Mais uma do Subúrbio do Rio-Piedade e Grande Madureira - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old May 16th, 2008, 12:26 AM   #1
BR-RJ

Likes (Received): 10

Mais uma do Subúrbio do Rio-Piedade e Grande Madureira

Demorou mas chegou!Após semanas prometendo que ia fazer o thread com a área de Madureira, hoje ao ir pro meu curso(que é lá), fui munido com minha câmera e tirei muitas fotos!Até estiquei um pouco pra depois de Madureira pra retratar mais bairros.
Vou usar o mesmo modelo de thread que o RJ-Travel tem usado.O bairro, IDH dele e minhas impressões.
Obs:A maioria das fotos tirei de carro!
Para começar:
PIEDADE
IDH: 0,850(54 na cidade)
Subúrbio: Grande Méier(o último bairro do Grande Méier antes de chegar a Grande Madureira)
Divisas:Abolição, Cavalcante, Água Santa, Tomás Coelho, Encantado e Quintino Bocaiúva.
Impressões: Bairro tranquilo, bem residencial e arrisco que até bonitinho.Bairro de casas espaçosas com muros baixos, bem estilo "A Grande Família".A área comercial se restringe nos arredores do super mercado Guanabara(na Avenida Dom Hélder Câmara, a popular Suburbana) e na área da Rua Padre Manoel da Nóbrega(não tirei foto desta área).É um típico bairro de passagem, mas mesmo assim é bem agradável e simpático:

Área comercial na Av.Dom Hélder Câmara

1-

2-

3-

4-

5-

Área residencial:

6-

7-

8-

9-

10-

11-

12-

13-

CASCADURA:
IDH:0,833(64 na cidade)
Subúrbio:Grande Madureira
Divisas: Quintino Bocaiúva, Cavalcante, Engenheiro Leal, Madureira, Campinho e Praça Seca.
Impressões: O irmão menos movimentado de Madureira, é um bairro com bom comércio na área próximo da Praça Nossa Senhora do Amparo e do Viaduto de Cascadura, ambos beirando a Avenida Dom Hélder Câmara.Esta área tem um dos piores trânsitos da cidade, e um dos motivos são as dezenas de linhas de ônibus com ponto final lá.Área residencial bem tranquila, mas é um bairro meio pobre, mas não fica nem de longe entre os piores da cidade.

14-

15-

16-

17-

18-

19-

20-

MADUREIRA:
IDH:0,831(67 na cidade)
Subúrbio: Grande Madureira
Divisas: Cascadura, Cavalcante, Engenheiro Leal, Vaz Lobo, Turiaçu, Oswaldo Cruz e Campinho.
Impressões: O bairro é um dos maiores pólos comerciais da cidade, acho que só perde para o Centro.Não consigo enxergar um lado residencial de Madureira, apesar dele existir(nas ruas próximas da Rua Domingos Lopes, próximo do Sesc, já indo pra Campinho-retrato aqui apenas a área da Estrada da Portela e adjacências, estritamente comercial).O bairro é bem bagunçado, provavelmente devido à essa face totalmente de comércio popular.

21-

22-

23-

24-

25-

26-

27-

28-

29-

30-

31-

32-

OSWALDO CRUZ
IDH:0,855(51 na cidade)
Subúrbio:Grande Madureira
Divisas: Madureira, Campinho, Bento Ribeiro, Turiaçu e Rocha Miranda
Impressões: Um bairro tranquilo e residencial ainda guardando o estilo de subúrbio antigo.O bairro parece ter parado no tempo.Achei calmo até demais, diria que até morto!

33-

34-

35-

36-

37-

38-

39-

40-

BENTO RIBEIRO
IDH:0,851(53 na cidade)
Subúrbio: Grande Madureira
Divisas: Oswaldo Cruz, Marechal Hermes, Vila Valqueire, Rocha Miranda e Honório Gurgel.
Impressões: Basicamente a extensão de Oswaldo Cruz.Só que com aspecto ainda mais antigo.

41-

42-

43-

44-

45-

46-

47-

48-

49-

50-

51-

Comentem!

Eduarqui liked this post
BR-RJ no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old May 16th, 2008, 12:52 AM   #2
RJ-Travel
Registered User

Fantástico como sempre BR-RJ !
Confesso que eu fiquei decepcionado com Piedade...era o que eu esperava ser o mais bonito do thread...mas não deixa de ser, óbvio.
Madureira esta muito bonita e com bom urbanismo !
No geral, achei todos bem bonitos!

Valeu por trazer esse magnifico thread que ja esta junto com os outros nos meus favoritos

Esse fim de semana, se o tempo estiver bom eu trago o Engenho de Dentro e Vila da Penha
RJ-Travel no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2008, 01:21 AM   #3
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 22252

A Avenida Suburbana tá precisando de uma reforma urgente. Credo!

No mais, gostei do urbanismo daquela rua em Madureira, e do aspecto de Oswaldo Cruz.

Pena muita calçada quebrada, asfalto remendado, casas pichadas e fiação aérea impressionante em algumas fotos.

CLUB ATHLETICO PARANAENSE
Ice Climber está en línea ahora   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old May 16th, 2008, 01:21 AM   #4
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Cá estou meus jovens...
Parabéns BR-RJ... A luta continua companheiro....

Olha ... não me xinguem... Mas ñ gosto de Madureira, Cascadura...etc... Acho feio... demais...
Mas isso é minha opinião...
ótimas fotos!
Old May 16th, 2008, 01:24 AM   #5
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Gente... Eu elejo o Madureira Shopping o pior da cidade...
aTÉ O sANTA cRUZ Shopping tá mais bonito... Vários shoppings mudaram e o Madureira continua naquilo... Até o mercadão mudou!
Old May 16th, 2008, 01:25 AM   #6
RJ-Travel
Registered User

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
A Avenida Suburbana tá precisando de uma reforma urgente. Credo!

Percebi que a suburbana ta meio caída nesse area mesmo...quando eu passei nela pelo Cachambi, Engenho de Dentro, Todos os Santos e Pilares, pra fazer aquele meu thread... eu achei bem conservada...aquela parte esta bonita... o asfalto esta bom e a iluminação é a boa... alem do canteiro central com algumas arvores...
Old May 16th, 2008, 01:26 AM   #7
Vini2
Registered User

Vini2's Avatar

Likes (Received): 1536

Alguns lugares desses bairro são bem agradáveis mas não tanto quanto outros da ZN
Vini2 no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2008, 01:28 AM   #8
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Quote:
Originally Posted by RJ-Travel View Post
Percebi que a suburbana ta mei caída nesse area mesmo...quando eu passei nela pelo Cachambi, Engenho de Dentro, Todos os Santos e Pilares, pra fazer aquele meu thread... eu achei bem conservada...aquela parte esta bonita... o asfalto esta bom e a iluminação é a boa... alem do canteiro central com algumas arvores...
Não é só a Suburbana.
A última vez que fui á Madureira o bairro tava imundo e fedia...
Não sei como está hoje... Br-RJ pode dizer...
Como toda cidade está abandonada mesmo...
Old May 16th, 2008, 01:36 AM   #9
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 7949

Olha, tirando a falta de conservação e o péssimo urbanismo, parecem ser bairros bem simpáticos. E como muitas das ruas e avenidas são as principais de seus respectivos bairros, eu não acho justo julgarmos esses locais por elas, pois geralmente o "miolo" de um lugar é a parte mais feia e desorganizada

E achei muito simpático esse conjunto de casas (nem parece que se encontram no subúrbio do Rio):

E também essa:

Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2008, 01:37 AM   #10
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 22252

Quote:
Percebi que a suburbana ta meio caída nesse area mesmo...quando eu passei nela pelo Cachambi, Engenho de Dentro, Todos os Santos e Pilares, pra fazer aquele meu thread... eu achei bem conservada...aquela parte esta bonita... o asfalto esta bom e a iluminação é a boa... alem do canteiro central com algumas arvores...

Que bom saber disso. Aliás, até lembrei quando vi aquele teu outro thread. Tinha poucas fotos, mas dava pra imaginar.

CLUB ATHLETICO PARANAENSE
Ice Climber está en línea ahora   Reply With Quote
Old May 16th, 2008, 01:39 AM   #11
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Bom... exageros à parte ...
Achei melhor Irajá e Vista Alegre.

Madureira tem de tudo um pouco... Comércio gigante e popular... Gente... Gente...! E engarrafamento!...rsss
Sem dúvidas é um dos bairros mais importantes da cidade.
Old May 16th, 2008, 01:39 AM   #12
RJ-Travel
Registered User

Quote:
Originally Posted by Vinicius View Post
E como muitas das ruas e avenidas são as principais de seus respectivos bairros, eu não acho justo julgarmos esses locais por elas, pois geralmente o "miolo" é a parte mais feia e desorganizada.
É...concordo com você...eu percebi o mesmo quando estava montando o thread de Vista Alegre...as principais são horriveis...mas o interior super-agradavel
Old May 16th, 2008, 01:43 AM   #13
BR-RJ

A Suburbana até a Abolição está muito boa.De Piedade até Cascadura que está bem decadente.
Gilson, Madureira na minha opinião deu uma melhorada.Ainda não é um bairro limpo, mas, tirando o entorno do Viaduto, e o camelódromo, não está fedido e o lixo na rua diminuiu.E olha que para mim fica difícil notar as diferenças lá, já que vou no bairro duas vezes na semana!Acho que quando você voltar em Madureira vai sentir a melhora na limpeza que teve!
Old May 16th, 2008, 01:45 AM   #14
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Quote:
Originally Posted by BR-RJ View Post
A Suburbana até a Abolição está muito boa.De Piedade até Cascadura que está bem decadente.
Gilson, Madureira na minha opinião deu uma melhorada.Ainda não é um bairro limpo, mas, tirando o entorno do Viaduto, e o camelódromo, não está fedido e o lixo na rua diminuiu.E olha que para mim fica difícil notar as diferenças lá, já que vou no bairro duas vezes na semana!Acho que quando você voltar em Madureira vai sentir a melhora na limpeza que teve!

Tá bom então... Vo qualquer dia desses... fazendo um tour pela Praça Seca e Campinho... Rapidinho chego lá..

Em relação ao trãnsito a expansão da Via Light poderia ajudar na ligação com a Av. Brasil.
e É CLARO a construção do Parque Madureira que seria gingante... Até Rocha Miranda... jogando mais verde na região!
Old May 16th, 2008, 01:46 AM   #15
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 7949

Quote:
É...concordo com você...eu percebi o mesmo quando estava montando o thread de Vista Alegre...as principais são horriveis...mas o interior super-agradavel
Pode reparar que aqui, o centro dos bairros, em alguns casos as avenidas principais, são a parte mais feia e desorganizada desses lugares. Andando um ou dois quarteirões para dentro, você percebe que o clima muda totalmente. É claro que isso não é regra, mas eu acho que se aplica a grande maioria dos bairros do Rio.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2008, 01:48 AM   #16
Leo10Rio
Registered User

Leo10Rio's Avatar

Likes (Received): 20833

Gostei do thread!!
Nas ruazinhas internas tem lugares legais, apesar de algumas ruas serem bem feinhas!
Vlw BR-RJ
Leo10Rio no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2008, 01:48 AM   #17
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Quote:
Originally Posted by Vinicius View Post
Pode reparar que aqui, o centro dos bairros, em alguns casos as avenidas principais, são a parte mais feia e desorganizada desses lugares. Andando um ou dois quarteirões para dentro, você percebe que o clima muda totalmente. É claro que isso não é regra, mas eu acho que se aplica a grande maioria dos bairros do Rio.
Mas, vocês tem razão... Essa regra se aplica à muitos bairros.... Incluo até o Méier nesse time. Porque perto da estação é horrível.
Old May 16th, 2008, 01:51 AM   #18
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Ainda devo Bangu né... Só tá faltando tempo para ir até lá... Mas ainda este mês trago pra vocês.
Old May 16th, 2008, 01:55 AM   #19
RJ-Travel
Registered User

BR-RJ, como é o bairro Piedado no entorno da linha de trem e nos quarteirões perto da mesma ?

Abs
Old May 16th, 2008, 02:14 AM   #20
BR-RJ

Quote:
BR-RJ, como é o bairro Piedado no entorno da linha de trem e nos quarteirões perto da mesma ?

Abs
É basicamente residencial, como nas fotos mostradas, só que um pouco mais antigo, e por isso com um aspecto um pouco mais empobrecido, mas não muda muita coisa.E naquela parte não há praticamente comércio nenhum, uma calmaria total, só se escuta o barulho do trem passando!
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools

Posting Rules