Brasil | Ônibus Rodoviários - Page 1121 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 205 votes, 4.98 average.
Old January 22nd, 2020, 05:50 PM   #22401
paulista1978
Registered User

Likes (Received): 5762

Quote:
Originally Posted by brunogoiania View Post
E o governo de são Paulo vai ter tremenda dificuldade de licitar esse serviço,a licitação no mato grosso se arrasta a anos alguns lotes ainda não foram licitados pelo que parece .

a ANTT liberando de vez o serviço,as linhas intermunicipais vão se tornar menos atraentes já que vai abrir várias brechas para as empresas interestaduais transportarem passageiros dentro dos estados .

Hoje isso só não acontece por que as empresas não gostam de tomar espaço das outras assim ,mais quando começar a aparecer empresas novas muita coisa pode acontecer.

Aqui em Goiânia por exemplo a Gontijo poderia vender o trecho Goiânia x catalão promocional na sessão Goiânia x monte Carmelo ,o passageiro desde antes e pronto não tem como impedir ,imagina um fiscal ou o motorista chegar para o passageiro e falar aqui vc não pode ficar sendo que lá é um ponto de parada da linha
A Roderotas e seus nomes-fantasia anteriores sempre venderam Goiania-Itumbiara nas linhas para SP, SJRP, etc.
paulista1978 no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old January 22nd, 2020, 05:54 PM   #22402
paulista1978
Registered User

Sempre teve secções estaduais em linhas federais em SP, como Votuporanga-SP na linha de Paranaíba, SP-Andradina na linha de Três Lagoas e Epitácio-SP na linha de Bataguassu. O caso mais emblemático é a SP x Poços de Caldas, que teve que virar SPx Aguas da Prata e Aguas da Prata x Poços, devido ás inúmeras secções da linha.
Old January 22nd, 2020, 08:19 PM   #22403
Olhaotrem
'66-'03-'13-'14

Olhaotrem's Avatar

Likes (Received): 25448

Quote:
Originally Posted by _Lucas_ View Post
Essa situação me lembrou um relato do jornalista Boris Feldman:

"Lembro-me de uma viagem noturna que meu filho fez há alguns anos, num ônibus da famosa Viação Cometa. Apesar da sofisticação, poltrona reclinável, número restrito de lugares, banheiro e outras comodidades, encontrou seu cinto emperrado. Reclamou com o motorista, que tentou mas não conseguiu repará-lo. Disse então que não viajaria sem o cinto e não poderia se acomodar numa outra poltrona, pois o ônibus estava lotado. Confusão formada, a maioria dos passageiros reclamava contra meu filho, já passava da hora de saírem da rodoviária e o motorista decidiu então, quase sob vaia, ir até à garagem da Cometa para o mecânico resolver o problema. Ao chegar, verificou-se, por qualquer motivo, que seria impossível o reparo naquele momento. Decidiu-se então, para desespero dos passageiros, trocar de ônibus. E tome mais meia-hora para abastecer o veículo-reserva, trocar todas as malas etc".

Este comentário foi direto ao ponto:

"A maioria dos passageiros reclamava contra seu filho, mas nenhum deles se prontificou a trocar de lugar já que entendia ser o uso do cinto algo desnecessário? Bastava que um deles o fizesse para que se desfizesse o 'inconveniente', não?"
Neste caso, é muita irresponsabilidade da Cometa em liberar o carro com o equipamento de segurança inoperante.

Lembrei de um quebra-pau no passado, onde os passageiros se recusaram a embarcar num JB 340 antigo da Gontijo.
O desaforo é a ausência do argumento.
Olhaotrem no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old January 23rd, 2020, 04:50 PM   #22404
rdish
Setas não me definem

Likes (Received): 1906

Notícia bomba: Deliberação 955/2019 foi "derrubada" pela justiça:

https://diariodotransporte.com.br/20...e-deliberacao/

Essa deliberação é a que proibia transferência de linhas e flexibilizava os critérios para operar linhas e mercados pela ANTT.

A decisão é provisória e cabe recurso. Porém, vale salientar que existe uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) movida pelas por um grupo de empresas de ônibus contra a ANTT, e que o ministro do STF Luiz Fux distribuiu pra decidir no plenário, sabe-se lá quando.

Essa liberação do mercado que a ANTT quer fazer incomoda mais as empresas do que o Buser. Muito mais.

Bom, isso explica a solicitação que a Garcia fez nesse mês pra operar a SP x Curitiba. Ela citou em sua ação que a Itapemirim tá falindo e que não possui condições de operar o trecho. Embora não tenha dito isso textualmente, a Garcia quer tirar a linha da Itapemirim. Isso não fazia sentido num cenário 'libera geral' da ANTT, mas como existe esse esforço em derrubar isso, a Garcia está apostando na manutenção do status quo.
Old January 23rd, 2020, 04:55 PM   #22405
VSP4264
Registered User

VSP4264's Avatar

Likes (Received): 1161

Ninguem vai responder sobre a existência de um ranking de frota e/ou paxs transportados por ano?
Old January 23rd, 2020, 05:43 PM   #22406
andken
Registered User

andken's Avatar

Likes (Received): 5090

Quote:
Originally Posted by VSP4264 View Post
Ninguem vai responder sobre a existência de um ranking de frota e/ou paxs transportados por ano?
Eu nunca vi esse ranking, e acho dificil de existir porque seria preciso cruzar dados entre agências e autarquias diferentes. Em especial por causa de coisas como linhas municipais e fretados.

Aliás, as agências, governos e mesmo concessionárias com capital aberto são bem c* com esse tipo de dado.

VSP4264 liked this post
andken no está en línea   Reply With Quote
Old January 23rd, 2020, 07:26 PM   #22407
paulista1978
Registered User

Quote:
Originally Posted by rdish View Post
Notícia bomba: Deliberação 955/2019 foi "derrubada" pela justiça:

https://diariodotransporte.com.br/20...e-deliberacao/

Essa deliberação é a que proibia transferência de linhas e flexibilizava os critérios para operar linhas e mercados pela ANTT.

A decisão é provisória e cabe recurso. Porém, vale salientar que existe uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) movida pelas por um grupo de empresas de ônibus contra a ANTT, e que o ministro do STF Luiz Fux distribuiu pra decidir no plenário, sabe-se lá quando.

Essa liberação do mercado que a ANTT quer fazer incomoda mais as empresas do que o Buser. Muito mais.

Bom, isso explica a solicitação que a Garcia fez nesse mês pra operar a SP x Curitiba. Ela citou em sua ação que a Itapemirim tá falindo e que não possui condições de operar o trecho. Embora não tenha dito isso textualmente, a Garcia quer tirar a linha da Itapemirim. Isso não fazia sentido num cenário 'libera geral' da ANTT, mas como existe esse esforço em derrubar isso, a Garcia está apostando na manutenção do status quo.
As empresas dinossauros é que ficariam mais incomodadas e apostam contra a flexibilização. Gontijo, Novo Horizonte por exemplo, não interessam ver novos entrantes em seus mercados.

andken, Luiz FS liked this post
Old January 23rd, 2020, 08:34 PM   #22408
WFR
Registered User

WFR's Avatar

Likes (Received): 3861

Natural ninguém gostar de concorrência. Porra, até eu gostaria que minha empresa fosse a única no setor

_Lucas_, Elton_Fsa liked this post
WFR no está en línea   Reply With Quote
Old January 23rd, 2020, 09:00 PM   #22409
paulista1978
Registered User

Mas a empresa precisa se expandir, vai ficar nos mesmos mercados até a eternidade? Veja a Catarinense, q esta explorando o Norte do Paraná e até fazendo SP x Rio. Catedral e grupo Jacob Barata crescendo tbm.
Old January 23rd, 2020, 10:04 PM   #22410
WFR
Registered User

WFR's Avatar

Quote:
Originally Posted by paulista1978 View Post
Mas a empresa precisa se expandir, vai ficar nos mesmos mercados até a eternidade? Veja a Catarinense, q esta explorando o Norte do Paraná e até fazendo SP x Rio. Catedral e grupo Jacob Barata crescendo tbm.
Eu concordo contigo.
Old January 23rd, 2020, 10:59 PM   #22411
rdish
Setas não me definem

Likes (Received): 1906

Quote:
Originally Posted by paulista1978 View Post
Porque pra crescer precisará concorrer com outras empresas. E concorrer significa diminuir as margens pra baixar os preços ou comprar os concorrentes. E isso eles não querem. Ninguém quer. Nem startup quer rsssss. Num cenário 'libera geral', não tem como se sustentar esse monte de empresas que operam linhas interestaduais.
Old January 23rd, 2020, 11:44 PM   #22412
paulista1978
Registered User

É aquele capitalismo com a maozinha amiga ddo Estado q só o Brasil tem. E da lhe liminares.
Old January 24th, 2020, 01:39 AM   #22413
Káio Augusto
OFF

Káio Augusto's Avatar

Likes (Received): 11152

O libera geral pro rodoviário seria interessante se acabar com os internos. Ouvi falar que aqui em MG por exemplo o "controle" é feito por arrecadação. "Pouco importa" se é interno ou não, havendo o recolhimento do imposto, tá tudo certo.

Já dizia o ditado: "TODA ARROGÂNCIA SERÁ, UM DIA, CASTIGADA".

Luiz FS liked this post
Káio Augusto no está en línea   Reply With Quote
Old January 24th, 2020, 04:09 PM   #22414
WFR
Registered User

WFR's Avatar

Quote:
Originally Posted by rdish View Post
Porque pra crescer precisará concorrer com outras empresas. E concorrer significa diminuir as margens pra baixar os preços ou comprar os concorrentes. E isso eles não querem. Ninguém quer. Nem startup quer rsssss. Num cenário 'libera geral', não tem como se sustentar esse monte de empresas que operam linhas interestaduais.
O "baixar margens" tem de vir junto com aumento da eficiência da empresa. O problema é que existem empresas arcaicas e só não fecham por operarem em mercado fechado.

Quote:
Originally Posted by Káio Augusto View Post
O libera geral pro rodoviário seria interessante se acabar com os internos. Ouvi falar que aqui em MG por exemplo o "controle" é feito por arrecadação. "Pouco importa" se é interno ou não, havendo o recolhimento do imposto, tá tudo certo.
O que seria esse interno?

_Lucas_ liked this post
WFR no está en línea   Reply With Quote
Old January 24th, 2020, 04:50 PM   #22415
Káio Augusto
OFF

Káio Augusto's Avatar

Likes (Received): 11152

Quote:
Originally Posted by WFR View Post
O "baixar margens" tem de vir junto com aumento da eficiência da empresa. O problema é que existem empresas arcaicas e só não fecham por operarem em mercado fechado.

O que seria esse interno?
Intermunicipal dentro do mesmo estado. BHZ x Araxá e cias ltdas.

Já dizia o ditado: "TODA ARROGÂNCIA SERÁ, UM DIA, CASTIGADA".
Káio Augusto no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2020, 12:16 AM   #22416
MLeandro
Registered User

MLeandro's Avatar

Likes (Received): 19998

Ontem eu passei pelo Tietê e vi o galpão que o Buser montou pra partida das suas linhas. Contei uns 5 ônibus estacionados.

Sinceramente, a Buser tem que ter preços muito competitivos pra ter demanda. Porque é muito difícil alguém deixar de embarcar dentro da rodoviária, com ligação direta com metrô, pra ir andando pra um estacionamento no meio da marginal
Old January 25th, 2020, 02:32 AM   #22417
Matheus Campos
Matheus Felipe C. Martins

Matheus Campos's Avatar

Likes (Received): 2019

Quote:
Originally Posted by MLeandro View Post
Ontem eu passei pelo Tietê e vi o galpão que o Buser montou pra partida das suas linhas. Contei uns 5 ônibus estacionados.

Sinceramente, a Buser tem que ter preços muito competitivos pra ter demanda. Porque é muito difícil alguém deixar de embarcar dentro da rodoviária, com ligação direta com metrô, pra ir andando pra um estacionamento no meio da marginal

A entrada de passageiros no estacionamento é localizada à Av. Cruzeiro do Sul, praticamente ao lado da entrada do Metrô e do Terminal Tietê. E não, não é difícil as pessoas embarcarem pela Buser nesse estacionamento. No YouTube tem alguns vídeos mostrando em várias ocasiões como o local está sempre lotado de passageiros.
Old January 25th, 2020, 02:36 AM   #22418
Marcos S. S.
Multimidia

Marcos S. S.'s Avatar

Likes (Received): 2267

Quote:

Não é de todo ruim, mas peca em não ter alguns bancos e tomadas. Foda que no inverno deve fazer um horror de frio. Embarquei em novembro num dia frio e já fiquei incomodado.
Marcos S. S. no está en línea   Reply With Quote
Old January 25th, 2020, 02:58 AM   #22419
MLeandro
Registered User

MLeandro's Avatar

Likes (Received): 19998

Acho difícil que a Buser faça isso algum dia, mesmo que seja uma sala vip improvisada num contêiner. Só quando a justiça deixar a empresa em paz é que vai dar pra sonhar com estruturas melhores que estacionamentos e postos de gasolina.

Quote:
Originally Posted by Matheus Campos View Post
A entrada de passageiros no estacionamento é localizada à Av. Cruzeiro do Sul, praticamente ao lado da entrada do Metrô e do Terminal Tietê. E não, não é difícil as pessoas embarcarem pela Buser nesse estacionamento. No YouTube tem alguns vídeos mostrando em várias ocasiões como o local está sempre lotado de passageiros.
Nobre, esquece vídeo de mochileiro de YouTube e pensa na realidade diária. Uma família com pai, mãe e criança, com duas malas médias, chegando de metrô no Tietê, só vai descer uma escadaria paralela e ir pra um estacionamento frio sem água, banheiro e tomada se o preço da passagem for muito menor que o da rodoviária. Fora que no dia que eu passei lá estava chovendo forte, o que torna a situação ainda mais dramática.

A situação que eu vi só fez confirmar a tese que eu já tinha: Buser é empresa de nicho, e tem um bom percentual do público rodoviário que ela nunca vai conseguir alcançar.
Old January 25th, 2020, 03:13 AM   #22420
Matheus Campos
Matheus Felipe C. Martins

Matheus Campos's Avatar

Likes (Received): 2019

Quote:

Acho difícil que a Buser faça isso algum dia, mesmo que seja uma sala vip improvisada num contêiner. Só quando a justiça deixar a empresa em paz é que vai dar pra sonhar com estruturas melhores que estacionamentos e postos de gasolina.

Nobre, esquece vídeo de mochileiro de YouTube e pensa na realidade diária. Uma família com pai, mãe e criança, com duas malas médias, chegando de metrô no Tietê, só vai descer uma escadaria paralela e ir pra um estacionamento frio sem água, banheiro e tomada se o preço da passagem for muito menor que o da rodoviária. Fora que no dia que eu passei lá estava chovendo forte, o que torna a situação ainda mais dramática.

A situação que eu vi só fez confirmar a tese que eu já tinha: Buser é empresa de nicho, e tem um bom percentual do público rodoviário que ela nunca vai conseguir alcançar.

Agora, tem uma coisa: sabe o por quê eu nunca utilizei a Buser? Porque as empresas que operam os principais destinos concorrentes da Buser estão fazendo promoções a rodo (pelo menos partindo aqui de BH)

- Rio de Janeiro: R$29,60 (Cometa)/R$49,90 Util
- São Paulo: R$47,00 (Gontijo)/R$40,50 (Cometa)
- Vitória: R$66,90 (Gontijo)
- Vila Velha: R$67,70

Apenas por esse motivo ainda não usei a Buser, porque preço por preço, as tradicionais estão dando seu recado e quem acaba ganhando somos nós, consumidores.

alexRF, Marcos S. S. liked this post
Matheus Campos no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
brasil, ônibus, transportes

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules