Camarate - Loures - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Lisboa > Imagens

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old July 30th, 2008, 02:17 AM   #1
napolit
Registered User

Likes (Received): 8

Camarate - Loures

Quote:
Originally Posted by Barragon

Camarate é uma freguesia portuguesa do concelho de Loures, a norte de Lisboa, com 5,17 km² de área e 18 822 habitantes (2001). Densidade demográfica: 3 640,6 h/km².

Inclui inúmeros bairros: Bairro de Angola, da Boavista, da Bogalheira, da CAAR, da Esperança, dos Fetais de Baixo, dos Fetais de Cima, das Fontaínhas, do Grilo, das Loureiras, de Mira-Loures, de Santiago, de Santo António, de São Benedito, de São Francisco, de São João, de São José, de São Lourenço, das Sousas, da Torre, Fonte da Pipa, Mucharros, Quinta de Marvila, Quinta do Paraíso, Quinta de Santa Rosa, Quinta do Galeão, isto para além, claro, do centro da Vila.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Camarate

http://www.jfcamarate.pt

Mapa da Freguesia:

Ortofoto:

Bem, nao é nada de especial este thread, só vou mostrar umas fotos de uma viagemzinha por a zona norte de Lisboa, seguramente a zona que mais impressoes deixa-me sempre que vou por estar tao dentro da cidade e ao mesmo tempo tao longe de parecer que estás numa cidade. Sempre que vou perdo-me por lugares rarissimos e nem sei exactamente o que visito, por isso só vou mostrar as fotinhos deste último passeio.

Saimos de Alvalade e chegamos rápidamente a uma zona totalmente diferente:

No caminho ainda há sinais de que ainda estamos na capital:

Assim chegamos a uns prédios que acho que sao da Alta de Lisboa:

Continuamos por a estrada:

Gostei muito deste jardim por o contraste com as zonas por as que passamos, era outro típico jardim lisboeta, muito inglês, com muita relva e nao muitas árvores:

Os arredores do parque contrastavam imenso com ele:

E uma sinal anunciava-nos que estavamos perto de viver novas sensaçoes na viagem:

Mas perto havia zonas bem arranjadas e com alguma edificaçao bonita como esta típica casa rosa lisboeta, nao sei por quê, mas cada vez que penso em associar uma cor a Lisboa, penso na cor-de-rosa:

Mas num instante chegamos chegamos a um bairro de lata:

Bem, nao se ve bem, mas o que havia debaixo desta ponte dava medo:

Assim continua-se por uma freguesia qualquer com as típicas construçoes portuguesas, a pesar da sua decadência eu acho-as lindas, gosto destas simples mas belas construçoes antigas:

O problema é que muitos destes antigos núcleos de populaçao converteram as suas ruas em estradas estragando as coisas positivas que tinha viver nestes lugares:

Assim saímos do núcleo antigo para entrar numa zona onde mexe-se a ruralidade, as tradiçoes e construçoes antigas e o mundo moderno:

Todas as sensaçoes que estava a viver nestes exóticos lugares da capital ainda aumentaram com a grande surpresa de encontrar um pastor com as suas ovelhas, que experença única vivida ao lado mesmo do centro de Lisboa:

A zona era realmente uma grande mistura de campo, ruralidade e cidade:

E assim chegamos ao ponto final, uma paisagem linda de colinas e muito urbanizada: Loures.

Espero que aprendessem algo mais destes cantos desconhecidos de Lisboa, é muito interessante saber como ainda existe na mesma capital lugares assim.

Last edited by Barragon; January 10th, 2010 at 04:13 AM.
napolit está en línea ahora   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old July 30th, 2008, 02:24 AM   #2
alentejolover
Registered User

alentejolover's Avatar

Likes (Received): 2780

Tu achas interessante exisitirem lugares assim...eu acho muito preocupante

Que horror...talvez o pior thread de sempre
Old July 30th, 2008, 02:41 AM   #3
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 16554

ai de ti que mostres isto nos fóruns internacionais estás proibido.

O Parque é o da Charneca... depois passaste pelo Bairro de Angola, Camarate e Apelação

São zonas que sofreram o êxodo rural... mas que agora estão a recuperar. (Fern & Golias em preparação)

Alcobaça :: Mosteiro de Alcobaça :: Batalha :: Leiria

Fat people are harder to kidnap

Xico205 liked this post
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old July 30th, 2008, 02:48 AM   #4
NewTomorrow

Likes (Received): 20

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
ai de ti que mostres isto nos fóruns internacionais estás proibido.

O Parque é o da Charneca... depois passaste pelo Bairro de Angola, Camarate e Apelação

São zonas que sofreram o êxodo rural... mas que agora estão a recuperar. (Fern & Golias em preparação)
Proibindo ele de denegrir a imagem de Portugal , tu já fazes no forum Brasileiro
NewTomorrow no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 02:55 AM   #5
napolit
Registered User

Tranquilos, que eu quase unicamente participo no forum português, e nao vou mostrar nada porque nem acho o meu thread nada de especial, as fotos sao muito más (feitas desde o carro a maioria delas), nao expliquei nem os lugares que visitei (obrigado Barra), e ainda falta muito por mostrar desses bairros que já vi noutras viagenzinhas .

Alentejolover, mas o que disse que é interessante conhecer como é a realidade, há imensas pessoas que nao fazem idéia de que existem lugares assim em Lisboa e acho que o desconhecimento sempre é mau. Por exemplo quando mostro estas fotos (ou outras como zonas do bairro de Marvila) à minha cunhada que leva toda a vida a viver lá, ela fica tuda surprendida porque o único que ela conhece sao bairros que algumas vezes metem aqui como "viewer, discretion is advised", ou outros da Márgem Sul, etc. e só por ver bairros assim as pessoas dizem muitas tolices quando muitos deles sao bairros totalmente normais (e que podem melhorar imenso fácilmente ou nos quais já vive-se bem ). O importante é que agora está a recuperar-se tal e como disse Barragon. Este é o mundo que herderamos, agora o importante é cambia-lo.

PD O que nunca entendi foi que fecharam um thread do forum internacional só porque um de Roma estava a mostrar fotos de lugares degradados ou sujos de Roma. Eu achei tao injusto quando estava a mostrar-nos outra parte da realidade duma cidade que para mim é maravilhossa e lindissima. Neste caso era Roma, mas podia ter sido qualquer outra.

PD Nao quis mostrar uma das fotos porque nao queria que as pessoas brincassem com isso (brincar sim, mas sem insultar a ninguem e com respeito), mas bem, vou adiciona-la, aqui vai, é uma coisa mais que vi nesta viagem:

Last edited by napolit; July 30th, 2008 at 10:15 AM.
Old July 30th, 2008, 03:38 AM   #6
Estersaud

Likes (Received): 1

Lisboa es bela!
Seja em qualquer parte!
¡salud! pero hacer!
Estersaud no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 08:43 AM   #7
Ennis
BANNED

Imagens de terceiro mundo num pais que dizem "rico"...

Nem o rebanho de ovelhas (às portas da capital) faltou... parece Marrocos.. my God.

O que é engraçado, é que hà algums que se permitem de crititcar cidades brasileiras..

Estou pasmado.
Ennis no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 11:29 AM   #8
tcpor
Nobre. Leal. Invicto.

tcpor's Avatar

Likes (Received): 13

Ora lá está. Infelizmente, tenho que dizer que o Ennis tem razão. A União Europeia (e o resto do Mundo) diz-se rica, contudo, existem algumas "pérolas" pelos seus estados membros fora que não deixam de preocupar.

Não tem cabimento que o edificado esteja da maneira que vimos. Não tem nexo esta mistura desordenada entre rural e urbano. Não tem lógica estarmos em Lisboa e escrevermos "Kosovo" nas paredes!

Felizmente (ou não), é algo que já vi em países que se dizem mais ricos (e que o são, realmente), como França, Reino Unido ou Alemanha...

Felizmente (ou não), estas imagens vêm dar razão ao típico português que se vê num país pobre. Sinceramente, eu não concordo com ele mas, estas imagens...

Como diz o Alentejanito: "Que horror...talvez o pior thread de sempre".
Old July 30th, 2008, 11:43 AM   #9
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Ovelhas... até parece que é algo por aí além...

Xico205 liked this post
Old July 30th, 2008, 11:45 AM   #10
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Quote:
Originally Posted by NewTomorrow View Post
Proibindo ele de denegrir a imagem de Portugal , tu já fazes no forum Brasileiro
Por ter mostrado as pérolas da Maria que coisa ruim

Old July 30th, 2008, 11:50 AM   #11
Ricardo Jorge
Registered User

Ricardo Jorge's Avatar

Likes (Received): 7

Querem comparar uns mini-bairros de lata com o submundo Brasileiro????

Está tudo doido.... Há Favelas em São Paulo que metem Lisboa lá dentro praticamente.

Imensas, infindas. Dominadas por autênticos senhores da guerra, armados até aos dentes, que controlam uma autêntica economia paralela a nível nacional, que vai desde o Jogo do Bicho até às Escolas de Samba...

Tenham juízo.

Xico205 liked this post
Ricardo Jorge no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 01:47 PM   #12
odivelense
Registered User

odivelense's Avatar

Likes (Received): 72

É claro que as fotos aqui mostradas são um horror, são uma mistura do mau com o muito mau,mas são uma Lisboa que ainda existe e contra factos não há argumentos!Agora é claro que já veio gente aqui "armada em fina" a criticar e a depreciar a nossa cidade pela enésima vezGostaria de perguntar ao "Monsieur" Ennis se em Paris é assim tudo tão perfeito...

Xico205 liked this post
odivelense no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 01:53 PM   #13
Ennis
BANNED

Embora haja "problemas" (que são relativos) não é nada comparado com isso... é um escandalo ver imagens dessas num pais europeio.. uma vergonha.

Tenho vergonha que um espanhol tivesse visto isso, e mais vergonha tenho sabendo que vàrios turistas "perdidos" possam ver isso também.
Ennis no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 02:33 PM   #14
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Menos Ennis... Paris é perfeita.

Old July 30th, 2008, 02:44 PM   #15
Mateus_
Urban rules

Likes (Received): 2

Oops, a historia volta a repetir-se...
Mateus_ no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 03:02 PM   #16
napolit
Registered User

Quote:
Originally Posted by Ennis View Post

Tenho vergonha que um espanhol tivesse visto isso, e mais vergonha tenho sabendo que vàrios turistas "perdidos" possam ver isso também.
, o que importa o que está escrito no bilhete de identidade? Por acaso potencialmente sou português (mas nao o vou ser porque o bilhete de identidade português nao me dá nada novo e nao quero ir com um BI bué grande na minha carteira, além de que nao gosto das coisas burocráticas). Sou simplesmente uma pessoa do mundo que considera-se alfacinha porque desde há 6 anos passo muito tempo em Lisboa e é uma cidade que influiu muito no meu modo de ser, e ali vivi muitas coisas, desde alguns dos melhores dias da minha vida até outros menos bons, e por o meu modo de ser, gosto muito de conhecer a realidade em que vivem as pessoas, e por isso desde o primeiro momento conheci bairros assim, mas nao sei qual é o problema, eu por acaso nunca disse "que horror", é algo muito normal que acontece em muitas partes do planeta, nao me interessa se é em Lisboa, em Dakar, Paris ou Tókio, o problema é o mesmo seja onde for. A vergonha é para as pessoas responsávels, mas acho que a maioria das pessoas deste forum sao demassiado jovens para ser responsávels de que exista isso. A vergonha que temos de ter tudos é se agora nao se faz nada para melhorar estas zonas (além de outras milhentas coisas que precisam de ser melhoradas em muitos aspectos da vida).

Sobre o segundo que disseste, pois eu descobri esses lugares (e outros que nao mostrei porque a verdade que nem sei onde estao) quando fiquei perdido (estavamos indo ao jardim da Quinta das Conchas). Mas de qualquer modo gosto de conhecer estes lugares e saber como é a realidade, é um dos sonhos da minha vida, descobrir como é o mundo (viajar) e como funciona (ciência) .

PD Nessa zona também há algumas coisas muito lindas, há uma junta da freguesia cor-de-rosa num palácio lindissimo, adorei, e numa zona orográfica impressionante, sempre fico impressionado por a situaçao natural de muitos dos núcleos de populaçao de Portugal. Mas nesta viagem nao passei por lá, por isso nao tenho fotos.

Xico205 liked this post

Last edited by napolit; July 30th, 2008 at 03:52 PM.
Old July 30th, 2008, 03:16 PM   #17
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

O prazer está na reabilitação dos locais

Xico205 liked this post
Old July 30th, 2008, 03:58 PM   #18
_Rick_
Registered User

_Rick_'s Avatar

Likes (Received): 27

Por amor de Deus............há aqui pessoas que devem achar que a carne "nasce" nos supermercados embaladas e nunca viram ovelhas
Quote:
Originally Posted by Ennis View Post
Imagens de terceiro mundo num pais que dizem "rico"...

Nem o rebanho de ovelhas (às portas da capital) faltou... parece Marrocos.. my God.

Estou pasmado.
Segundo o teu raciocínio diversas cidades são de terceiro mundo. Lembro-me agora particularmente de Estocolmo onde vivia DENTRO da cidade e sabes o que tinha como vizinho??????? Gado a pastar que passava ao lado quando ia po trabalho.

[mode Ennis on] Que horror Estocolmo parece Marrocos. my God

Suécia é um país de 3º mundo[mode Ennis off]

Ganha juizo rapaz.

Xico205 liked this post
_Rick_ no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 04:44 PM   #19
Estersaud

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Menos Ennis... Paris é perfeita.
Mais que perfecta!
Estersaud no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2008, 04:49 PM   #20
odivelense
Registered User

odivelense's Avatar

Likes (Received): 72

Ora aí está uma grande verdade que o Napolit referiu, a vergonha é para os responsáveis e não para nós! Lisboa tem as suas partes boas e más COMO QUALQUER CIDADE!!!!!!!!! (n é caríssimo ennis?) Eu tb partilho da mesma vontade do Napolit, gosto de conhecer tudo, quando vou a uma cidade diferente da minha, tb n gosto só de ficar no centro, na zona mais nobre, gosto de conhecer desde as zonas mais in ás mais out, gosto de conhecer as vivências, o dia a dia de quem vive nas mesmas. Estas imagens, por muito manhosas que possam ser (tb pq são de uma das zonas mais manhosas da capital) são a realidade que nos rodeia...mesmo ao lado temos uma das zonas mais caras, a Alta de Lisboa (contraste interessante mas tb ao mesmo tempo é um sinal do fosso entre quem tem muito e quem n tem nada) Mas assim é Lisboa, rica, pobre, antiga, moderna, tradicional, vanguardista, cosmopolita, problemática, mas é a Lisboa que eu amo.

Xico205 liked this post
odivelense no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Tags
bairro, bairro de são josé, bairro santiago, camarate, fetais, loures, patrimonio, quintas

Thread Tools

Posting Rules