Atrativos paraenses pouco mostrados aqui no SSC|Gastronomia, Cultura Artesanato|Venha conhecer - SkyscraperCity
 

forums map | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins


Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old June 22nd, 2009, 11:32 PM   #1
Scantlebury2
/lixa
 
Scantlebury2's Avatar
 
Join Date: Dec 2008
Location: Belém - Brasil / Medellín - Colômbia
Posts: 3,411
Likes (Received): 81

Atrativos paraenses pouco mostrados aqui no SSC|Gastronomia, Cultura Artesanato|Venha conhecer

E aí, galera?

Neste thread vou mostrar algumas das maiores identidades do povo paraense, motivos de orgulho.

Na minha opinião, o paraense é um dos que mais valoriza as coisas do seu estado. Não é difícil encontrar pelas ruas alguém vestindo camisa com a estampa da bandeira do Pará ou com estampas de qualquer outra coisa relacionada ao nosso estado.

Espero que gostem

De Renato Reis
Círio de Nazaré

A festa de Círio de Nazaré é a maior procissão católica do mundo, contando com o fabuloso número de 2,3 milhões de participantes. O Termo “Círio” tem origem na palavra latina “Cereus”, que significa vela grande e a procissão, a princípio era noturna, por isso era necessário o uso de velas. No ano de 1854 procissão passou a ser realizada de manhã.

É realizada em Belém do Pará no segundo domingo de outubro, cidade considerada "O Portal da Amazônia".

O Círio é uma expressão de fé, que adotada pelo povo brasileiro, exibe também apresentações de músicas e danças, nas quais se destaca a romaria dos fiéis. É uma festa religiosa onde se destacam o imenso círio, vela que é acesa durante a festividade na igreja, o Carro dos Milagres, a luxuosa berlinda- altar e os diversos elementos existentes na romaria portuguesa, como votos de cera, amortalhados e penitentes.







Pratos típicos


A Culinária do Pará apresenta como sua maior influência a cultura indígena e, um pouco da portuguesa e africana. Os ingredientes básicos são oriundos da exuberante natureza da Amazônia, como camarão, caranguejo, marisco, peixe, aves, caça, pato, todos temperados com folhas (maniva, chicória, coentro), pimentas de cheiro e ervas. São cozidos em panelas de barro ou assados em moquéns e embebidos de tucupi. Comem-se até às larvas de insetos e ovos de diferentes aves. Servidos em cuias, em casulos de folhas de banana, em recipientes de barro e até em toscas urupemas dando um sabor agradabilíssimo aos pratos do Pará.

* Pato no tucupi: Constituído de pato, tucupi e jambu. O tucupi é um caldo amarelo extraído da mandioca e por isso precisa ser cozido durante uma semana. O pato, depois de assado, é cortado em pedaços e fervido no tucupi, onde fica de molho por algum tempo. O jambu é fervido em água com sal, escorrido e posto sobre o pato. É servido com arroz branco e farinha de mandioca.



* Maniçoba Do tupi Maní, deusa da mandioca. Usa-se uma tipicamente uma panela de barro ou de porcelana. Prato de aspecto duvidoso(a aparência é ruim, mas o cheiro e o sabor são muito bons ), demora pelo menos uma semana para ser feito, pois a folha da maniva ( a planta da mandioca), depois de moída, deve ser cozida durante, pelo menos, quatro dias com a intenção de eliminar o ácido cianídrico que contém. Depois disso é acrescentado o charque, toucinho, bucho, mocotó, orelha, pé e costelas salgadas de porco, chouriço, lingüiça e paio, praticamente os mesmos ingredientes de uma feijoada completa. É servido com arroz branco, farinha d'água e pimenta de cheiro a gosto.






* Tacacá: De origem indígena, é um mingau quase líquido, servida em cuias e vendida pelas "tacacazeiras", geralmente ao entardecer, na esquina das principais ruas das cidades paraenses, sobretudo Belém. É contituído de uma mistura que leva tucupi, goma de tapioca cozida, jambu e camarão seco.(a melhor comida pra mim )

Esse vídeo explica melhor o que é o Tacacá. Foi uma semana de reportagens especiais sobre a culinária paraense, que o Globo Rural fez há poucos meses atrás


De Artur Corumba




O tacacá mais famoso de Belém, na frente do colégio Nazaré


* Vatapá: O vatapá paraense não leva peixe, nem amendoim, nem castanha-de-caju. Ao caldo da cozedura das cabeças e das cascas de camarão salgado perfumado com alfavaca, chicória, alhos e cheiro verde, adiciona-se farinha de trigo e/ou de arroz, obtendo-se um mingau. Acrescenta-se o leite de coco puro, camarões já fervidos e azeite de dendê.(Aqui no Pará são acrescentadas folhas de Jambú, que deixa a boca meio dormente, e também um pouquinho de tucupí)


Pizza de Jambú/Pizza Paraense


Arroz Paraense(Nada mais é do que o arroz cozido com tucupí. Acrescenta-se folhas de jambú e alguns camarões. É uma delícia)


O Pará apresenta mais de uma centena de espécies comestíveis, são as denominadas frutas regionais, e em muitas vezes apresentando um exótico sabor para as suas sobremesas.

Frutas no Ver-o-Peso


Cores e cheiros exóticos


A seguir, algumas das frutas nativas paraenses:

* Açaí(detesto ¬¬)

O açaí é um alimento muito importante na dieta dos habitantes do Pará, onde seu consumo remonta aos tempos pré-coloniais. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa, com modificações no modo de consumo.(Aqui no Pará ele muitas vezes substitui o almoço. Pode ser acompanhado de farinha de tapioca, farinha normal, peixe, charque, com ou sem açucar e até mesmo com camarão )






* Bacuri


* Cupuaçu(muito apreciado aqui. Faz-se creme, sorvete, bolo, bombons, geléias e é utilizado em cosméticos.)


* Graviola


* Pupunha(muito bom! É cozida na água e sal.)


* Taperebá


* Castanha-do-pará


* Murici


Sorvetes com sabores regionais da "paraensíssima" Cairú(Quem vem aqui em Belém tem que obrigatoriamente provar. Sugiro o de Pavê de Cupuaçu. Se não me engano tem Cairú também em Manaus, Rio e São Paulo. )


Artesanato:

O artesanato paraense tem como principais influenciadores os índios.

Cerâmica Marajoara




Bijuterias feitas como sementes da Amazônia

Sementes de Jupatí


Sementes de Açaí




Artesanatos de Mirití, o isopor da Amazônia




Gravuras em cuias


Musicalidade e dança

Tecnobrega
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Tecnobrega é um gênero musical popular do estado do Pará surgido no verão paraense (que ocorre nos meses de Junho, Julho e Agosto) de 2002.

Tem como característica festas das aparelhagens com DJ's, produtores caseiros e venda alternativas de CD's através de camelôs, para uma difusão mais rápida das músicas e de acordo com o artista. Mistura ritmos como Carimbó, Siriá, Lundu e outros gêneros populares como o Calypso ribeirinho além de guitarradas, sintetizadores e batidas eletrônicas.(É um estilo musical muito comum na periferia da capital paraense)



Carimbó
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Carimbó é considerado um gênero musical de origem negra, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se e recebeu outras influências. Seu nome, em tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó. Surgida em torno de Belém na zona do Salgado (Marapanim, Curuça, Algodoal) e na Ilha de Marajó, passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, influenciando a lambada e o zouk.

Na forma tradicional, é acompanhada por tambores feitos com troncos de árvores. Aos tambores se dá o nome de "curimbó", uma corruptela da palavra Carimbó. Costumam estar presentes também os maracás.

Nos anos 60 e 70, adicionaram-se ao carimbó instrumentos elétricos (como guitarras) e influências do merengue e da cúmbia. O ritmo tornou-se popular no Norte do Brasil e gerou a lambada, que espalhou-se para o resto do mundo (que ironicamente foi popularizada por um grupo boliviano, Los K'jarkas).


Sendo a música preferida pelos pescadores marajoaras, embora não conhecida como carimbó até então, o ritmo atravessou a baía de Guajará com esses pescadores e veio dar em praias do Salgado paraense. Em alguma região próxima às cidades de Marapanim e Curuçá, o gênero se solidificou, ganhando o nome que tem hoje. Maranhãozinho, no município de Marapanim; e Aranquaim, em Curuçá, são dois dos sítios que reivindicam hoje a paternidade do gênero, sendo o primeiro o mais provável deles. Em Marapanim, na região do Salgado, nordeste paraense, o gênero é bastante cultivado, acontecendo anualmente o "Festival de Carimbó de Marapanim — O Canto Mágico da Amazônia", no mês de novembro.



Arrastão do Pavulagem:

No primeiro domingo de Junho sai um barco da Praça Princesa Isabel, no bairro do Condor (Belém), transportando o mastro de São João rumo à escadinha do cais na Praça Pedro Teixeira, seguindo até a Praça da República onde o mastro é fincando, permanecendo lá até o final da quadra junina, onde acontece a derrubada do mesmo.

O carimbó, o siriá e as toadas de boi deram o tom ao arrastão do mês, realizado pelo Arraial do Pavulagem, na Praça da República, para resgatar a essência da cultura paraense e festejar a quadra junina. Mais de três mil pessoas, entre participantes e brincantes, aderiram ao cortejo, que tomou conta da Avenida Presidente Vargas desde a escadinha da Estação das Docas. A grande apoteose do arrastão aconteceu com a cerimônia dos mastros de São João e show do Arraial do Pavulagem, no anfiteatro da praça.

Santos da época, cavalinhos e os tradicionais “cabeções”, além de adereços relativos à festa junina e às bandeiras fazem parte dos grupos do arrastão, valorizando os ritmos da terra e a cultura amazônica.




Lundu


Festival do Sairé


Calypso(acho que todo mundo aqui conhece)


Duas das maiores paixões do povo paraense:
Essa é uma das maiores provas do quanto que o paraense dá valor ao que é seu. O povo daqui é fanático pelo futebol local, tendo uma saudável rivalidade entre os torcedores dos dois maiores clubes do estado. Mesmo os clubes estando na pior, o povo permanece fiel e torcendo pro seu time. Os paraenses costumam ter mais de um time do coração, sendo um time local e outro de fora. Ex:

Paysandú e Vasco
Remo e Flamengo


Clube do Remo(Leão)


Clube do Paysandú(Papão)




Mangueirão lotado, num dia de clássico(Re x Pa)


Alguns paraenses ilustres: (a título de curiosidade )

Norton Nascimento(Ator)


Cacá Carvalho(Ator)


Eunice Baia(Atriz)


Cléa Simões(Atriz)


Rosa Maria Murtinho(Atriz)


Rani Brendha(Atriz)


Dira Paes(Atriz)


Fafá de Belém(cantora e Atriz)


Leila Pinheiro


Liah(cantora de música pop)


Madame Saatan(banda de rock)


Banda Calyoso


Carol Ribeiro(Top Model)


Priscilla Meirelles(Miss mundo e modelo)


Dizem que o paraense é o que tem o português mais correto do país. Aqui, nós usamos muito o "tu", com a forma correta de se conjugar. Ex:
Tu foste
Tu és
Tu viste

Eu particularmente detesto ter que usar o "você".
Pra finalizar, o nosso "dicionário paraense", pra quem quiser entender um pouco das nossas gírias:

ÉGUA: expressa o sentimento de surpresa, indignação, felicidade...é a vírgula do paraense
MANA/MANO: Geralmente usados por pessoas mais velhas.É quase o mesmo que "Menino, menina, cara"
LEVOU O FARELO! - se deu mal
PITIÚ - cheiro de característico de peixe, vc consegue
sentí-lo com maior intensidade no VER-O-PESO, cheiro de ovo também
BORIMBORA! - vamos embora
"MAS QUANDO!" - "que nada." ou "não"
"EU CHOOORO!!!"- significa " não tô nem aí pra tí!, te vira!"
PAI D'EGUA: - Excelente
MAS CREDO - sai fora
OLHA JÁ - eh mentira!!
JÁ ME VÚ - tchau
TU ALOPRAS - você "apela"
MERDA N´ÁGUA! - é o famoso "maria vai com as outras".
CARAPANÃ - pernilongo, mosquito, borrachudo.
OSGA - lagartixa (de chão).
ARREDA AÍ - afasta aiii
DERRUBAR - cagoetar, entregar
ESBANDALHAR - quebrar
PAPUDINHO - cachaceiro
BOLO PODRE -Bolo de tapioca
PAPA-CHIBÉ - paraense autêntico, aquele que não troca seu pirão de água com farinha com umas boas cabeças de camarão.
MANINHU - Amigo, Colega
HEBE= Égua - Caramba (Hebe era usando por pessoas que antigamente consideravam o Égua como um palavrão)
LÁ NO CANTO - lá na Esquina
RABIOLA - um tipo de Pipa
AXII CREDO! - expressão de desdém qdo vc não gosta de alguma coisa.
GITA ou GITITA - o mesmo que pequenina
TEBA: quer dizer grande.
CHOPE: em todo canto vemos placas assim: VENDE-SE CHOPE, quem não sabe fica intrigado achando q vende cerveja em todasas casas quando na verdade é sacolé.. como os "pregos" falam pras bandas do sul...
ESPOCAR - estourar, encher de mais, explodir, etc..._
PÃO CARECA - pão francês, cacetinho, etc.
PIRA&- brincadeiras infantis (tipo pique lá pras bandas do sul)
TORÓ - chuva forte.
PAPAI - vocativo irônico. Ex. Égua, assim não tá dando, papai.
CABOQUICE - adjetivo que diminui algo/fato.
MAS TA VINDO UM PÉ D'ÁGUA - Tempestade, chuva muito forte
CABA - espécie de inseto - (maribondo, vespa)
PORRETA - o mesmo pai d'pegua,
MUTUCA - inseto q dá uma época do ano no interior.
TOMA-LHE-TE - toma-te com mais ênfase.
BUIADO - endinheirado
BUSTELA - meleca
BENJAMIM - T (aquele troço que põe na tomada pra ligar vários aparelhos elétricos)
VISAGEM - fantasma, assombração
PAVULAGEM - metidez, frescura
JERIMUM - abóbora
IGARAPÉ - córrego
CASA DE FUNDO - BARRACO
JOGO DE CEMITÉRIO = QUEIMADA
TRAVESSA - TIARA (ARCO DE PRENDER CABELO)
PERAÍ - espera um pouco ex: ei maninha perai, já tô indo !!
RASGA - saí fora ! EX: Ei muleque! rassssga !!!!!
MUFINO - adoentado, triste, abatido, cansado
BAQUE - pancada, machucado
BORÓ - dinheiro trocado
PAGANDO - boquiaberto
e mais
BÓIA - comida
PISSICA - má sorte
DEU PREGO - quebrou, enguiçou.
INHACA - fedor
NA ROÇA - Sem dinheiro.
QUIÉ MERMÃO - o que tu tá olhando?
MALINAR - fazer maldade com alguém (tb usado para beliscar, fazer cócegas)
MAS Ú CARAMBA - noossa!
Pira paz não quero mais! = Parei!
éeeeeegua! té leso? - deixa de ser doido!
MATA NO MEIO - queimada (brincadeira)
NEM TE CONTO - vem cá quero te contar uma coisa
PITIÚ OU PIXÉ - cheiro tipico de peixe
VIXE MARIA - para espanto negativo, tipo: vixe Maria, a conta
da luz veio alta demais!!!
LESO, LESERA e similares - quando alguém faz alguma coisa idiota.
CURUBA - ferida
PEREBA - ferida no pé
AGORA LASCOU-SE - agora se deu mau
MININU MIXILHÃO - menino q mexe muito
__________________
..............


facebook
Instagram: scantlebury
Email: [email protected]

Last edited by Scantlebury2; June 27th, 2009 at 01:10 AM.
Scantlebury2 no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement
 
Old June 22nd, 2009, 11:58 PM   #2
Zarapatel
Registered User
 
Zarapatel's Avatar
 
Join Date: Jun 2009
Location: Natal-RN
Posts: 129
Likes (Received): 7


Sensacional! Fiquei até emocionado aqui! Ah, que saudade de um creme de bacuri....sorvete de tapioca...ingá.......
__________________
Minha linda Belém, cidade de encantos mil.
Zarapatel no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 12:00 AM   #3
Camilo_Costa
I♥CWB
 
Camilo_Costa's Avatar
 
Join Date: Oct 2007
Location: Curitiba
Posts: 8,172
Likes (Received): 8102

Como eu leio rapidamente, entrei nesse thread achando que era sobre o Paraná .
Mesmo assim, valeu pelo thread! Muito interessante!
[Só não gosto de Calypso !]
Camilo_Costa no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement
 
Old June 23rd, 2009, 12:02 AM   #4
Bruno SP
Meteorologista
 
Bruno SP's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Araçatuba/SP -> Pelotas/RS
Posts: 2,663
Likes (Received): 119

Interessante, mas parece ter sido aberto no lugar errado...
__________________
Meteorologista
Bruno SP no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 12:10 AM   #5
Scantlebury2
/lixa
 
Scantlebury2's Avatar
 
Join Date: Dec 2008
Location: Belém - Brasil / Medellín - Colômbia
Posts: 3,411
Likes (Received): 81

Quote:
Originally Posted by Zarapatel View Post

Sensacional! Fiquei até emocionado aqui! Ah, que saudade de um creme de bacuri....sorvete de tapioca...ingá.......
Que bom que gostaste, Zarapatel. Imagino como é estar longe do Pará e não poder provar das nossas delícias

Quote:
Originally Posted by Camilo_Costa View Post
Como eu leio rapidamente, entrei nesse thread achando que era sobre o Paraná .
Mesmo assim, valeu pelo thread! Muito interessante!
[Só não gosto de Calypso !]
Eu sabia que isso ia acontecer
O pessoal confunde muito Pará com Paraná ¬¬
Eu também num gosto de calypso

Obrigado por comentar

Quote:
Originally Posted by Bruno SP View Post
Interessante, mas parece ter sido aberto no lugar errado...
Obrigado! Achei melhor postar aqui
__________________
..............


facebook
Instagram: scantlebury
Email: [email protected]
Scantlebury2 no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 12:26 AM   #6
tonyssa
.
 
tonyssa's Avatar
 
Join Date: Aug 2007
Posts: 112,801

Muito legal o thread, as fotos do Círio de Nazaré impressionam!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 01:30 AM   #7
ThamiV
Paraense com orgulho!
 
ThamiV's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Location: Belém, Pará, Brasil
Posts: 702
Likes (Received): 3

Um dos threads mais completos que já vi ficou muuuito bom
só não consegui ver os vídeos, hunf
__________________
Quem vai ao Pará, parou. Tomou açaí, ficou.
ThamiV no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 01:35 AM   #8
Sr.França
\,,/
 
Sr.França's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Posts: 6,128
Likes (Received): 10

Esse Scant é ralado... Sempre com threads temáticos que arrazam.
Muito bom. Gostei muito de ver nossas coisas paraenses rolando por aqui, para todos verem.

Cairu a melhor.
__________________
FRANÇA
Sr.França no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 02:17 AM   #9
dricobel
...
 
dricobel's Avatar
 
Join Date: Dec 2007
Location: Belém
Posts: 43,776
Likes (Received): 4290

Parabéns pela iniciativa, a cultura paraense é muito rica!! Otima iniciativa Victor
dricobel no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 02:39 AM   #10
J4SONK
http://twitter.com/J4SONK
 
J4SONK's Avatar
 
Join Date: Jun 2009
Location: Belém - Brasil
Posts: 112
Likes (Received): 0

tredy Pai d'égua esse aki =), di rocha...
__________________
Belém - A Cidade Mágica

Three Mango City - Amazon Metropolis of Brazil

Quem cresce a base de Cupuaçu, Açaí e Castanha-do-Pará troca a Amazônia por outro lugar??
J4SONK no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 02:47 AM   #11
Rondon
♫♫♫♫♫♫♫♫
 
Rondon's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Porto Velho, Brazil
Posts: 44,030

Quote:
Originally Posted by Scantlebury2 View Post

Rani Brendha(Atriz)

Ela é acreana...

http://ciposdaaldeia.blogspot.com/20...da-haddad.html
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 03:09 AM   #12
Scantlebury2
/lixa
 
Scantlebury2's Avatar
 
Join Date: Dec 2008
Location: Belém - Brasil / Medellín - Colômbia
Posts: 3,411
Likes (Received): 81

Valeu, galera

Quote:
Originally Posted by Rondon View Post
Pra te falar a verdade eu nem sabia quem era essa atriz
eu ví dizendo que era paraense e resolvi postar hehe

Achei essa reportagem dizendo que ela nasceu em Belém mas foi bebê pro Acred

http://www.orm.com.br/oliberal/inter...076&modulo=248

Enfim, se eu tivesse nascido em outro estado iria me considerar paraense de qualquer forma

Valeu!
__________________
..............


facebook
Instagram: scantlebury
Email: [email protected]
Scantlebury2 no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 03:15 AM   #13
Bruno Ctba
Registered User
 
Bruno Ctba's Avatar
 
Join Date: Feb 2006
Location: Curitiba, PR
Posts: 4,655
Likes (Received): 194

Legal o thread, show de bola !!
Bruno Ctba no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 03:57 AM   #14
caiobeltur
Registered User
 
Join Date: Jan 2009
Location: Belém-PA
Posts: 60
Likes (Received): 0

Parabéns!!! òtimo trabalho...
__________________
R.M. DE BELÉM - A MAIOR REGIÃO METROPOLITANA DO NORTE
caiobeltur no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 03:59 AM   #15
Rondon
♫♫♫♫♫♫♫♫
 
Rondon's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Porto Velho, Brazil
Posts: 44,030

Quote:
Originally Posted by Scantlebury2 View Post
Valeu, galera



Pra te falar a verdade eu nem sabia quem era essa atriz
eu ví dizendo que era paraense e resolvi postar hehe

Achei essa reportagem dizendo que ela nasceu em Belém mas foi bebê pro Acred

http://www.orm.com.br/oliberal/inter...076&modulo=248

Enfim, se eu tivesse nascido em outro estado iria me considerar paraense de qualquer forma

Valeu!
Eu sabia dela pq ela fez a minisséria Amazônia, e na época soube que ela era do Acre.
Interessante, não sabia que ela só tinha nascido em Belém...

_________________

Esse seu nick tem alguma coisa haver com antepassados barbadianos?
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 04:34 AM   #16
Scantlebury2
/lixa
 
Scantlebury2's Avatar
 
Join Date: Dec 2008
Location: Belém - Brasil / Medellín - Colômbia
Posts: 3,411
Likes (Received): 81

Quote:
Originally Posted by Rondon View Post
Eu sabia dela pq ela fez a minisséria Amazônia, e na época soube que ela era do Acre.
Interessante, não sabia que ela só tinha nascido em Belém...

_________________

Esse seu nick tem alguma coisa haver com antepassados barbadianos?
Eu pensei que essa fosse a tua assinatura do SSC hehehe

Pois é, tem sim! Sou bisneto de barbadianos

Conhece algum Scantlebury?
__________________
..............


facebook
Instagram: scantlebury
Email: [email protected]
Scantlebury2 no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 04:39 AM   #17
Scantlebury2
/lixa
 
Scantlebury2's Avatar
 
Join Date: Dec 2008
Location: Belém - Brasil / Medellín - Colômbia
Posts: 3,411
Likes (Received): 81

Valeeeeeu, galera

Quote:
Originally Posted by Invisible BR View Post
Realmente as culturas paraense e amazonense são bastante indênticas...
Aqui só não tem maniçoba, calypso, tecnobrega, siriá e carimbó.

Parabéns pelo thread.
Viva à cultura Amazônica!!!
Realmente são muito parecidas

Obrigado!
__________________
..............


facebook
Instagram: scantlebury
Email: [email protected]
Scantlebury2 no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 04:46 AM   #18
Rondon
♫♫♫♫♫♫♫♫
 
Rondon's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Porto Velho, Brazil
Posts: 44,030

Quote:
Originally Posted by Scantlebury2 View Post
Eu pensei que essa fosse a tua assinatura do SSC hehehe

Pois é, tem sim! Sou bisneto de barbadianos

Conhece algum Scantlebury?
Scantlebury não, mas fiquei curioso pq li um artigo que falava que da presença de barbadianos em Belém, e citava Scantlebury. Talvez pelo fato do mesmo fato ter acontecido em Porto Velho, na época da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, pra onde veio um contingente muito grande de barbadianos, tanto é que havia na cidade um bairro chamado Barbadoes Town, acredito que isso aguçou a minha curiosidade

Não conheci ninguém aqui com este sobrenome Scantlebury, mas já vi outros em PVH, como Davis, Maloney e Johnson.
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 04:54 AM   #19
Scantlebury2
/lixa
 
Scantlebury2's Avatar
 
Join Date: Dec 2008
Location: Belém - Brasil / Medellín - Colômbia
Posts: 3,411
Likes (Received): 81

Quote:
Originally Posted by Rondon View Post
Scantlebury não, mas fiquei curioso pq li um artigo que falava que da presença de barbadianos em Belém, e citava Scantlebury. Talvez pelo fato do mesmo fato ter acontecido em Porto Velho, na época da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, pra onde veio um contingente muito grande de barbadianos, tanto é que havia na cidade um bairro chamado Barbadoes Town, acredito que isso aguçou a minha curiosidade

Não conheci ninguém aqui com este sobrenome Scantlebury, mas já vi outros em PVH, como Davis, Maloney e Johnson.
Ahhh táá!

Então, acho que sei que artigo é esse
Há uns poucos anos atrás foi lançado um livro aqui em Belém sobre os imigrantes que povoaram a nossa cidade. Minha família, a única Scantlebury q a gente saiba aqui de Belém, foi entrevistada.

Meus bisavós vieram muito novos pra cá pro Brasil. Primeiro foram pra Manaus, depois pra Santarém e por último resolveram ficar em Belém.

Recentemente, pesquisando pelo orkut, descobri que em Manaus tem uma família com o mesmo sobrenome, e perguntado pra eles descobri que são bisnetos do primo do meu bisavô. Esse primo do meu bisavô trabalhou na Madeira-Mamoré

É muito interessante a história da imigração barbadiana. Sem falar que o país lá é lindo
__________________
..............


facebook
Instagram: scantlebury
Email: [email protected]
Scantlebury2 no está en línea   Reply With Quote
Old June 23rd, 2009, 05:06 AM   #20
Rondon
♫♫♫♫♫♫♫♫
 
Rondon's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Porto Velho, Brazil
Posts: 44,030

Foi esse artigo aqui que eu vi: http://www.ufpa.br/ppgcs/arquivos/di...eaneCPLima.pdf

____________________

A conversa tá boa, mas eu vou parar por aqui, senão vão começar a reclamar... :P
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Sponsored Links
Advertisement
 


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 05:32 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.11 Beta 4
Copyright ©2000 - 2019, vBulletin Solutions Inc.
vBulletin Security provided by vBSecurity v2.2.2 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2019 DragonByte Technologies Ltd.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2019 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us