GIG/SBGL | Rio de Janeiro | Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim - Galeão - Page 931 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Aéreo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 390 votes, 4.91 average.
Old September 15th, 2019, 04:06 AM   #18601
rmedeiro4
Renato BHZ

rmedeiro4's Avatar

Likes (Received): 4323

Se SDU fosse dedicado exclusivamente a ponte Rio-SP, como já foi no passado, certamente o Galeão ganharia mais vida e movimentação.

E tudo é uma questão de adaptação. Hoje, depois de tantas idas e vindas até o aeroporto de CNF, morando em BH num bairro na região oeste (55 km, oposto ao aeroporto), acho a distância até normal. Qualquer coisa menor que este percurso é pertinho...

O crescimento da movimentação de SDU e alta concentração de voos em GRU, deixaram o GIG muito menor do que deveria ser (e já foi).

Old September 15th, 2019, 11:44 AM   #18602
rafaelestef
Registered User

Likes (Received): 51

Eu acho que as pessoas pensam que a aviação no Rio de Janeiro se resume aos moradores da Zona Sul/Centro e esquecem que todo o restante da cidade é mais fácil chegar no Galeão, isso sem contar toda a baixada Fluminense que como por exemplo Nova Iguaçu tem bastante gente com condições financeiras de viajar frequentemente tanto nacionalmente como internacionalmente.

Lógico não tem como deixar de lado a falta de um serviço público eficiente para chegar lá como um metro por exemplo, até tivemos a tentativa do BRT, mas infelizmente nosso povo e a política parecem que não estão preparados para isso.
Old September 15th, 2019, 12:43 PM   #18603
Westindiaman
Registered User

Westindiaman's Avatar

Likes (Received): 28

Quote:
Originally Posted by rafaelestef View Post
Isso é muito relativo.Falar que o acesso é muito ruim é muito exagero, é basicamente uma linha reta saindo da Zona Sul. Vários aeroportos do mundo são igualmente ou mais longe do centro que o Galeão.
Se tiver carro OK, mas sem carro é osso mesmo, tem ônibus que passa tres horas dando volta no fundão
Westindiaman no está en línea   Reply With Quote
Old September 15th, 2019, 01:04 PM   #18604
Brother_Carioca
Registered User

Likes (Received): 351

Acho ótimo quando alguns colegas ficam com este discurso de que o GIG é longe e o SDU é perto. Longe para quem? Perto para quem?

Obviamente deve ser quem pensa que o Rio se resume aos bairros "abracados pelo Cristo Redentor". Se isto fosse levado ao pé da letra somente zona sul e partes do centro seriam Rio de Janeiro. Acho esta coisa muito ridícula. Preconceituosa até. Nao moro no Rio (moro em Niterói), mas há um total desrespeito por moradores dd regioes "não abracadas pelo Cristo".

Se fosse assim bairros como a Barra da Tijuca seriam partes de outra cidade, pois a vista dos cartões postais clássicos da cidade sequer são vistos de lá....

Falta pensamento na coletividade como brilhantemente alguns escreveram aqui. Obviamente quem vive no miolo de Ipanema/Leblon/Copacabana e acha que o Rio é resumido a zona sul deve achar qye o SDU é mais perto.

Só que não. Mais perto significa ter.vias de acesso seguras, transporte de qualidade e rotas aéreas diversificadas. Isto sim conecta a cidade. Infelizmente o raciocínio SDU-GRU-Exterior favorece a queda de demanda no GIG e aí sim a cidade fica menos conectada.

Pediria algum morador distante de GRU pensar num alternativa para SP (capital). Imaginar se não seria bacana um aero perto da cidade (mais perto que GRU) a uma distância igual ao do GIG ao centro do Rio. Acho que todos iriam preferir a terem que se deslocar até Guarulhos....isto foi só uma provocação. Escrevo muito pouco no thread....mas agora resolvi colocar isto....

Mas aqui os moradores das ilhas de poder acham longe.

Francamente....
Old September 15th, 2019, 04:56 PM   #18605
rafaelestef
Registered User

Likes (Received): 51

Quote:
Originally Posted by Westindiaman View Post
Quote:
Originally Posted by rafaelestef View Post
Isso é muito relativo.Falar que o acesso é muito ruim é muito exagero, é basicamente uma linha reta saindo da Zona Sul. Vários aeroportos do mundo são igualmente ou mais longe do centro que o Galeão.
Se tiver carro OK, mas sem carro é osso mesmo, tem ônibus que passa tres horas dando volta no fundão
Como já falei e o Brother Carioca pontuou excelentemente.

Para a realidade de uns 5% da população talvez isso seja verdade, para a minha e do resto do Estado é muito mais fácil chegar no Galeão.

Eu moro a 34 km do Galeão e nem por isso acho longe ou um absurdo chegar nele, posso deixar meu carro tranquilamente lá e pagar apenas 15 reais a diária dependendo do tempo que eu vá ficar.

cwb_sjp liked this post
rafaelestef no está en línea   Reply With Quote
Old September 15th, 2019, 05:54 PM   #18606
CARIOCAemSSA
Registered User

CARIOCAemSSA's Avatar

Likes (Received): 34321

Eu já nem tenho mais paciência para rebater esse argumento de que o GIG é "longe". Vira ano e sai ano e sempre surge esse mesmo papo, como se o Rio de Janeiro e a sua Região Metropolitana se resumissem ao centro e Zona Sul. Fora que, ainda que usemos essa região da cidade como referencial, o GIG segue relativamente perto dela (ainda mais quando comparamos com a localização de outros aeroportos no país e no mundo).
Old September 15th, 2019, 08:06 PM   #18607
Brother_Carioca
Registered User

Likes (Received): 351

Quote:
Originally Posted by CARIOCAemSSA View Post
Eu já nem tenho mais paciência para rebater esse argumento de que o GIG é "longe". Vira ano e sai ano e sempre surge esse mesmo papo, como se o Rio de Janeiro e a sua Região Metropolitana se resumissem ao centro e Zona Sul. Fora que, ainda que usemos essa região da cidade como referencial, o GIG segue relativamente perto dela (ainda mais quando comparamos com a localização de outros aeroportos no país e no mundo).
Realmente....mas ainda terão pessoas que defenderão que o GIG é longe. Cansativo isto... .

Pq não gastam seus comentários sugerindo como o governo do Estado e prefeitura poderia melhorar o acesso ao aeroporto? Não...preferem ficar repetindo estw discurso de.perto..longe....chaaaaaaatooooooo..

Luiz Henrique - RJ, CARIOCAemSSA liked this post
Brother_Carioca está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 15th, 2019, 08:59 PM   #18608
Luiz Henrique - RJ
Registered User

Luiz Henrique - RJ's Avatar

Likes (Received): 2331

É isso que sempre venho postando aqui: o GIG só vai decolar de vez quando estas questões forem resolvidas (T1, transporte, renovação da Av. 20 de Janeiro, e lógico segurança).
Só de pensar que olhando pelo Google Maps tem um linha de trem pertinho dali, é [email protected]$%&.

Brother_Carioca liked this post
Luiz Henrique - RJ no está en línea   Reply With Quote
Old September 15th, 2019, 11:30 PM   #18609
VHACB
Registered User

Likes (Received): 866

GIG não é longe, mas seu acesso, principalmente de transporte público é péssimo.

O estacionamento do T1 está as moscas e poderiam muito bem fazer um terminal de ônibus, com partidas a cada 1h pra vários destinos da cidade... Depender do BRT Semi-Direto passando a cada meia hora e demorando mais de 1:30h pra chegar na Barra é complicado.

Não tenho dúvidas que as empresas de ônibus """topariam""" um projeto desses, o que existe hoje ainda é muito precário.

Westindiaman liked this post
VHACB no está en línea   Reply With Quote
Old September 16th, 2019, 02:34 PM   #18610
marcilio mathias
M MATHIAS

marcilio mathias's Avatar

Likes (Received): 209

GIG nao e tao longe! mas chegar no GIC nao e facil - aquele BRT e muito ruim

cwb_sjp liked this post
marcilio mathias no está en línea   Reply With Quote
Old September 16th, 2019, 03:34 PM   #18611
Campos79
Registered User

Likes (Received): 279

CNF não é tão longe, GIG menos ainda. Os dois necessitam de melhor sistema de transporte, integrado com o resto da Região Metropolitana.

Tanto para o Rio, quanto para BH é muito melhor (considerando a coletividade e não um cidadão isolado) que todas as operações comerciais se concentrem em um único aeroporto. A reabertura do SDU e a novela da PLU atrapalham em muito não só GIG e CNF, mas também e principalmente a grande BH e RIO.

Ambas as metrópoles poderiam ter malha aérea mais pujante e diversa.

Iturama liked this post
Campos79 no está en línea   Reply With Quote
Old September 16th, 2019, 03:48 PM   #18612
Jeanderson-Picapau
Registered User

Jeanderson-Picapau's Avatar

Likes (Received): 1700

Quote:
Originally Posted by CARIOCAemSSA View Post
Quando eu usei o GIG pela primeira vez (em 2017) eu sempre ouvia essa conversa que o aeroporto era longe, muito longe e fui com isso na cabeça. Chegando no Rio já me preparei para dormir no trajeto GIG- Copacabana... 30 minutos depois já havia chegado ao hotel e pensando comigo. Ué, mas não falavam comigo que era LONGE? Se torna mais perto que o aeroporto de Salvador para quem mora na Barra-Ondina-Vitória e Centro.
No regresso foi mais rápido ainda e estava chovendo, coisa de 25 minutos de Copa para GIG.
Outra coisa foi com relação a Barra da Tijuca, que sempre ouvia ser longe e contra-mão, super rápido, coisa de 20-25 minutos fora dos horários de pico. Existe um certo exagero com relação a essas distâncias que o povo fala por aqui.

Bolifilho, cwb_sjp, Brother_Carioca liked this post
Jeanderson-Picapau no está en línea   Reply With Quote
Old September 16th, 2019, 04:18 PM   #18613
Geovanne Angelo
Registered User

Geovanne Angelo's Avatar

Likes (Received): 3105

Quote:
Originally Posted by muckie View Post
Hoje já existe vôo de Jpga - Campo de Marte pela Flap... mas essa notícia é importante pq abre caminho para jatos maiores no futuro na 1a ligação Barra - Congonhas.
Seria péssimo pr o GIG. Já ñ basta a concorrência com o SDU? Mais um aeroporto concorrendo com o aero internacional na cidade do Rio só atrasaria a consolidação de uma forte e diversificada malha aérea na capital fluminense.

Last edited by Geovanne Angelo; September 16th, 2019 at 04:27 PM.
Geovanne Angelo no está en línea   Reply With Quote
Old September 16th, 2019, 05:58 PM   #18614
muckie
Registered User

muckie's Avatar

Likes (Received): 5120

Seria ótimo para a cidade do RJ... A Barra é o segundo maior polo comercial e de serviços do estado. Não iria competir com GIG com seus poucos vôos diários, em jatos pequenos e com valores bem maiores.
muckie no está en línea   Reply With Quote
Old September 16th, 2019, 06:32 PM   #18615
Campos79
Registered User

Likes (Received): 279

Seria péssimo não só para o GIG, mas para todos do Estado do Rio de Janeiro. A perda de conectividade leva ao desmanche das rotas. O conforto de poucos não pode atrapalhar o bem de todos. O Aeroporto de Jacarepaguá é para o uso executivo.
Campos79 no está en línea   Reply With Quote
Old September 16th, 2019, 06:56 PM   #18616
icaroav
Registered User

icaroav's Avatar

Likes (Received): 542

Mas gente se o mercado quer fazer Jpga - Campo de Marte?? Deixem o mercado em paz.

O Galeão foi construído nos governos militares que pensaram que GIG seria a porta de entrada e de saída do país. Ou seja pensaram em um movimento beeem mais expressivo e não foi o que aconteceu.

O Estado brasileiro fez uma analise técnica discrepante sobre a concepção do GIG. Agora ficar de muxoxo por cada novo voo em outros aeroportos é o cumulo do fetiche aeroportuário.

Edson Fukumoto, J Simpson Br liked this post
icaroav está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 16th, 2019, 07:20 PM   #18617
muckie
Registered User

muckie's Avatar

Likes (Received): 5120

Seu comentário de que foi super dimensionado não faz sentido pq o terminal ficou 2 décadas saturado... passou a ficar subaproveitado com a construção do T2 nos anos 90, acentuado com a crise da época na cidade... época em que SP assumia tb a liderança financeira e institucional, não só produtiva que já tinha

Mas o GIG tb é uma porta de entrada, é segundo aero com mais vôos internacionais do país.

O que ocorre é que tem perdido conectividade doméstica... mas aos poucos está reajustando novamente... o internacional só cresce.

A decisão por Jcpg é por localização, não por preferência... A Barra é uma cidade a parte - gigante, separada por um maciço, acho que o bairro que mais emprega no país... nenhuma outra cidade no Brasil tem um bairro com essa característica. O aero fica muito longe do centro (40 km em linha reta) ...
A meu ver é mais para o corporativo de elite... não tem como competir com a infra e oferta de serviços em GIG. Btw, para o público da Barra, GIG é mais próxima e e o acesso menos congestionado dq SDU.

Brother_Carioca, Chris00, Bolifilho liked this post

Last edited by muckie; September 17th, 2019 at 08:54 PM.
muckie no está en línea   Reply With Quote
Old September 16th, 2019, 11:17 PM   #18618
malegi
Registered User

malegi's Avatar

Likes (Received): 5981

O GIG ficou superdimensionado quando, nos anos 90, optaram por construir seu T2, que ficou anos as moscas, em lugar de construir o T3 em GRU, que já era mais necessário na época.
Old September 16th, 2019, 11:19 PM   #18619
malegi
Registered User

malegi's Avatar

Likes (Received): 5981

Quote:
Originally Posted by rmedeiro4 View Post
Se SDU fosse dedicado exclusivamente a ponte Rio-SP, como já foi no passado, certamente o Galeão ganharia mais vida e movimentação.

E tudo é uma questão de adaptação. Hoje, depois de tantas idas e vindas até o aeroporto de CNF, morando em BH num bairro na região oeste (55 km, oposto ao aeroporto), acho a distância até normal. Qualquer coisa menor que este percurso é pertinho...

O crescimento da movimentação de SDU e alta concentração de voos em GRU, deixaram o GIG muito menor do que deveria ser (e já foi).
Não tem demanda pra deixar o SDU exclusivo pra ponte aérea. Já existem dezenas de voos para CGH e muitos com taxa de ocupação baixa (claro, a tarifa é alta, o que compensa), mas não faz sentido "forçar" a retirada de outros voos que tem demanda (BSB, CNF, etc).

Guilherme 08 liked this post
malegi está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 16th, 2019, 11:24 PM   #18620
Compton_
From Siará

Compton_'s Avatar

Likes (Received): 816

Quote:
Originally Posted by Campos79 View Post
CNF não é tão longe, GIG menos ainda. Os dois necessitam de melhor sistema de transporte, integrado com o resto da Região Metropolitana.

Tanto para o Rio, quanto para BH é muito melhor (considerando a coletividade e não um cidadão isolado) que todas as operações comerciais se concentrem em um único aeroporto. A reabertura do SDU e a novela da PLU atrapalham em muito não só GIG e CNF, mas também e principalmente a grande BH e RIO.

Ambas as metrópoles poderiam ter malha aérea mais pujante e diversa.
Quem acha o GIG longe não imagina o que é o deslocamento do aeroporto de São Gonçalo do Amarante para Natal. É simplesmente absurdo o aeroporto naquela localização sem opção alguma de transporte coletivo expresso pros passageiros se deslocarem para Natal.
Advertisement

Reply

Tags
airport, renovation, rio de janeiro

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules