que eu penso ser fundamental é a criação de uma via pedonal e ciclovia que ligue o Choupal à Cruz de Celas, acompanhando a mancha verde de enquadramento, utilizando-a com percursos interiores, antes que algum vereador se lembre de a construir…

…o único problema que vejo é a introdução de mais ruído…mas também ainda não ouvi falar de medições actuais e perspectivas de futuro…

É a própria vida que tem de mudar…

Crónicas de Coimbra,…país profundo…
O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old March 1st, 2009, 06:42 AM   #122
Sesnando
Registered User

Likes (Received): 6

Por momentos, pensei que fosses dizer que a mata tinha sido plantada pelo teu tetra-avô, ou por uma prima afastada.

Quote:
Originally Posted by O Prof Godin View Post
…o que eu penso ser fundamental é a criação de uma via pedonal e ciclovia que ligue o Choupal à Cruz de Celas, acompanhando a mancha verde de enquadramento, utilizando-a com percursos interiores, antes que algum vereador se lembre de a construir…
Sem dúvida que sim, o movimento de defesa do Choupal falha em compreender que a nova ponte do IC2 poderá ser, na verdade, a grande oportunidade de re-integrar a mata na cidade, e devolvê-la aos cidadãos.

Last edited by Sesnando; March 1st, 2009 at 07:22 AM.
Sesnando no está en línea   Reply With Quote
Old March 19th, 2009, 06:27 PM   #123
maracujá
Registered User

Likes (Received): 35

Viva!

Este tópico tem andado parado nos últimos tempos.. http://www.plataformadochoupal.org/alternativas , há uma nova discussão no site da Plataforma do Choupal muito interessante. Checkem os textos a partir do 9º/10º comentário.
maracujá no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old March 20th, 2009, 10:30 AM   #124
NewTomorrow
BANNED

Likes (Received): 20

vosses deveriam amarrar-se com uma corda , para nao deixar fazer mais nada em coimbra , para preservar tudo
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old March 20th, 2009, 05:53 PM   #125
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Likes (Received): 4960

Chega de crimes no Choupal... porque não requalificar a ponte que lá está que obriga todos os comboios a travar a fundo?? Já parece a antiga ponte ferroviária do Porto...
Old March 21st, 2009, 05:37 AM   #126
Sesnando
Registered User

Quote:
Originally Posted by maracujá View Post
Viva!

Este tópico tem andado parado nos últimos tempos.. http://www.plataformadochoupal.org/alternativas , há uma nova discussão no site da Plataforma do Choupal muito interessante. Checkem os textos a partir do 9º/10º comentário.
Quase tudo o que os activistas dizem nesse fórum está correcto, o problema é que pouco ou nada tem a ver com a nova travessia do Mondego e, por conseguinte, nada daquilo deveria ser usado como argumentação, sob pena de considerarmos aqueles textos como um acto deturpador do real interesse em resolver um problema concreto.
Old March 22nd, 2009, 11:58 PM   #127
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1165

Não querendo estar a desfazer da opinião destas pessoas que se manifestam contra esta travessia, parece-me que seria melhor que juntassem estes esforços para que realmente algo fosse feito nessa zona do Choupal, afinal de contas parece-me (por umas fotos que o daniel322 postou há pouco tempo) que aquela zona está a precisar, isto sim, de uma boa revitalização/requalificação...
Old March 23rd, 2009, 06:49 AM   #128
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Likes (Received): 72

esta barulheira é só para aparecer... ninguém se interessa por aquilo... se realmente houvesse interesse, ou pelo menos inteligencia para tal, deveriam estar era a sugar ao máximo futuras compensações, para requalificar\ampliar a mata... para a requalificação do açude... enfim...
djou23 no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2009, 07:01 AM   #129
Sesnando
Registered User

Quote:
Originally Posted by djou23 View Post
deveriam estar era a sugar ao máximo futuras compensações, para requalificar\ampliar a mata... para a requalificação do açude... enfim...
As compensações aqui são outras, este movimento surge em pleno ano de eleições autárquicas, as listas ainda não estão feitas, e como tal esta gente tem de se dar a conhecer. É este o momento do ciclo político local em que eles, custe o que custar, têm de aparecer.

Last edited by Sesnando; March 29th, 2009 at 01:11 PM.
Old May 11th, 2009, 09:22 PM   #130
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Escrito por Andrea Trindade
Coimbra

Lixo em redor da mata
deu para encher 80 sacos

Plataforma do Choupal diz que a autarquia tem tratado a envolvente do Choupal como “traseiras da cidade”

A Plataforma do Choupal organizou ontem nova acção de sensibilização para a defesa da Mata do Choupal, desta vez chamando a atenção para a questão da limpeza. Ainda que com pouca adesão – eram cerca de meia centena os voluntários que limpavam a mata, logo pela manhã –, a operação permitiu retirar cerca de 80 sacos de lixo das áreas adjacentes da mata, nomeadamente dos estacionamentos, da margem do rio e da estrada junto ao canal de rega. Luís Sousa, porta-voz do movimento, revelou que, mais do que a mata em si, é a zona envolvente que carece de limpeza.
«Na margem do rio são sobretudo os lixos trazidos pelas águas, pelo que caberia às entidades gestoras da bacia hidrográfica aproveitar o açude para retirar periodicamente o lixo. Outra dimensão de lixo é a que existe na estrada que circunda o Choupal e que devia ser alvo de limpeza municipal, bastava ser uma vez por mês para isto estar num brinco», disse ao Diário de Coimbra, notando que muito do lixo retirado estava ali há bastante tempo.
Luís Sousa acrescentou ainda o facto deste ano a autarquia ter entendido «colocar o parque de desmontagem dos carros da queima das fitas junto à mata, que fez com que muitos papéis coloridos se tenham espalhado pela berma da estrada». O responsável da Plataforma conclui que «esta zona de fronteira do Choupal tem sido tratada como umas traseiras da cidade».
Além de utentes do espaço e membros do movimento cívico, os escoteiros deram uma ajuda preciosa na tarefa de limpeza. O Grupo 222 Adémia levou lobitos, exploradores juniores e seniores e ainda alguns familiares destes para encher uns quantos sacos de lixo. «Porque queremos o Choupal para toda a vida e não apenas para um dia», justificou Fernando Dias, chefe de grupo. Para os escoteiros, nem todo o lixo é trazido pelo rio: «é lamentável a falta de civismo de algumas pessoas que frequentam a mata e a falta de respeito pelo ambiente».
Evitar degradação
«De estratégias e planos para o Choupal fala-se há 25 anos, mas requalificar é também isto, cuidar no dia-a-dia, evitar a degradação», repararam Luís Sousa e Miguel Dias, da Plataforma do Choupal.
Recorde-se que o movimento cívico foi constituído para impedir que a Mata Nacional do Choupal em Coimbra «seja irremediavelmente afectada pela construção de um viaduto rodoviário com 40 metros de largura e que a atravessa numa extensão de 150 metros», mas também pretende concentrar-se «na qualificação física e cultural do Choupal e na resolução de outros (muitos) problemas».
Sobre o IC2, Luís Sousa disse ao Diário de Coimbra que continuarão a ser usados todos os argumentos para impedir a construção do viaduto sobre a mata. «Não precisamos desta travessia. Quando as políticas das cidades europeias vão no sentido de afastar os automóveis dos centros, em Coimbra insiste-se no contrário e com custos que ascendem aos 100 milhões de euros», sublinhou.
O viaduto do novo IC2 está previsto passar junto à ponte ferroviária que já atravessa o Choupal, exigindo o abate de árvores naquele local e depois, segundo Luís Sousa, com grande impacto pela emissão de gases, tráfego e ruído.

“Providência cautelar é
um caminho possível”
O movimento cívico da Plataforma do Choupal está à espera que, até ao final do mês de Maio, seja entregue a concessão rodoviária Auto-Estradas do Centro – o consórcio liderado pela Mota-Engil está em primeiro lugar no concurso – para depois poder, eventualmente, avançar com novas medidas de contestação ao viaduto sobre o Mondego, previsto no novo traçado do IC2. Luís Sousa recorda que a acção popular entregue no final de Março ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra, com o objectivo de impugnar a Declaração de Impacte Ambiental, «não tem um carácter suspensivo» deste processo. Ao contrário do que pode acontecer com uma providência cautelar. «É um caminho possível», referiu ontem o responsável, assegurando que a Plataforma está cada vez mais convencida de que tem a razão do seu lado.
djou23 no está en línea   Reply With Quote
Old May 11th, 2009, 09:59 PM   #131
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Likes (Received): 675

não era para dizer nada, mas aproveito a deixa para colocar aqui uma apreciação sobre este gesto..

acho muito nobre e de valor a iniciativa de limpar a mata do Choupal.. estou a ser sincero, é algo de aplaudir e de repetir..

a única razão pela qual critico é a seguinte: quantas vezes esse mesmo grupo se juntou para ir limpar a mata antes da polémica do viaduto?

ou seja, antes da limpeza da mata ser um acto mediático..
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2009, 02:07 AM   #132
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Likes (Received): 33

…o meu jardim também…

É a própria vida que tem de mudar…

Crónicas de Coimbra,…país profundo…
O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2009, 01:50 AM   #133
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Novo concurso altera viaduto no Choupal
Governo diz que atravessamento da mata vaiser "ainda mais marginal". Plataforma não se convence
2009-10-05
NÉSLON MORAIS
O Governo decidiu lançar, esta semana, um novo concurso da concessão das Auto-Estradas do Centro, admitindo "ligeiras alterações" de traçado que tornarão a travessia do Choupal, por viaduto, "mais marginal", adiantou a tutela.

A alteração do traçado do futuro IC2 é assumida após o Governo ter decidido anular o primeiro concurso público. Uma decisão que havia sido proposta pela empresa pública Estradas de Portugal, à beira das eleições legislativas, por razões que se prenderiam com o aumento brutal dos orçamentos apresentados pelos dois consórcios de construtoras que chegaram à final do concurso.

Quanto ao desvio do viaduto do IC2, fonte do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações explicou que não se trata de ceder aos protestos públicos contra o atravessamento da Mata Nacional do Choupal, que ganharam forma, nomeadamente, numa petição pública com mais de 10 mil assinaturas que seria reprovada pela maioria do Parlamento. A mudança de local é antes justificada, oficialmente, pelo futuro traçado do TGV previsto para a mesma zona.

De todo modo, o Ministério das Obras Públicas faz questão de sublinhar que a nova localização do viaduto será "ainda mais marginal ao centro do Choupal". Só não quantificou esse afastamento do miolo daquele pulmão da cidade Coimbra, porque, alegadamente, apenas será decidido em sede do projecto de execução.

Contactada pelo JN, o movimento cívico Plataforma do Choupal (PC), que se formou para combater a passagem da auto-estrada pela mata e pelo centro da cidade, não se mostra convencida com a promessa de alteração do traçado do viaduto.

"A questão mantém-se: vamos ter um aumento da carga rodoviária na vizinhança do Choupal, com trânsito que pode ser encaminhado por outros atravessamentos do Mondego existentes ou projectados, como é o caso do IC3 [que vai contornar a cidade a Nascente]", reagiu o porta-voz da PC, Luís Sousa.

Como a Plataforma tem uma acção judicial em curso, a contestar a validade da Declaração de Impacte Ambiental do projecto, pondera já avançar com uma providência cautelar, para suspender o novo concurso. "O Governo sabe que há uma acção judicial que pode perder", acentuou Luís Sousa. Este processo corre termos no Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra e fundamenta-se, entre outras coisas, no alegado desrespeito da Estradas de Portugal pelo Conselho de Ministros.

"O Estado concessionou a rede viária nacional à Estradas de Portugal, por um prazo de 99 anos, mas, no âmbito dessa concessão, fixou cláusulas que exigem, para possíveis subconcessões, autorização do Conselho de Ministros. E, na autorização dada para as Auto-Estradas do Centro, não foi considerado o troço entre o Almegue e Trouxemil", defendeu Luís Sousa, sobre o troço de sete quilómetros que integra, precisamente, o viaduto do Choupal.

JN
Old October 13th, 2009, 03:08 AM   #134
JPSM
Registered User

Likes (Received): 1

Apresento tambem aqui um extra....O choupal tornou se uma area mais "protegida" devido ao choupo, alguem me sabe dizer qual a ultima contagem de Choupos, quando foi realizada e quantos Choupos existem na realidade do Choupal?....eu gosto muito de poder andar no choupal de bicicleta nas ferias ao fim do dia, ou ao fim de semana, mas admito tambem, que ja ouvi uns comentarios engraçados como vamos proteger o choupal, por causa dos choupos, e eu ate, conheço alguma coisa de botanica, nem vejo assim muito choupo....eles ate podem la andar em grandes quantidades so devem e estar mais disfarçados....

Quanto a um comentario que aqui esta relativo a limpeza do mata do choupal, como tudo, todas as matas deveriam ter atitudes destas, limpeza da mata, do ponto de vista ambiental era porreiro, do ponto de vista da protecçao civil era uma grande ajuda contra os incendios, e do ponto de vista "social e cultural" de cada um era uma atitude que ficava bem...mas como a maioria dos portugueses, as atitudes so interessam quanto teem mediatismo...lembro me de ha uns anos participar nesse tipo de actividades com o IPJ e digamos que eramos 10 jovens e alguns monitores, a limpar a mata do choupal...acho que e escusado acrescentar mais alguma coisa....
JPSM no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2009, 11:15 AM   #135
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Likes (Received): 675

Quote:
Originally Posted by JPSM View Post
lembro me de ha uns anos participar nesse tipo de actividades com o IPJ e digamos que eramos 10 jovens e alguns monitores, a limpar a mata do choupal...
..então devo-te conhecer.. nem que seja de vista..
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2009, 12:37 PM   #136
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Likes (Received): 4960

Eu bem que me inscrevi numa acção dessas do IPJ e falei ao pessoal, mas ninguém ligou peva, ou seja... eles não a fizeram pois não tinham ninguém
Old October 16th, 2009, 06:08 PM   #137
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Coimbra
Plataforma do Choupal contra novo concurso para o IC2
13.10.2009 - 09h18 André Jegundo

O movimento Plataforma do Choupal, que se tem batido contra o traçado do novo Itinerário Complementar 2 (IC2) na Mata Nacional do Choupal, em Coimbra, vai apresentar um novo processo judicial. Desta vez, o objectivo é impedir a realização do novo concurso da Subconcessão Auto-Estradas do Centro, onde se inclui aquele troço contestado pelo movimento cívico.

Depois da acção onde pedem a impugnação da Declaração de Impacte Ambiental(DIA) que permitiu a obra, o movimento decidiu interpor uma providência cautelar com o objectivo de impedir a realização de um novo concurso até que o tribunal decida se a declaração ambiental é válida ou não.

A Estradas de Portugal anunciou, recentemente, o lançamento de um segundo concurso público internacional para a construção das Auto-estradas do Centro, depois de o primeiro ter sido anulado por causa dos grandes desvios registados entre os preços iniciais e as propostas finais apresentadas pelas empresas concorrentes. De acordo com a Estradas de Portugal, o novo concurso prevê agora um atravessamento mais marginal da Mata do Choupal, já que o do IC2 é desviado cerca de 30 a 40 metros do local inicialmente previsto.

No entanto, a Plataforma do Choupal considera que estas alterações são "irrelevantes" e defende que o novo concurso não deve avançar até o tribunal decidir sobre a validade da Declaração de Impacte Ambiental. "Os impactes ambientais serão diminuídos por esta suposta alteração? De modo algum!", pergunta e responde o movimento em comunicado. "Mais trinta metros menos trinta metros, [o traçado do IC2] mantém-se na área estudada pela avaliação de impacte ambiental", acrescenta a Plataforma do Choupal em comunicado.

Público
Old November 11th, 2009, 04:32 PM   #138
bru_nex
Registered User

bru_nex's Avatar

Likes (Received): 1

Eu não consigo perceber. Então estavam contra a passagem do IC2 junto à actual Ponte do Açude e agora ainda vai ser pior. No meu ver, a ideia do projecto inicial estava boa. Aquela zona não tem utilidade! Está suja... Qual é o mal de se fazer ali uma obra tão importante para esvaziar o trânsito da cidade? Por favor... Agora, auto-estrada a meio do Choupal é que não! Por favor...

Eu gostava de ver era os senhores da Plataforma a juntarem-se para pedir ao Governo que inclua no projecto da auto-estrada um plano de recuperação do Choupal. Isso sim, era de valor. Agora esta conversa toda por causa de uma coisa insignificante, não!

Faça-se pressão para a requalificação do Choupal e daqui a uns anos temos ponte nova, moderna e bonita e temos um Choupal verdadeiramente integrado na cidade, com boas acessibilidades, com iluminação decente, com ciclovias a liga-lo à Figueira e à praia fluvial, com zonas de lazer para estar com os amigos e com a família, com zonas seguras para se pescar e etc.
bru_nex no está en línea   Reply With Quote
Old November 12th, 2009, 07:27 PM   #139
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Likes (Received): 11

Renders?

Dizer que não existe alternativa é o contrário da Liberdade
Wolf2009 no está en línea   Reply With Quote
Old December 18th, 2009, 04:10 PM   #140
Viva_a_Historia
Registered User

Likes (Received): 133

Quote:
Originally Posted by Viva_a_Historia View Post
Hoje tive oportunidade de passar pelas obras da chamada "Variante Sul" do IC2 na zona do Almegue e pelo que me parece esta nova via vai entroncar na N341 em rotunda. Será que é mesmo para ser assim? As imagens do projecto que eu vi não tinham nenhuma rotunda.
Coloquei esta questão num outro thread mas ninguém me respondeu. Será que aquim neste thread me conseguem responder?
Viva_a_Historia no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
coimbra, mondego, ponte, rio mondego, santa clara

Thread Tools

Posting Rules