Citybus Goiânia: a crônica de um fracasso? - SkyscraperCity

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old April 30th, 2009, 01:59 AM   #1
Otis LA
Registered User

Likes (Received): 38

Citybus Goiânia: a crônica de um fracasso?

Foi inaugurado um novo serviço de transporte em Goiânia: o Citybus, microônibus onde só se viaja sentado, com ar condicionado, internet e outras conveniências...
Quase ninguém está utilizando o serviço. Onde trabalho, tenho a oportunidade de ver dezenas de vezes os microônibus passarem... até hoje só vi UM passageiro. Os veículos andam vazios o tempo todo!
Já previa o seu fracasso antes do início do serviço, mas fiquei assustado com a sua absoluta inutilidade!
Onde estão os mestres e doutores em transporte da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC)? Não foi feita nenhuma pesquisa de mercado? O trãnsito piorou com estas dezenas de micros rodando vazios, gastando combustível e poluindo o ar POR NADA!!!
No site da RMTC não há espaço para reclamação ou comentário, só um vídeo que pinta de lindas cores o transporte coletivo da cidade. E a velocidade média dos ônibus caiu de 18 para 12km/h nos últimos anos!
Os terminais continuam imundos e caóticos, o Eixo Norte-Sul - que viria substituir o projeto do VLT de Goiânia (este, sim, transporte de gente) não saiu do papel...
Ufa, desculpe-me se falei demais, mas estou indignado!
Otis LA no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old April 30th, 2009, 03:22 AM   #2
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 54956

Será que não seria os preços do serviço que afugentou a população? Em Porto Alegre, há um sistema semelhante que vem dando certo há 30 anos, onde a tarifa é 50% superior ao dos ônibus normais, mas com a vantagem de parar em qualquer ponto e operar rotas diretas.
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2009, 04:22 AM   #3
PeterPOA
Sirvam nossas façanhas

PeterPOA's Avatar

Likes (Received): 66

aqui em POA tem as lotações (táxi-lotação). Enquanto uma passagem de ônibus custa R$2,30, as lotações cobram R$3,30 (não sei se muda cfe o trajeto). Mas é bem mais confortável e rápido que ônibus (na maioria das vezes), sendo que também não se pode ficar em pé. Tem ar, mas não tem internet.. acho que algumas têm TV. Lembro que qdo eu era criança, as lotações eram kombis ....

Viver e não ter a vergonha de ser feliz!!!
PeterPOA no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement

Old April 30th, 2009, 04:47 AM   #4
paulista1978
Registered User

Likes (Received): 4836

e qual a tarifa do de goiania?
paulista1978 no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2009, 01:28 PM   #5
Otis LA
Registered User

Quote:
Originally Posted by paulista1978 View Post
e qual a tarifa do de goiania?
R$ 4,50, o dobro do preço do ônibus comum.
Old April 30th, 2009, 02:20 PM   #6
dricobel
...

dricobel's Avatar

Likes (Received): 4290

talvez esteja ai a explicação do "fracasso"!
dricobel no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2009, 08:13 PM   #7
pedrotubias12
belavista

pedrotubias12's Avatar

Likes (Received): 8

cara é muito caro deve ser isso pq demanda(na minha opinião) tem e so lembrando q a TV é digital
pedrotubias12 no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2009, 08:30 PM   #8
paulista1978
Registered User

$4,50 é muito caro. La em Santos, que é uma cidade do mesmo porte, mesma extensão territorial praticamente (a parte insular), etc, a linha é um sucesso, até pelo custo da tarifa, que é de tres reais e quebrados. Vi pessoalmente um desses Citybus de Goiania e não tem nem a tabela no parabrisa indicando por quais ruas ele passa.
Old April 30th, 2009, 09:37 PM   #9
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

Quote:
Originally Posted by PeterPOA View Post
aqui em POA tem as lotações (táxi-lotação). Enquanto uma passagem de ônibus custa R$2,30, as lotações cobram R$3,30 (não sei se muda cfe o trajeto). Mas é bem mais confortável e rápido que ônibus (na maioria das vezes), sendo que também não se pode ficar em pé. Tem ar, mas não tem internet.. acho que algumas têm TV. Lembro que qdo eu era criança, as lotações eram kombis ....

Ei, esta foto é de minha autoria!

Eu o cliquei quando fui para POA, em Outubro de 2007.
Old May 2nd, 2009, 03:45 AM   #10
dkclel
Registered User

dkclel's Avatar

Likes (Received): 0

é claro que foi o preço que afugentou as pessoas, pois decidiram fixá-lo sempre 100% acima do do convencional.

é cedo ainda para dizer se fracassou ou não, já que terá seis meses de experiência para depois analisarem sobre o futuro do citybus - tanto que uma linha sequer passa pelo centro da cidade, o que para mim foi um péssimo erro inicial. a cmtc terá que melhorar o trajeto e acabar com essa bobeira de cobrar sempre o dobro do convencional.

apesar de tudo, eu espero que dê certo, porque tirará carros das ruas. difícil será mudar a mentalidade do brasileiro, inclusive a do goianiense - aqui foi uma das cidades que mais se vendeu veículos novos proporcionalmente em todo o país - de pelo menos pensar nessa alternativa que, dependendo do trajeto e das dificuldades, é viável sim.

a cmtc parece não ter levado a sério toda a crítica negativa em cima do citybus e fez quase nada para informar o público sobre os benefícios do transporte diferenciado. os presidentes do setransp e da cmtc disseram que esse serviço terá que dar certo, então pode ser que o poder público fará de tudo para que ele dê certo.

tenho certa expectativa positiva sobre essas mudanças porque elas têm cunho estritamente técnico. pelo que percebo, Iris só se beneficiou politicamente com a aquisição dos novos ônibus. de resto, tudo será interno, nada declarado, mudanças praticamente invisíveis aos olhos ávidos por obras politiqueiras e no final não estará associado mais a nenhum nome de políticos, pois o povo já terá esquecido da época inicial das primeiras mudanças, as mais visíveis. voltando, mundanças estas projetadas para a região metropolitana, que é muito maior do que isso que já estamos vendo. o projeto alcançará seus objetivos ao longo do tempo. as medidas mais necessárias já estão sendo tomadas. só não vemos porque não existe divulgação e as críticas-clichês de sempre ofendem os projetos, que vão ultrapassar administrações e independerá de um único nome político para as suas realizações, ou seja, Iris deu o pontapé inicial. os próximos prefeitos terão que continuar os planos.

paciência deve ser uma virtude em mudanças de longo prazo. para quem não tem, vai morrer reclamando mesmo que tudo tenha sido mudado.
dkclel no está en línea   Reply With Quote
Old May 2nd, 2009, 04:02 AM   #11
Mangueboy
Cidade Lendária

Mangueboy's Avatar

Likes (Received): 400

Aqui em Recife tem esse microonibus que são mais caros tambem, mas sempre tem gente, as vezes ate em pé. Ar condicionado só tem neles, mas os grande tem TV ou rádio (alguns) e eles não...
"Para conhecer uma paisagem não basta vê-la, é preciso muito mais, é preciso que as duas almas, a do contemplador e a do lugar, cheguem a entender-se, quantas vezes elas nem mesmo se falam!..... Ele não terá sentido os eflúvios desta nossa terra, os quais talvez seja preciso ser pernambucano para sentir e que podem não ter realidade e magia senão para nós mesmos"
Joaquim Nabuco
Mangueboy no está en línea   Reply With Quote
Old May 2nd, 2009, 04:54 AM   #12
Luiz Henrick
♫ lıı.lllıılı..lllııı ♪

Luiz Henrick's Avatar

Likes (Received): 1143

Mesmo em horário de pico eles vivem vazios...eu usei uma vez para ir para o sesc
e acho q não tem nada de mais q justifique o preço...
Luiz Henrick no está en línea   Reply With Quote
Old May 2nd, 2009, 04:38 PM   #13
Rodalvesdepaula
Scooter/motorbike lover

Rodalvesdepaula's Avatar

Quote:
Originally Posted by Otis LA View Post
R$ 4,50, o dobro do preço do ônibus comum.
Taí o motivo do fracasso do Citybus. Numa cidade onde os problemas de trânsito ainda não são alarmantes e com a facilidade de se comprar uma moto hoje em dia (algo que já foi debatido em outro thread sobre Goiânia), poucas pessoas irão se interessar em pagar R$ 4,50 para ir de um bairro a outro num micro executivo.

A tarfia deveria ser mais barata, até porque Goiânia não é tão grande e espalhada para se justificar um preço tão alto pelo serviço. E, claro, o governo deveria impor algumas medidas para restringir o tráfego de carros na área central; se há incentivo ao transporte coletivo e não há restrições para a circulação de automóveis, vai continuar tudo na mesma.
Old May 2nd, 2009, 09:03 PM   #14
Otis LA
Registered User

Quote:
Originally Posted by dkclel View Post

paciência deve ser uma virtude em mudanças de longo prazo. para quem não tem, vai morrer reclamando mesmo que tudo tenha sido mudado.
Vc tem razão a respeito da paciência...
Mas o fato é que algumas metas firmadas na época da licitação do transporte público, especialmente aquelas de responsabilidade das empresas, ainda não foram cumpridas.
Old May 5th, 2009, 10:19 AM   #15
gutooo
policial disfarçado

gutooo's Avatar

Likes (Received): 1681

Aqui em SP tinha um também!

Menor, com ar condicionado, executivo! E bem mais caro!

SUMIU

Flickr Instagram

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old May 8th, 2009, 03:15 PM   #16
paulista1978
Registered User

Se não passa no centro, não vejo motivo pro sistema ser bem sucedido.
Old May 8th, 2009, 07:48 PM   #17
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Likes (Received): 3

Só se tiver uma puta estrutura diferenciada também. Aí poderiam ser as viagens pendulares.

Digo, se já houvesse vans assim para o centro, bairro a bairro sem passar pelo centro,as complementariam.
FMoretti no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2009, 12:49 AM   #18
dkclel
Registered User

dkclel's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Otis LA View Post
Vc tem razão a respeito da paciência...
Mas o fato é que algumas metas firmadas na época da licitação do transporte público, especialmente aquelas de responsabilidade das empresas, ainda não foram cumpridas.
Na verdade, prazo algum foi definido na licitação. Ficou acordado tão-somente que o sistema seria administrado pelas concessionárias vencedoras, mas prazo mesmo não foi estipulado. O que houve foi uma expectativa de cumprimento de obrigações, o que na prática nunca dá certo sem que esteja expresso no contrato os prazos. Por que decidiram omitir os prazos? Não faço a mínima idéia. O que eu sei é que as empresas se endividaram em torno de 450 milhões de reais para colocar em prática a mudança completa do sistema, previsto pelas novas exigências contratuais. Isso foi amplamente debatido. Tanto que deputados e vereadores, à época da aceitação do contrato, nada declararam contra e hoje estão atrás de CPIs para investigar o que eles deram de ombros no passado. Pura motivação política reclamona, porque não estão tendo seus desejos atendidos, então começam a chantagear de todos os lados.

O Ministério Público quer agora definir por conta própria com acordos feitos diretamente com a CMTC a efetivação do contrato. Isso de nada vai adiantar, pois o que está sendo possível fazer já esta sendo feito, que é a reforma total do Terminal Cruzeiro, que começará a operar nesta segunda-feira, 11/05. Por que não vai adiantar? Porque o MP não possui poderes extraterrenos para OBRIGAR a antecipação de realizações. Até onde sei, há uma pesquisa vasta, macro, feita há muito tempo sobre o transporte na região metropolitana, que proporcionará várias mudanças como realocação de linhas etc.

E agora? Basta esperar. Não adianta querer mudanças bruscas num espaço de tempo tão curto. Primeiro, porque está se tratando de uma mudança total, nunca feita antes nesta cidade e pouco experimentada em grandes capitais do país. Segundo, porque as próprias exigências contratuais demandam tempo e muito dinheiro. Terceiro, porque o poder público agora passará a ser um mero regulador e não mais motivador de realizações - com exceção do Eixo Leste-Oeste, controlado, querendo ou não, pelo governo do Estado.

Por que ainda me resta confiança? Porque é a iniciativa privada que está sendo o carro-chefe das mudanças. O dinheiro investido será da iniciativa privada, ou seja, com capacidade de aplicação correta e menos duvidosa do que se fosse investimento diretamente público. Eu confio muito mais no investimento de um particular, porque ele sabe onde colocará o dinheiro para não perder e sim criá-lo como não faz os políticos com o dinheiro público.
dkclel no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2009, 06:33 PM   #19
Cruvinel
Gyn Tônica

Likes (Received): 115

E minha professora (Áurea Maria) apareceu na TV para explicar o funcionamento Isso tudo é paliativo para não fazer o metrô... metrô de Brasília R$ 3,00 (que é uma cidade de alto custo de vida), Citybus de Goiânia a R$4,50 com o objetivo de fazer a classe média alta deixar o carro em casa? É cada uma...

A quem serve o Citybus?
07/05/2009

Publicidade DM

Eu não tenho carro, moro praticamente no Centro de Goiânia, na Vila Nova, trabalho no Setor Sul, namoro no Bairro Feliz e raramente vou ao Flamboyant. E não preciso tomar o Eixão para dizer que o transporte público em Goiânia é desconfortável. Em artigo publicado anteontem no DM – “Por que o Citybus é um fracasso” – o editor de Cidades, Manoel Rubens, disse ser o conforto uma das razões pelas quais o Citybus fracassa em Goiânia. Segundo ele, em razão da classe média ou média alta, público-alvo do Citybus, não ter motivos para abandonar o conforto do carro ou se sentir atraída pelo conforto do transporte público. Esse é um jeito equivocado de abordar o problema do Citybus. A questão mora no conforto, mas não em quem é mais confortável, se o carro ou se o Citybus. O ponto é a falta de conforto do transporte convencional.

Ônibus novos ou reformados, com poltronas acolchoadas e coloridas. O desconforto não está em aconchegar as carnes ou os olhos, nem tampouco em contar com cada vez mais ônibus, mas em adequar a rotina, a agenda, o relógio, distâncias percorridas e a sola do sapato às linhas que são oferecidas. Essa dificuldade em enquadrar os horários e as linhas à agenda existe porque enquadrar significa perder: tempo, praticidade, agilidade, oportunidade. Quem tem uma motocicleta ou um carro, não interessa, se dá melhor.

Aqui está a questão: quem não usa o transporte público se dá melhor, porque há aquele que vai ser considerado na pior: eu, que nem pego o Eixão, mas dependo do transporte coletivo. As classes média e média alta, público do Citybus, têm uma preguiça legítima para usar ônibus porque é desvantajoso, não só para eles, mas também para mim, que nem carro tenho. É desvantajoso, inclusive, para muitas nuanças das classes (economicamente) baixas, que têm condições de adquirir um veículo e dar adeus ao busão.

Quem pagaria R$ 4,50 para utilizar o transporte público? Seguramente, aquele que veria no Citybus uma opção, não uma necessidade. Mas esse público não existe. Os micro-ônibus totalmente vazios são a prova disso. Acredito que haja apenas um público para o Citybus: aquele cujo carro está na revisão ou ainda não chegou à concessionária. Ou seja, o mesmo público que a prefeitura tenta contemplar, por motivo de opção, só veria necessidade na utilização dos micro-ônibus. Portanto, Manoel Rubens, não há sustentação em avaliar o fracasso do Citybus a partir de um público-fantasma.

O verdadeiro usuário do transporte coletivo de Goiânia, uma massa de trabalhadores e trabalhadoras que se espreme encaixotada em horários de pico – e de onde poderia surgir uma fatia mínima para ser atendida pelo Citybus –, está longe de ser contemplado pelo novo serviço. Ao contrário, o usuário do transporte coletivo em Goiânia, muito longe de se sentir contemplado com esse serviço, é esmagado pela humilhação desnecessária de ter de viajar enlatado, escravo de linhas e horários genéricos, de pé e compartilhando suor e cheiros alheios, sabendo que há micro-ônibus rodando rotas alternativas e práticas, com vidros fumê, estofados confortáveis, ar-condicionado e TV, mas totalmente vazios. Salários de motoristas, pneus, manutenção, óleo diesel e nenhum usuário. Quanto custa esse serviço que não serve a ninguém? O Citybus, até agora, só veio para dizer que, se houvesse interesse político, o transporte coletivo de Goiânia teria, todo ele, sua qualidade.

Igor Najima é usuário do transporte coletivo de Goiânia

http://www.dm.com.br/materias/show/t...erve_o_citybus
Cruvinel no está en línea   Reply With Quote
Old May 12th, 2009, 06:45 PM   #20
paulista1978
Registered User

Esse Citybus serve ao aeroporto, pelo menos?
Sponsored Links
Advertisement

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules