Coimbra | Convento de São Francisco - Centro de Convenções e Espaço Cultural - Page 3 - SkyscraperCity

forums map | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Centro > Projectos

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old March 16th, 2011, 01:13 AM   #41
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Likes (Received): 674

jprscarv, colocaram-se envidraçados com vidros pequenos por questões técnicas.. sei disso.. também se fizeram vãos pequenos por questões técnicas relativas à resistência da madeira.. o que não significa que por exemplo actualmente se proceda à demolição de uma varanda em madeira só porque esta pode ser feita em aço..

Eu não acho horríveis estas imitações até porque só são imitações se quiseres, qual o problema de lá colocar uma caixilharia em madeira nova? não fica a perder em termos de condutibilidade térmica.. e nestes edifícios históricos, regra geral, os edifícios devido à sua especificidade de construção não estão sujeitos a cumprir na integra a legislação em vigor, não sendo também obrigatório a colocação de caixilharias certificadas.

Não discuto tanto neste caso, nem sei como eram as janelas anteriores, mas não gosto em edifícios em que as caixilharias originais podem (e devem) ser recuperadas e substituem-nas por envidraçados, ainda por cima coloridos muitas das vezes..

é uma hipocrisia, a meu ver, exigirem aos particulares mil e uma licenças para uma renovação de um edifício situado em centro histórico, obrigando os proprietários a manter ou refazer com mesmo o material que tinha antes da intervenção e depois nos edifícios sob responsabilidade do Estado ou Autarquias nada disso é cumprido..

De resto só uma correcção, eu não me referia às vulgares caixilharias de quadrícula com a imitação colada no vidro.. mas sim a "verdadeiras" caixilharias
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old March 16th, 2011, 05:15 PM   #42
jprscarv
Registered User

jprscarv's Avatar

Likes (Received): 2

Bem, eu continuo a achar que é uma questão de gostos... e não acho que a tua comparação com as varandas seja apropriada. Tal como disse antes, sou a favor da recuperação dos vãos existentes, não da replicação do antigo.

Tanto quanto sei os privados são obrigados a usar os mesmos materiais, madeira, e acho que aqui também se deveria privilegiar a madeira, o que não implica que se coloquem as quadrículas...

Eu não conheço, nem nunca vi, caixilharias de madeira, com vidro duplo, e com a quadrícula. De qualquer das formas, mesmo que estas existam, serão certamente MUITO mais caras que a mesma caixilharia com um vidro só, uma vez que os vidros duplos são fechados em vácuo (não sei se assim que se chama tecnicamente), uma janela com 6 quadradinhos, implica seis vidros duplos...

Não discuto que se deva preservar o existente, foi o que afirmei atrás, mas quando tal não é possível, prefiro mil vezes uma janela nova, com os mesmos materiais, é certo, mas que não tente imitar o que antigo...
jprscarv no está en línea   Reply With Quote
Old March 16th, 2011, 06:17 PM   #43
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Quote:
Originally Posted by jprscarv View Post
Bem, eu continuo a achar que é uma questão de gostos...
Sim, já cheguei à mesma conclusão.. em relação ao exemplo que coloquei, é um exemplo retórico, qual a diferença em alterar a fachada numa varanda ou numa caixilharia? Não são ambas adulterações? Para ambos os casos existem soluções técnicas que conseguem manter o aspecto original.

Tenho acompanhado algumas obras de recuperação e visto várias vezes em situações similares a utilização de quadrícula real através de perfis metálicos, capeados com madeira, é uma solução.. quando se pretende caixilharia em madeira vejo a quadrícula ser fixada na folha de vidro, sendo a caixilharia de vidro duplo.. esta solução tem tão boa performance térmica quanto o PVC e melhor ainda que o alumínio com corte térmico, logo o cumprimento dos requisitos não se coloca em causa. A única janela que não dá para colocar vidro duplo é nas de guilhotina, devido ao peso, tornam-se instáveis quando abertas.. estas soluções que referi não são MUITO mais caras que as existentes no mercado, temos é de ter a noção de que numa recuperação de um monumento ou edifício histórico não estamos a definir materiais como quem constrói uma moradia no Tovim..

Desta forma, e de acordo com o que tenho visto e acompanhado em várias intervenções sei que é possível e relativamente fácil manter o aspecto antigo, assim se queira, pelo que continuo a não perceber porque para os privados existem n regras e para as intervenções em edifícios públicos essas mesmas regras não são aplicadas..

em alguns edifícios não se nota mas há casos em que estas opções praticamente descaracterizam a fachada..

Descubram as diferenças..

Sponsored Links
Advertisement

Old March 16th, 2011, 07:57 PM   #44
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

voltando ao tema
Quote:
Coimbra deve ter centro de congressos dentro de três anos

O administrador do Turismo de Coimbra, E.M., Gonçalo Lobo Xavier, estima que o futuro centro de congresso de Coimbra, a instalar no antigo Convento de São Francisco, deve estar pronto a funcionar dentro de três anos, avançou ontem o responsável, durante a BTL.
“Sendo optimista, creio que dentro de três anos o Convento de São Francisco pode estar disponível para o utilizarmos enquanto espaço, por excelência, para conferências e para eventos a este nível”, revelou o responsável, à margem da apresentação do calendário de eventos para Coimbra este ano.
Segundo Gonçalo Lobo Xavier, “as obras arrancaram agora e o projecto de co-financiamento foi recentemente desbloqueado”, mas “a entrada em funcionamento do centro depende, naturalmente, de uma série de questões processuais”.
Quanto à capacidade do novo centro, para Gonçalo Lobo Xavier e, visto que “em Coimbra é muito difícil encontrar um espaço para mais de 800 pessoas”, o número de lugares disponibilizados não deverá ser, nunca, abaixo desse número, defende.

Turisver
Quote:
Intervenção na Guarda Inglesa prolonga-se, pelo menos, até Abril, em várias fases. Algumas serão mais problemáticas no que respeita à circulação automóvel

Tem sido motivo de grandes dores de cabeça, de momentos de desespero e até de críticas, a espécie de revolução de trânsito que está acontecer em toda a zona envolvente ao Convento de S. Francisco, com destaque para o corte à circulação automóvel do acesso – pelo lado esquerdo da rotunda de Bissaya Barreto – à Avenida João das Regras, obrigando todos os veículos a contornar a rotunda e a “encontrar-se” com quem vem de Santa Clara ou da lateral do Portugal dos Pequenitos.

As filas têm sido grandes, nomeadamente nas horas de ponta, e há quem reclame especialmente da falta de um polícia a regular o trânsito. Mas Paulo Leitão, vereador responsável pelas Obras e Infra-estruturas Municipais e pelo Trânsito, confrontado com as críticas, garantiu que o policiamento não foi solicitado porque «se chegou à conclusão que a presença de um polícia não iria melhorar a circulação na zona». «A alternativa é não fazer, e penso que, isso, ninguém quer», afirmou.

(...)

Recorde-se que, no desenho final, esta rotunda será deslocada para mais próximo da Guarda Inglesa, de modo a poder permitir o acesso à nova artéria, que ligará a zona do pavilhão do Estádio Universitário à Ponte de Santa Clara, e as saídas e entradas do estacionamento subterrâneo do convento.

(...)

O período de maior preocupação e de maior confusão de trânsito acontecerá a partir do próximo dia 7. Durante cerca de um mês, deixará de ser possível circular em frente ao Portugal dos Pequenitos, prevendo-se que a circulação seja feita, na mesma rotunda, em sentido contrário. Neste caso, o vereador admite a necessidade da presença de autoridades para regular o trânsito, «uma vez que a rotunda será feita em sentido contrário e poderá causar alguma confusão nos automobilistas».

A última fase prolonga-se até meados de Abril, coincidindo com «o avançar da vedação do estaleiro da obra do convento para a faixa mais à direita da Guarda Inglesa». A circulação passa a ser feita pelas duas vias mais à esquerda, situação que deverá permanecer idêntica quando a obra do Centro de Convenções estiver concluída, uma vez que o estacionamento subterrâneo do monumento ocupará parte da via mais à direita.

«Está prevista uma reconfiguração das vias, no futuro», confirmou Paulo Leitão, adiantando, como curiosidade, que a vedação da obra estará decorada com «placas que ilustram o aspecto do monumento, depois de concluído». Recorde-se que o projecto prevê a passagem a pedonal da Avenida João das Regras e, respectivamente, a criação de uma nova artéria que ligará a Guarda Inglesa à Ponte de Santa Clara, que atravessará o Estádio Universitário.

O vereador confirmou estar «bem encaminhado» o diálogo com a Universidade de Coimbra com vista à concretização desta via, cujo projecto de execução está a ser feito e que deverá arrancar ainda este ano. «Há consenso em relação à tipologia, temos aqui um tempo de espera com a tomada de posse do novo reitor, mas penso que correrá tudo bem», continuou Paulo Leitão, recordando que é necessário que esta infra-estrutura esteja concluída aquando da conclusão da obra do Convento de S. Francisco.

D.Coimbra
Old April 2nd, 2011, 04:51 AM   #45
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Likes (Received): 72

Também por isto és a Lusa atenas...

Escrito por Margarida Alvarinhas

ESCAVAÇÕES NO CONVENTO DE S. FRANCISCO
Ossadas de soldados
intrigam arqueólogos

Presidente da autarquia visitou as obras e escavações arqueológicas em curso. Pede dois anos de paciência para que Coimbra ganhe um auditório à altura
Os munícipes terão de ter paciência, mas o progresso implica alguns constrangimentos. Muito pó, mas, acima de tudo, algum tempo perdido com o trânsito. Terá de ser assim até Setembro de 2012, altura em que o Convento de S. Francisco se vai apresentar como “novo” e com ele traz à luz do dia o centro de convenções que Coimbra há muito deseja e um novo ordenamento de trânsito naquela zona de Santa Clara.
«Tenho de pedir paciência durante dois anos a todos os cidadãos. Vai ser uma dor de cabeça, mas todos compreenderão», disse ontem o presidente da Câmara de Coimbra, que visitou as obras em curso e conheceu, in loco, o que os trabalhos arqueológicos têm permitido trazer a descoberto. Na verdade, João Paulo Barbosa de Melo sublinha que o esforço vai compensar, porque, afinal, ali vai nascer «um dos investimentos estruturantes da cidade». Mais, afirmou, «era difícil pedir uma sala de visitas melhor para Coimbra», porque, salientou, o que dali se vê é a Coimbra «que vem nos postais». Uma vista privilegiada, portanto, num espaço que Coimbra ambicionava – um centro de congressos – à altura de receber grandes eventos.
Os trabalhos decorrem segundo o calendarizado. Nesta altura as atenções centram-se nas prospecções arqueológicas, que têm permitido descobrir alguns achados que remontam ao século XIX e, particularmente, à época em que o Convento de S. Francisco foi transformado em unidade fabril dedicada aos lanifícios. Da época religiosa apenas restam, praticamente, as paredes do convento. Ontem, Barbosa de Melo ficou a saber o que se encontrou e de pensar também que destino dar aos achados. É que terminado o período de reserva científica, que é de dois anos, a Câmara de Coimbra terá de dar um destino aos achados: ou fica com eles com a devida autorização do IGESPAR ou devolve-os a esta mesma entidade. A decisão «depende do que vier a ser apurado», disse o autarca, admitindo, contudo, que seria bom ficar com as descobertas e com isso «ajudar a fazer a história da cidade». Além disso, anotou, «o edifício tem espaço para muitas coisas e esta pode ser uma valência interessante».

Ossadas podem ser
das Invasões Francesas
Mas, afinal, que achados estão a ser descobertos? Para já uma centena de ossadas, de homens e mulheres adultos, sendo que a particularidade reside no facto de os indivíduos do sexo masculino apresentarem vestígios de roupa (botões, fivelas, medalhas, alfinetes, etc), que indicam que estariam de uniforme. A razão ainda não está apurada, mas os arqueólogos colocam a hipótese de tal se relacionar com as Invasões Francesas. «Parece que são militares fardados. Não era previsto que existisse um cemitério neste sítio, mas como Coimbra teve presença militar das Invasões Francesas e inclusivamente houve um hospital militar francês em Santa Clara, pode estar relacionado», explicou a arqueóloga Mónica Corga. As certezas serão dadas com a ajuda do Exército Português, cuja colaboração já foi solicitada.
À parte do fardamento, o que os arqueólogos têm verificado é que os corpos, que estão numa zona exterior do Convento, numa grande necrópole de inumação, foram enterrados em duas fases, a primeira das quais correspondendo a deposições em vala comum, com diversos indivíduos a serem encontrados de barriga para cima, sem qualquer espólio associado. Numa segunda fase, encontram-se indivíduos em posições variadas e com os artefactos, em valas comuns e covas individuais.
De referir que os trabalhos arqueológicos decorrem numa área de intervenção composta por oito zonas. Todo o projecto, lançado em Outubro do ano passado e com conclusão prevista para Setembro de 2012, vai custar mais de 24 milhões de euros, permitindo a reabilitação do convento, construção do auditório, parque de estacionamento, entre outras infra-estruturas.

Envolvente ganha
nova configuração
À frente do futuro Centro de Convenções e Espaço Cultural do Convento de S. Francisco vai nascer um grande espaço de estacionamento, com capacidade para mais de meio milhar de automóveis, já que, afinal, vai servir um auditório com capacidade para 1173 lugares. Mas não será só esta a transformação nas artérias da zona, daí que Barbosa de Melo peça paciência. A actual rotunda em frente ao Portugal dos Pequenitos vai ser deslocalizada alguns metros para o lado da avenida da Guarda Inglesa fazendo ligação a uma nova artéria, de quatro vias, que passará dentro do estádio universitário, que, por sua vez, liga à ponte de Santa Clara (ver imagem). A avenida João das Regras passará a ser apenas de acesso pedonal e a avenida em frente ao Estádio Universitário, ao longo do rio, terá o trânsito visivelmente reduzido, numa clara aproximação ao rio. O complexo universitário terá, necessariamente, de sofrer obras, que serão levadas a cabo pela Universidade de Coimbra, uma vez que a nova via que o atravessa vai passar na área onde hoje se localiza o campo de treinos e mesmo em frente ao pavilhão, para terminar no estacionamento na entrada em frente ao universitário, que ficará bastante mais reduzido.

Diário de Coimbra
Old April 2nd, 2011, 12:23 PM   #46
DaniFR
Registered User

Likes (Received): 851

Fotos do Diário As Beiras:

Old April 5th, 2011, 11:15 PM   #47
DaniFR
Registered User

Alterações na zona envolvente do Convento de São Francisco:

in: Diário de Coimbra, edição de 2 de Abril de 2011
Old April 6th, 2011, 02:08 AM   #48
Aka
Registered User

Likes (Received): 145

Era preferível que a nova avenida fosse 3x3.
Aka no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2011, 09:06 AM   #49
Viva_a_Historia
Registered User

Likes (Received): 133

Quote:
Originally Posted by Aka View Post
O preferível era que se fizesse como estava previsto no Programa Polis.
Viva_a_Historia no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2011, 11:22 AM   #50
daniel322
Registered User

daniel322's Avatar

Quote:
Originally Posted by Aka View Post
2x3 sim era preferível, e até tinham espaço para isso.. se bem que eu pessoalmente prefiro a solução como na Elisio de Moura, 2x2 e uma via extra reservada para acesso aos edifícios. É que a solução 2x3 como na Fernão de Magalhães em Portugal não funciona devido à permissividade aos estacionamentos em 2ª fila
Quote:
Originally Posted by Viva_a_Historia View Post
O preferível era que se fizesse como estava previsto no Programa Polis.
Enviar o tráfego todo para a Av de Conimbriga? Prefiro a solução actual

http://polis.sitebysite.pt/coimbra/a...0121115&c=1049
Old April 6th, 2011, 08:27 PM   #51
Rui Caceiro
Registered User

Rui Caceiro's Avatar

Likes (Received): 21

Acho que ficaria melhor em túnel, ou seja, um cruzamento desnivelado
Rui Caceiro no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2011, 08:48 PM   #52
DaniFR
Registered User

Acho que a solução que está prevista serve perfeitamente.
A Av. Guarda Inglesa vai voltar a ter dois sentidos em toda a sua extensão. E quem vier da Portagem e quiser ir para Santa Clara já não vai precisar de dar a volta ao Estádio Universitário.
Old April 6th, 2011, 10:19 PM   #53
jprscarv
Registered User

jprscarv's Avatar

Eu não acho que o tráfego a que se destina essa via, tendo em conta que já não faz parte da circular externa, justifica-se 2x3, além de que concordo com o que o Daniel disse, a terceira faixa iria certamente ser sacrificada com o estacionamento ilegal... Mais acrescento que se trata de uma avenida urbana, onde as velocidades não devem ser superiores a 50km por hora e portanto, o seu perfil não deve convidar (ainda mais) ao excesso de velocidade...
Essa curva na ligação à rua que vem da ponte é que está meio estranha, fora isso parece-me muito bem =)
Old April 6th, 2011, 10:45 PM   #54
DaniFR
Registered User

Quote:
Originally Posted by jprscarv View Post
Essa curva na ligação à rua que vem da ponte é que está meio estranha, fora isso parece-me muito bem =)
Qual curva? Junto à ponte de Santa Clara? Aquilo vai funcionar como uma rotunda.
Old April 6th, 2011, 11:37 PM   #55
Rui Caceiro
Registered User

Rui Caceiro's Avatar

Likes (Received): 21

Mas se aquilo é uma rotunda, aquele edificio lá ao meio vai ficar muita mal...
Ou aquilo é o actual estacionamento do estádio universitário?..
Rui Caceiro no está en línea   Reply With Quote
Old April 6th, 2011, 11:53 PM   #56
jprscarv
Registered User

jprscarv's Avatar

Tem razão sim senhor... aquela mancha azul, que imaginei que fosse um edifício é que confundiu... Mania de fazerem rotundas estranhas! Eu achava que tinha sido aprovado um manual para fazer rotundas... Pelos vistos os projectistas ainda não o leram, muito menos adoptaram...
Old April 7th, 2011, 02:08 AM   #57
Virijat
BANNED

Likes (Received): 7

Não sabia do novo traçado, cortar o Estádio Universitário e uma rotunda na entrada da Pte de Sta Clara
Virijat no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2011, 03:10 PM   #58
DaniFR
Registered User

Quote:
Originally Posted by Rui Caceiro View Post
Mas se aquilo é uma rotunda, aquele edificio lá ao meio vai ficar muita mal...
Ou aquilo é o actual estacionamento do estádio universitário?..
O que está no meio da rotunda é o actual estacionamento. Tudo o que está marcado a azul, desde o Portugal do Pequenitos até à Ponte de Santa Clara, não são edifícios.

Quote:
Originally Posted by Virijat View Post
Não sabia do novo traçado, cortar o Estádio Universitário e uma rotunda na entrada da Pte de Sta Clara
A nova rua vai passar apenas num dos extremos do Estádio Universitário. Temos de ver as coisas pelo lado positivo, toda aquela zona vai ficar muito melhor e aquele estacionamento, que é uma vergonha, vai ser organizado. Até o estádio vai sofrer obras: "O complexo universitário terá, necessáriamente, de sofrer obras, que serão levadas a cabo pela Universidade de Coimbra..."
Old April 7th, 2011, 03:13 PM   #59
Virijat
BANNED

Likes (Received): 7

Claro que o Estádio precisa de requalificação não era a isso que me referia, mas uma rotunda na entrada da Pte de Sta Clara? E o que é que vão fazer na restante área do "parque de estacionamento"?
Virijat no está en línea   Reply With Quote
Old April 7th, 2011, 03:33 PM   #60
Cfcabreu
Registered User

Cfcabreu's Avatar

Likes (Received): 0

Não devemos estar a falar de uma rotunda mas sim de um cruzamento semaforizado, alguém confirma? Aquela passadeira a dar acesso à "ilha central" seria suicida numa verdadeira rotunda.

Em relação à zona que actualmente serve de estacionamento uma intervenção vem mesmo a calhar, qualquer coisa que dignifique a suposta entrada principal do estádio. se for uma solução com muito menos carros melhor.
Cfcabreu no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules