Minhas fotos da Catedral da Sé! - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old July 21st, 2005, 12:34 AM   #1
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 296

Minhas fotos da Catedral da Sé!

Faz tempo que eu queria fazer um thread da Catedral da Sé! Sinceramente, eu a acho sensacional, o que eu mais gosto nela é que é uma igreja neo-gótica, mas tem essa enorme cúpula, não sei de outras assim... já li algumas vezes que é uma das oito maiores catedrais góticas do mundo, e ela tem 111 metros de comprimento, 46 de largura, torres de 100 metros (também já li que tem 92, mas como propaganda é a alma do negócio, falo que tem logo 100, hehehehe!) e pé direito de 70 metros (o pé direito dela é maior que as torres da Notre-Dame, por exemplo)... foi projetada em 1911 pelo arquiteto alemão Maximillian Hehl... bom, chega de enrolação e vamos às fotos, que embora ele tenha dito que eu nem precisava dizer isso, foram postadas pelo Farrapo, um homem sempre a serviço do SSC!

1 - Ela vista desde a estação Sé do metrô:

2 - Frente da Catedral:

3

4

5 - A parte de trás da Sé, é a parte que eu prefiro, adoro essa cúpula:

6

7 - Detalhes do tímpano (essa parte que vem acima da porta principal):

8 - Esculturas do frontão e do tímpano:

9

10 - Entrando por um dos acessos laterais:

11 - Tava tendo uma missa na hora, eu tirei essas fotos na época que o Papa João Paulo II estava nas últimas, se não me engano eu tirei essas fotos um dia antes de ele morrer, acho que por isso estava tão cheia:

12 - Nessas dá pra ver alguns dos elementes do interior da igreja, como arcos, mosaicos, vitrais...

13

14

15

16

17
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old July 21st, 2005, 12:48 AM   #2
JoseRodolfo
Registered User

Likes (Received): 108

Muito legal!!!! Senti falta de fotos dos detalhes de animais da fauna brasileira que tem na fachada e internamente, são tão bonitos e bem feitos. Mesmo assim tá bem legal, gostei principalmente das fotos internas, depois do restauro ficou outra coisa!!!!
O mato na primeira foto tbém fez um efeito legal.

Maravilhosa como sempre!!! Valeu!!!
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2005, 12:55 AM   #3
Paulo
PAULOTAKIMOTO

Likes (Received): 2

Também adoro essa Catedral!

A 1ª foto está linda! Ela destaca a imponência da Sé!

As outras fotos estão legais também
Paulo no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old July 21st, 2005, 01:02 AM   #4
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Likes (Received): 7

Parabéns, lindas fotos!
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2005, 01:20 AM   #5
diogoap
Que que eu escrevo aqui?

Likes (Received): 4

Wow! muito linda essa catedral! =D
diogoap no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2005, 01:45 AM   #6
noize
NON FVCKOR FVCKO

noize's Avatar

Likes (Received): 689

Bah! Maravilhosa essa Catedral da Sé, bem robusta... ouvi falar q o entorno dela é degradado, uma pena.

Ótimas fotos GRGM!
noize no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2005, 01:54 AM   #7
Farrapo
.

Likes (Received): 932

lindas fotos mesmo! não sei, mas provavelmente o exterior da Catedral da Sé deve ser o mais bonito entre as catedrais brasileiras! apesar que a Catedral de Porto Alegre e a de Santa Cruz do Sul são muito bonitas também hehehe (as que me lembro agora)... quanto ao interior, eu prefiro o da Catedral São Francisco de Paula, aqui em Pelotas hehehe fora que na Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, etc tem aquelas catedrais cujos interiores são com ornamentos em ouro... devem ser lindíssimas...

mas voltando as fotos... antes eu não tinha gostado muito dessa primeira foto, mas vendo melhor agora, achei muito boa, porque, bem como o Paulo falou, a Catedral pareceu ainda mais imponente... a foto 8 ficou muito legal... mostrando os ornamentos e detalhes... muito mas muito bonito... adoro essa cúpula também, parece ser enorme mesmo... e a Catedral parece ser bem alta...

valeu pelas fotos, mas não precisava ter citado o meu nome!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2005, 02:08 AM   #8
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

Eu também adoro essa catedral,mesmo ela não estando completamente terminada.E essa cúpula realmente dá um ar de imponência muito grande à igreja.Eu posso usar essas foto num thread do RoA que eu fiz para ela GRGM?
Old July 21st, 2005, 02:14 AM   #9
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

^ Claro que sim, Phobos!

Hum... mas agora ela está totalmente concluida, não? Pelo menor o exterior... que eu saiba, só ficaram faltando o museu que vão fazer dentro dela, e a abertura das torres à visitação...
Old July 21st, 2005, 02:23 AM   #10
Luis FTC
eSPetacular

Luis FTC's Avatar

Likes (Received): 11051

Sensacional, GRGM! Mas eu sou suspeito pra falar da Catedral, pois sou "fã" dela... hehehe
Luis FTC no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2005, 02:38 AM   #11
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

Quote:
Originally Posted by GRGM
^ Claro que sim, Phobos!

Hum... mas agora ela está totalmente concluida, não? Pelo menor o exterior... que eu saiba, só ficaram faltando o museu que vão fazer dentro dela, e a abertura das torres à visitação...
Da parte externa ainda falta completar alguns detalhes dos topos das torres e também as janelas que deveriam ter a aparencia gótica como as da nave.Se não me falha a memória também naquelas nervuras góticas da cúpula deveriam ser feitos uns detalhes,mas isso eu não tenho a certeza.Eu vi o croqui do Hehl na bienal de São Paulo só que como não tirei fotos não me lembro direito de como era.

Está aqui o thread da Catedral no RoA.
https://www.skyscrapercity.com/showth...92#post1926792
Old July 21st, 2005, 06:15 AM   #12
nictheroy

Likes (Received): 7

A Catedral da Sé é maravilhosa, acho que é a mais bonita do Brasil!! Ela é MUITO imponente, muito mesmo, tanto por fora quanto por dentro... eu nunca tinha visto fotos tão boas do interior dela e vou dizer que é magnifico!

Ah, eu achei os detalhes dela muito bonitos e bem feitos...!
nictheroy no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2005, 06:18 AM   #13
Luis FTC
eSPetacular

Luis FTC's Avatar

Likes (Received): 11051

Quote:
Originally Posted by noize
Bah! Maravilhosa essa Catedral da Sé, bem robusta... ouvi falar q o entorno dela é degradado, uma pena.

Ótimas fotos GRGM!
Comparado a outros lugares, o entorno não está tão ruim assim...
Luis FTC no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2005, 10:09 AM   #14
Marllon
Tupy or not tupy

Marllon's Avatar

Likes (Received): 1

Sensacional gabriel!! Essa riqueza de detalhes da Sé é impressionante...tbm admiro mto a parte de trás da Igreja, adoro aquela cúpula desde a primeira vez que vi...agora, vc segurou bastante tempo essas fotos hein!

SÃOPAULO-BRASIL
Marllon no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2005, 02:48 PM   #15
Menina_do_Mundo

Likes (Received): 0

Essa catedral é impressionante mesmo, muito linda!
Menina_do_Mundo no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2005, 03:15 PM   #16
Kauã

Likes (Received): 5

As torres laterais que estavam no projeto original so foram terminadas durante a ultima reforma, se nao me engano a 1 ou 2 anos ... como nao havia mao de obra e material similar ...elas forao feitas em fibra .... tao gotico....?!?! me corrijam se eu estiver errado...
Kauã no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2005, 05:39 PM   #17
Kaplan
Registered User

Likes (Received): 99

Nossa! Demais cara!
Adorei as fotos do interior. Belissímas!
Sabe, por coincidência, também passei pela catedral quando o papa estava quase do outro lado. Uma coisa que estranhei foram uns grupos vestidos como soldados romanos, com túnicas pesadas e paramentos estranhos, inclusive as mulheres, tinha inclusive muitos jovens, fiquei curioso de saber o que era aquilo, você chegou a ver isso GRGM?
Kaplan no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2005, 07:57 PM   #18
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Likes (Received): 1

Muito bela a Catedral da Sé. Tanto interna, quanto externamente. É um edifício muito imponente.
paroara no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2005, 09:39 PM   #19
diogoap
Que que eu escrevo aqui?

Likes (Received): 4

A antena na foto quatro eh muito feia =PpPpP
diogoap no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2005, 09:55 PM   #20
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Quote:
Originally Posted by Kauã
As torres laterais que estavam no projeto original so foram terminadas durante a ultima reforma, se nao me engano a 1 ou 2 anos ... como nao havia mao de obra e material similar ...elas forao feitas em fibra .... tao gotico....?!?! me corrijam se eu estiver errado...
Sim, a Catedral da Sé tem 16 torres, e só as 2 mais altas estavam feitas, as outras 14 foram feitas nessa restauração, que acabou em 2002... e elas foram feitas de argamassa, mas não por não haver material similar, mas sim porque a estrutura da igreja não aguentaria que essas partes fossem feitas em granito, que é o material usado originalmente na Sé, e em catedrais góticas... a Sé não é gótica, ela é neo-gótica (como a Saint Patrick's de Nova York, por exemplo), e adota algumas características de outros tipos, como essa cúpula, por exemplo, que não é característica de igrejas góticas, mas sim de renascentistas...

Last edited by GRGM; July 24th, 2005 at 10:42 AM.
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules