Guararema (SP) - ''Visite, conheça e ame'' - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil

Brasil » Brasil Geral | Centro - Oeste | Nordeste | Norte | Sudeste | Sul | São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old September 2nd, 2019, 01:42 AM   #1
Renato Hugo
Registered User

Renato Hugo's Avatar

Likes (Received): 348

Guararema (SP) - ''Visite, conheça e ame''

Letreiro Guararema
by Renato Hugo de Sousa, no Flickr

Sejam Bem-Vindos a Guararema

Olá Pessoal!

Vou mostrar a vocês um pouco do meu passeio nessa pérola da Região Metropolitana de São Paulo.

Tenho um ''projeto pessoal'' que é conhecer as cidades turisticas próximas a cidade de São Paulo utilizando apenas transporte público (quando possivel).
Já estive em Santos, a Vila de Paranapiacaba, Pirapora do Bom Jesus, Stna de Parnaíba e Jundiaí. E agora lhes apresento a simpática Guararema.

O Percurso foi o seguinte:

- Estação Quitaúna (CPTM) até a Estação Palmeiras-Barra Funda;
- Palmeiras-Barra Funda (METRO) até Corinthians-Itaquera;
- Corithians-Itaquera embarquei no trem da CPTM com destino a Estação Estudantes (Mogi das Cruzes).

- Chegando em Mogi das Cruzes, embarquei na Rodoviária em um ônibus com destino a Jacareí e desembarquei na rodoviária de Guararema.

Trajeto durou em torno de 2h30 e pelo Google Earth de Osasco até a Rodoviária de Guararema percorri 92,46km.

Guararema é uma cidade na região Leste da Grande São Paulo e tem como municípios proximos Mogi das Cruzes, Jacareí e Arujá.
Possui uma população de cerca de 29.451hab. (IBGE 2018).

A cidade possui duas áreas mais turisticas. A Central e a chamada Luiz Alves.

Região Central

Rio Paraíba do Sul

Rio Paraíba do Sul

Panorâmica do Rio Paraiba do Sul nas proximidades da área central

Panorâmica Paraiba do Sul

Igreja Matriz de São Benedito

Matriz São Benedito

Centro Artesanal Dona Nenê

Centro Artesanal

Recanto do Américo
Cartão Postal da Cidade, é um trecho da orla do Rio Paraiba do sul urbanizada, com quiosques, lanchonete, banheiro publico e pode ser feita a visitação em uma
pequena ilha no rio, que não visitei pois esta fechada pra reformas.

Recanto do Américo

Recanto do Américo

Recanto do Américo

Ilha Grande - Nucleo de Educação Ambiental

A ilha é um dos principais atrativos da cidade para a contemplação da fauna e flora. A população utiliza o espaço além da contemplação da natureza, para fazer atividades fisicas. Eu presenciei muitos, muitos esquilos pela ilha e um casal se preparando para fazer um book, provavelmente ''Pré Wedding''.

Ilha Grande

Acesso a ilha

Ilha Grande

Caminhos da Ilha

Ilha Grande

Ilha Grande

Fonte Rio Paraiba do Sul
Uma homenagem da cidade ao rio que é tão importante e que percorre nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Esta escultura está bem na frente do acesso a Ilha Grande

Fonte Rio Paraiba do Sul

Estação Guararema
Utilizada de 1876 até a decada de 1970, foi tombada pelo municiopio e hoje é realizado o embarque e desembarque do trem turistico.

Estação Guararema

Pontilhão
De origem belga, feito em Aço e montado pelos ingleses. Inaugurado em 1910.

Pontilhão

Saindo um pouco da região central, fui para a Igreja Nossa Senhora da Escada...

Igreja Nossa Senhora da Escada
Construida pelos indios sob a orientação dos jesuitas, em 1652. Abriga a unica imagem de São Longuinho do Brasil.

Igreja Nossa Senhora da Escada

Interior da Igreja

Presbitério

Imagem de São Longuinho

São Longuinho

Luiz Carlos

A Estação Luiz Carlos foi inaugurada em 1914 e tem esse nome em homegagem a Luiz Carlos da Fonseca Monteiro de Barros (1880-1932).
Luiz era chefe do 2º Distrito de Trafego da Central do Brasil e foi ele quem autorizou a construção da Estação.

Estação Luíz Carlos

As casas que rodeiam a Estação começaram a ser contruidas na década de 20. A prefeitura tombou 20 fachadas e se tornou uma vila cinematográfica, otima para um almoço em familia, um passeio de casal ou simplesmente como eu, um visitante sozinho mas com muita vontade de conhecer um pouco mais da cultura e arquitetura do lugar em que vivo.

Luiz Carlos 7

Pátio dos Imigrantes e Estação

Patio dos Imigrantes by Renato Hugo de Sousa, no Flickr

Patio dos Imigrantes

Pátio José de Souza

Ao fundo do patio, encontra-se a Igreja de São Louenço, de 1906.
Existe uma festa em homenagem ao santo espanhol no dia 10 de agosto.

Patio José de Souza

Luiz Carlos 5

Luiz Carlos 6

Luiz Carlos 3

Maria Fumaça

Por um trajeto de 7km, a Maria Fumaça 353 é de 1962 e é conhecida como ''Velha Senhora''. A composição é formada ainda por 3 carros de passageiros da década de 30, e comporta ao todo 142 passageiros.

Maria Fumaça

No tempo que fiquei na vila, existia uma equipe de filmagens gravando algum tipo de filme/comercial. Estava também sendo realizado um encontro de Jeepeiros Renegade.

A Vila não tem sinal de celular, para chegar pedi um Uber da Igreja Nossa Senhora da Escada (uns R$15,00) e pra voltar, tive que utiliza o Wi-Fi do restaurante que almoçei.

Mirante

O Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino é um espaço de contemplação e lazer. Nele é possivel ter uma visão da área urbana da cidade e ainda brincar nos jatos d'agua ou se refrescar na cervejaria instalada ali.

Presenciei uma cena que provavelmente é comum: Um ônibus municipal chegou e desceu pelo menos umas 20 pessoas. Todas elas foram se refrescar nos jatos d'agua, já que fazia 31ºC. Achei interessante que eram pessoas de todas as idades. Crianças, adolescentes e idosos. Todos se refrescaram e não foi de uma maneira bagunçada. Eles se divertiram sem incomoda os turistas e moradores que ali estavam.
Isso me fez refletir que por muitas vezes, os Arquitetos evitam colocar isso em seus projetos com receio de que a população não ''saiba usar'' este espaço.

Mirante

Vista Parcial do Centro

Parcial Centro

Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino

Panorâmica

Guararema

O que me surpreendeu foi a qualidade na manutenção dos espaços públicos. Na região central, existem banheiros publicos, lixeiras, acessibilidade em todos os locais, sinalização horizontal e vertical.

Ficou faltando outros pontos turisticos como o Parque Minicipal da Pedra Montada e a Cachoeira do Putim, mas nao seria possivel já que não estava de carro.

Na época de natal, a cidade fica completamente enfeitada e já se tornou passeio obrigatório na época de natal.

Espero que gostem e que visitem Guararema.
Renato Hugo no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old September 2nd, 2019, 01:54 AM   #2
lorrampaiva
#pas

lorrampaiva's Avatar

Likes (Received): 7510

Essa cidadezinha é embasbacante. Já dei uma "espiada" no GSV e fiquei impressionado com o nível de zelo encontrado lá.

E o mais curioso é que ela fica na janela da maior metrópole do país.

Parabéns pelo trabalho!

Renato Hugo liked this post
lorrampaiva no está en línea   Reply With Quote
Old September 2nd, 2019, 02:21 PM   #3
Rio atrato
Registered User

Rio atrato's Avatar

Likes (Received): 85579

Bela surpresa, fiquei encantado com a vila ferroviária.

Parabéns pelo thread, ótimas fotos!

Rio atrato no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old September 2nd, 2019, 07:07 PM   #4
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 22506

Tá muito bonitinha Guararema. Um bom programa de fds. Parabéns pelo thread.

CLUB ATHLETICO PARANAENSE

Ice Climber está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 2nd, 2019, 08:14 PM   #5
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 4171

A cidade tem umas construções lindas.

Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old September 2nd, 2019, 08:34 PM   #6
kikoeduardo
Registered User

kikoeduardo's Avatar

Likes (Received): 11153

Show de bola, não conhecia o mirante...

Visitei a cidade 5 anos atrás e continua bem arrumadinha

Parabéns pelas fotos

kikoeduardo no está en línea   Reply With Quote
Old September 3rd, 2019, 12:47 PM   #7
Jean Carlos Boniatti
White Duck City

Jean Carlos Boniatti's Avatar

Likes (Received): 804

Que cidade linda. Parabéns pelo thread.

Jean Carlos Boniatti no está en línea   Reply With Quote
Old September 3rd, 2019, 07:38 PM   #8
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Likes (Received): 12528

Guararema é uma graça mesmo...

Adorei andar de Maria Fumaça e a cidade é muito agradável. Tomar sorvete e passear pelas ilhas do Paraíba é um programa muito familiar..rs

Gostei da tua ideia, Renato, de visitar as cidades próximas utilizando o transporte público. Quero ver mais!!

As fotos estão ótimas!

Muito obrigada por compartilhar com a gente...

bjks

Déa_ no está en línea   Reply With Quote
Old September 4th, 2019, 04:03 PM   #9
Renato Hugo
Registered User

Renato Hugo's Avatar

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Guararema é uma graça mesmo...

Adorei andar de Maria Fumaça e a cidade é muito agradável. Tomar sorvete e passear pelas ilhas do Paraíba é um programa muito familiar..rs

Gostei da tua ideia, Renato, de visitar as cidades próximas utilizando o transporte público. Quero ver mais!!

As fotos estão ótimas!

Muito obrigada por compartilhar com a gente...

bjks

Eu não fiz o passeio de Maria Fumaça porque como estava sozinho, achei que seria melhor fazer acompanhado, então fiz o trajeto de Uber (uns R$15,00 ida e +R$15,00 pra volta até o centro).

Breve eu monto outro Thread com outras cidades, é que as fotos que tirei dos outros passeios que fiz não estão tão boas assim pra se montar um thread rs.

=)

Déa_ liked this post
Old September 4th, 2019, 11:09 PM   #10
Evandro
Indústria da Multa S.A.

Evandro's Avatar

Likes (Received): 4268

Belo registro daqui da cidade vizinha (moro em Mogi das Cruzes ).

Guararema pra mim é de longe a melhor cidade turística dentro da RMSP (supera de longe Santana de Parnaíba, Embu e Pirapora) e uma das melhores do estado. Super bem cuidada e segura.

Só não entendi o motivo que te levou a pegar metrô no meio do caminho ao invés de fazer o trajeto ferroviário mais intuitivo e prático (Linha 8 até Barra Funda; Linha 7 entre Barra Funda e Luz e Linha 11 entre Luz e Estudantes). Você foi pra lá num domingo?

De resto, coragem pra encarar um ônibus de Mogi até lá (procuro evitar ao máximo esse modal). Guararema, por ser uma cidade pequena com diversas atrações que ficam fora do centro, é uma cidade que se aproveita muito melhor caso tenha um carro. Abraços!

Evandro no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2019, 02:59 AM   #11
Renato Hugo
Registered User

Renato Hugo's Avatar

Quote:
Originally Posted by Evandro View Post
Belo registro daqui da cidade vizinha (moro em Mogi das Cruzes ).

Guararema pra mim é de longe a melhor cidade turística dentro da RMSP (supera de longe Santana de Parnaíba, Embu e Pirapora) e uma das melhores do estado. Super bem cuidada e segura.

Só não entendi o motivo que te levou a pegar metrô no meio do caminho ao invés de fazer o trajeto ferroviário mais intuitivo e prático (Linha 8 até Barra Funda; Linha 7 entre Barra Funda e Luz e Linha 11 entre Luz e Estudantes). Você foi pra lá num domingo?

De resto, coragem pra encarar um ônibus de Mogi até lá (procuro evitar ao máximo esse modal). Guararema, por ser uma cidade pequena com diversas atrações que ficam fora do centro, é uma cidade que se aproveita muito melhor caso tenha um carro. Abraços!

Então, eu tinha esquecido que a Linha 11 iria direto da Luz até Estudantes.(Na minha cabeça eu desceria em Guaianazes pra pegar outro). Acabei fazendo mais baldiações atoa e gastando mais também, já que em Itaquera tive que pagar pra entrar na CPTM. Na volta, voltei direto até a Luz.

Eu fui neste ultimo sábado, dia 31/08. Acabei fazendo 3 corridas de Uber lá:
- Estação Guararema até a Igreja Nossa Senhora da Escada;
- Igreja Nossa Senhora da Escada até Luiz Carlos;
- Luiz Carlos até o Mirante.
O resto do trajeto, todo andando num calor de 31ºC rs.

Mogi das Cruzes me surpreendeu muito pelo o que vi. Sabia que era muito grande e desenvolvida mas nunca tinha despertado meu interesse.

Evandro liked this post
Old September 9th, 2019, 03:24 AM   #12
Rekarte
instagram: t.l.rekarte

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 51636

Nunca tinha ouvido falar nessa cidade, nem parece estar na RM de São Paulo

Rekarte no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2019, 03:35 AM   #13
Ale Oliveira
Alexandre

Ale Oliveira's Avatar

Likes (Received): 7492

Cidade aconchegante!

Meus Threads

Ale Oliveira no está en línea   Reply With Quote
Old September 28th, 2019, 11:31 AM   #14
star.scream
BANNED

Likes (Received): 69

Lindos registros!
star.scream no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2019, 02:49 AM   #15
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 3838

Parabéns por registrar tão bem Guararema. É sem dúvida a cidade mais bem cuidada de nossa região (o município recebe um bela grana dos royalties da Petrobras, que possui na cidade um centro de armazenamento e bombeamento de um oleoduto). Durante os meses de dezembro e janeiro a cidade é totalmente enfeitada pelo "Natal Luz" (ou coisa do tipo), que faz a cidade ser invadida por turistas, especialmente do Vale do Paraíba e daqui do Alto Tietê para verem os suas praças, ruas, igrejas e monumentos enfeitados com luzes e materiais reciclados (a cidade trava de tanta gente). Imóveis área central da cidade são caríssimos (além das casas, há chácaras monumentais às margens do Rio Paraíba, algumas das quais já tive o prazer de conhecer).

A Freguesia da Escada concentra um bom número de bares e restaurantes sofisticados.

Já a Vila de Luis Carlos é um charme à parte. Frequentei muito ela antes da restauração, quando era um bairro esquecido a meio do caminho entre Guararema e Sabaúna (distrito rural daqui de Mogi das Cruzes). Dizem que a reforma veio depois que um empresário daqui de Mogi (após vender sua rede de laboratórios) investiu uma grana pesada para comprar a quase totalidade dos imóveis e transformar completamente a vocação da Vila. Sempre há eventos gastronômicos e culturais que atraem muita gente. Fui nos dois últimos pré-carnavais e a Vila também fica abarrotada de gente. A banda que anima o Carnaval (Visconde Matutóia) chega de trem vindo de Guararema. A locomotiva à vapor que faz o trajeto é a maior do gênero em operação no país.
caco no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2019, 03:11 AM   #16
Bodyjammer
Registered User

Likes (Received): 119

Com certeza, Guararema é a mais limpa, a mais organizada, mais segura e a mais turística cidade da grande São Paulo, aliás embora faça parte da região metropolitana de São Paulo, poderia fazer parte da região metropolitana do Vale do Paraíba junto de Jacareí, São José dos Campos... Frequento desde 2006, por ocasião do condomínio Alpes de Guararema e a cidade sempre foi muito agradável. Talvez os moradores tenham outra percepção no quesito saúde por que não dispõe de um hospital de porte e também quanto aos serviços públicos, mas para turistas a cidade é muito bonita. Recomendo!
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules