Lisboa | Plano de Urbanização do Alto do Lumiar - Alta de Lisboa - Page 56 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Lisboa > Projectos

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old March 23rd, 2017, 02:36 AM   #1101
lx1755
Registered User

Likes (Received): 683

Quote:
Originally Posted by pedromv View Post
Obrigado. Sabe qual é o promotor?

Já está construído ou está em construção?
É aqui...

É só 1 prédio, e está em fase de conclusão, de acabamentos.

Há espaço para mais 1 ou 2 edifícios mesmo ao lado, como podem ver na imagem... não sei se serão construidos logo de seguida ou não, se os terrenos pertencem ou não ao mesmo construtor.

Mas o que sei, é que depois desses construídos, como podem ver na imagem, os únicos terrenos futuros para possível construção em toda a zona da Quinta do Lambert, serão apenas nos terrenos da antiga RTP (que deduzo que ainda lhes pertença, não sei) e a quinta que ainda existe, ambos podem ver a sul do circulo a vermelho.
lx1755 no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old March 23rd, 2017, 06:12 PM   #1102
NunoMC
Registered User

NunoMC's Avatar

Likes (Received): 3608

Quote:
Originally Posted by andremiguelaa View Post
PS: Também partilho da ideia que a zona da Quinta do Lambert é das melhores, senão a melhor zona de Lisboa para se morar.
Não vamos exagerar...
Old March 23rd, 2017, 06:45 PM   #1103
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Likes (Received): 3839

Curiosidade Nuno, qual achas que é?
Digamos para duas hipoteses: 1. sem limite de dinheiro ou 2. para um casal de classe media, que nao anda a contar trocos, mas tambem nao nada em dinheio.
toniho no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old March 23rd, 2017, 07:16 PM   #1104
NunoMC
Registered User

NunoMC's Avatar

Likes (Received): 3608

Para o 1 há várias, zona histórica ou moderna, sossegado ou cosmopolita, etc:
- Restelo, Belém, Parque das Nações, zona à volta do Parque Eduardo VII (Av. Rovisco Pais, etc), Av. Liberdade, Chiado, Amoreiras, zona da Gulbenkian... Se tivesse de escolher só uma seria o PdN.

Para o 2 é mais difícil dizer, havendo um limite teria que saber +- o orçamento do casal em questão... mas nalgumas das zonas mencionadas para o 1 também há propriedades a preços "aceitáveis", portanto começava por aí. E depois entra a questão do gosto, para muitos só a zona histórica faz sentido mesmo que seja numa rua sem estacionamento ou espaços verdes, etc (eu não estou nesse campo, por exemplo não moraria em Alfama, por muito chique que seja), para outros tem de ser um bairro recente, prédios com garagem, etc.

De qualquer das formas, embora eu me tenha referido à melhor zona em geral no post anterior, nem aqui com estas restrições considerava a Quinta do Lambert como a melhor zona de Lisboa... Obviamente é um local de qualidade, mas não exageremos.

toniho liked this post
NunoMC no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2017, 08:51 PM   #1105
Cidade_Branca
Architect

Cidade_Branca's Avatar

Likes (Received): 3007

A Alta de Lisboa não tem um problema de criminalidade ou são boatos?
Cidade_Branca no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2017, 10:28 PM   #1106
lx1755
Registered User

Quote:
Originally Posted by NunoMC View Post
Para o 1 há várias, zona histórica ou moderna, sossegado ou cosmopolita, etc:
- Restelo, Belém, Parque das Nações, zona à volta do Parque Eduardo VII (Av. Rovisco Pais, etc), Av. Liberdade, Chiado, Amoreiras, zona da Gulbenkian... Se tivesse de escolher só uma seria o PdN.

Para o 2 é mais difícil dizer, havendo um limite teria que saber +- o orçamento do casal em questão... mas nalgumas das zonas mencionadas para o 1 também há propriedades a preços "aceitáveis", portanto começava por aí. E depois entra a questão do gosto, para muitos só a zona histórica faz sentido mesmo que seja numa rua sem estacionamento ou espaços verdes, etc (eu não estou nesse campo, por exemplo não moraria em Alfama, por muito chique que seja), para outros tem de ser um bairro recente, prédios com garagem, etc.

De qualquer das formas, embora eu me tenha referido à melhor zona em geral no post anterior, nem aqui com estas restrições considerava a Quinta do Lambert como a melhor zona de Lisboa... Obviamente é um local de qualidade, mas não exageremos.
Lá está, são gostos, e depende sempre daquilo que cada um procura...

Eu excluía mais de metade dos pontos que disseste..

Porque metade deles, a grande maioria não tem um espaço privado pra estacionar o carro, e na rua é uma carga de trabalhos.

Eu entre zona antiga/nova, prezo e prefiro mil vezes nova...

Depois alguns pontos que disseste, muitos deles tem grandes artérias a lá passar...
Eu nunca escolheria viver numa rua ou avenida, onde saisse da porta pra fora, e tivesse uma fila de trânsito à porta a maior parte das vezes.

Pra mim, a Quinta do Lambert da 10 a zero a quase todos os pontos que disseste,,, se fizermos um apanhado de várias características.

Prezo espaços verdes relativamente perto, ruas espaçosas, serviços, um bom supermercado a não ter que andar muito, estacionamento pró carro privado e na rua, não ter que olhar e levar com turistas todos os dias, não levar com barulho nocturno de jovens e afins (e sou jovem ahaha), não ter filas de trânsito à porta, sentir minimamente que esteja a viver num bairro (mas não da forma como alfamas e afins onde vão bater à porta uns dos outros pedir sal fino), estar bem situado na Área Metropolitana de Lisboa e com acessos rápidos para entrar e sair de Lisboa, e mais algumas que não me lembro agora.

Portanto, para mim, para as caracteristicas que dou preferência e que mencionei, só o PDN ganhava, e Telheiras que não mencionaste atrás...

Mas Telheiras e Quinta do Lambert, são muito iguais nas características e zonas onde estão inseridas na AML.

O resto não queria, e são zonas bem mais caras...

São escolhas, lá está.

gui5000 liked this post

Last edited by lx1755; March 23rd, 2017 at 10:39 PM.
Old March 23rd, 2017, 10:33 PM   #1107
lx1755
Registered User

Quote:
Originally Posted by Cidade_Branca View Post
A Alta de Lisboa não um problema de criminalidade ou são boatos?
Isso é uma resposta difícil de responder...

Até porque a Alta de Lisboa, digamos que tem várias sub-zonas...

E portanto, diria que há umas mais calmas que outras...

Se fores fazer caminhadas todos os dias pró pé do campo de futebol, ao lado das Galinheiras, deve subir exponencialmente a probabilidade de se ser assaltado ao longo do ano...

Depois há zonas interiores mais calmas, com comércio, serviços, prédios com guarda, onde mesmo que andes a pé de dia, a probabilidade é mais baixa...

De noite, só andei sempre no bairro praticamente de carro, e estacionar sempre à porta de prédios amigos nunca andei dum lado pró outro a pé, mas que não transparece muita segurança, lá isso não.

Mas claro, nestas coisas de criminalidade sabemos que é móvel, e é só preciso estar à hora errada no sítio errado.

gui5000 liked this post
Old March 23rd, 2017, 10:38 PM   #1108
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 16305

1. Restelo ftw
2. São Domingos de Benfica (mesmo junto ao estádio da Luz )

Alcobaça :: Mosteiro de Alcobaça :: Batalha :: Leiria

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2017, 11:39 PM   #1109
J.Ace
Registered User

Likes (Received): 125

Quote:
Originally Posted by Cidade_Branca View Post
A Alta de Lisboa não tem um problema de criminalidade ou são boatos?
A questão relacionada com a Alta de Lisboa a meu ver está relacionada com o indevido nome que por vezes aparece na comunicação social associada à mesma.

Por vezes as ocorrências dão-se na Ameixoeira (lá bem para cima) e na T.V. dizem Alta de Lisboa, ou então nas galinheiros e na T.V.dizem Alta de Lisboa.

Quanto ao resto é como tudo, vais morar para o Chiado e és assaltado por uns bacanos que vem a sair do Bairro Alto, vais a Benfica e és assaltado por uns bacanos no Bairro da Boavista ou da Damaia, etc, etc.
J.Ace no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2017, 11:43 PM   #1110
Ligaanet
Registered User

Ligaanet's Avatar

Likes (Received): 3658

Que percentagem da Alta de Lisboa é que estimam que esteja realmente concluída (incluindo não só os edifícios como as ligações rodoviárias)?
Ligaanet no está en línea   Reply With Quote
Old March 24th, 2017, 12:04 AM   #1111
magpii
Registered User

Likes (Received): 52

Quote:
Originally Posted by Ligaanet View Post
Que percentagem da Alta de Lisboa é que estimam que esteja realmente concluída (incluindo não só os edifícios como as ligações rodoviárias)?
Sem restrições temporais, eu diria que a alta de lisboa fica totalmente construída e irá expandir-se para fora dos limites territoriais da própria cidade. Se perguntares se daqui a uma década estará totalmente construída.. Tenho algumas dúvidas.

Alguém sabe quantos blocos/fogos faltam construir? E em relação ao hotel, centro comercial e escritórios na zona da musgueira sul. Alguém sabe se aquilo será construído e quando?
magpii no está en línea   Reply With Quote
Old March 24th, 2017, 12:15 AM   #1112
J.Ace
Registered User

Likes (Received): 125

Quote:
Julgo que as ligações rodoviárias estão bem mais adiantadas, e bem mais perto da conclusão.

Tens a ligação ao eixo Norte/sul, onde se quiseres só paras em Albufeira;
Tens a ligação ao IP7 e à Ponte Vasco da Gama;
Tens o eixo central que liga à segunda circular (ambos sentidos) e tb à Av. do Brasil.

Relativamente à construção julgo estar mais atrasada.

gui5000 liked this post
J.Ace no está en línea   Reply With Quote
Old March 24th, 2017, 12:59 AM   #1113
Ligaanet
Registered User

Ligaanet's Avatar

Likes (Received): 3658

Da última vez que lá passei reparei que nem a Av. Santos e Castro está concluída, ainda falta lá um acesso que deveria ligar à rotunda norte do Eixo Central.

E sinceramente a grande impressão que fiquei de toda a zona é que existe uma forte dualidade de percepções. Próximo ao parque central parece uma cidade nova, um local que dá inveja a um qualquer bairro luxuoso de uma grande capital europeia. Assim que se chega ao Eixo Central vê-se aquela vastidão deprimente de descampados.

Não sei se concordam comigo mas não seria talvez melhor que a rede viária principal fosse feita logo de raiz em vez de fazerem apenas consoante os lotes que vão sendo edificados? Com isto não digo fazerem todas as avenidas, ruas e ruelas, mas por exemplo concluírem pelo menos o Eixo Central na sua totalidade, incluindo a ligação à Santos e Castro que já referi. Com isto talvez se conseguisse um maior efeito de inclusão da Alta de Lisboa e também assegurava aos "locais" que teriam uma rede viária estruturante já operacional. Claro que não seria necessário fazer todos aqueles arranjos como se fez na zona sul do Eixo Central. Bastaria fazer a parte referente ao alcatrão e colocar as pedras que delimitam os passeios. Depois mais tarde, com a venda e edificação dos lotes, seriam construídos os passeios e ajardinado o separador central. Isto de certa forma até ajudaria no próprio processo de construção uma vez que os camiões já teriam as estradas que os levassem directamente ao local da obra.

gui5000 liked this post
Ligaanet no está en línea   Reply With Quote
Old March 24th, 2017, 04:29 AM   #1114
lx1755
Registered User

Quote:
Da última vez que lá passei reparei que nem a Av. Santos e Castro está concluída, ainda falta lá um acesso que deveria ligar à rotunda norte do Eixo Central.

E sinceramente a grande impressão que fiquei de toda a zona é que existe uma forte dualidade de percepções. Próximo ao parque central parece uma cidade nova, um local que dá inveja a um qualquer bairro luxuoso de uma grande capital europeia. Assim que se chega ao Eixo Central vê-se aquela vastidão deprimente de descampados.

Não sei se concordam comigo mas não seria talvez melhor que a rede viária principal fosse feita logo de raiz em vez de fazerem apenas consoante os lotes que vão sendo edificados? Com isto não digo fazerem todas as avenidas, ruas e ruelas, mas por exemplo concluírem pelo menos o Eixo Central na sua totalidade, incluindo a ligação à Santos e Castro que já referi. Com isto talvez se conseguisse um maior efeito de inclusão da Alta de Lisboa e também assegurava aos "locais" que teriam uma rede viária estruturante já operacional. Claro que não seria necessário fazer todos aqueles arranjos como se fez na zona sul do Eixo Central. Bastaria fazer a parte referente ao alcatrão e colocar as pedras que delimitam os passeios. Depois mais tarde, com a venda e edificação dos lotes, seriam construídos os passeios e ajardinado o separador central. Isto de certa forma até ajudaria no próprio processo de construção uma vez que os camiões já teriam as estradas que os levassem directamente ao local da obra.
A Avenida Santos e Castro está concluida.

Essa avenida (quase via rápida) e estrada ainda desconhecida por muita gente que mora na AML, vai da 2ª circular ao Eixo Norte-Sul, e está concluida...

O que falta é só 1 acesso ou 2 acessos à avenida, para ligar diretamente ao Eixo Central, e 1 outro acesso para ligar diretamente à rotunda do Eixo Norte Sul, que já existe, mas claro é para ser remodelado, com acesso em linha recta ao Eixo Central...

Podem ver aqui...

Quanto ao que falta construir, é tanto, que realmente vai demorar muito tempo.

Basta ver o exemplo da Quinta do Lambert, onde ainda há alguns terrenos livres e começou a ser construido no início da década de 90, ainda com o boom imobiliário, coisa que agora não acontece....

Na Alta de Lisboa, são lotes bem grandes, e que vão demorar certamente mais de 15/20 anos até estar tudo concluido. O projecto da Alta de Lisboa foi lançado num tempo de boom imobiliário, que estagnou... Como já referi aqui atrás, este projecto executava-se rápido numa India, China, e pouco mais... Mesmo em países ricos, é um projecto demasiado grande... E não há assim muitos exemplos de bairros de raíz assim tao grandes por esse mundo fora, em países já desenvolvidos.

E se o aeroporto saisse dali, então é que ia ser... Parece que não vai acontecer assim tão cedo, mas quando acontecer, era tão bom que nascesse ali uma coisa mesmo top... Lembro que toda a zona do aeroporto tem 3x o tamanho da alta de lisboa toda (alta de lisboa = 300 hectares, a área do aeroporto andará à volta dos 800 hectares)...

Ainda me lembro há alguns anos que numa reunião camarária, quando se pensava que estava quase decidido a ida do aeroporto para a OTA, que não se chegou a concretizar, falavam que queriam que fosse uma zona que trouxesse gente de todo o mundo endinheirada... uma zona de luxo, de topo, para se viver, passar férias com resorts à porta de Lisboa, campos golfe, grandes parques, hotéis, parques temáticos... com a vista que aquilo tem, à porta de uma capital com o turismo a crescer como cresce, seria um sucesso garantido...

Mas agora, depois de tudo o que se sabe sobre o possível progresso do aeroporto para um futuro a médio prazo, se isso acontecer, vai demorar tantoooooo tempo...

Ponho aí as zonas assim por alto que ainda estão em baldio... Já pra não falar que ainda há zonas lá pró meio, onde ainda faltam construir alguns prédios.

gui5000 liked this post

Last edited by lx1755; March 24th, 2017 at 05:01 AM.
Old March 24th, 2017, 12:35 PM   #1115
jcraveiro
Registered User

Likes (Received): 164

Quote:
Originally Posted by lx1755 View Post
...

...

...

Em relação à primeira imagem: neste render, dá ideia que os tais prédios entre o lago e o Condomínio do Lago vão ver bem mais altos que estes...

Na segunda:
- o terreno no "triângulo" Eugénio de Andrade-Álvaro Cunhal-Eixo Central(*), ao que me constou, será um hiper/centro comercial do grupo Jerónimo Martins
- está um circulo amarelo ao lado da pista de atletismo Moniz Pereira; nesta imagem satélite não se vê, mas há lá um prédio; pode dizer-se que sim, face ao que o terreno dá, ter um prédio é quase baldio no entanto: quando ele foi construído, eu morava num sítio com vista em linha reta para lá, e posso dizer que aquilo depois de pronto se vendeu que nem pãezinhos quentes.
Old March 24th, 2017, 02:09 PM   #1116
jpfg
( ͠° ͟ʖ ͡°)

jpfg's Avatar

Likes (Received): 2500

Quote:
Andava por aí um cronograma de quando a CMLisboa e a SGAL assinaram um novo memorando que tinha um planeamento cronológico do Plano, e onde mediam essa execução do plano. Provavelmente deve andar por aqui:

http://www.cm-lisboa.pt/viver/urbani...alto-do-lumiar

EDIT:
Existe um detalhe que eu acho que vai dar um grande impulso a este plano que é a mudança do terminal 2 do Aeroporto para norte deste plano, junto à Avenida Santos e Castro (estou à procura da notícia do Expresso com esse plano, mas não a encontro).
Vai ser possível chegar a Lisboa, e sair num terminal que se encontrará no futuro, numa envolvente urbanizada. Essa zona certamente que atrairá o interesse de investidores em hotelaria, e eventualmente em empresas que necessitem que os seus trabalhadores tenham bons acessos ao aeroporto, permitindo o seu crescimento rápido.

Por mim, aproveitando este plano da ANA para o Aeroporto Humberto Delgado, acho que seria interessante que a CM Lisboa e a CM Loures se preocupassem em realizar a médio e longo prazo a ideia do Carrilho da Graça para o planalto da Portela, expandindo a zona central de Lisboa, aproveitando os baldios e terrenos mal urbanizados na envolvente do Aeroporto:

http://3.bp.blogspot.com/_gNTRi0-XLw...a2050_jlcg.jpg

Tentem imaginar a execução deste plano, mantendo o actual Aeroporto Humberto Delgado, nomeadamente a norte da actual Alta de Lisboa.

Last edited by jpfg; March 24th, 2017 at 02:27 PM.
jpfg no está en línea   Reply With Quote
Old March 24th, 2017, 02:12 PM   #1117
Marco Bruno
Les cites obscures

Marco Bruno's Avatar

Likes (Received): 3631

Costumo ler regularmente revistas de imobiliário. Já vi, mais do que uma vez, investidores estrangeiros a queixarem-se das burocracias exageradas em relação a esse plano, tempos de demora nos licenciamentos e uma eternidade para as licenças de utilização.

jpfg, Xico205 liked this post
Marco Bruno no está en línea   Reply With Quote
Old March 24th, 2017, 03:50 PM   #1118
ory7
Registered User

Likes (Received): 31

ory7 no está en línea   Reply With Quote
Old March 24th, 2017, 04:02 PM   #1119
SR-71
Blackbird

SR-71's Avatar

Likes (Received): 2836

Essa terminal na zona do Bairro de São Francisco é para avançar "agora" ou lá mais para a frente (20 ou 30 anos)?
SR-71 no está en línea   Reply With Quote
Old March 24th, 2017, 04:12 PM   #1120
lx1755
Registered User

del

Last edited by lx1755; March 24th, 2017 at 06:22 PM. Reason: del
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags