Edifício sustentável da USP produzirá toda energia que consumir - SkyscraperCity
 

forums map | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas


Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average.
Old December 14th, 2008, 05:12 PM   #1
Caius
is this it
 
Caius's Avatar
 
Join Date: Jul 2008
Location: sampa
Posts: 609
Likes (Received): 2

Edifício sustentável da USP produzirá toda energia que consumir

Edifício sustentável da USP produzirá toda a energia que consumir

Beatriz Flausino / Agência USP
Um prédio que produza 100% da energia que consome. Partindo dessa idéia, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP desenvolveram o projeto do primeiro prédio totalmente sustentável do país, o Centro de Estudos do Clima e Ambientes Sustentáveis (Cecas). O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (12) na Reitoria da Universidade. O edifício deverá estar pronto em três anos.


O projeto prevê que o prédio será localizado na Cidade Universitária, em São Paulo, e abrigará o Centro de Ciências da Terra e do Ambiente (Cecita), o Laboratório de Modelos para a Sustentabilidade de Construções (Labsus) e a Rede de Mudanças Climáticas (RMC). A Rede foi lançada junto com o Centro e faz parte da iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa de criar redes interdisciplinares de pesquisa na USP.

O edifício está orçado, inicialmente, em R$ 20 milhões e já contou com o anúncio de R$ 5 milhões pela reitora Suely Vilela: "o reconhecimento da Universidade à iniciativa se traduz não só ao apoio, mas também na concessão de recursos". A reitora ainda destaca que "um centro dessa natureza é ainda mais convincente em sua capacidade de se transformar em iniciativa bem sucedida, se incluído em um edifício modelo de concepção inovadora".

O diretor do projeto é Marcelo Romero, professor e vice-diretor da FAU, que afirma que o primeiro passo para se fazer um edifício sustentável é pensar no que os recursos naturais podem contribuir: "antes de colocar um sensor sequer, um fio, uma lâmpada, nós tentamos esgotar os recursos do clima de São Paulo, da amplitude térmica durante o dia, das temperaturas durante a noite, da iluminação natural". Um dos exemplos disso é a iluminação do prédio - o edifício foi separado em três blocos para que se fosse utilizada ao máximo a luz do dia. "A luz natural tem uma qualidade muito melhor que a iluminação artificial", afirma Romero.


Outro exemplo do aproveitamento dos recursos naturais é a ventilação do prédio. Durante a noite, quando a cidade se resfria, se abrirão janelas para a entrada do ar; e durante o dia funcionará um sistema de resfriamento do ar pelo solo. Além disso, para resfriar o prédio, também haverá persianas externas para evitar a entrada da radiação solar: "as persianas comuns, internas, não funcionam muito bem para manter o resfriamento dos ambientes, pois permitem que a radiação entre. As melhores persianas são estas que ficam do lado de fora", diz o diretor do projeto.

Um aspecto importante do Cecas é a automação do edifício. "Este é um prédio inteligente, pois para um edifício ser sustentável ele tem que ter o mínimo de desperdício", explica Romero. O Cecas possuirá sensores de temperatura: quando a temperatura estiver baixa o edifício desligará o resfriamento. As persianas também se fecharão e abrirão de acordo com a trajetória do Sol.

A geração de eletricidade se dará por meio de painéis solares, fixos e móveis; os painéis móveis, previstos para ficarem na cobertura do prédio, são como girassóis, acompanham o movimento do Sol para ter o maior aproveitamento possível da energia.

Rede de Mudanças Climáticas

Márcia Ernesto, diretora do IAG, explicou como a RMC entrou em contato com projeto do prédio sustentável: "foram duas iniciativas diferentes que acabaram naturalmente convergindo. A proposta do Cecas veio acelerar o processo de implantação da Rede, como um exemplo de que isso é viável." Mayana Zatz, pró-reitora de pesquisa, ressaltou a importância das redes na interação científica "a idéia é unir as competências que nós temos aqui na Universidade e fazer as pessoas trabalharem em conjunto".


Professores durante cerimônia de lançamento do Cecas, na Reitoria da Universidade

O coordenador da RMC é Tércio Ambrizzi, que afirma que em 2009 a Rede já entra em funcionamento: "temos como meta treinamentos, cursos e workshops e agora, com o lançamento oficial, nós vamos nos organizar para entrar em contato com os pesquisadores que trabalham com a temática de mudanças climáticas, nas várias áreas do conhecimento". Ambrizzi ressalta a importância da sede física para a Rede: "o prédio em si já tem o foco no nosso tema, nada mais atrativo que as pesquisas serem desenvolvidas dentro desse ambiente".

Após conseguir os recursos para o Cecas, Marcelo Romero diz que ainda haverá um refinamento no projeto inicial. Segundo o professor, em torno de três anos o edifício deve ser inaugurado.


(fotos na página da matéria) - http://www4.usp.br/index.php/noticia...a-que-consumir
__________________
São Paulo.
theworldishere
Caius no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement
 
Old December 14th, 2008, 05:27 PM   #2
Caius
is this it
 
Caius's Avatar
 
Join Date: Jul 2008
Location: sampa
Posts: 609
Likes (Received): 2

obs: não sei se esse é o fórum apropriado, pois temos o de arquitetura também. se necessário, peço que o moderador transfira esse thread
__________________
São Paulo.
theworldishere
Caius no está en línea   Reply With Quote
Old December 14th, 2008, 07:05 PM   #3
Vivi
Registered User
 
Vivi's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: São Paulo
Posts: 462
Likes (Received): 18

Posta a foto do predio!!! rsrrsrsr

Vivi no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement
 
Old December 14th, 2008, 07:18 PM   #4
Caius
is this it
 
Caius's Avatar
 
Join Date: Jul 2008
Location: sampa
Posts: 609
Likes (Received): 2



__________________
São Paulo.
theworldishere
Caius no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2008, 04:03 AM   #5
superkyo
Registered User
 
superkyo's Avatar
 
Join Date: Jul 2007
Posts: 3,895
Likes (Received): 739

Todos os novos prédios das universidades deveriam ser projetos inovadores e auto-suficientes com o tempo naum gastar grana com o funcionamento dos prédios vai fazer uma grande diferença....
__________________
Projetos:
BRT - SOROCABA
superkyo está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 15th, 2008, 04:25 AM   #6
Brez
Registered User
 
Join Date: Feb 2006
Location: São Paulo
Posts: 866
Likes (Received): 13

Que seja então uma oportunidade para a USP ser mais inclusiva...
Brez no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2008, 05:49 PM   #7
Kaique
Registered User
 
Kaique's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Fortaleza/Rio de Janeiro
Posts: 7,549
Likes (Received): 520

Excelente iniciativa.
Ideal para servir de exemplo às mais de 60 universidades existentes no país. E também, para outros tipos de organizações privadas e públicas.
Kaique no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2008, 07:32 PM   #8
LuizPiet
Registered User
 
Join Date: Aug 2008
Posts: 80
Likes (Received): 0

A longo prazo, um prédio auto-suficiente rende muito mais do que um prédio dependente de recursos exteriores.

Excelente tópico!
LuizPiet no está en línea   Reply With Quote
Old December 16th, 2008, 01:41 AM   #9
Felipe_Ribas
Registered User
 
Join Date: Oct 2007
Posts: 301
Likes (Received): 0

Muito boa a iniciativa mesmo. Mas sinceramente o prédio vai ficar feio como pouca coisa já existente hein
Felipe_Ribas no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement
 


Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 02:40 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.11 Beta 4
Copyright ©2000 - 2019, vBulletin Solutions Inc.
vBulletin Security provided by vBSecurity v2.2.2 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2019 DragonByte Technologies Ltd.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2019 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us