Johannesburg - A capital financeira da África - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Mundo Afora

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 170 votes, 4.73 average.
Old February 17th, 2009, 01:50 AM   #1
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Likes (Received): 28495

Johannesburg - A capital financeira da África

JOHANNESBURG é a maior cidade da África do Sul, mais importante centro financeiro do país e de toda a África. Situam-se em Johannesburg a maior estrutura (Hillbrow Tower, 269m), o maior arranha-céu (Carlton Centre, 223m) e o maior edifício residencial (Ponte City, 173m) da África. Sua região metropolitana sozinha gera 10% do PIB de toda a África.

Sempre lembrada pelo ouro e diamante, a cidade também é conhecida pelos seus extensos subúrbios verdes, que são considerados "a maior floresta urbana artificial do mundo", com 12 milhões de árvores, entre as quais estão os famosos jacarandás, trazidos do Brasil no início do século XX.

Johannesburg é servida por 4 aeroportos, sendo que o maior, o OR Tambo International movimentou, 19.440.000 de passageiros em 2007. Além disso, a cidade conta com uma extensa rede de freeways, incluindo um anel viário com 80 km de extensão. A N1, rodovia que liga a cidade à capital Pretoria (distante 70 km), possui em alguns pontos 6 pistas em cada direção. Por causa dessa enorme teia de freeways, Johannesburg é freqüentemente comparada a Los Angeles.

Johannesburg será sede do jogo final da Copa do Mundo de 2010, que acontecerá no Soccer City, com terá capacidade para 94.700 espectadores.

Alguns dados da cidade:

População (Estimativa 2007):
-Região Metropolitana (Witwatersrand): 7.151.447
-Johannesburg-Pretoria-Vaal Triangle (PWV): 11.243.888

Área: 1.645 km²

PIB (Estimativa 2008):
-Região Metropolitana: US$ 93 bilhões

Altitude: 1.753 m

Fundação: 1886

Composição Étnica (Censo 2001):
Brancos: 515.184 - 16,0%
----Afrikaners: 134.273 - 4,2%
----Ingleses: 366.565 - 11,4%

Coloureds: 206.249 - 6,4%
Indianos: 134.108 - 4,2%
Região Metropolitana:
Negros: 4.670.847 - 74,9%
Brancos: 1.097.172 - 17,6%
----Afrikaners: 468.265 - 7,5%
----Ingleses: 605.444 - 9,7%

Coloureds: 288.985 - 4,6%
Indianos: 180.612 - 2,9%

Clima:
Temperatura média anual: Max.22°C Min.10°C
Precipitação: 713 mm

Agora as fotos. Eu tive a oportunidade de conhecer a cidade (1 dia apenas), mas esqueci o carregador da máquina e fiquei sem fotos . Essas aí foram garimpadas na internet e no fórum sul-africano do SSC (agradeço principalmente o Pule e o Jakes):

Skyline e CBD
1.

2.

3.

4.

CBD visto do último andar do Carlton Centre (223m):
5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

Hillbrow
38.

39.

Hillbrow Tower
40.

41.

Ponte Tower
42.

43.

Ellis Park Stadium
44.

Agora alguns subúrbios de Johannesburg:

Dunkeld
45.

Killarney
46.

47.

48.

49.

50.

Rosebank
51.

52.

Neve em Johannesburg
53.

Mais skyline!
54.

55.

56.

57.

58.

Esse é meu primeiro thread com fotos. Espero que gostem!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----- MAIS FOTOS NAS PÁGINAS 7, 8, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 24, 25, 26, 27 e 28 -----
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Last edited by Yuri S Andrade; August 7th, 2010 at 05:49 AM.
Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old February 17th, 2009, 03:42 AM   #2
Leo10Rio
Registered User

Leo10Rio's Avatar

Likes (Received): 20185

Gostei do thread!!! Joanesburgo é realmente a potência da África!
A cidade global africana!

Também gostei bastante desses suburbios ricos de lá...
Leo10Rio no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2009, 04:06 AM   #3
EricoWilliams
Annoying ex-moderator

EricoWilliams's Avatar

Linda cidade, ainda vou pra lá!
Advertisement

Old February 17th, 2009, 04:10 AM   #4
Fernando_Brasil
Piu Forte, porra!

Fernando_Brasil's Avatar

Likes (Received): 134

Parece bem mais rica do que os números sugerem.Gostei bastante.Como diria o presidente,nem parece África.Aliás,como as grandes metrópoles sulafricanas são bonitas e bem cuidadas.Não tão somente Johannesburg,mas Cape Town,Durban e outras são de um esmero de dar inveja a muito país desenvolvido.E o mais interessante é que esse cuidado manteve-se mesmo com a queda do apartheid.Ou seja,não há justificativa higienista que responda o porquê de tamanho zelo nas cidades da África do Sul.
para colorir tuas pálidas faces, aurora.

Carlos Drummond de Andrade

Last edited by Fernando_Brasil; February 17th, 2009 at 04:16 AM.
Fernando_Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2009, 04:22 AM   #5
Enzo
Registered User

Likes (Received): 27274

Linda cidade, impressionante, gostei de ver!
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2009, 05:54 AM   #6
Rekarte
instagram: t.l.rekarte

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 49815

A cidade é mais agradavel ao nivel de ruas
n gosto muito de seus edificios(na Africa do Sul,prefiro Cape Town)
mais mesmo assim boas fotos,em uma delas da para perceber o que eu acho fantastico na Africa do Sul,que é as vias.
Rekarte no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2009, 05:11 PM   #7
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Obrigado a todos colegas pelos elogios!

É uma pena que o CBD de Johannesburg decaiu tanto após a mudança da regime. Todos os grandes hotéis, parte das sedes dos bancos e até mesmo a Bolsa de Valores deixaram o Centro e se realocaram nos subúrbios norte, mas especificamente em Sandton (20km ao norte do CBD).

Hillbrow (fotos 34 e seguintes), que abriga a Hillbrow Tower e o Ponte Tower é um símbolo dessa derrocada. Foi completamente abandonado pela população branca e hoje é um dos locais mais violentos da cidade (que é uma das mais violentas do mundo). Até a década de 70, era uma espécie de Greenwich Village ou de Soho, de Johannesburg. Denso, cheio de lofts, de pubs, era um local bem alternativo se contrapondo à conservadora e suburbana sociedade sul-africana.

Já os subúrbios norte, são absurdamente ricos. É uma pena que eu consegui poucas fotos, que além disso, não representam bem o lugar. Cheio de campos de golfe, clubes de campo (ao melhor estilo da upper class britânica), com uma arborização e ajardinamento fenomenais, além de gigantescas casas, na maior parte de bom gosto, ao contrário do que ocorre em parte dos subúrbios americanos. E não se trata apenas de uma região pequena. Os verdes e ricos subúrbios de Johannesburg, se estendem por cerca de 30 km ao norte do CBD e 40 km a leste, já na região do East Rand, onde está situada Benoni, cidade natal da atriz Charlize Theron.

Eduarqui liked this post

Last edited by Yuri S Andrade; July 15th, 2009 at 06:50 AM.
Old February 17th, 2009, 05:36 PM   #8
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 24115

Yuri,

Adorei o thread e adorei as fotos! Pergunto: todas as fotos são suas? QUando você esteve em Johannesburg?
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2009, 05:38 PM   #9
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
Originally Posted by Yuri S Andrade View Post

Hillbrow (fotos 34 e seguintes), que abriga a Hillbrow Tower e o Ponte Tower é um símbolo dessa derrocada. Foi completamente abandonado pela população branca e hoje é um dos locais mais violentos da cidade (que é uma das mais violentas do mundo). Até a década de 70, era uma espécie de Greenwich Village ou de Soho, de Johannesburg. Denso, cheio de lofts, de pubs, era um local bem alternativo se contrapondo à conservadora e suburbana sociedade sul-africana.
Andar pelo centro da cidade de Johannesburg é igual a passear pelo Centro do Rio e São Paulo? Ou não tem comparação e é realmente perigoso?
Old February 17th, 2009, 05:56 PM   #10
Sr. Mauá
Próxima Estação: Capuava

Sr. Mauá's Avatar

Likes (Received): 1125

Cidade Interessante. Gostei do que vi
Old February 17th, 2009, 06:07 PM   #11
Truta_RP
Registered User

Truta_RP's Avatar

Likes (Received): 9

Impressionante,se não falasse q era na africa eu num ia nem desconfia.
Se eu morasse na africa keria q fosse ai
Truta_RP no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2009, 06:09 PM   #12
gsouza
Registered User

gsouza's Avatar

Likes (Received): 2521

Quote:

Obrigado a todos colegas pelos elogios!

É uma pena que o CBD de Johannesburg decaiu tanto após a mudança da regime. Todos os grandes hotéis, parte das sedes dos bancos e até mesmo a Bolsa de Valores deixaram o Centro e se realocaram nos subúrbios norte, mas especificamente em Sandton (20km ao norte do CBD).

Já os subúrbios norte, são absudamente ricos. É uma pena que eu consegui pocuas fotos, que além disso, não representam bem o lugar. Cheio de campos de golfe, clubes de campo (ao melhor estilo da upper class britânica), com uma arborização e ajardinamento fenomenais, além de gigantescas casas, na maior parte de bom gosto, ao contrário do que ocorre em parte dos subúrbios americanos. E não se trata apenas de uma região pequena. Os verdes e ricos subúrbios de Johannesburg, se estendem por cerca de 30 km ao norte do CBD e 40 km a leste, já na região do East Rand, onde está situada Benoni, cidade natal da atriz Charlize Theron.
Éh... beira o primeiro mundo!

Engraçado é que a South Africa ainda tem uma das piores expectativas de vida do mundo graças a violência somada a extrema pobreza da população e a epidemia de Aids que atinge 21% da população do país.
https://www.cia.gov/library/publicat.../2066rank.html
https://www.cia.gov/library/publicat.../2155rank.html

Apesar dos problemas Johannesburgo é bem bonita sim.
gsouza no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2009, 06:12 PM   #13
gsouza
Registered User

gsouza's Avatar

Likes (Received): 2521

Quote:
Originally Posted by Osmar Carioca View Post
Andar pelo centro da cidade de Johannesburg é igual a passear pelo Centro do Rio e São Paulo? Ou não tem comparação e é realmente perigoso?
Quote:
Os númetos da Interpol mostram que, em 2002, África do Sul apresenta 114,8 assassinatos por 100000 habitantes, a mais alta do mundo e a taxa de homicídio - cerca de cinco vezes superior ao da segunda - maior país, o Brasil.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Crimina...81frica_do_Sul
gsouza no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2009, 06:25 PM   #14
dricobel
...

dricobel's Avatar

Likes (Received): 4313

Linda cidade! Quando se fala em Africa, logo se imagina pobreza, mais fiquei surpreso com que vi!

Parabéns, otimas fotos
dricobel no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2009, 06:48 PM   #15
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Quote:
Yuri,

Adorei o thread e adorei as fotos! Pergunto: todas as fotos são suas? QUando você esteve em Johannesburg?
Osmar, as fotos não são minhas. Eu estive em Johannesburg no final de fevereiro de 2008. No entanto esqueci meu carregador da máquina na Cidade do Cabo, então no photos...

Quote:
Olha, primeiramente, o centro de Johannesburg funciona (ou funcionava) como de uma cidade americana, e não brasileira, então é muito difícil de comparar.

Ainda temos que levar em conta o fato de sermos estrangeiros. Eu sei bem evitar os perigos de uma cidade como o Rio ou São Paulo, eu sei, quase que por instinto, quais ruas evitar, ou quais "tipos" devemos passar longe. Em um outro país, tudo é muito diferente. A estrutura urbana é diferente, bem como as "ameaças". Além disso, temos o componente racial.

Hoje, quase não se vê mais brancos (especialmente a pé) no centro de Johannesburg. Eu sou branco, descendente de portugueses e espanhóis. Assim, no meu caso, eu seria um alvo ainda mais evidente: além de ser branco, não sou um branco à la sul-africana: holandês, inglês, alemão. Assim seria o mesmo que andar com uma camiseta: "sou estrangeiro e estou perdido no centro de Johannesburg". No Brasil tudo isso é um grande absurdo, mas na África do Sul, sem exageros, até hoje, tudo é determinado pela raça que a pessoa pertence: aonde mora, a classe social, a língua que fala, etc.

O próprio dono do backpacker onde eu fiquei (branco de língua inglesa) me respondeu assim à minha pergunta sobre passear no CBD de Johannesburg: "você me aconselharia (como estrangeiro) a andar pelas ruas do centro de SP ou do Rio sem conhecer nada? Não há nada para se ver por lá, todos os hotéis foram embora e você seria o único branco nas ruas". Eu imediatamente, imaginando um gringo perdido pelo centro do Rio disse que não aconselharia. Então, combinei um preço com um taxista que passeou comigo por todas as ruas do centro, inclusive fui até o último andar (50º e alguma coisa) do Carlton Centre e pelos subúrbios da cidade.

Mas resumindo, eu senti mais tensão no centro de Jo'burg do que no centro do Rio, e especialmente no de SP.

Eduarqui liked this post
Old February 17th, 2009, 06:56 PM   #16
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Gsouza

Esses números são um pouco exagerados. O mais correto seria 38,6 homicídios para cada 100.000 habitantes (2007), contra 25,7 do Brasil (2006):

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of..._homicide_rate
Old February 17th, 2009, 07:07 PM   #17
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
Osmar, as fotos não são minhas. Eu estive em Johannesburg no final de fevereiro de 2008. No entanto esqueci meu carregador da máquina na Cidade do Cabo, então no photos...

Olha, primeiramente, o centro de Johannesburg funciona (ou funcionava) como de uma cidade americana, e não brasileira, então é muito difícil de comparar.

Ainda temos que levar em conta o fato de sermos estrangeiros. Eu sei bem evitar os perigos de uma cidade como o Rio ou São Paulo, eu sei, quase que por instinto, quais ruas evitar, ou quais "tipos" devemos passar longe. Em um outro país, tudo é muito diferente. A estrutura urbana é diferente, bem como as "ameaças". Além disso, temos o componente racial.

Hoje, quase não se vê mais brancos (especialmente a pé) no centro de Johannesburg. Eu sou branco, descendente de portugueses e espanhóis. Assim, no meu caso, eu seria um alvo ainda mais evidente: além de ser branco, não sou um branco à la sul-africana: holandês, inglês, alemão. Assim seria o mesmo que andar com uma camiseta: "sou estrangeiro e estou perdido no centro de Johannesburg". No Brasil tudo isso é um grande absurdo, mas na África do Sul, sem exageros, até hoje, tudo é determinado pela raça que a pessoa pertence: aonde mora, a classe social, a língua que fala, etc.

O próprio dono do backpacker onde eu fiquei (branco de língua inglesa) me respondeu assim à minha pergunta sobre passear no CBD de Johannesburg: "você me aconselharia (como estrangeiro) a andar pelas ruas do centro de SP ou do Rio sem conhecer nada? Não há nada para se ver por lá, todos os hotéis foram embora e você seria o único branco nas ruas". Eu imediatamente, imaginando um gringo perdido pelo centro do Rio disse que não aconselharia. Então, combinei um preço com um taxista que passeou comigo por todas as ruas do centro, inclusive fui até o último andar (50º e alguma coisa) do Carlton Centre e pelos subúrbios da cidade.

Mas resumindo, eu senti mais tensão no centro de Jo'burg do que no centro do Rio, e especialmente no de SP.
Yuri,

Como você dá uma mancada desta camarada! Esquecer um carregador da máquina fotográfica? Eu imagino a decepção que você teve quando se deu conta de que não poderia tirar fotos! Que pesadelo!

Obrigado pelas outras explicações!

PS - uma vez, há muito tempo atrás, eu sonhei que tinha viajado para a Europa e, lá chegando, havia constatado que tinha esquecido a máquina fotográfica no Rio. Lembro-me perfeitamente de ter acordado angustiado! Mas isto foi há muitos anos atrás! E foi só um sonho! Um sonho ruim! (sorrindo)
Old February 17th, 2009, 07:18 PM   #18
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Nem me fale... Eu peguei um microônibus de uma companhia de turismo que faz todo o trajeto Johannesburg-Cape Town. Eu estava batendo fotos no Jardim Botânico de Durban (que lembra muito o do Rio) quando a bateria acabou e eu realizei que tinha esquecido o carregador. Assim, fiquei com poucas fotos de Durban e nenhuma de Pretoria e Johannesburg.

A solução que eu encontrei foi buscar fotos na internet dos lugares em que eu estive. Por exemplo, na foto 5 temos uma vista do CBD vista do último andar do Carlton Centre, exatamente do mesmo ângulo onde eu tiraria uma foto.

Bom, mas pelo menos eu tenho mais de 1.000 fotos da Cidade do Cabo e da região dos vinhedos.
Old February 17th, 2009, 07:25 PM   #19
Enzo
Registered User

Likes (Received): 27274

Quote:

A solução que eu encontrei foi buscar fotos na internet dos lugares em que eu estive.
Yuri melhor voce dar credito a suas fotos logo, antes que a moderacao feche seu thread.
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2009, 07:35 PM   #20
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

[QUOTE=Yuri S Andrade;32439674
Bom, mas pelo menos eu tenho mais de 1.000 fotos da Cidade do Cabo e da região dos vinhedos.[/QUOTE]

Yuri,

VocÊ fez algum thread com fotos suas da Cidade do Cabo? Caso positivo, qual o endereço do thread?
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
áfrica do sul, johannesburg

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules