Brasil | Ônibus Rodoviários - Page 1101 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 205 votes, 4.98 average.
Old December 6th, 2019, 01:39 AM   #22001
ericbreno
Non dvcor, dvco

ericbreno's Avatar

Likes (Received): 5085

Quote:
Originally Posted by paulista1978 View Post
E onde vc observa que estou criticando o fim da linha? To falando justamente o contrario, que de SP pra baixo a linha era "traço". Fazendo isso, Poderá reforçar a SP x Sobral e a SP x Fortaleza, que é onde está o grosso dos passageiros, incluindo suas secções.
Não falei de você, inclusive eu corroborei seu ponto que também não acredita no fim da linha por conta do ID Jovem.

"A experiência faz pela alma o que a educação faz pela mente".
Blog pessoal - myFlightRadar

paulista1978 liked this post
ericbreno no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old December 6th, 2019, 01:50 PM   #22002
rdish
Setas não me definem

Likes (Received): 1883

Já que sextou, e o mercado rodoviário interestadual está prestes a se movimentar bastante, sugiro uma pauta: Qual linha interestadual você gostaria que fosse criada, e que na sua opinião teria viabilidade e demanda quando a tivesse? Se fala muito que a abertura de mercado acarretará em fim de várias ligações devido a viabilidade da operação (o que é verdade) mas também pode possibilitar a criação de novas.

Vamos lá, começo por uma linha da minha terra. Hoje o Vale do Aço é ligado ao Espírito Santo por duas linhas, Timóteo x Vitória e Ipatinga x Guarapari, operadas pela Gontijo. Além claro do trem da EFVM (quem não conhece recomendo o passeio). Porém enxergo demanda maior para essa viagem em horário noturno (as atuais linhas saem a noite também). e esse é um destino muito procurado pelo pessoal da minha terra. Penso que haveria viabilidade para uma linha Timóteo x Vitória via Gov. Valadares. Seria uma rota 50km maior, passando por Valadares, Resplendor, Aimorés e Colatina, mas é BEM MENOS movimentada, com menos curvas e montanhas, o que faz o tempo total de viagem ser menor. A Águia Branca opera Valadares x Vitória, e poderia esticar um horário diário pra Timóteo, e se bobear poderia solicitar ao DEER/MG que a atual linha Ipatinga/Aimorés virasse seção dessa linha ANTT (agora é possível oficializar isso) além de outras seções que poderiam ser criadas. Alternativamente a Gontijo poderia usar essa rota, criando a linha para circular na alta temporada, como reforço. Enfim, acho viável.

Existe um projeto para viabilizar uma linha noturna no trem, se ela não vingar, essa linha poderia ser uma alternativa.

Last edited by rdish; December 6th, 2019 at 02:08 PM.
rdish no está en línea   Reply With Quote
Old December 6th, 2019, 02:38 PM   #22003
Káio Augusto
OFF

Káio Augusto's Avatar

Likes (Received): 11121

Viabilizar o que a Vale já falou aos 4 ventos que se dependesse dela não existiria mais.

Linhas de transporte rodoviário pra dar pitaco mesmo só conhecendo a fundo a empresa e as localidades onde ela atua. Mas eu acho que a solução seria findar com o intermunicipal intraestadual.

Já dizia o ditado: "TODA ARROGÂNCIA SERÁ, UM DIA, CASTIGADA".
Káio Augusto no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old December 6th, 2019, 04:08 PM   #22004
OlAkin
Registered User

Likes (Received): 407

Minha sugestão

São Paulo x Curitiba via Barra do Turvo (SP)

Motivos:

1 - Inexistem as ligações Barra do Turvo x Curitiba e Barra do Turvo x S. Paulo
OlAkin no está en línea   Reply With Quote
Old December 6th, 2019, 04:49 PM   #22005
rdish
Setas não me definem

Quote:
Originally Posted by Káio Augusto View Post
Viabilizar o que a Vale já falou aos 4 ventos que se dependesse dela não existiria mais.

Linhas de transporte rodoviário pra dar pitaco mesmo só conhecendo a fundo a empresa e as localidades onde ela atua. Mas eu acho que a solução seria findar com o intermunicipal intraestadual.
A idéia é 'terceirizar' o serviço de transporte de passageiros pelas ferrovias da Vale. Ainda não sei em detalhes como funcionaria isso. Parece que querem colocar isso nas contrapartidas da renovação da concessão das ferrovias da Vale.
Old December 6th, 2019, 05:05 PM   #22006
paulista1978
Registered User

Likes (Received): 5667

Algumas linhas poderiam ser reformuladas:Brasilia x Aparecida da Gontijo poderia ser até Itajuba e se criaria uma nova linha Brasilia x Aparecida via Anhanguera, D, Pedro e Dutra, que é o caminho mais obvio. Outra sugestão é uma Brasilia x Rio via Anhanguera/D. Pedro e Dutra, abrangendo as cidades do Vale Paulista e fluminense. Vitoria x Campinas por incrivel que pareça não existe; SP x Vitoria via BR-116 norte/BR-262
paulista1978 no está en línea   Reply With Quote
Old December 6th, 2019, 05:12 PM   #22007
paulista1978
Registered User

Quote:
Originally Posted by e.brandao View Post
Pois é, isso que eu pensei, RS não é um destino tão comum para um cearense, como por exemplo, Rio, SP ou BSB.... É uma linha que só faz sentido se houver seções... Sei lá, a linha teria mais lógica se fosse Pelotas - SP e SP - Fortaleza sendo operada por empresa do grupo com suas respectivas áreas de atuação, dentro da nova diretriz deles.
Não sei se era o caso dessa linha Pelotas x Fortaleza mas muito dessas linhas sul x NE (Cantelle, Planalto, Helios) são usadas por caminhoneiros que levam ou vai buscar caminhão até um extremo do país e retornam nesses ônibus. Ja vi um monte na Cantelle.
Old December 6th, 2019, 05:14 PM   #22008
paulista1978
Registered User

Ouvi Boato que a Araguarina/Viação Goiania vai sumir, devendo a Guanabara entrar no lugar (Brasilia x Goiania).
Old December 6th, 2019, 05:18 PM   #22009
rdish
Setas não me definem

Quote:
Algumas linhas poderiam ser reformuladas:Brasilia x Aparecida da Gontijo poderia ser até Itajuba e se criaria uma nova linha Brasilia x Aparecida via Anhanguera, D, Pedro e Dutra, que é o caminho mais obvio. Outra sugestão é uma Brasilia x Rio via Anhanguera/D. Pedro e Dutra, abrangendo as cidades do Vale Paulista e fluminense. Vitoria x Campinas por incrivel que pareça não existe; SP x Vitoria via BR-116 norte/BR-262
Eu fiz Aparecida x BH passando por esse caminho por Itajubá uma vez. O trecho de serra ali é bem sinuoso e estreito. Tem de ter habilidade pra dirigir ônibus grande ali...
Essa sua sugestão de Brasilia x Rio via Anhanguera pode se aproveitar das seções, idem SP x Vitória via 116 (uma boa rota pra Rio Doce...).
Old December 6th, 2019, 06:36 PM   #22010
Darley da Silva
Registered User

Likes (Received): 811

Quote:
Originally Posted by OlAkin View Post
Minha sugestão

São Paulo x Curitiba via Barra do Turvo (SP)

Motivos:

1 - Inexistem as ligações Barra do Turvo x Curitiba e Barra do Turvo x S. Paulo
Mais fácil criar a Curitiba - Barra do Turvo, a ligação entre essa cidade e São Paulo poderá ser feita pela Vallesul(SP-Cajati com prolongamento em um horário) ou a Princesa dos Campos criar um prolongamento a Barra Funda da atual linha até Registro.
Darley da Silva no está en línea   Reply With Quote
Old December 6th, 2019, 06:49 PM   #22011
Rafael Lopes
예누자이

Rafael Lopes's Avatar

Likes (Received): 10240

Quote:
Originally Posted by Darley da Silva View Post
Mais fácil criar a Curitiba - Barra do Turvo, a ligação entre essa cidade e São Paulo poderá ser feita pela Vallesul(SP-Cajati com prolongamento em um horário) ou a Princesa dos Campos criar um prolongamento a Barra Funda da atual linha até Registro.
Sem falar que Barra do Turvo fica fora do eixo da Régis, mais para dentro.

Se tivéssemos mais políticos como Thatcher no país, o PT não se criaria aqui.
Rafael Lopes no está en línea   Reply With Quote
Old December 6th, 2019, 06:51 PM   #22012
rdish
Setas não me definem

Anteontem a ANTT fez um extrato da base de dados do sistema SGP, que é o sistema deles onde ficam os cadastros das linhas de ônibus horários e etc. Disponibilizaram links para download nesse link. Para quem estava querendo ter a lista de linhas da ANTT, ta aí.
Coincidência ou não, no início da semana eu mandei uma mensagem para a ouvidoria da ANTT reclamando que as consultas online das linhas e seções estavam com problema no site. Disponibilizar extração de dados acaba sendo um paliativo, mas espero que consertem a área de consulta, ou melhor ainda, que a melhorem, ou que criem algo mais moderno para essas consultas.
Old December 6th, 2019, 07:10 PM   #22013
paulista1978
Registered User

Quote:
Originally Posted by rdish View Post
Eu fiz Aparecida x BH passando por esse caminho por Itajubá uma vez. O trecho de serra ali é bem sinuoso e estreito. Tem de ter habilidade pra dirigir ônibus grande ali...
Essa sua sugestão de Brasilia x Rio via Anhanguera pode se aproveitar das seções, idem SP x Vitória via 116 (uma boa rota pra Rio Doce...).
E o caminho Brasilia x Aparecida via D. Pedro é o mais rápido segundo o google earth. O da Gontijo desce a Anhanguera até Porto Ferreira, pega uma transversal até São João da Boa Vista, Poçoes de Caldas, daí pega a BR492 até Lorena e Dutra.

andken liked this post
Old December 6th, 2019, 10:51 PM   #22014
OlAkin
Registered User

Quote:
Originally Posted by Darley da Silva View Post
A Princesa dos Campos já tem uma linha suburbana entre Barra do Turvo e Registro com apenas uma partida por sentido ... teria que transformar a linha para rodoviária

Proponho essa linha por que seria mais fácil manter a estrutura de garagem nas duas capitais...Barra do turvo é muito pequena...atende-la de passagem com apenas uma partida diária por sentido creio que seria mais economico para empresa...tendo que manter apenas uma agencia na cidade
Old December 6th, 2019, 10:57 PM   #22015
OlAkin
Registered User

Quote:
Originally Posted by Rafael Lopes View Post
Sem falar que Barra do Turvo fica fora do eixo da Régis, mais para dentro.
Sim claro...por isso que propus a linha nessa configuração...a intenção seria ligar Barra do Turvo (E talvez alguns povoados entre Cajati e Campina Grande do Sul) a São Paulo e Curitiba...e não as duas capitais entre si

Por exemplo...o ônibus saíria umas, sei lá, 23:30 ou meia noite de São Paulo...chegaria em Barra do Turvo umas 04:00, desembarcaria os passageiros e pegaria quem quisesse ir pra Curitiba umas 04:30, 05:00...

Na volta...saíria da Curitiba, sei lá...umas 17:00, chegaria em Barra do Turvo umas 19:30...desembarcaria os passageiros, embarcaria novos, pra chegar em São Paulo umas 23:00, 23:30
Old December 8th, 2019, 02:20 AM   #22016
Eamorim
Registered User

Likes (Received): 1260

Quote:
Originally Posted by edu2703 View Post
Bolsonaro decreta Política de Estímulo ao Transporte Rodoviário de Passageiros e amplia abertura de mercado

https://diariodotransporte.com.br/20...ra-de-mercado/
O Império Contra-Ataca:

Viagens interestaduais motivam racha entre empresas e ANTT

https://noticias.uol.com.br/ultimas-...sas-e-antt.htm
Eamorim no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2019, 05:19 AM   #22017
brunogoiania
Registered User

Likes (Received): 2186

As empresas vão ter que sair da zona de conforto,buscar eficiência,trabalhar com tarifas e oferta de serviço de forma completamente diferente do que era.

A abertura do mercado deve acelerar o fim de empresas "capengas" como Araguarina ,transbrasiliana e Itapemirim, empresas pequenas vão sofrer se não se reinventaram .

Existirá concorrência mais o custo das empresas atuais também vai cair se a ANTT vai reduzir as exigências cabe as empresas analisarem as novas exigências e se adequarem

Luiz FS, _Lucas_, Julio C. O. liked this post
brunogoiania no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2019, 05:23 AM   #22018
brunogoiania
Registered User

Likes (Received): 2186

Quote:
Ouvi Boato que a Araguarina/Viação Goiania vai sumir, devendo a Guanabara entrar no lugar (Brasilia x Goiania).
A Araguarina vai ficar só no semi urbano e a rápido federal assumiria a Goiânia x Brasília.
brunogoiania no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2019, 08:17 PM   #22019
MLeandro
Registered User

MLeandro's Avatar

Likes (Received): 19614

Eu quero ver se essa abertura de mercado ocorrerá numa Recife x Maceió da vida, que só tem 5 horários diários, ou se vai ficar resumida às ligações entre capitais do Sudeste.

Will_NE liked this post
MLeandro no está en línea   Reply With Quote
Old December 8th, 2019, 09:52 PM   #22020
rdish
Setas não me definem

Quote:
Originally Posted by MLeandro View Post
Eu quero ver se essa abertura de mercado ocorrerá numa Recife x Maceió da vida, que só tem 5 horários diários, ou se vai ficar resumida às ligações entre capitais do Sudeste.

A abertura vai acontecer pra todo mundo. A dúvida é se todas as linhas terão concorrência.
Advertisement

Reply

Tags
brasil, ônibus, transportes

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules