IC2 | Requalificação - Coimbra - Leiria - Rio Maior - Aveiras de Cima - Page 3 - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 30th, 2009, 12:06 PM   #41
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1081

Aí não aproveitarias a actual variante de Leiria e iria na mesma zona passar junto à A1...
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old January 30th, 2009, 12:07 PM   #42
Viriatuus
Registered User

Rpc08:

Quote:
Valia mais fazer-se logo uma variante entre Condeixa e a Batalha, directa.
O ideal talvez fosse essa opção, mesmo que entre Condeixa e Pombal a actual estrada seja suficiente. Mas em vez de Condeixa deverias dizer Coimbra.
Old January 30th, 2009, 12:11 PM   #43
Sesnando
Registered User

Likes (Received): 6

Na proposta prévia para o novo plano director municipal de Coimbra, já é possível ter uma ideia de onde passará a nova auto-estrada que ligará Coimbra e Leiria. No concelho de Condeixa-a-Nova, a nova via seguirá para oriente, ou seja, a partir do fim da nova variante em construção no sul de Coimbra, a estrada seguirá em frente, contornando a vila de Condeixa-a-Nova pelo lado nascente.
Sesnando no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old January 30th, 2009, 02:14 PM   #44
JoniP
Registered User

JoniP's Avatar

Likes (Received): 72

Quote:
Originally Posted by rpc08 View Post
Valia mais fazer-se logo uma variante entre Condeixa e a Batalha, directa. Porque o tráfego é muito, justifica-se, e retirava todo esse trânsito da N1, que passaria a servir apenas para tráfego local.
Hum?? Já viste o mapa? Ja existe a A1 nesse trajecto.. Sim tem portagem.. Quem não puder pagar tem uma qualidade inferior.. Mas a "variante" existe..
JoniP no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2009, 05:10 PM   #45
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Likes (Received): 1174

Quote:
Originally Posted by JoniP View Post
Hum?? Já viste o mapa? Ja existe a A1 nesse trajecto.. Sim tem portagem.. Quem não puder pagar tem uma qualidade inferior.. Mas a "variante" existe..
Atenção, eu não estou a dizer que se faça uma AE nova como diz o Sesnando, aliás, nem sei onde é que ele ouviu tal informação de que ia ser construída uma nova AE entre Coimbra e Leiria...o que eu estou a falar é de um IC, que aliás já vem previsto no PRN2000, de modo a retirar os carros da saturada N1. E claro que tem que ser por nascente, não deve ficar demasiado próximo da A1.

Quanto à N342 não sei se existem planos para um prolongamento até à A1 mas o ideal era prolongá-la até Montemor-o-Velho ou, em última instância, até à A17 próximo do nó com a A14.
Old January 30th, 2009, 05:22 PM   #46
Sesnando
Registered User

Quote:
Quanto à N342 não sei se existem planos para um prolongamento até à A1 mas o ideal era prolongá-la até Montemor-o-Velho ou, em última instância, até à A17 próximo do nó com a A14.
Não entendi a quê te possas estar a referir, uma vez que a N342 já atravessa todo o concelho de Soure. O que é necessário é construir-se uma circular regional externa em Coimbra, que resultaria da criação de um novo eixo para ligar eficazmente as vilas de Condeixa, Alfarelos, Arazede e Cantanhede.
Old January 30th, 2009, 05:41 PM   #47
Sesnando
Registered User

Quote:
Atenção, eu não estou a dizer que se faça uma AE nova como diz o Sesnando, aliás, nem sei onde é que ele ouviu tal informação de que ia ser construída uma nova AE entre Coimbra e Leiria...o que eu estou a falar é de um IC, que aliás já vem previsto no PRN2000, de modo a retirar os carros da saturada N1. E claro que tem que ser por nascente, não deve ficar demasiado próximo da A1.
Essa auto-estrada sempre esteve em cima da mesa, ainda antes da ideia de construção de uma variante na Bairrada, até Oliveira de Azeméis. Tal como disse numa msg anterior, já é possível ficar com uma ideia de por onde irá passar essa auto-estrada, se quiseres podes consultar o estudo prévio para o novo plano director municipal do concelho de Coimbra, que é onde poderás visionar esse esboço.
Old January 30th, 2009, 05:56 PM   #48
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Likes (Received): 675

Quote:
Originally Posted by Sesnando View Post
a nova via seguirá para oriente, ou seja, a partir do fim da nova variante em construção no sul de Coimbra, a estrada seguirá em frente, contornando a vila de Condeixa-a-Nova pelo lado nascente.
não te estás a referir ao IC3? (Coimbra-Tomar)

Old January 30th, 2009, 06:02 PM   #49
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
Não entendi a quê te possas estar a referir, uma vez que a N342 já atravessa todo o concelho de Soure. O que é necessário é construir-se uma circular regional externa em Coimbra, que resultaria da criação de um novo eixo para ligar eficazmente as vilas de Condeixa, Alfarelos, Arazede e Cantanhede.
Estou a referir-me a uma possível nova ligação da N342 entre Miranda do Corvo e Condeixa (a actual seria desclassificada), como aliás já aconteceu entre Miranda e a Lousã e está previsto fazer da Lousã até ao futuro IC6 na zona de Coja. Um possível prolongamento desta estrada até Montemor funcionaria como um anel exterior à cidade de Coimbra, uma vez que seria possível ir de oeste a sul/sudeste de Coimbra sem passar pela cidade.

Não descarto obviamente a ligação Coimbra-Alfarelos, se bem que a solução escolhida tenha sido a mais longa por causa dos impactes ambientais. Cantanhede e Arazede já são servidos pela A14, quanto muito no primeiro caso bastava requalificar a N234-1...

PS: a N342 podia aproveitar a ligação entre o IC3 e Condeixa - bastava fazer a ligação entre o sul de Miranda do Corvo (onde termina a mais recente N342) e esse nó.

Quote:
Essa auto-estrada sempre esteve em cima da mesa, ainda antes da ideia de construção de uma variante na Bairrada, até Oliveira de Azeméis. Tal como disse numa msg anterior, já é possível ficar com uma ideia de por onde irá passar essa auto-estrada, se quiseres podes consultar o estudo prévio para o novo plano director municipal do concelho de Coimbra, que é onde poderás visionar esse esboço.
Pensava que seria em IC... vou procurar isso
Old January 30th, 2009, 06:36 PM   #50
Sesnando
Registered User

A câmara tinha disponibilizado, há meses atrás, um mapa-esboço do que seria o novo plano director municipal do concelho de Coimbra. O Daniel lembra-se de certeza da presença desse mapa, logo na página principal da secção "Planeamento". Sobre a imagem estava impressa uma mensagem em jeito de carimbo, com o intuito de informar os visitantes de que se tratava de uma proposta prévia e eventualmente não definitiva e, por essa razão, só quem perdesse algum tempo na observação do mapa o conseguiria interpretar.

Nesse mapa estavam desenhados os vários corredores possíveis para todas as vias que se supunha virem a ser construídas no concelho a longo-prazo, e uma delas era o prolongamento do IC2 para sul de Cruz de Morouços, na continuação do troço que está em construção na actualidade. Como a localidade de Condeixa-a-Nova é imediatamente fronteira ao concelho de Coimbra, era na altura possível observar os vários corredores que estavam previstos para atravessar aquele concelho, e todos eles previam a passagem dessa via a oriente da vila.
Old January 30th, 2009, 06:44 PM   #51
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Likes (Received): 4

Daniel, esse traçado do IC3 (sempre a nascente de Coimbra e paralelo à A1) parece-me a melhor solução.
Já agora sabes a denominação que terá a ligação entre o IC3 e Condeixa?
E o actual IC3 entre Condeixa e Penela? (actual é como quem diz porque aquilo é essencialmente uma EN). Será desclassificado?
Sky11 no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2009, 06:48 PM   #52
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Likes (Received): 675

não sei sky11.. aquilo (IC3-Condeixa) actualmente julgo que é a EN347, mas nas placas indica IC3.. não sei a futura denominação dessa ligação

Sesnando, acho que sei de mapa falas, será este?

é a planta de ordenamento do município de coimbra, que coloca todas as hipóteses para cada traçado.. (até porque na altura ainda não sabiam quais seriam os escolhidos, tanto para a variante do IC2 a poente como para o IC3 a nascente)

Last edited by daniel322; January 30th, 2009 at 06:56 PM.
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2009, 06:48 PM   #53
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

O actual IC3 entre Condeixa e Penela não é mais que a N347.
Old January 30th, 2009, 07:04 PM   #54
Sesnando
Registered User

Não tenho a certeza se esse é o mapa que referi de início, mas aí também dá para ver perfeitamente a continuação do IC2 a nascente da actual N1 e consequentemente a nascente de Cernache (e de Condeixa-a-Nova).

Last edited by Sesnando; January 30th, 2009 at 09:18 PM.
Old January 30th, 2009, 07:56 PM   #55
Viva_a_Historia
Registered User

Likes (Received): 133

Quote:
O actual IC3 entre Condeixa e Penela não é mais que a N347.
Bem, se esse for mesmo o traçado do mapa do IC3 então parece que essa via não vai sequer passar pelo concelho de Condeixa.

Defendo que esse troço da N347 entre Condeixa e IC3 deveria ser transformado num troço do IC2 e este ser sobreposto ao IC3 até ao Botão (com o aumento do projecto de 2x2 para 3x3). O troço actualmente a ser construído entre a Cruz de Morouços e Bencanta tornar-se-ia apenas troço da N1 visto já estar muito dentro da área urbana de Coimbra, dispensando-se o alargamento do actual IC2 entre a Ponte do Açude e Trouxemil para 3x3 e consequentes custos.
Viva_a_Historia no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2009, 08:46 PM   #56
Sky11
Hugs are always free

Sky11's Avatar

Likes (Received): 4

Explica lá isso do 3x3, sff. 9 faixas?
Sky11 no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2009, 08:50 PM   #57
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 15589

Aquele traçado do IC2 a passar a este de Condeixa seria óptimo mesmo como eu idealizava.

A ligação entre Condeixa e o IC3 versão AE não continuará pela variante de Miranda do Corvo e da Lousã?

Tocha :: Mira :: Vagos :: Ílhavo :: Praia da Barra :: Curia :: Anadia :: Oliveira do Bairro :: Águeda

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2009, 09:37 PM   #58
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
A ligação entre Condeixa e o IC3 versão AE não continuará pela variante de Miranda do Corvo e da Lousã?
Era essa a ideia que eu estava a idealizar também, afinal de contas não faz sentido fazer-se uma nova e paralela uns quilómetros a sul...ficará um desfasamento de 5 km por aí...mas não sei de nada...
Old January 30th, 2009, 09:45 PM   #59
Viriatuus
Registered User

Mapa interessante, não podes clocar a totalidade do mesmo Daniel?

Em relação àquilo que me é dado observar:

1 - Interessante a ideia de fazer uma ligação entre o o nó de Condeixa da A1e o futuro IC3; talvez se fossem mais ambiciosos poderia ser um ponto de partida para uma circular externa à cidade.

2 - Que estrada é aquela a oeste da A1 e que lhe é paralela? De onde vem, para onde vai?
Old January 30th, 2009, 09:48 PM   #60
rpc08
Registered User

rpc08's Avatar

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post
2 - Que estrada é aquela a oeste da A1 e que lhe é paralela? De onde vem, para onde vai?
Será a solução C da N341 entre Taveiro e Alfarelos
Advertisement

Reply

Tags
coimbra, ic2, leiria, mealhada

Thread Tools

Posting Rules