Coimbra | Nova Gare Intermodal - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Centro > Projectos

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old April 17th, 2010, 12:38 AM   #1
bru_nex
Registered User

bru_nex's Avatar

Likes (Received): 1

Coimbra | Nova Gare Intermodal

Está na entrada da Câmara Municipal de Coimbra a maqueta da nova Gare Intermodal de Coimbra. A maqueta representa grande parte da cidade. Estão representadas nesta maqueta as novas avenidas, intervenções da Metro Mondego, ruas a pedonalizar, nova Gare Intermodal, nova Arena, nova zona de construção, novo Hotel, nova ponte pedonal, nova travessia sobre o Mondego, etc.

Par quem não tem oportunidade de passar por lá, fica aqui um resumo

Recomendo mesmo uma visita à CMC. A maqueta está cheia de pormenores interessantes! Muitos devem ter-me escapado.

The_Knight_rider liked this post
bru_nex no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old April 17th, 2010, 01:06 AM   #2
DaniFR
Registered User

Likes (Received): 853

Interessante.
O projecto da estação e todos os outros que estão associados a este, vão mudar muita coisa em Coimbra. Aquela zona vai ficar excelente. É preciso é que os prazos sejam cumpridos.
Old April 17th, 2010, 01:23 AM   #3
Aka
Registered User

Likes (Received): 147

Não sei se gosto...

Aparentemente a estação é essa espécie de "edifício-cobertura", passando por cima das linhas e que permite o acesso a estas.

Parece-me que é demasiado aberto; há pouca protecção contra a chuva, etc.

Esteticamente, está longe de deixar a boca aberta.
Aka no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old April 17th, 2010, 01:25 AM   #4
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15531

Excelente maquete e informações!

Quando concluido vai ficar muito bem.

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2010, 01:32 AM   #5
fernao
Registered User

fernao's Avatar

Likes (Received): 16

bom trabalho Brunex, obrigado

quando 'a estacao, parece-me uma completa [email protected] - sera' possivel que vao fazer uma estacao deste tamanho DESCOBERTA??? vamos continuar a ter um apeadeiro ao relento??? nem acredito nisto... a propria estacao e' um passadico???

pessimo, muito mau mesmo.. estetica = zero

ha' um ribeiro? canal?? entre a estacao e a estrada/predios?? nem percebo onde param os carros, taxis, etc.. afinal onde param os Expressos e os SMTUC? e' tudo ao ar livre naquela zona com arvorezinhas a Sul??

sera' que nao podiam encanar esse canal para permitir um bom acesso 'a estacao, em vez de so' aquela pontezinha que se entupir nao tem alternativa???

MAS O QUE LIXO E' ESTE??
fernao no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2010, 01:59 AM   #6
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Likes (Received): 675

curioso, a torre do Arnado não está representada na maqueta..
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2010, 02:28 AM   #7
fernao
Registered User

fernao's Avatar

Likes (Received): 16

Quote:
Originally Posted by daniel322 View Post
curioso, a torre do Arnado não está representada na maqueta..
está está, se vires bem o percurso da rua.. só que só tem metade do tamanho
fernao no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2010, 02:47 AM   #8
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Likes (Received): 1511

preciso de óculos, não consigo ver onde é que está a estação...
Old April 17th, 2010, 02:48 AM   #9
Aka
Registered User

É como os paralelepípedos junto à estação. Supostamente têm 12 andares...
Old April 17th, 2010, 06:34 AM   #10
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Likes (Received): 73

gostei da maquete da cidade, já da estação não percebi, ou espero não ter percebido algumas coisas...
Old April 17th, 2010, 01:18 PM   #11
AZT2009
Registered User

AZT2009's Avatar

Likes (Received): 13

Quote:
Originally Posted by fernao View Post
pessimo, muito mau mesmo.. estetica = zero

Entre a estacao e a estrada/predios?? nem percebo onde param os carros, taxis, etc.. afinal onde param os Expressos e os SMTUC?

Boa questão ele apontou tudo nas imagens menos onde param os autocarros.
AZT2009 no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2010, 03:57 PM   #12
Aka
Registered User

Quote:
Originally Posted by AZT2009 View Post
Boa questão ele apontou tudo nas imagens menos onde param os autocarros.

Old April 17th, 2010, 04:10 PM   #13
JPSM
Registered User

Uma coisa é certa goste se ou não a cidade vai levar uma volta enorme e pela positiva a nivel de mobilidade, e ao nivel de aspecto daquela zona....

Só não acho grande jeito a estação ser por cima....mas prefiro ver os renders primeiro.....
JPSM no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2010, 06:44 PM   #14
DaniFR
Registered User

Likes (Received): 853

Quote:
Originally Posted by JPSM View Post
Uma coisa é certa goste se ou não a cidade vai levar uma volta enorme e pela positiva a nivel de mobilidade, e ao nivel de aspecto daquela zona....
Verdade.

Quote:
Só não acho grande jeito a estação ser por cima....mas prefiro ver os renders primeiro.....
A mim parece-me que aquela parte de cima é apenas uma passagem para dar acesso ás várias plataformas e ao terminal de bus. Em vez de túnel, optaram por uma ponte.
Aquela zona mas cinzenta na estação parece ser área coberta.
Old April 17th, 2010, 06:52 PM   #15
Aka
Registered User

Quote:
Originally Posted by DaniFR View Post
A mim parece-me que aquela parte de cima é apenas uma passagem para dar acesso ás várias plataformas e ao terminal de bus. Em vez de túnel, optaram por uma ponte.
Eu ando a tentar bloquear na minha cabeça a ideia de que a estação em si é aquela estrutura que tem o ponto de interrogação na imagem que editei. Ou então só o pedaço que fica por baixo da "ponte-estação".

A minha aposta é de que essa estrutura que fica por baixo é a zona da estação que tem a entrada, a venda de bilhetes, lojas, WC, etc. - tanto que é para lá onde vai a ponte de ligação ao hotel -, e que depois a "ponte-estação" é onde tem os acessos às linhas, ao outro lado onde está o metro, onde estão os assentos de espera, os monitores com os horários, etc. A outra parte que parece ter três coberturas deve ser para estacionamento ou para autocarros e táxis.
Old April 18th, 2010, 12:39 PM   #16
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Likes (Received): 4973

Está excelente. A estação parece ser o edifício ao lado direito da ponte, aquele paralelipípedo à direita das linhas, com a ligação por ponte às linhas tal como vi na Alemanha, por exemplo. Acho interessante, sobretudo se for algo bem envidraçado para se ter vistas e luz natural, coisa que num túnel não existiria, acrescentando gastos de energia desnecessários, reduzindo a sustentabilidade natural do projecto.

A estação será coberta e as pessoas descem à linha quando vêm os comboios. Creio que haverá coberturas nas linhas para as linhas (esperemos). E a ponte será grande o suficiente para ser como um complemento da estação. Se falam assim da ponte, lembrem-se do outro projecto da estação para o local da actual Ponte-Açude. Em Campanhã, por exemplo, só há espaço coberto na estação e no túnel, quando junto da linha se está exposto às condições meteorológicas.

A arena não deveria ser coberta, sobretudo com a meteorologia tão instável que temos hoje em dia? Seria mais confortável e não tornaria o local tão susceptível aos desígnios de S. Pedro ou da Mãe Natureza.

Ainda bem que o viaduto da Casa do Sal vai abaixo. Aquilo é uma verdadeira muralha para uma zona tão horrível.

Venha a zona pedonal à beira-rio. Actualmente é só um local de passagem para os carros. E esperemos que requalifiquem a zona oposta do rio onde está o acesso ao tabuleiro inferior açude para quem vem do fórum.

E finalmente, recupera-se a zona norte da cidade e se lhe traz respeito que merece.

Finalmente, tenho a dizer, se projecta uma estação intermodal em Coimbra para acolher com conforto e segurança os imensos passageiros que acolhe e poderá acolher esta linda e conhecida cidade. Todos os estrangeiros com quem falo que foram lá dizem "ah que linda!"

Last edited by Lino; April 18th, 2010 at 12:50 PM.
Lino no está en línea   Reply With Quote
Old April 18th, 2010, 02:20 PM   #17
Aka
Registered User

Quote:
Originally Posted by Lino View Post
A arena não deveria ser coberta, sobretudo com a meteorologia tão instável que temos hoje em dia? Seria mais confortável e não tornaria o local tão susceptível aos desígnios de S. Pedro ou da Mãe Natureza.
E é. Aquilo é só para mostrar que é algo que tem bancadas. Aliás, até deve ter uma cobertura transparente nessa maqueta.

De qualquer forma, a arena na maqueta só serve para mostrar a localização. Provavelmente, até será outra empresa a desenhá-la e não o Busquets.
Old April 18th, 2010, 11:41 PM   #18
JPSM
Registered User

Quote:
Originally Posted by Lino View Post
Está excelente. A estação parece ser o edifício ao lado direito da ponte, aquele paralelipípedo à direita das linhas, com a ligação por ponte às linhas tal como vi na Alemanha, por exemplo. Acho interessante, sobretudo se for algo bem envidraçado para se ter vistas e luz natural, coisa que num túnel não existiria, acrescentando gastos de energia desnecessários, reduzindo a sustentabilidade natural do projecto.
Algo no género da Berlin Hauptbahnhof, era demais.......com aquele ar futurista...acho que seria um bom contraste...a antiguidade da imagem da cidade, com a estação com ar futurista...para dar um ar de uma cidade que embora defenda as suas tradições, é uma cidade que se quer virada para o futuro....mas mais para o branco....digo eu...era capaz de não chocar tanto...

Quote:
Ainda bem que o viaduto da Casa do Sal vai abaixo. Aquilo é uma verdadeira muralha para uma zona tão horrível.
é engraçado que eu não gosto dele, mas quando olhei para a foto, não pude deixar de pensar que ali faltava alguma coisa...

Quote:
Venha a zona pedonal à beira-rio. Actualmente é só um local de passagem para os carros. E esperemos que requalifiquem a zona oposta do rio onde está o acesso ao tabuleiro inferior açude para quem vem do fórum.
essa zona bem requalificada seria mais um chamariz...para o pessoal passar as tardes como nas docas, talvez não tanto sucesso...mas ainda assim ser um local bastante positivo...

Quote:
Finalmente, tenho a dizer, se projecta uma estação intermodal em Coimbra para acolher com conforto e segurança os imensos passageiros que acolhe e poderá acolher esta linda e conhecida cidade. Todos os estrangeiros com quem falo que foram lá dizem "ah que linda!"
E os que não conhecem, mas vêm fotos, regra geral têm curiosidade em ca vir visitar a cidade...o que só por sí é bastante positivo....
JPSM no está en línea   Reply With Quote
Old April 18th, 2010, 11:46 PM   #19
Lino
'tou na lua...

Lino's Avatar

Likes (Received): 4973

Já tive alguns que, por falta de ligações mais directas e baratas a outros locais da Europa, não puderam cá vir... Coimbra precisa de se autonomizar a nível de ligações ao exterior. Quando fui à Albânia paguei quase tanto de Coimbra ao Porto como do Porto a Bergamo...
Old April 19th, 2010, 12:57 AM   #20
Aka
Registered User

Quote:
Algo no género da Berlin Hauptbahnhof, era demais.......com aquele ar futurista...acho que seria um bom contraste...a antiguidade da imagem da cidade, com a estação com ar futurista...para dar um ar de uma cidade que embora defenda as suas tradições, é uma cidade que se quer virada para o futuro....mas mais para o branco....digo eu...era capaz de não chocar tanto...
Não te excites. A nossa estação vai ser siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimples. E não pode faltar o belo do betão.
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules