Thread das Portagens - Page 2 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 27th, 2010, 01:43 PM   #21
visconde
Registered User

visconde's Avatar

Likes (Received): 1822

so tenho pena que nao sejam todas, porque andarei eu a pagar o que os outros usam?

pai nosso porque dizes que o IC19 e a CRIL vao ser portajadas?
tambem acharia isso hilariante e divertidissimo, era forma de os meninos da linha de sintra aprenderem a usar o comboio
mas nao vejo isso a acontecer nunca.

Last edited by visconde; January 27th, 2010 at 01:50 PM.
visconde no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old January 27th, 2010, 01:55 PM   #22
AG239
Registered User

AG239's Avatar

Likes (Received): 15

Então e montam-se as praças de portagem onde? Pina Manique?
AG239 no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 01:57 PM   #23
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1173

pai nosso, alguns dados estão errados. A A26 vai ter portagens. A A32 vai ter entre Gaia e Oliveira de Azeméis. Tal como estes novos troços das A41 e A43, se não me engano.

Por acaso não me tinha lembrado de que a A27 também é SCUT. No caso também não acho difícil que lhe ponham portagem.

Quanto ao caso da A24 e da A25, acho bem mais fácil colocarem portagem em boa parte da A24 do que na maior parte da A25.

CRIL, IC19 e VCI, por exemplo, claro que não vão ser portajadas. São auto-estradas urbanas e que nem sequer estão concessionadas.
Advertisement

Old January 27th, 2010, 02:00 PM   #24
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Likes (Received): 241

Quote:
Originally Posted by AG239 View Post
Então e montam-se as praças de portagem onde? Pina Manique?
As novas portagens não necessitam de praça de portagem.
Já estão instaladas na A28 e na A41. São simplesmente uns pórticos com umas câmaras apontadas para a estrada, semelhantes aos radares de controlo de velocidade.
A partir de uma data, que eu desconheço, todos os carros terão um identificador electrónico. Depois mandam a factura para pagar. Ou seja, será uma espécie de via verde.
Miguel_Arq no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 02:02 PM   #25
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

Likes (Received): 44

rpc, tanto a IC17 como a IC19 fazem parte da concessão da Grande Lisboa.

http://www.ascendi.pt/gca/?id=78

De qualquer forma, duvido que coloquem portagens nessas estradas.
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."

Last edited by fred_mendonca; January 27th, 2010 at 02:07 PM.
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 02:02 PM   #26
AG239
Registered User

AG239's Avatar

Likes (Received): 15

Eu sei Miguel...estava apenas a gozar com a situação. Claro que o IC19 e CRIL não serão portajadas.
AG239 no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 02:05 PM   #27
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
Originally Posted by fred_mendonca View Post
rpc, tanto a IC17 como a IC19 fazem parte da concessão da Grande Lisboa.

http://www.ascendi.pt/gca/?id=78

De qualquer forma, devido que coloquem portagens nessas estradas.
Por acaso não sabia. Mas são auto-estradas urbanas, não devem ser portajadas. Era o mesmo que meter portagem no Eixo Norte-Sul...
Old January 27th, 2010, 02:09 PM   #28
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

Likes (Received): 44

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
Por acaso não sabia. Mas são auto-estradas urbanas, não devem ser portajadas. Era o mesmo que meter portagem no Eixo Norte-Sul...
Em Lisboa penso que não há muito por onde mexer. O que pode ter portagem já o tem.
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 02:26 PM   #29
Herrmando
Registered User

Likes (Received): 900

É uma vergonha, eu n lhes dou um tostão! E se for preciso ajuda para mandar as estruturas abaixo ainda dou uma mãozinha! Quem tem de pagar a crise parece q são sempre os mesmos...
O que aconteceu à entrada do Estoril, em lisboa, não foi um acto de uns quantos alucinados. Foi, isso sim, à semelhança do que ocorreu em Cabinda, um mero exercício terrorista de uns quantos adeptos benfiquistas que, apoiados no racismo que se vive na socidade lisboeta contra o Porto, a coberto da total impunidade que sobrevive para aquelas bandas, e mercê de uma acção cobarde, tentaram roubar a vida aos atletas e dirigentes do FCPorto que, ingenuamente, pensavam estar a caminho de uma competição desportiva, de uma festa do futebol...
Herrmando no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 02:58 PM   #30
pai nosso
Registered User

pai nosso's Avatar

Likes (Received): 5551

"pai nosso porque dizes que o IC19 e a CRIL vao ser portajadas?"

"Por acaso não sabia. Mas são auto-estradas urbanas, não devem ser portajadas. Era o mesmo que meter portagem no Eixo Norte-Sul"

Falando meio a sério, meio a brincar, a ideia fundamental é esta:

já se começou a falar devagar, devagarinho dos jornais em meter portagens dos acessos às cidade do porto e Lisboa, já alteraram a numeração das estradas de ICs para AEs (IC23-A20; A36-CRIL; IC19-A37), e com certeza não deve ter sido por "obra do Espirito Santo", e se a desculpa de acabar com SCUTs são essencialmente os indicadores económicos por onde passam, então auto-estradas que passam do meio das cidades do Porto e Lisboa serão com certeza das primeiras.

"As novas portagens não necessitam de praça de portagem"

Essa brincadeira vai dar muitos problemas do futuro, e depois vai ser "Ai Meu Deus", se querem pôr auto-estradas a pagar é favor fazerem portagens físicas, porque vai bastar alguém copiar a nossa matricula, para estarmos com muito trabalho em provar que não foi o nosso carro que passou da portagem. Já para não realçar o facto de os portugueses vão passar a pagar portagem enquanto os estrangeiros vão andar à borla (ex: A28)
pai nosso no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 03:05 PM   #31
pai nosso
Registered User

pai nosso's Avatar

Likes (Received): 5551

"pai nosso, alguns dados estão errados. A A26 vai ter portagens. A A32 vai ter entre Gaia e Oliveira de Azeméis. Tal como estes novos troços das A41 e A43, se não me engano."

rpc08

O que eu quis dizer é que eu acho que eles vão portajar em toda a extensão a A26 (Sines-Beja) e a A32 (Gaia-Coimbra).
Quanto aos novos troços na A41 e A43 tens razão, já estão planeadas as portagens, se não estou em erro no caso da A43 vai apenas a haver uma portagem em plena via!
pai nosso no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 05:56 PM   #32
Miguel_Arq
Home, sweet home

Miguel_Arq's Avatar

Likes (Received): 241

Quote:
Originally Posted by AG239 View Post
Eu sei Miguel...estava apenas a gozar com a situação. Claro que o IC19 e CRIL não serão portajadas.
Essas não faz o mínimo sentido serem portajadas.
Miguel_Arq no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 06:40 PM   #33
Afonso Miguel
BANNED

Likes (Received): 0

Quote:
Estado espera arrecadar 125 milhões de euros com SCUTS em 2010
O Governo está decidido a avançar com portagens nas SCUTS já este ano e já orçamentou receita. São 125 milhões de euros de encaixe em 2010 com as auto-estradas da Costa da Prata, Norte Litoral e Grande Porto.
Rui Peres Jorge
[email protected]

O Governo está decidido a avançar com portagens nas SCUTS já este ano e já orçamentou receita. São 125 milhões de euros de encaixe em 2010 com as auto-estradas da Costa da Prata, Norte Litoral e Grande Porto.

O Executivo garante que irá estudar a introdução de portagens noutras SCUTS logo que possa e se justifique, prometendo realizar estudos nesse sentido. Uma das auto-estradas sem custos para o utilizador que poderá integrar este grupo é a SCUT da Beira Litoral e Alta, já que o governo revelou no OE que está em negociações com a concessionária desta auto-estrada.

Jornal de Negócios
Pelos vistos é na A25/IP5 que querem por portagens.

Será que têm noção dos impactos para a economia portuguesa de colocar portagens na A25?

Será que têm noção do que é a N16?

E se o critério de "alternativa válida" corresponde a uma estrada que possibilite que se faça o mesmo percurso em 1,3x o tempo por auto-estrada, ainda estou para ver que piloto de fórmula 1 vão eles escolher para percorrer a N16 entre Albergaria e Vilar Formoso em menos de 2 horas

E também estou para ver que tipo de magia vão fazer para, ao abrigo dos critérios de IPCC, conseguirem dizer que a Beira Alta e a Beira Serra são "regiões ricas".
Afonso Miguel no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 06:42 PM   #34
RoadsterRunner
Profissional da desordem

RoadsterRunner's Avatar

Likes (Received): 339

Quote:
Originally Posted by Afonso Miguel View Post
Pelos vistos é na A25/IP5 que querem por portagens.

Será que têm noção dos impactos para a economia portuguesa de colocar portagens na A25?

Será que têm noção do que é a N16?

E se o critério de "alternativa válida" corresponde a uma estrada que possibilite que se faça o mesmo percurso em 1,3x o tempo por auto-estrada, ainda estou para ver que piloto de fórmula 1 vão eles escolher para percorrer a N16 entre Albergaria e Vilar Formoso em menos de 2 horas

E também estou para ver que tipo de magia vão fazer para, ao abrigo dos critérios de IPCC, conseguirem dizer que a Beira Alta e a Beira Serra são "regiões ricas".
O criterio de alternativa válida, já não é válido ha muito tempo noutras zonas do Pais.
RoadsterRunner no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 06:49 PM   #35
Afonso Miguel
BANNED

Quote:
Originally Posted by RoadsterRunner View Post
O criterio de alternativa válida, já não é válido ha muito tempo noutras zonas do Pais.
Provavelmente, nas auto-estradas do Minho e Douro Litoral: A4, A3, A7 e A11, esse critério ditaria que fossem SCUT. Mas é preciso ver que algumas das nacionais dessa zona estão a ser requalificadas.

Mas não há N15 nem N14 que se compare com a N16, principalmente em zonas como o Vale do Vouga (Albergaria-Vouzela), o Vale do Mondego (Celorico-Guarda), ou o Vale do Côa (Castelo Mendo-Castelo Bom). É o cúmulo considerar aquilo uma alternativa válida. Quase não se aproveita uma recta nessas zonas. Dezenas de quilómetros de curvas e contracurvas, estrada sinuosa e perigosa.
Nesta zona não há razões lógicas que justifiquem as portagens. É anedótico, parece que querem que voltemos aos anos 70...
Old January 27th, 2010, 07:05 PM   #36
RoadsterRunner
Profissional da desordem

RoadsterRunner's Avatar

Likes (Received): 339

Quote:
Provavelmente, nas auto-estradas do Minho e Douro Litoral: A4, A3, A7 e A11, esse critério ditaria que fossem SCUT. Mas é preciso ver que algumas das nacionais dessa zona estão a ser requalificadas.

Mas não há N15 nem N14 que se compare com a N16, principalmente em zonas como o Vale do Vouga (Albergaria-Vouzela), o Vale do Mondego (Celorico-Guarda), ou o Vale do Côa (Castelo Mendo-Castelo Bom). É o cúmulo considerar aquilo uma alternativa válida. Quase não se aproveita uma recta nessas zonas. Dezenas de quilómetros de curvas e contracurvas, estrada sinuosa e perigosa.
Nesta zona não há razões lógicas que justifiquem as portagens. É anedótico, parece que querem que voltemos aos anos 70...
Antes de mais, devo dizer que te compreendo perfeitamente, mas não posso deixar de referir que, por muito má que seja a alternativa, ela existe, quando existem outros locais do Pais onde existem portagens onde não existe qualquer alternativa, por isso é que referi que essa questão da alternativa válida, já nem se chega lá pelo entendimento da palavra válida, estamos actualmente numa situação de total discriminação.
RoadsterRunner no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 07:07 PM   #37
Oponopono
Registered User

Likes (Received): 2319

Quote:
Dados os problemas financeiros da Républica o único critério seja para o que for passou a ser o de "evitar a bancarrota".
Oponopono no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 10:17 PM   #38
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Não é possível E desta que a N16 vai ficar à antiga...

De todas as SCUTs que existem vão meter portagem naquela que deveria ser a última a levar portagem, só num caso mesmo excepcional...

@RoadsterRunner, conheces a N16? Vais-me dizer que são piores as N2 ou N18? Ou mesmo a N13 apesar de ser uma rua? Olha que não. E quanto à discriminação, quantas vezes é que nós já fomos discriminados?...
Old January 27th, 2010, 10:30 PM   #39
Afonso Miguel
BANNED

Quote:
Originally Posted by RoadsterRunner View Post
Antes de mais, devo dizer que te compreendo perfeitamente, mas não posso deixar de referir que, por muito má que seja a alternativa, ela existe, quando existem outros locais do Pais onde existem portagens onde não existe qualquer alternativa, por isso é que referi que essa questão da alternativa válida, já nem se chega lá pelo entendimento da palavra válida, estamos actualmente numa situação de total discriminação.
A que estradas te referes? Neste momento, não me estou a lembrar de nenhuma AE portajada que não tenha alternativa. A maioria tem uma "alternativa", entre aspas, porque a alternativa existe só que não é digna desse nome. Mas concordo que esta questão das AE's com portagens gera discriminações. Por isso é que acho que, a seguir à construção das novas A4, A24/IP3 e IP2/N102, é essencial que se comece a pensar em requalificar (na zona de Entre-Douro e Minho isso implica quase sempre traçados novos) estradas como a N14, a N15, a N101 ou a N105. Se é que lhes queremos chamar alternativas válidas.

Quote:
Originally Posted by Oponopono View Post
Dados os problemas financeiros da Républica o único critério seja para o que for passou a ser o de "evitar a bancarrota".
Talvez por isso seja prioritário avançar com o aeroporto de Lisboa, o TGV para Lisboa, a terceira ponte em Lisboa, a expansão do metro de Lisboa, a 2ª AE Porto-Coimbra... Enquanto para manter ligações dignas ao interior sem portagens não há dinheiro...
Tudo pelo interesse nacional...
Old January 27th, 2010, 11:18 PM   #40
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1079

Passar a portajar a A25 não é inocente... a AE não foi desejada por muitos, veja-se o número de anos que levou a ser finalmente construída, o seu mais que respeitável movimento (e em crescimento) deve fazer comichão provavelmente aos mesmos se não a outros mais, e o que ela liga e onde liga não está propriamente nas graças da tecnocracia governativa (que provavelmente são em boa parte os mesmos que referi atrás).
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
portagens

Thread Tools

Posting Rules