Praia Grande – SP: uma bela cidade da baixada santista. - Page 2 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil

Brasil » Brasil Geral | Centro - Oeste | Nordeste | Norte | Sudeste | Sul | São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 4th, 2019, 01:31 AM   #21
SP underground
Registered User

SP underground's Avatar

Likes (Received): 17186

Quote:
Originally Posted by cassianoitu View Post
Praia Grande e legal, o problema para mim continua sendo a falta de organização do litoral sul de SP.. Estive estes dias em Mongaguá colado em Praia Grande e fiquei abismado com tanta sujeira, os caras jogam o esgoto no meio dos banhista um mau odor terrível..Fica difícil atrair turista deste jeito..Praia Grande e a mesma coisa...
A cobertura de rede de esgoto em Praia Grande é quase que total, e a cidade conta com três emissários submarinos! Não existe isto de esgoto sendo jogado na areia! Aquilo na areia é o efluente do sistema de drenagem!

vtjunior, cassianoitu, Pioneiro liked this post
SP underground no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old February 4th, 2019, 01:54 AM   #22
SP underground
Registered User

SP underground's Avatar

Quote:
Originally Posted by Robsonguerracorretor View Post
Teve crescimento desordenado e hoje existe número considerável de favelização
O crescimento de Praia Grande não foi desordenado! Favelização lá é baixa, na ordem de 5% da população. O abairramento e arruamento da cidade é quase todo planejado pois é uma cidade nova.
Ao contrário de algumas cidades do estado que tiveram seu boom populacional entre os anos 60 e 90 (estas sim tiveram a ação direta da migração), Praia Grande apresenta sua explosão à partir dos anos 90. É outro tipo de crescimento demográfico. Foi planejado e até incentivado... Projeto ambicioso de Alberto Mourão, empresário e político que domina a cidade à 25 anos!
Os novos moradores que chegam são basicamente aposentados e demais pessoas oriundas da capital e interior que já possuíam um imóvel de férias na cidade. Neste período a cidade investiu pesado para atrair essas pessoas, melhorando a infraestrutura pública e privada.
Praia Grande, cidade onde mais se constrói no litoral paulista, possui uma das maiores malhas cicloviárias do país, uma via expressa de 25km, tipo uma freeway cortando a cidade, uma rede pública de ensino padrão primeiro mundo, tem o maior shopping do litoral de SP e um dos maiores do país, e deve ganhar mais outro em breve! Possui inúmeros hipermercados, homecenters, enfim... Está longe de ser aquele patinho feio do litoral paulista de outros tempos!

alexRF, vtjunior, Pioneiro, FGVSP liked this post
Old February 8th, 2019, 12:28 AM   #23
Ao no Sora
Registered User

Likes (Received): 2059

Quote:
Originally Posted by SP underground View Post
A cobertura de rede de esgoto em Praia Grande é quase que total, e a cidade conta com três emissários submarinos! Não existe isto de esgoto sendo jogado na areia! Aquilo na areia é o efluente do sistema de drenagem!
este efluente do sistema de drenagem, com mau odor, está parecendo mesmo esgoto!!

Pivetes na praia tem aos montes em caraguatatuba, ubatuba...ainda bem que vi polícia fazendo repreensão, também! Nas praias do brasil, não se há mais sossêgo!

Loro., cassianoitu, Pioneiro liked this post
Ao no Sora no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2019, 01:20 AM   #24
andken
Registered User

andken's Avatar

Likes (Received): 4698

Mongaguá tem um sistema de canais como existe em Santos. São basicamente canais ligando o mar até os bairros para escoar água de enchentes. Como a água do mar na região é barrenta(Aliás, jabá, fiz um thread sobre Mongaguá, com fotos e vídeos) é fácil confundir com esgoto.
Old February 16th, 2019, 02:31 AM   #25
cassianoitu
Jesus is the way!

cassianoitu's Avatar

Likes (Received): 4224

Então cara, mas no dia que eu estava la, perto do prédio que eu estava, havia um canal desses, fui me arriscar entrar na água e estava um mau cheiro terrível..Tipo o rio Tiete aqui em Salto.. Química com esgoto caseiro...

Pioneiro liked this post
cassianoitu no está en línea   Reply With Quote
Old February 24th, 2019, 01:50 AM   #26
SP underground
Registered User

SP underground's Avatar

Mongaguá me parece que ainda não tem cobertura total de rede coletora e tratamento de esgoto. Sendo assim, como qualquer cidade nesta situação (caso de mais de 2/3 das cidades brasileiras) o esgoto que não vai para a rede coletora, vai para o sistema de drenagem, claro, com o filtro das fossas sépticas.

cassianoitu, Pioneiro liked this post
Old March 6th, 2019, 03:57 PM   #27
Rdx MG
Registered User

Rdx MG's Avatar

Likes (Received): 7533

Quote:
Originally Posted by Rio atrato View Post
O skyline visto da areia é imponente, mas bonita não é, e nem tem bom urbanismo, desculpem.

Tirando Santos e algumas regiões do Guarujá e Bertioga, o resto da Baixada Santista tem um padrão sofrível de urbanismo/padrão estético.
A orla de Praia Grande foi reurbanizada anos atrás, e está acima de média de muitas cidades litorâneas por aí.

Pioneiro liked this post
Rdx MG no está en línea   Reply With Quote
Old March 18th, 2019, 04:49 AM   #28
Pioneiro
Registered User

Pioneiro's Avatar

Likes (Received): 3030

Quote:
Originally Posted by ulilopes View Post

Estranho... vários comentários acima criticando a cidade, mas nalgumas fotos, as praias estão com muitos turistas...
Será que a cidade de Praia Grande é tão ruim assim?
E tem essa reportagem abaixo do site G1 publicada em dezembro de 2018...

"Já faz alguns anos que a cidade de Praia Grande vem sendo a mais visitada na alta temporada.
E essa escolha não é só entre as cidades da Baixada Santista, não ela é uma das prediletas do país.
Acolhedora, convidativa, praias extensas e limpas, mobilidade e atrações variadas na estação são alguns dos principais fatores que manteve o município como um dos destinos mais visitados do Brasil nos últimos anos. Mas existe um outro aspecto que atualmente faz Praia Grande se destacar: o crescimento do comércio na cidade. A Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande (ACEPG) vem promovendo projetos, eventos, palestras e diversas parcerias e benefícios a seus associados, o que faz com que alavanque e desenvolva ainda mais o negócio na região."

notícia do site G1 de 04/12/2018
Eu vejo que Praia Grande tem crescido bastante e vem se tornando a principal cidade doo litoral paulista.

Quote:
Originally Posted by lorrampaiva View Post
Praia Grande não me parece ser um lugar ruim. Violência e caos na alta temporada etc... Não são exclusividade de lá. Parece ser uma cidade ajeitada, talvez os telhados escurecidos pela umidade deem uma má impressão em algumas fotos.
Da minha parte eu tive ótimas impressões de Praia Grande, com exceção da violência.

Quote:
Originally Posted by Robsonguerracorretor View Post
Teve crescimento desordenado e hoje existe número considerável de favelização
Não achei que teve tanta favelização. Na verdade me parece que as favelas se concentraram mais em São Vicente. Sem querer criar um city vs city mas achei Florianópolis mais favelizada do que Praia Grande por exemplo.

Quote:
Originally Posted by vtjunior View Post
Realmente, as fotos nao são as melhores, mas a baixada santista de uma forma geral não fica muito boa em fotos não, a alta umidade deixa tudo com esse aspecto sujo, encardido, além de ficar nublado na maior parte do tempo. Agora, em relação a urbanismo, a cidade se destaca na baixada santista. Todas as principais avenidas foram reformadas nos últimos 10 anos e tem calçada padronizada, a prefeitura vive coibindo áreas de invasões, inclusive demolindo imóveis algumas vezes, áreas favelizadas de verdade não são muitas.

O que existe é uma divisão muito grande do que tem entre a praia e a via expressa sul, e o que tem depois. Bairros pobres, cheio de construções feias, bastante coisa irregular, mas que de uma forma geral respeita o loteamento, e vem melhorando muito nos últimos anos.
Lembrando o pessoal, Praia Grande não despeja esgoto na praia tem bastante tempo, aquela água que escorre na areia são águas pluviais do sistema de drenagem. Já vi gente achando até que os famosos canais de Santos são de esgoto kkkkk
Bom comentário. Descreveu bem a cidade. Em relação às fotos, eu não passei photoshop e como eu não conheço a cidade talvez ela tnham lugares melhores para serem fotografados.

Quote:
Originally Posted by SP underground View Post
O crescimento de Praia Grande não foi desordenado! Favelização lá é baixa, na ordem de 5% da população. O abairramento e arruamento da cidade é quase todo planejado pois é uma cidade nova.
Ao contrário de algumas cidades do estado que tiveram seu boom populacional entre os anos 60 e 90 (estas sim tiveram a ação direta da migração), Praia Grande apresenta sua explosão à partir dos anos 90. É outro tipo de crescimento demográfico. Foi planejado e até incentivado... Projeto ambicioso de Alberto Mourão, empresário e político que domina a cidade à 25 anos!
Os novos moradores que chegam são basicamente aposentados e demais pessoas oriundas da capital e interior que já possuíam um imóvel de férias na cidade. Neste período a cidade investiu pesado para atrair essas pessoas, melhorando a infraestrutura pública e privada.
Praia Grande, cidade onde mais se constrói no litoral paulista, possui uma das maiores malhas cicloviárias do país, uma via expressa de 25km, tipo uma freeway cortando a cidade, uma rede pública de ensino padrão primeiro mundo, tem o maior shopping do litoral de SP e um dos maiores do país, e deve ganhar mais outro em breve! Possui inúmeros hipermercados, homecenters, enfim... Está longe de ser aquele patinho feio do litoral paulista de outros tempos!
Valeu pelas informações.

Quote:
Originally Posted by Rdx MG View Post
A orla de Praia Grande foi reurbanizada anos atrás, e está acima de média de muitas cidades litorâneas por aí.
Eu conheço só as cidades litorâneas do PR e SC e da baixada santista e por isso não posso afirmar o mesmo mas de fato a orla é bem cuidada.

Cornélio Procópio - PR em obras.

Last edited by Pioneiro; March 18th, 2019 at 05:09 AM.
Pioneiro no está en línea   Reply With Quote
Old March 18th, 2019, 04:20 PM   #29
Rdx MG
Registered User

Rdx MG's Avatar

Likes (Received): 7533

Quote:
Originally Posted by Pioneiro View Post
Eu vejo que Praia Grande tem crescido bastante e vem se tornando a principal cidade doo litoral paulista.
Santos é de longe a principal cidade do litoral de SP e dificilmente vai perder esse título.

Pioneiro, Qp0, SP underground, andken liked this post
Rdx MG no está en línea   Reply With Quote
Old March 19th, 2019, 04:59 AM   #30
Pioneiro
Registered User

Pioneiro's Avatar

Quando eu falei que Praia Grande está se tornando a principal cidade do litoral paulista eu estava me referindo ao crescimento populacional. Um dia ela pode se tornar a cidade mais populosa do litoral mas mesmo assim Santos continuará sendo a cidade mais famosa do litoral de SP, na minha opinião é claro.

Old April 8th, 2019, 05:12 AM   #31
SP underground
Registered User

SP underground's Avatar

Não tenho dúvidas disto!
Claro que Praia Grande já está passando o Guarujá em população, e encostando em São Vicente que é a segunda. Daí pra alcançar Santos é um pulo, já que esta não apresenta crescimento populacional elevado. Entretanto, não há como se tirar de Santos a condição de cidade mais importante do litoral-SP. É muita história, economia, cultura... Não vejo Santos perdendo a condição de "capital" do litoral paulista, nem que Praia Grande passe de 1 milhão de habitantes!

pereira951, alexRF, Pioneiro liked this post
Old April 22nd, 2019, 04:45 AM   #32
Pioneiro
Registered User

Pioneiro's Avatar

Santos é bem famosa por causa do time e por causa do porto também. Além disso não tem como falar em baixada santista sem lembrar de Santos.

SP underground, pereira951 liked this post
Old April 22nd, 2019, 03:08 PM   #33
SP underground
Registered User

SP underground's Avatar

Baixada Santista
Old April 23rd, 2019, 10:02 PM   #34
andken
Registered User

andken's Avatar

Likes (Received): 4698

A parte central da Baixada é como se fosse uma grande cidade, com Santos como centro da cidade e o resto dos municipios no entorno como se fossem bairros. De Itanhaém a Guarujá está tudo conurbado, só não é completamente conurbado por causa daquele clube, digo, base do Exército em Praia Grande.
Old May 9th, 2019, 11:19 PM   #35
Sr. Anônimo
Registered User

Likes (Received): 120

Essa é a Praia Grande vista de cima, uma cidade que tem quase 100% de suas vias pavimentadas, não tem quase nenhuma favela, a mobilidade é ótima já que conta com três grandes corredores que cortam a cidade de uma ponta a outra. A questão da violência é um problema em todo o país, mas os indicadores da cidade não são tão alarmantes como o de cidades do Rio, Norte ou Nordeste do país.

alexRF, filipemazzeo, pereira951 liked this post
Sr. Anônimo no está en línea   Reply With Quote
Old May 13th, 2019, 01:39 AM   #36
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 2686

Legal, não me lembro de ter visto fotos da cidade fora da região da orla, que aliás está com um skyline bem interessante.

Acho que das 4 (S. Vicente, Guarujá e Santos), Praia Grande seja a menos badalada e famosa, mas gostei do traçado da cidade, me pareceu organizado.
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules