PietroBH sobrevoa o Bairro Serra: região de contraste em BH (360º). - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old May 23rd, 2011, 07:07 AM   #1
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Likes (Received): 136

PietroBH sobrevoa o Bairro Serra: região de contraste em BH (360º).

Nos últimos finais de semana, estive no bairro Serra, em BH, onde mora minha tia. Como havia prometido no thread de meu bairro, de onde vejo essas duas torres da líder ao centro da primeira foto, subi no andar mais alto para tirar fotos do bairro Serra, 360 graus, como fiz nos outros threads (monstrando tudo que desse). As fotos mostram também os vizinhos Mangabeiras, Funcionários, Cruzeiro e Aglomerado da Serra, o maior de BH e um dos maiores do Brasil, além de bairros como Sion, Anchieta, um pouco mais longe, já que tem vistas para boa parte de BH.

Depois, em mais um passeio de helicóptero, tirei algumas panorâmicas (estas foram de celular, mas dão uma boa visão de contraste social em BH, em plena Zona Sul). Devido à altura das torres, mesmo as primeiras fotos parecem aéreas também.

01 - Torres da Líder em construção (um pouco abaixo do centro da foto), no alto do bairro Serra, de onde tirei parte das fotos

02 - Prédios típicos do bairro

03 - Divisa do aglomerado com o bairro Serra

04 -

05

06

07 - Bairro Mangabeiras, ao fundo

08 - Aglomerado, Bairro Serra à frente e Mangabeiras à direita, ao fundo

09

10

11 - divisa com o bairro Cruzeiro, à direita

12

13 - bairro Cruzeiro, à direita, e Belvedere, ao fundo

14 - vista para a Zona Sul

15 - Salvo engano, o prédio grande (mais à frente) é o Life Center. Logo depois está o
Funcionários.

16 - Bairro Funcionários

17 - Para mim, as fotos mais lindas (17 a 21), mostrando boa parte de BH

18

19

20

21 - Prédios do Bairro Funcionários

22 - O outro lado do aglomerado da Serra, ainda no bairro Serra

23 - Ao fundo, parece interminável

24 - Aqui, prédios disputam com a favela

25

26

27

28

Essas já são aéreas: a primeira mostra o aglomerado, o Mangabeiras
e prédios da Av. Bandeirantes, no Serra.

29

30 - Bairro Serra x aglomerado

31 - Nessa tem-se uma noção da imensidão desses conjuntos de barracos

32

33

34 - Prediozinhos do projeto popular, dentro do aglomerado

Espero que gostem. O objetivo é mostras as vistas, no geral. Como não sou de BH, caso haja alguma incorreção, me avisem que faço um edit.

Abraços a todos.

Last edited by PietroBH; May 23rd, 2011 at 08:16 AM.
PietroBH no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old May 23rd, 2011, 07:19 AM   #2
Rafael_BH
Registered User

Likes (Received): 61

Com ou sem favelas, BH é uma das mais belas cidades do mundo, seja pelo seu entorno natural (montanhas, vegetação, céu azul lindo), seja pelo seu urbanismo e traçado urbano. Suas fotos estão lindas e não poderia ser diferente! Cada dia me orgulho mais da cidade que nasci! Obrigado por nos trazer esse thread!!
Rafael_BH no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2011, 07:30 AM   #3
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rafael_BH View Post
Com ou sem favelas, BH é uma das mais belas cidades do mundo, seja pelo seu entorno natural (montanhas, vegetação, céu azul lindo), seja pelo seu urbanismo e traçado urbano. Suas fotos estão lindas e não poderia ser diferente! Cada dia me orgulho mais da cidade que nasci! Obrigado por nos trazer esse thread!!
Tenho feito threads assim, com panorâmicas, mostrando pontos do alto, sem mascarar nada. Boa parte das fotos mostra mesmo uma BH maravilhosa, e mesmo as mais feias têm o entorno da Serra do Curral, lindona. Que bom que você gostou e entendeu o objetivo do thread, que é mostrar uma parte de BH com contrastes, e mesmo assim bonita.

Last edited by PietroBH; May 23rd, 2011 at 08:12 AM.
Sponsored Links
Advertisement

Old May 23rd, 2011, 01:20 PM   #4
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 2711

Mais um belo thread seu, o entorno dessa região de BH é mto bonito... aliás do alto dá pra ter a real dimensão de como essa cidade é super densa e verticalizada.

Gostei da foto 4, resume mto bem o contaste social enorme das nossas cidades.

Sempre tive essa curiosidade, o pessoal de BH chama qualquer favela de aglomerado ou são coisas diferentes?
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2011, 01:32 PM   #5
Emanuel Paiva
Rio de Janeiro

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 8429

Pietro,

Ótimas fotos! Mostrou a Serra com suas construções e aglomerados. Aliás, dificilmente alguma grande cidade com esse tipo de geografia escapa dos "famosos" favelões, não é mesmo? Rio de Janeiro que o dia...rs

Gostei muito do thread rapaz!

Abração,
Old May 23rd, 2011, 03:55 PM   #6
Catrumano
Registered User

Likes (Received): 206

Pietro,

Fotos muito bem feitas, valorizadas por um dia marcado por uma luz perfeita. A beleza das montanhas e das construções e prédios de BH ajudaram ainda mais a valorizar o seu Thread. Nota 10.
Catrumano no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2011, 04:29 PM   #7
angeloolegna
BANNED

Likes (Received): 1003

Belo Thread, suas fotos estão ótimas como sempre
angeloolegna no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2011, 05:04 PM   #8
Rafael Cevidanes
Registered User

Rafael Cevidanes's Avatar

Likes (Received): 95

Engraçado que acabo de entrar num thread americano que mostra o lado mais pobre das cidades deles. Comentei que aqui o povo não gosta de fazer threads realistas, sempre é mostrado o melhor de nossas cidades, enquanto eles estão empenhados em mostrar as cidades deles em outras perspectivas. Disse que talvez pelo fato de nossas áreas pobres serem bem desgostantes e numerosas, talvez o povo não curta fazer esse tipo de thread. Pietro, usei o link do seu thread para ilustrar pra eles isso, e um da Maria Theresa no fórum internacional sobre Bh também. Parabéns pela iniciativa, acho que seria legal ter mais threads que ilustrem o constraste de nossas cidades aqui no SSC.
Rafael Cevidanes no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2011, 05:10 PM   #9
Danieldd
∂αη

Danieldd's Avatar

Likes (Received): 994

Pô cara,adorei ver esse thread!
Começando pela dimensão territorial que as fotos mostram,depois vc não êxitou em mostrar o outro lado do bairro!
Gostei do que vi!A qualidade das fotos ta ótima!
Obrigado por mostrar!!
Old May 23rd, 2011, 05:39 PM   #10
GustavoGuedes
BH, cidade que conquista

GustavoGuedes's Avatar

Likes (Received): 9

Pietro, incrível este thread, na verdade seus threads são exclusivos, sempre nos surpreende com imagens aéreas de embasbacar, vistas lindas e ângulos inéditos, e ainda tem a peculiaridade de fazer threads sobrevoando literalmente a cidade, que é show, todas as imagens estão perfeitas, inclusive do aglomerado da serra, que é uma favela horrorosa, eu imagino a serra do curral sem aquela favela, seria ainda mais linda. Finalizando, fotos maravilhosas da nossa linda BH, parabéns.
GustavoGuedes no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2011, 05:53 PM   #11
Fabius_
22°52'S 47°03'W

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 9237

Bem completo o tópico, ao mostrar esses ângulos todos, misturando os contrastes e emoldurando a maioria com a Serra do Curral.
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2011, 10:33 PM   #12
CharlesZSBH
A estação do "rock".

CharlesZSBH's Avatar

Likes (Received): 11543

Quote:
Originally Posted by GustavoGuedes View Post
Pietro, incrível este thread, na verdade seus threads são exclusivos, sempre nos surpreende com imagens aéreas de embasbacar, vistas lindas e ângulos inéditos, e ainda tem a peculiaridade de fazer threads sobrevoando literalmente a cidade, que é show, todas as imagens estão perfeitas, inclusive do aglomerado da serra, que é uma favela horrorosa, eu imagino a serra do curral sem aquela favela, seria ainda mais linda. Finalizando, fotos maravilhosas da nossa linda BH, parabéns.
Assino em baixo. Você tem esse recurso de literalmente esnobar paisagens, com seus passeios aéreos. Se houvesse um prêmio para o forista BH do ano, acho que você levava, porque todos os seus threads são fantásticos, e não escondem nada.

Primeiro, você mostrou um bairro Luxemburgo lindo, e pouco conhecido pelos foristas daqui. Depois, quebrou conceitos sobre sua cidade, quando gente aqui no fórum já havia afirmado que não tinha nada bonito em Manhuaçu para mostrar.

Agora, me aparece com essas imagens lindas de BH. Mesmo para quem quiser alegar a questão das favelas, isso é um fato, e olha que mesmo essas fotos, de forma panorâmica, ficaram boas, com a moldura da Serra do Curral (lembra que você já me havia enviado essas fotos, na época em que eu postei as vistas do Floresta, que mostram essa favela de longe?).

Além disso, você mostrou ângulos inéditos (ao menos para mim) de bairros que eu acho lindos exatamente nessa parte (Funcionários e Cruzeiro), para mim mais bonitos do alto do que do chão, em algumas partes. Depois vou comentar as fotos com calma. Isso tudo, com um toque de coragem para mostrar os contrastes desssa parte de BH, já que alguns foristas deslumbrados poderiam criticar você.

Parabéns mesmo! E continue sobrevoando BH, porque, ao que parece, você veio para ficar e fazer nome aqui no fórum, sem ser pedante, apenas mostrando serviço!!!

Last edited by CharlesZSBH; May 23rd, 2011 at 10:54 PM. Reason: texto novo
CharlesZSBH no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2011, 10:38 PM   #13
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 746

Teus threads de fotos aéreas são sempre muito bons, Pietro! Gostei principalmente da 4ª foto, que mostra o contraste social presente em todas as nossas grandes cidades, e ao fundo a bela Serra do Curral.

Parabéns!

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros e argentinos em minha página clicando aqui.

Acesse também e curta a fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2011, 11:03 PM   #14
CharlesZSBH
A estação do "rock".

CharlesZSBH's Avatar

Likes (Received): 11543

Aqui está: parte do aglomerado da Serra (fundo), e mesmo assim gigante, visto do bairro Floresta

https://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1379049
CharlesZSBH no está en línea   Reply With Quote
Old May 24th, 2011, 01:31 AM   #15
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Quote:
Originally Posted by Driano MG View Post
Mais um belo thread seu, o entorno dessa região de BH é mto bonito... aliás do alto dá pra ter a real dimensão de como essa cidade é super densa e verticalizada.

Gostei da foto 4, resume mto bem o contaste social enorme das nossas cidades.

Sempre tive essa curiosidade, o pessoal de BH chama qualquer favela de aglomerado ou são coisas diferentes?
A foto 4 é um retrato de desigualdade. Já o aglomerado, pelo mapa abaixo, é um conjunto de várias favelas.

http://wikimapia.org/#lat=-19.936882...9&z=15&l=9&m=b
Old May 24th, 2011, 01:33 AM   #16
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Pietro,

Ótimas fotos! Mostrou a Serra com suas construções e aglomerados. Aliás, dificilmente alguma grande cidade com esse tipo de geografia escapa dos "famosos" favelões, não é mesmo? Rio de Janeiro que o dia...rs

Gostei muito do thread rapaz!

Abração,
E como essa favela é um polvo gigante e sobe a Serra, é vista de vários pontos de BH, dentro e fora da Zona Sul.
Old May 24th, 2011, 01:42 AM   #17
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Quote:
Originally Posted by Catrumano View Post
Pietro,
Fotos muito bem feitas, valorizadas por um dia marcado por uma luz perfeita. A beleza das montanhas e das construções e prédios de BH ajudaram ainda mais a valorizar o seu Thread. Nota 10.
Quote:
Originally Posted by angeloolegna View Post
Belo Thread, suas fotos estão ótimas como sempre
Quote:
Originally Posted by Rafael Cevidanes View Post
Engraçado que acabo de entrar num thread americano que mostra o lado mais pobre das cidades deles. Comentei que aqui o povo não gosta de fazer threads realistas, sempre é mostrado o melhor de nossas cidades, enquanto eles estão empenhados em mostrar as cidades deles em outras perspectivas. Disse que talvez pelo fato de nossas áreas pobres serem bem desgostantes e numerosas, talvez o povo não curta fazer esse tipo de thread. Pietro, usei o link do seu thread para ilustrar pra eles isso, e um da Maria Theresa no fórum internacional sobre Bh também. Parabéns pela iniciativa, acho que seria legal ter mais threads que ilustrem o constraste de nossas cidades aqui no SSC.
Quote:
Originally Posted by Danieldd View Post
Pô cara,adorei ver esse thread!
Começando pela dimensão territorial que as fotos mostram,depois vc não êxitou em mostrar o outro lado do bairro!
Gostei do que vi!A qualidade das fotos ta ótima!
Obrigado por mostrar!!
Quote:
Originally Posted by GustavoGuedes View Post
Quote:
Originally Posted by Fabius_ View Post
Bem completo o tópico, ao mostrar esses ângulos todos, misturando os contrastes e emoldurando a maioria com a Serra do Curral.
Quote:
Originally Posted by CharlesZSBH View Post
Assino em baixo. Você tem esse recurso de literalmente esnobar paisagens, com seus passeios aéreos. Se houvesse um prêmio para o forista BH do ano, acho que você levava, porque todos os seus threads são fantásticos, e não escondem nada.

Primeiro, você mostrou um bairro Luxemburgo lindo, e pouco conhecido pelos foristas daqui. Depois, quebrou conceitos sobre sua cidade, quando gente aqui no fórum já havia afirmado que não tinha nada bonito em Manhuaçu para mostrar.
Agora, me aparece com essas imagens lindas de BH. Mesmo para quem quiser alegar a questão das favelas, isso é um fato, e olha que mesmo essas fotos, de forma panorâmica, ficaram boas, com a moldura da Serra do Curral (lembra que você já me havia enviado essas fotos, na época em que eu postei as vistas do Floresta, que mostram essa favela de longe?).
Além disso, você mostrou ângulos inéditos (ao menos para mim) de bairros que eu acho lindos exatamente nessa parte (Funcionários e Cruzeiro), para mim mais bonitos do alto do que do chão, em algumas partes. Depois vou comentar as fotos com calma. Isso tudo, com um toque de coragem para mostrar os contrastes desssa parte de BH, já que alguns foristas deslumbrados poderiam criticar você.
Parabéns mesmo! E continue sobrevoando BH, porque, ao que parece, você veio para ficar e fazer nome aqui no fórum, sem ser pedante, apenas mostrando serviço!!!
Quote:
Originally Posted by Tito View Post
Teus threads de fotos aéreas são sempre muito bons, Pietro! Gostei principalmente da 4ª foto, que mostra o contraste social presente em todas as nossas grandes cidades, e ao fundo a bela Serra do Curral.
Parabéns!
Catrumano, Ângelo, Rafael, Daniel, Gustavo, Fábio, Charles (como sempre escrevendo muito bem) e Tito: muito obrigado pela participação.
Old May 24th, 2011, 01:45 AM   #18
FredBH
_-_

FredBH's Avatar

Likes (Received): 353

Já estava sentido falta de novos thread bons de BH!
As fotos estão ótimas e são inéditas. Os ângulos conseguidos pelo alto do prédio e do helicóptero mostram perspectivas bem legais da Serra do Curral com o mar de prédios e casas.. O contraste da favela com os prédios também foi muito bem mostrado! Parabéns pelo thread!
FredBH no está en línea   Reply With Quote
Old May 24th, 2011, 02:09 AM   #19
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 27231

Acho tão lindas fotos de BH mostrando bairros arborizados e bem organizados, com a Serra do Curral ao fundo. É o tipo de foto que mais gosto. Acho a Serra um monumento natural especialíssimo, único no país, com sua vegetação e verticalidade tão característicos, além da proximidade de uma área urbana densa.

Acho curioso e interessante esse contraste da foto 4, de repente a favela acaba e se desenvolve um bairro todo organizado.

As fotos mostram todas as facetas do bairro Serra: Na 2 a parte mais próxima da favela, menos valorizada, com construções mais baixas e muitos predinhos de 3 andares. Eu, pessoalmente, gosto tanto quanto a área mais nobre, centralizada na foto 11, com prédios mais novos e altos. E a terceira faceta é na foto 18 e 19, em primeiro plano, essa parte praticamente só de casas, que tem até leis rígidas de verticalização. (que deixaram fora justamente esse quarteirão da obra de onde foram tiradas a foto. Volto a falar depois).

Eu gosto desse estilo tão comum em bairros pela cidade toda, repleto de predinhos baixos, e onde um de 10 andares tem super destaque - é inclusive uma faceta de BH que acredito ser pouco conhecida fora da cidade.

A foto 14 mostra uma das áreas mais bonitas do bairro, eu acho bem bonito a construção horizontal do Colégio Sagrado Coração de Maria, dos anos 1920, se destacando na esquerda.

Na 21 eu acho interessante a mancha verde do parque Municipal.

Na 22 já é São Lucas, a divisa acredito ser a rua Pouso Alto. Essa pequena área verde na parte inferior da foto está bem arrumadinha, e tem uma vista para cidade, é bem legal, gosto desses pequenos espaços perdidos pelos bairros.

Agora, esses prédios da Líder são um aborto, uma agressão contra o paredão da Serra. Em alguns pontos da cidade, eles aparecem tapando a montanha, estão em um ponto muito alto.

No mais, só para esclarecer, na foto 23, o bem ao fundo são bairros pobres, não favelas, apesar de talvez parecer igual o aspecto. E na foto do CharlesZSBH, apenas o morro mais alto é aglomerado, os mais à esquerda é bairro pobre. É bom ver projetos de urbanização por aí, mas eu acho que a favela deve ser em boa parte removida para preservar a visão da Serra do Curral. É preciso que haja um paredão verde contínuo, e um pedaço da favela chega até o topo da crista. Compromete a imponência das montanhas. As partes baixas podem ficar, mas as altas deveriam retirar...
Old May 24th, 2011, 03:45 AM   #20
eduardoazul
Embaixador de Castelo.

eduardoazul's Avatar

Likes (Received): 27923

Muito bom suas fotos e principalmente por mostrar de alguma maneirra as duas caras de Beagá.
Aquela foto 6 tem certa cara de Rio de Janeiro, com aquela área mais simples morro acima e os prédios embaixo.
Você está se especializando em fotografar a cidade, suas fotos são realmente muito boas!

"Se Jesus é a arvere, as sementes sâmos nozes!"
eduardoazul no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules