RJ | Bonde de Santa Teresa - Page 5 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 76 votes, 5.00 average.
Old November 22nd, 2011, 12:57 AM   #81
caoscarioca
Registered User

Likes (Received): 111

Quote:
Originally Posted by Uhr Ban View Post
Se voce tem uma garagem, caoscarioca, o problema é todo seu desde que respeite o transito. Se não, você é o caoscarioca em pessoa. Carros estacionados na calçada devem ser proibidos e a população deve lutar exigir um transporte de qualidade. Enquanto todos pensarem com vc, continuaremos sem um bom sistema de transporte.

Acho que R$1,00 é justo para o percurso. Se por R$3,00, chego a Santa Cruz...
Acho que você esta redondamente enganado quanto a minha pessoa.

Sim, eu praticamente só ando de carro. Felizmente eu tenho condições para isso, mas oh, é um popular de 97 com 185 mil km. Ando de carro pela total ausência de um sistema de transporte com um MINIMO de qualidade. Já fiz o estudo empírico do meu trajeto casa-trabalho, com medições detalhadas por minuto.

Acho totalmente aceitável gastar 35 minutos de ônibus quando de carro levo 20-25minutos. Porem o mesmo trajeto já fiz em 60 minutos. Mesmo trajeto, mesmos ônibus, mesmo horário.

E não foi uma ocasião atípica. A dispersão era tremenda, e por conseqüência minha capacidade de planejamento e minha confiança no sistema é baixissima. Isso sem contar com aquele fator conforto. Chegar no trabalho PINGANDO e irritado ou chegar no trabalho sequinho e tranqüilo.

Na minha conta, e não é nenhuma conta elitista, andar de carro sai mais barato do que usar o transporte público. E eu não sou rico, muito pelo contrário.

E mesmo só andando de carro sou absolutamente a favor do transporte público.

Acho inclusive que o transporte individual deveria ser mais difícil. Deveríamos ter menos vagas públicas e mais calçadas e ciclovias. O Centro do Rio não deveria ter uma vaga no nível das ruas sequer. E se dependesse de mim cada litro gasolina teria 1% de imposto para subsídio DIRETO de passagem de transporte publico, e teríamos pedágio urbano em várias áreas e horários.

Carros estacionados na calçada não DEVERIAM ser proibidos. SÃO proibidos. Meu carro fica bem estacionado dentro da minha propriedade, e quando esta na rua fica sempre estacionado em lugar permitido.

O que esta errado no Rio de Janeiro é que usar o Transporte Público quase não tem vantagens competitivas sobre o transporte individual, e em muitos casos é inclusive mais caro.

Isso que esta errado. Então me perdõe, mas eu acho que você esta bem enganado. Quando a maioria da população começar a pensar como eu (modéstia à parte), e admitir dificultar o transporte individual em prol do público, é que o sistema de transporte público vai começar a melhorar.
Advertisement

Old November 26th, 2011, 09:57 PM   #82
Uhr Ban
Uhrrhrhrhhshsjzshzinjzzxz

Uhr Ban's Avatar

Olha amigo, não foi minha intenção julga-lo por utilizar carro. Somente por estacionar na calçada, que não é seu caso (...e só aproveitei para fazer uma provocação). Mas o fato é que eu compreeendo sua situação: Alguns percursos são difíceis de realizar nestes caminhões fedorentos. Isto não se aplica a mim porque trabalho na Cinelandia. De lá é bem fácil, mesmo porque se eu tivesse um carro estaria ferrado para estaciona-lo. Melhor era com bonde: Horáriarios relativamente regulares, carro aberto e estação mais proxima que o ponto de ônibus atual 214, 206...

Claro, tinha algumas desvantagens pelo mal serviço prestado...

Last edited by Uhr Ban; November 26th, 2011 at 11:58 PM.
Uhr Ban no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2011, 12:14 AM   #83
gmzeni
perder la ternura jamás!

gmzeni's Avatar

Likes (Received): 37

Mudei para Santa Teresa dia 11 de novembro e sinceramente espero a) que nunca mais haja bondes ou b) que se houver seja algo decente. O sistema antigo era desesperador, caótico, feio, sujo, barulhento...
Bondes modernos seriam bem-vindos. Bonde nenhum é meu desejo.
gmzeni no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2011, 02:25 AM   #84
Uhr Ban

Uhr Ban's Avatar

Seja bem vindo...

Quote:
Originally Posted by gmzeni View Post
Bondes modernos seriam bem-vindos. Bonde nenhum é meu desejo.
Um pouco contraditório, não!??

Last edited by Uhr Ban; December 21st, 2011 at 03:38 PM.
Old December 21st, 2011, 03:22 AM   #85
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Likes (Received): 18219

Quote:
Originally Posted by caoscarioca View Post
Quando a maioria da população começar a pensar como eu (modéstia à parte), e admitir dificultar o transporte individual em prol do público, é que o sistema de transporte público vai começar a melhorar.
Isso já acontece hoje e o sistema de transporte público não está melhorando.

Então é errado pensar que os transportes públicos vão melhorar apenas pela inércia (e omissão) da população . . .
Ramos no está en línea   Reply With Quote
Old December 22nd, 2011, 07:25 AM   #86
Uhr Ban

Uhr Ban's Avatar

Sim, isto é verdade, Ramos.

Bom, estou a coletar alguns raciocínios de melhores soluções de mobilidade pro bairro. Pode ser uma boa postar aqui, se alguem tiver ideias...

...eventualmente rola umas apresentações de estudos e propostas junto a associação de moradores e orgãos responsáveis. Até o Fernando MacDowell está ajudando tambem, mas o problema é que ele não é urbanista, e sim, engenheiro. Então só ele, os políticos e a galera meio tosca da associação, não bastam...
Old December 24th, 2011, 12:04 AM   #87
gmzeni
perder la ternura jamás!

gmzeni's Avatar

Quote:
Seja bem vindo...

Um pouco contraditório, não!??
Obrigado!

Quis dizer que, SE TIVER DE TER, que seja moderno... mas meu desejo é que não tenha at all.
Old December 24th, 2011, 12:05 AM   #88
gmzeni
perder la ternura jamás!

gmzeni's Avatar

Quote:
Sim, isto é verdade, Ramos.

Bom, estou a coletar alguns raciocínios de melhores soluções de mobilidade pro bairro. Pode ser uma boa postar aqui, se alguem tiver ideias...

...eventualmente rola umas apresentações de estudos e propostas junto a associação de moradores e orgãos responsáveis. Até o Fernando MacDowell está ajudando tambem, mas o problema é que ele não é urbanista, e sim, engenheiro. Então só ele, os políticos e a galera meio tosca da associação, não bastam...
Apostaria em VLTs pequenos, leves e modernos.
Old December 26th, 2011, 10:52 AM   #89
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 7832

Giancarlo, francamente, mais fácil te expulsar de Santa Teresa!
Old December 30th, 2011, 10:10 AM   #90
Luca_Rome
Registered User

Likes (Received): 569

[sem acentos]

O homem chegou na lua ha' decadas e hoje nem consegue colocar esses lindos bondinhos de volta nas lindas ruas de Santa Teresa...

E quanta implica^ncia futurista com esses bondinhos: o que deve orientar as escolhas da administraçao publica nao é so' a questao da funcionalidade desse meio de transporte, mas também a historia, cultura, tradiçao da cidade, questoes estreitamente ligadas a aspectos como o desenvolvimento turistico e economico do Rio (digo "economico" também pq sei que tem quem so' considera esse ^ambito...).

Last edited by Luca_Rome; December 30th, 2011 at 10:36 AM.
Luca_Rome no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2011, 07:47 PM   #91
FarofaThrash
Registered User

FarofaThrash's Avatar

Likes (Received): 82

Na boa, esse apego excessivo ao passado ainda vai desabar em cima da gente (já desabou para alguns)... Uns 2 ou 3 bondes anitgos, reformados DE VERDADE, somente para fins turísticos, seria o suficiênte para manter a história, de mais, bondes modernos sim para o transporte público pelos trilhos de Santa Teresa...
FarofaThrash no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2011, 04:23 AM   #92
ZakSpeed
Registered User

ZakSpeed's Avatar

Likes (Received): 29

Quote:
Originally Posted by FarofaThrash View Post
Na boa, esse apego excessivo ao passado ainda vai desabar em cima da gente (já desabou para alguns)... Uns 2 ou 3 bondes anitgos, reformados DE VERDADE, somente para fins turísticos, seria o suficiênte para manter a história, de mais, bondes modernos sim para o transporte público pelos trilhos de Santa Teresa...
Concordo. Acredito que todos os moradores de Santa Teresa querem um transporte de qualidade, só que infelizmente os bondes antigos não tem mais capacidade de fazer isso com eficiência e segurança.

Os bondes antigos poderiam funcionar aos sábados, domingos e feriados. Seria interessante se tivessem guias que explicassem a história do bondinho durante o passeio e que o mesmo fizesse paradas durante o trecho. A pessoa compraria o tíquete e poderia pegar quantidade "x" de bondes durante o dia, podendo assim aproveitar pra conhecer o comércio da região de Santa Teresa. Um sistema parecido funciona num trem na Argentina.

Poderiam inclusive fazer um museu do bondinho, tipo o museu do carro eléctrico em lisboa:
http://www.museudocarroelectrico.pt/

Também acho que tem que substituir todo os guarda-corpos / grades dos arcos da lapa e fazer um sistema de segurança completamente novos.

Last edited by ZakSpeed; December 31st, 2011 at 04:31 AM.
ZakSpeed no está en línea   Reply With Quote
Old January 10th, 2012, 08:44 PM   #93
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 7960

Estação de bondinho do Largo da Carioca terá nome de motorneiro

A estação do bondinho no Largo da Carioca ganhará o nome do motorneiro Nelson Correia da Silva, morto no acidente do dia 27 agosto do ano passado. A homenagem foi transformada na Lei 6.159/12 e foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira. A alteração já está valendo.

Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/rio/po...uMhGho.twitter
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2012, 08:08 PM   #94
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 6274

Plano de recuperação de bondes deve ser apresentado nesta terça-feira

A Central Logística, empresa estadual que administra os bondes, é esperada nesta terça-feira, a partir das 15h20m, na 3ª Vara da Fazenda Pública para apresentar seu plano de recuperação dos bondes de Santa Teresa. O Governo do estado precisa mostrar como e quando vai cumprir a sentença judicial que ordenou as obras.

http://oglobo.globo.com/blogs/rio/po...ira-429032.asp
raffasoares no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2012, 09:22 PM   #95
Uhr Ban

Uhr Ban's Avatar

Aguardemos...
Old January 30th, 2012, 11:44 PM   #96
ThalesVeiga
Registered User

ThalesVeiga's Avatar

Likes (Received): 184

São somente 14 bondes, em Lisboa existem os antigos convivendo com os novos, o que é muito interessante. Se Santa Teresa quiser doar uns 2 bondes pra Santos, minha cidade, seria muito bem vindo!
ThalesVeiga no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2012, 02:00 AM   #97
Uhr Ban

Uhr Ban's Avatar

hahahaha...vc tem certeza disso??
Old January 31st, 2012, 04:47 AM   #98
lusorod
LUSOROD

lusorod's Avatar

Likes (Received): 1987

Quote:
Originally Posted by ZakSpeed View Post
Concordo. Acredito que todos os moradores de Santa Teresa querem um transporte de qualidade, só que infelizmente os bondes antigos não tem mais capacidade de fazer isso com eficiência e segurança.

Os bondes antigos poderiam funcionar aos sábados, domingos e feriados. Seria interessante se tivessem guias que explicassem a história do bondinho durante o passeio e que o mesmo fizesse paradas durante o trecho. A pessoa compraria o tíquete e poderia pegar quantidade "x" de bondes durante o dia, podendo assim aproveitar pra conhecer o comércio da região de Santa Teresa. Um sistema parecido funciona num trem na Argentina.

Poderiam inclusive fazer um museu do bondinho, tipo o museu do carro eléctrico em lisboa:
http://www.museudocarroelectrico.pt/

Também acho que tem que substituir todo os guarda-corpos / grades dos arcos da lapa e fazer um sistema de segurança completamente novos.
concordo tb.....tem que fazer como fizeram em Lisboa. Bondes mais a moda antiga, mais utilizados por turistas, mas tb por moradores e bondes modernos e verdadeiramente funcionais. Santa Tereza merece transporte de qualidade....ponto final!

((((((((((MUITO AMOR NA SUA ALMA))))))))))))))))
lusorod no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2012, 04:02 AM   #99
ThalesVeiga
Registered User

ThalesVeiga's Avatar

Likes (Received): 184

Quote:
hahahaha...vc tem certeza disso??
E porque não teria? Bom, agora são 13, um foi acidentado...
ThalesVeiga no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2012, 04:59 AM   #100
Uhr Ban

Uhr Ban's Avatar

Os bondes de Santa Teresa, atualmente não passam de sucatas ou franksteins reformados. Não foi a toa que aquele acidente ocorreu...

Já os bondes de Santos, acreidito que estejam em bem melhor estado. Ou assim espero...
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules