Penedo-AL: Uma jóia da arquitetura barroca do Brasil. - SkyscraperCity
 

forums map | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe


Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old July 11th, 2007, 08:49 AM   #1
Turismo AL
BANNED
 
Join Date: Jul 2007
Location: Maceió-Alagoas
Posts: 121
Likes (Received): 0

Penedo-AL: Uma jóia da arquitetura barroca do Brasil.

Penedo é a cidade mais antiga às margens do Rio São Francisco, e é também uma das mais belas cidades históricas do Brasil. Está situada a 157 km de Maceió, e possui hoje uma população de aproximadamente 60.000 habitantes. É chamada de "Ouro Preto do Nordeste" graças a seu riquíssimo acervo arquitetônico presente em sobrados e igrejas seculares.



HISTÓRIA: O primeiro povoamento da região onde hoje se encontra a cidade de Penedo iniciou em 1545, quando o primeiro donatário da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, o qual tinha a incumbência de explorar a região até o Rio São Francisco, criou o primeiro vilarejo ribeirinho.

A localização do vilarejo ao lado do Rio São Francisco teve importância fundamental na formação física, econômica e cultural de toda a faixa sanfranciscana. Ele foi o caminho que legou o progresso, a cidadania, a cultura e a arte àquela pequena cidade.

No século XVII, o progresso da zona sanfranciscana era patente, levando o quarto donatário de Pernambuco, em sua viagem à Alagoas, elevar o povoado “PENEDO”, à condição de Vila, com o nome de VILA DO PENEDO DO RIO SÃO FRANCISCO, outorgando-lhe o título de “MUI NOBRE LEAL E VALOROSA”. Esse fato histórico aconteceu em 12 de abril de 1636.

INVASÃO HOLANDESA – Em 1637, a Vila do Penedo do Rio São Francisco foi invadida pelos holandeses, liderados por Maurício de Nassau; era o projeto para a ocupação definitiva de todo o norte e nordeste brasileiro pelos holandeses. A ocupação holandesa durou 8 anos, quando então em 1645, os penedenses, auxiliados pelas forças baianas, expulsaram os holandeses de Penedo.


FOTOS:

1 - Foto panorâmica da cidade.
Percebe-se do alto, o grande número de construções no estilo colonial.



2 - Convento Nossa Senhora dos Anjos:
O primeiro convento foi fundado em 1661, a pedido dos habitantes. O novo convento começou a ser construído em 1682, ficando prontas a capela-mor e a igreja da ordem terceira em 1689. Em 1694 estavam prontos os dormitórios dos religiosos. No século XVIII, o Convento teve sua arquitetura bastante enriquecida. Os adornos em pedra tem motivos fitomórficos, conchóides e de figuras humanas atarracadas e infantis que criam uma fantasia barroca muito criativa. O exterior do convento é sóbrio seguindo a linha das demais casas franciscanas do Brasil. O interior tem talha do século XVIII, em estilo rococó, onde se conserva a tradição da talha barroca do norte de Portugal. O interior da igreja tem influência das igrejas baianas.









3 - Igreja Nossa Senhora das Correntes:
É sem duvida um dos mais belos monumentos de Alagoas. O inicio de sua construção data do começo de século XVIII.
Possivelmente o nome de Senhora da Corrente esteja ligado à invocação a mãe de Deus para proteger os pescadores da fúria da correnteza do rio.

Detalhes da igreja: Com um exterior típico das igrejas de mesmo período, chama a atenção pela uniformidade de decoração do seu interior. Destacam-se os retábulos em estilo neoclássico, de influência baiana e decorados à imitação de mármore; a pintura do forro da capela-mor em tons vermelhos e azuis escuros; os púlpitos finamente entalhados; e a azulejaria de fabricação lisboeta de mesmo artista que fez os azulejos do antigo convento dos Loios, de Refogos do Lima, sendo dez painéis, oito no corpo da igreja e dois na capela-mor.






4 - Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário:
Sua construção, teve inicio no final do século XVIII sendo concluída 100 anos depois.




5 - Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos:
A capela primitiva foi construída pelos ermitões e, a atual começou a ser construída em 1758 quando a irmandade foi organizada. Como consta no pódio, a pedra fundamental foi lançada em dezembro de 1759. A fachada e o interior têm excelente trabalho de cantaria. As torres foram alteradas e comprometeram o equilíbrio original do monumento, os retábulos neoclássicos têm talha semelhante aos de Salvador, o lavabo da sacristia, de pedra calcárea, tem desenho rococó e carrancas são usadas nos pedestais das ombreiras da porta principal como nos retábulos protobarrocos espanhóis. O frontispício é trabalhado em pedra com motivos barrocos, os cortes de pequena profundidade lembram a ourivesaria. O altar-mor é em estilo barroco, lateralmente ao arco-cruzeiro, os dois altares de canto são em estilo neoclássico e os quatro altares colaterais são semelhantes à talha neoclássica de Salvador.




6 - Praça Barão de Penedo:
Este espaço reveste-se de singular importância para a cidade. Nele além da Igreja Matriz e Aposentadoria Nova, atual sede da Prefeitura Municipal, estão situados os dois prédios mais antigos edificados no Estado das Alagoas: a Cadeia e a Casa da Câmara. Estas duas edificações que remontam ao século XVII sofreram várias interferências em sua estrutura ao longo dos anos.




7 - Paço Imperial:
Sobrado que hospedou o Imperador D. Pedro II em sua visita ao Penedo em 1859. Araújo. Foi adquirido pelo Estado de Alagoas que o restaurou e conferiu o titulo de Paço Imperial na solenidade comemorativa do centenário da visita do Imperador – 1959. Atualmente Museu da Fundação Educacional do Baixo São Francisco.




8 - Teatro Sete de Setembro:
Inaugurado em 1884. Propriedade da Imperial Sociedade Filarmônica Sete de Setembro, cujo título de Imperial foi concedido pelo Imperador D. Pedro II. Foi o primeiro teatro construído em Alagoas.







MAIS FOTOS DE PENEDO NA PÁGINA 2 DESTE MESMO THREAD!!!

Last edited by Turismo AL; July 13th, 2007 at 04:01 AM. Reason: novas informações
Turismo AL no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement
 
Old July 11th, 2007, 09:02 AM   #2
MasterPE
Registered User
 
MasterPE's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Pernambuco
Posts: 5,466
Likes (Received): 105

Vale amigo.Sou louco para conhecer essa cidade.Conheço Maceió e boa parte do Sertão e também parte do litoral norte .

Realmente naquela época não existia Maceió ,muito menos alagoas, as cidades mais antigas foram Porto Calvo, Penedo e Marechal Deodoro.O nome da comarca como "alagoas" só foi criada em 1706.



...
MasterPE no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2007, 02:25 PM   #3
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Bahia
Posts: 40,442
Likes (Received): 11571

Fiz a travessia de balsa entre Sergipe e Penedo, a cidade é bonita, tem um patrimônio muito rico, só achei as ruas um pouco esburacadas na época(Fevereiro de 2006).
Parabéns, o thread retrata com fidelidade toda a grandeza do lugar.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement
 
Old July 11th, 2007, 03:42 PM   #4
Mascate
Mameluco sangue azul
 
Mascate's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Recife
Posts: 20,365
Likes (Received): 9425

Preciso conhecer essa cidade, muito linda mesmo. Eu sabia que tinha um belo acervo colonial, mas nunca tinha visto tantas fotos. Valeu a pena ver esse thread. Parabéns, vizinho!!!
__________________
Pernambuco - O Leão do Norte
Recife: 481 anos de cultura, tradição e modernidade.
06 de Março - Aniversário da Revolução Pernambucana, a nossa Data Magna
רסיפה, ערש היהדות באמריקה
Mascate no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2007, 11:42 PM   #5
abrandao
Paris, France.
 
abrandao's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Location: Maceió, Paris, Budapest
Posts: 14,463
Likes (Received): 4960

Penedo é lindíssima!!!
Não deve nada, em termos de beleza arquitetônica e patrimônio preservado, a nenhuma outra cidade brasileira. Até porque as outras não possuem a beleza do Rio São Francisco às suas margens...
abrandao no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2007, 11:46 PM   #6
IvoJP
Amável, charmoso e mortal
 
IvoJP's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Philipéia de N.S. das Neves - Frederikstad - Parahyba - João Pessoa
Posts: 9,704

Fiquei surpreso, não imagina que Penedo possuia um acervo histórico tão grande.
Valeu pelo thread.
__________________
João Pessoa 432 Anos (1585-2017)
IvoJP no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2007, 01:09 AM   #7
Marcio4Ever
Ohh Yeah!
 
Marcio4Ever's Avatar
 
Join Date: Sep 2005
Location: Porto Velho-RO
Posts: 7,677
Likes (Received): 390

Tive o prazer de conhecer essa cidade, linda, vários prédios históricos lindos, uma igreja mais bonita que a outra e ainda está localizada ás margens do São Francisco.
__________________
"Nunca odiamos aos que desprezamos. Odiamos aos que nos parecem iguais ou superiores a nós."

Friedrich Nietzsche
Marcio4Ever no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2007, 03:34 AM   #8
Inconfidente
Registered User
 
Inconfidente's Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Belo Horizonte
Posts: 20,675
Likes (Received): 21727

Muito bonita mesmo. Mas eu acho que Olinda é forte concorrente a Ouro Preto do nordeste, hein! Tudo bem ambas são lindas! Valeu pelas fotos e parabéns pelo thread!
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2007, 03:52 AM   #9
abrandao
Paris, France.
 
abrandao's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Location: Maceió, Paris, Budapest
Posts: 14,463
Likes (Received): 4960


Só diz isso quem não conhece a face moderna de Olinda, cheia de arranha-céus perto da praia, e, conseqüentemente, bem diferente de Penedo ou de Ouro Preto...
abrandao no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2007, 04:10 AM   #10
Bruno BHZ
.
 
Bruno BHZ's Avatar
 
Join Date: Nov 2002
Location: Belo Horizonte (e S.Paulo)
Posts: 15,833
Likes (Received): 25752

Maravilha!!! Lembra OP, mas algumas construções têm um toque diferente, típicos do NE. (Tipo o 2 - Convento).
__________________
=)
Bruno BHZ no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2007, 04:14 AM   #11
FlicK
Arquiteto e Urbanista
 
Join Date: Aug 2006
Posts: 21,185
Likes (Received): 2551

Que belo acervo arquitetônico!
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2007, 04:18 AM   #12
canelaverde
Registered User
 
canelaverde's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Vila Velha - ES
Posts: 1,583
Likes (Received): 94

Penedo é uma cidade belíssima!!!
Me arrependo de não ter passado por aí qdo fui conhecer Maceió... passei direto pela Br 101...
Mas logo logo estarei conhecendo a cidade!!! Pretendo voltar logo ao NE!!!
canelaverde no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2007, 04:34 AM   #13
Luis_RiodeJaneiro
Registered User
 
Luis_RiodeJaneiro's Avatar
 
Join Date: Jan 2006
Location: Rio de Janeiro
Posts: 4,762
Likes (Received): 106

digo o mesmo, pois quando passei por aí, indo para maceió, entrei apenas em Propriá , cidade onde nasceu minha bisavó! e, embora soubesse que ela também já andou, ou mesmo morou , em Penedo, perdi a oportunidade de também ir conhecer esta outra jóia arquitetônica ! Mas, um dia eu volto ! Obrigado por mostrar!
Luis_RiodeJaneiro no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2007, 04:47 AM   #14
Fernando_Brasil
Piu Forte, porra!
 
Fernando_Brasil's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Friburgo - Niterói - Rio
Posts: 7,273
Likes (Received): 134

O vale do São Francisco contém jóias desconhecidas.Além de Penedo,São Félix,na Bahia,também é uma linda cidade colonial.
__________________
Havemos de amanhecer.
O mundo se tinge com as tintas da antemanhã
e o sangue que escorre é doce, de tão necessário
para colorir tuas pálidas faces, aurora.


Carlos Drummond de Andrade
Fernando_Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2007, 06:13 AM   #15
MasterPE
Registered User
 
MasterPE's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Pernambuco
Posts: 5,466
Likes (Received): 105

Quote:
Originally Posted by abrandao View Post

Só diz isso quem não conhece a face moderna de Olinda, cheia de arranha-céus perto da praia, e, conseqüentemente, bem diferente de Penedo ou de Ouro Preto...
Com certeza , Olinda é uma cidade de 367.902 habitantes e Penedo,apenas 60 mil , sendo na zona urbana 45 mil.

Agora, ninguém quase conhece a Orla moderna de Olinda, simplesmente porque é distante do sítio histórico e completamente encoberta pelas Colinas e Morros.Daí quem visita o sítio histórico não vê a orla.

Agora a comparação com Ouro Preto é equivocada.Cada uma representa uma fase da vida brasileira.Penedo , que é da fase canavieira de 1545 e Ouro Preto 1698.E Olinda , apesar de ter feito parte da mesma capitania de Penedo, é mais antiga (1535) e tem patrimônio distinto .Portanto nada de comparações sem fundamento.

Tem ainda Marechal Deodoro nas bandas daí , e nas daqui tem Igarassu que também tem vasto acervo ,como esta igreja considerada a mais velha do Brasil ,de 1535:


http://www.colonialvoyage.com/viaggi...ligarassu.html


...
MasterPE no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2007, 12:14 PM   #16
gutooo
policial disfarçado
 
gutooo's Avatar
 
Join Date: Jan 2005
Location: São Paulo
Posts: 17,721
Likes (Received): 1579

Impressionante!

Gosto muito dessas igrejas!
__________________
Guto Magalhães
_______________________

Flickr
Twitter YouTube

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2007, 03:17 PM   #17
Inconfidente
Registered User
 
Inconfidente's Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Belo Horizonte
Posts: 20,675
Likes (Received): 21727

Quote:
Originally Posted by abrandao View Post

Só diz isso quem não conhece a face moderna de Olinda, cheia de arranha-céus perto da praia, e, conseqüentemente, bem diferente de Penedo ou de Ouro Preto...
Quote:
Originally Posted by jamy View Post
Com certeza , Olinda é uma cidade de 367.902 habitantes e Penedo,apenas 60 mil , sendo na zona urbana 45 mil.

Agora, ninguém quase conhece a Orla moderna de Olinda, simplesmente porque é distante do sítio histórico e completamente encoberta pelas Colinas e Morros.Daí quem visita o sítio histórico não vê a orla.

Agora a comparação com Ouro Preto é equivocada.Cada uma representa uma fase da vida brasileira.Penedo , que é da fase canavieira de 1545 e Ouro Preto 1698.E Olinda , apesar de ter feito parte da mesma capitania de Penedo, é mais antiga (1535) e tem patrimônio distinto .Portanto nada de comparações sem fundamento.

Tem ainda Marechal Deodoro nas bandas daí , e nas daqui tem Igarassu que também tem vasto acervo ,como esta igreja considerada a mais velha do Brasil ,de 1535:


http://www.colonialvoyage.com/viaggi...ligarassu.html


...
Com certeza, foi só uma nota. Obviamente as diferenças são nítidas.
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2007, 06:24 PM   #18
Turismo AL
BANNED
 
Join Date: Jul 2007
Location: Maceió-Alagoas
Posts: 121
Likes (Received): 0

Embora cidades como Olinda, e até mesmo o centro histórico de Salvador e São Luís tenham um número maior de construções no estilo colonial, é a cidade de Penedo que é conhecida como "Ouro Preto do Nordeste".

Não sei explicar o motivo desse título, mas um fato é que se você fizer uma busca no GOOGLE com a palavra entre aspas: "Ouro Preto do Nordeste", as únicas referências que aparecerão em vários sites diferentes tratarão da cidade de Penedo-AL.
Turismo AL no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2007, 06:36 PM   #19
MasterPE
Registered User
 
MasterPE's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Pernambuco
Posts: 5,466
Likes (Received): 105

Quote:
Originally Posted by Turismo AL View Post
Embora cidades como Olinda, e até mesmo o centro histórico de Salvador e São Luís tenham um número maior de construções no estilo colonial, é a cidade de Penedo que é conhecida como "Ouro Preto do Nordeste".

Não sei explicar o motivo desse título, mas um fato é que se você fizer uma busca no GOOGLE com a palavra entre aspas: "Ouro Preto do Nordeste", as únicas referências que aparecerão em vários sites diferentes tratarão da cidade de Penedo-AL.
Ok . Acho que sei porque. Talvez o tamanho das cidades seja parecido.Mas é como eu disse OP surgiu mais de um século depois.

nessas cidades ,Salvador,Olinda e São Luis apenas o sítio histórico é que é patrimônio.

Estou louco para conhecer essa cidade e acho ela pouco divulgada, principalmente nos estados vizinhos que poderiam contribuir em muito para o turismo da mesma.Com a duplicação da BR-101 acho que isso pode mudar .Vamos torcer .

Conheci Marechal Deodoro e adorei .

Olha o que achei , Franz post , da mesma forma que retratou Olinda e Recife, fez o mesmo com Penedo :


Gravura de Frans Post de 1637, mostrando a vista de Penedo do
Forte Maurício

http://www.canalpenedo.com.br/historia.php
..

Last edited by MasterPE; July 12th, 2007 at 06:42 PM.
MasterPE no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2007, 11:31 PM   #20
abrandao
Paris, France.
 
abrandao's Avatar
 
Join Date: Sep 2006
Location: Maceió, Paris, Budapest
Posts: 14,463
Likes (Received): 4960

Caramba, que interessante!!!
Valeu pela postagem, jamy!!!
abrandao no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement
 


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off


Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Pico das agulhas negras(com neve) e a cidade de Penedo embaixo(Rio de Janeiro-Brasil) IMPÉRIO-BR Além-Fronteiras / Around The World 31 June 29th, 2008 10:54 AM
A cidade com a melhor arquitetura de casas no Brasil: arquitetura para a classe alta em BH Maria Theresa Arquitetura e Discussões Urbanas 126 June 5th, 2008 12:07 AM
Arquitetura na Formação do Brasil snt3000 Arquitetura e Discussões Urbanas 0 December 19th, 2007 01:51 PM
Penedo, Brasil (um marco da colonização portuguesa) vale a pena conferir! Douglas Além-Fronteiras / Around The World 50 January 22nd, 2006 08:08 PM


All times are GMT +2. The time now is 06:11 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.11 Beta 4
Copyright ©2000 - 2019, vBulletin Solutions Inc.
vBulletin Security provided by vBSecurity v2.2.2 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2019 DragonByte Technologies Ltd.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2019 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us